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Zero a 300

Detalhes da nova S10 | O mais simples BRZ | O GR Yaris da Lexus e mais!

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Mais detalhes da nova S10

Lembram da promessa da Chevrolet sobre a mecânica da nova S10 semana passada? A empresa disse que “uma das grandes surpresas está na nova geração do motor turbodiesel”. Disse também que “os consumidores podem esperar por uma tecnologia inovadora que combina performance, eficiência energética, emissões e dirigibilidade em um patamar nunca visto no país.” Nunca antes neste país? Nossa, o que será isso? Um V8 diesel? Um híbrido?

Na verdade, o mesmo motor turbodiesel de 2,8 litros e quatro cilindros em linha, recalibrado agora para 207 cv ao invés de 200. Há um ganho de 1 mkgf no torque também, agora totalizando excelentes 52 mkgf. A GM diz que agora acelera de 0-100km/h em 9,4 segundos.

A novidade mesmo fica para o câmbio, que agora é um automático de oito marchas, ao invés de seis. O câmbio sozinho deve ser o maior responsável pelo ganho de 13% em economia de combustível.

Um ganho de 3,5% de potência ao mesmo tempo que se ganha 13% de economia, é um ótimo progresso. O problema é só criar expectativas infundadas; é muito bom, mas dificilmente escreveríamos uma carta para casa contando das novidades mecânicas da novas S10. Aparentemente a origem da hipérbole original, a grande novidade, é essa: “Pela primeira vez um propulsor nacional é gerenciado por inteligência artificial (IA)”, diz a GM.

Além do novo câmbio e motor recalibrado, a suspensão também foi repensada: nova calibração, novos amortecedores, nova coluna de direção telescópica, aumento das bitolas e novo conjunto de pneus e rodas. A marca diz que “as bitolas mais largas completam a equação que torna a Nova S10 imbatível em conforto e estabilidade.” Promete, também, importante redução de ruído e vibração, com forrações acústicas novas nas portas, nas colunas, no teto e até na parede corta-fogo.

De resto, é o face-lift interessante e o interior novo que já vimos nas fotos semana passada. A lista de equipamentos é extensa, claro: o Wi-Fi nativo tem sinal até 12 vezes mais estável via o OnStar, segundo a GM, sistema que fornece várias operações remotas via app no celular. O carro vem também com Chevrolet MyLink de 11 polegadas integrado ao painel digital de 8 polegadas, carregador por indução e entradas USB tipo A e C na dianteira e na traseira. Os tais auxílios à direção tão procurados hoje abundam: além do que já havia no ano passado, há o alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta de ponto cego, e farol alto automático Full LED.

Por enquanto, só cabine dupla nas versões LTZ, High Country, e a nova Z71, focada em off-road. Depois a GM promete cabine simples e chassi-cabine. A garantia é agora de cinco anos, e a picape continua sendo feita na fábrica de São José dos Campos, no vale do Paraíba paulista. (MAO)

 

GR Yaris de fraque: Lexus LBX Morizo RR deve ser produzido

Depois do GR Yaris e do GR Corolla, parece que mais um carro vai receber o três em linha turbo de 1,6 litros e algo em torno de 300 cv, acoplado à tração total permanente, da Toyota. Dessa vez será um carro da marca de luxo Lexus.

É o Lexus LBX Morizo RR, que foi apresentado como conceito em janeiro no Tokyo Auto Salon, mas agora tudo indica que chegará à produção. Basicamente é um GR Yaris de luxo, uma mudança de estilo e calibração para maior civilidade no que antes era um carro de corrida para as ruas.

A revista Drive conversou com o CEO da Lexus Austrália, John Pappas, que disse que o LBX Morizo RR é “altamente provável” para produção. No entanto, ele acrescentou que o potente derivado do LBX ainda não recebeu aprovação final.

O carro mostrado no início do ano no Japão tinha o motor de 300 cv do GR Corolla, Morizo Edition. Vinha também com a nova transmissão automática de oito velocidades com conversor de torque recém-lançada no GR Yaris. Chamada de GAZOO Racing Direct Automatic Transmission, promete trocar marchas como um piloto profissional, com extensa base de dados coletada em competição.

A revista aponta que o presidente da Toyota, Akio Toyoda, já disse que o LBX Morizo RR estará à venda no final de 2024. Se aprovado, esta versão do LBX teria mais que o dobro da potência que a do carro base, que tem 134 cv de seu motor híbrido de 1,5 litros. Provavelmente será uma versão mais sofisticada, luxuosa, se um pouco mais lenta, que o GR Yaris. (MAO)

 

O Subaru BRZ com rodas de aço, para competição

Chris Harris disse algo recentemente num video onde dirigia um GR86 algo que todos nós já desconfiávamos. “Eu dirigi um monte de supercarros este ano, e todos eles esquecem do básico. Básico como este Toyota GR86. Tem uma alavanca de freio de estacionamento, uma alavanca de câmbio, três pedais, um volante de aro fino e é melhor que todos eles para dirigir.”

Se a grande coisa do GR86 é acertar no que é básico para ser bom de guiar, imagine então uma versão ainda mais básica, criada para ser um carro de corrida que se pode comprar na concessionária. É o que a Subaru faz com o irmão gêmeo do GR86, o Subaru BRZ. É o Subaru BRZ Cup Car Basic.

A Subaru vende um BRZ básico, depenado, pronto para pista no Japão desde 2013. Em 2022 surgiu o BRZ Cup Car Basic, baseado no modelo de segunda geração. Agora, para 2024, recebe algumas atualizações. Mas permanece deliciosamente simplérrimo, e barato.

As rodas continuam simples discos de aço de 16 polegadas com pneus 205/55 R16; tamanho suficiente para ele, mas que também, permite economia de dinheiro para quem vai trocar roda e pneu de qualquer forma. Para 2024, o formato do rollcage de seis pontos e sua barra lateral foram modificados.

Estranho é que agora o carro vem com a suíte completa de ADAS da Subaru, o EyeSight. Inesperado de se encontrar em um carro desse tipo, para pista.  Provavelmente deve ter ficado impossível separá-lo do software do carro, já que é equipamento básico para 2024 no carro normal.

Estranho é o peso declarado: 1289 kg. Não é mais leve que o BRZ normal, talvez pela adição do rollcage. Ainda tem bancos de passageiros e até ar-condicionado. Os airbags laterais ainda estão lá, mas não serão acionados em caso de acidente; foram desativados após adicionar a gaiola de proteção. Você mesmo tem que retirá-los aparentemente. Em vez de um pneu sobressalente, o carro de corrida vem com um kit de reparo de furos de pneu.

O carro, porém, custa o equivalente a R$ 123.327 no Japão, onde o carro básico normal sai por aproximadamente R$ 152.786. Sairia ainda mais barato e mais leve sem o rollcage; ainda assim, uma versão que nos deixa imaginando coisas… (MAO)

 

Conheça o Mitsuoka Ryugi

Mitsuoka, a mais maluquinha das empresas de modificação do Japão, está de volta com mais um “neoclássico”. Você se lembra dela: recentemente ganhou fama com o Le Seyde usado por Clarkson no especial Eurocrash, e por transformar um Civic em um Challenger impersonator.

Agora é a vez do Mitsuoka Ryugi, um Toyota Corolla que jura de pé junto que é um antigo Jaguar MkII. Vem nas versões sedan e wagon. Por baixo dessa carroceria peculiar está um Corolla (E160) com especificação JDM da geração anterior, que ainda está em produção como o sedã Corolla Axio e a perua Corolla Fielder. Isso apesar de a última geração (E210) ter sido lançada em 2018. Desde 2022, a Toyota fabrica o antigo estritamente para frota, segundo a revista Best Car.

A Mitsuoka vende o Ryugi atualizado com a mecânica intocada do Corolla: motor a gasolina de 1,5 litro que funciona sozinho ou com configuração híbrida. Tal como acontece com outros modelos Mitsuoka, a personalização é limitada ao exterior, uma vez que a cabine é em grande parte herdada do Corolla. A empresa coloca seu emblema no volante e borda o logotipo nos bancos, e só.

O preço começa no equivalente a R$ 102.718; um aumento não extremamente grande: um Corolla Axio básico sai por algo ao redor de R$ 76.000. (MAO)