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Car Culture

Os pequenos roadsters de 9.000 rpm da Honda

Antes de se tornar uma fabricante de automóveis e criar lendas como o Civic Type R e o NSX, a Honda produzia motocicletas. As primeiras motos saíram da linha de produção em 1955 e somente quatro anos depois, ela se tornou a maior fabricante de motos no mundo. Não demorou para que as ambições do visionário Soichiro Honda ganhassem mais duas rodas. Foi assim que, em 1962, nasceram os primeiros esboços de um pequeno roadster com motor de moto. Era o início de uma história épica, que rendeu à Honda sua atual reputação e deu início à tradição dos motores giradores, eficientes e deliciosos de acelerar — mesmo que, naqueles distantes anos 1960, estes motores tivessem menos de 500 cm³ e 44 cv. Porque eles giravam nada menos que 8.000 rpm! O motor descrito acima pertence ao S500, lançado em outubro de 1963. Quatro meses antes, em junho, a Honda lançara a pequena picape T360, equipada com um quatro-cilindros de apenas 356 cm³ e 30 cv a 8.500 rpm. Dizem que o mini-utilitário foi o pri