as vezes parece que alguns assuntos procuram a gente ha tres semanas publicamos uma pensata sobre a possibilidade de voltarmos a ter carros populares no brasil depois que o chefao local da stellantis alertou para a necessidade de uma convergencia de esforços do governo das fabricantes e das instituiçoes financeiras para discutir o assunto o problema dos populares de r$ 70 000 afinal nao e so do publico que nao tem essa grana para comprar um carro novo quando as fabricantes decidiram se concentrar nos carros mais caros com maior valor agregado/percebido parecia o plano perfeito em vez de ficar fazendo centenas de milhares de carros populares dando garantia para todos eles em troca de margens estreitas que so valem a pena quando se tem um grande volume de vendas eles fariam umas poucas dezenas de milhares de carros de luxo que sao trocados a cada tres ou cinco anos e embolsariam margens gordas acontece que nao e assim que a industria funciona o valor agregado dos produtos mais caros e possivel porque eles compartilham a infra estrutura produtiva com produtos mais baratos de grande volume e o equilibrio que faz a maquina girar e isso falando apenas do fabricante em si pense em tudo o que e afetado direta e indiretamente pela produçao de centenas de milhares de carros populares o funcionario que faz o carro caro e o mesmo que faz o carro barato mais carros significa uma maior demanda por força de trabalho mais empregos e mais salarios salarios que serao gastos na economia local no supermercado e na escola sao os carros de grande volume que giram a roda das concessionarias um dia tem cinco revisoes de populares e duas de carros de maior valor agregado mais mecanicos necessarios mais peças de reposiçao — fornecidas por fabricantes terceirizadas que tambem contratam gente o carro e mais do que uma conta de custo de produçao vs valor de venda ele extrapola o setor economico e afeta a sociedade em diversos aspectos os suburbios por exemplo vieram da motorizaçao das cidades morar longe e possivel porque o carro e possivel menos carros a venda significa menos financiamentos menos dinheiro circulando menos credito na praça [caption id= attachment_339482 align= aligncenter width= 924 ] ate uma grafica que faz adesivos ganha dinheiro com os carros[/caption] por isso quando uma fabricante diz que temos um problema talvez seja uma boa ideia ouvir o que ela tem a dizer mas por alguma razao que desconheço e nao pretendo investigar em vez de ouvi la a primeira reaçao do publico e classificar o alerta da fabricante como um blefe para obter beneficios eu ate entendo isso afinal aqui e brasil como ja disse sabiamente dominic toretto mas se deixarmos essa desconfiança de lado por alguns instantes para prestar um pouco de atençao no discurso e na realidade ficara claro que os dois coincidem em alguns momentos ja vimos que a motorizaçao do brasil aconteceu em tres ondas incentivadas pelo governo a primeira visando equilibrar a balança comercial pela industrializaçao a segunda pela reduçao de impostos para um certo tipo de carro e a terceira pela reduçao de impostos e pelo fomento ao credito sim tivemos efeitos colaterais mas tambem temos uma das maiores capacidades produtivas do planeta — afinal mesmo no pior momento da crise iniciada em 2014 o brasil se manteve entre os seis maiores produtores de automoveis do planeta sim tivemos uma crise iniciada em 2014 que teve consequencias desastrosas e que quando finalmente viu uma luz no fim do tunel viu a saida bloqueada pela crise global causada pela pandemia o impacto na industria brasileira foi forte — ja falamos sobre isso em março de 2020 https //flatout com br/a industria automobilistica brasileira tem futuro/ agora tres anos depois o presidente da stellantis na america do sul colocou o assunto em pauta o governo deu ouvidos entendeu que e importante mesmo e ate mesmo chegou a um preço alvo para esse novo carro popular r$ 45 000 o problema e que para transformar esse desejo pelo carro de r$ 45 000 em um carro de verdade que custa r$ 45 000 ha um longo caminho que talvez o brasil nao esteja disposto a trilhar e isso fica claro quando o publico reage com o figado ao alerta das fabricantes dizendo que e blefe para sugar dinheiro publico e remeter lucros para as matrizes no exterior o primeiro passo desse caminho e justamente entender esse jogo de interesses entre estado e empresas entender que o dinheiro nao nasce na impressora dos bancos centrais mas em cada minuto que cada um de nos dedicamos a fazer algo por outras pessoas — o que chamamos de trabalho entender que precisamos dos fabricantes tanto quanto eles precisam de nos que esse jogo de interesses deve ser idealmente uma relaçao de reciprocidade uma balança equilibrada com pesos iguais aqui e ali por que a consequencia da nao industrializaçao e da desindustrializaçao pode desastrosa e aqui eu volto aquele papo do inicio do texto sobre os assuntos parecerem procurar a gente ha alguns dias recebi um email que dizia como a desindustrializaçao afeta negativamente nossa economia e trazia alguns dados interessantes — e que se aplicam tambem a industria automobilistica aquela que precisa fazer carros de r$ 45 000 mas so consegue fazer carros de r$ 70 000 ou mais um deles e o fato de a industria de transformaçao aquela que pega aço plastico vidro e borracha e transforma em carro por exemplo paga 50% do icms arrecadado em todo o brasil outro o complexo sistema tributario do brasil penaliza a industria por acaso porque ela tem cadeias produtivas longas — dai os tais impostos em cascata os regimes tributarios especiais as substituiçoes os diferenciais de aliquotas e afins o tipo de coisa que fez o sorvete do mcdonald s deixar de ser sorvete para continuar custando o quanto as pessoas podem pagar por exemplo outro dado tem a ver com aquele trecho mais acima sobre como um carro move a economia segundo a confederaçao nacional da industria cada r$ 1 produzido pela industria se tornam r$ 2 43 na economia brasileira mas o que esta acontecendo e que a industria esta produzindo menos carros no brasil nao se engane os recordes de produçao de 2021 e 2022 — e as parciais de 2023 — sao relativos ao periodo apos 2014 nos atingimos um recorde historico em 2013 14 e depois mergulhamos em uma depressao que so depois dos recordes de produçao de 2021 e 2022 colocou o volume de produçao de carros de volta ao patamar de 2005 pode encarar como um retrocesso de 20 anos porque foi isso o que aconteceu [caption id= attachment_339478 align= aligncenter width= 765 ] produçao de automoveis no brasil nos ultimos 25 anos[/caption] e ai continuando a historia dos assuntos que procuram a gente os flatouters trouxeram ao nosso grupo secreto quer participar uma materia muito sucinta mas preocupante publicada pela revista piaui ela dizia que os brasileiros pagam tres vezes mais impostos que os japoneses na compra de um carro o pais [brasil] ocupa o primeiro lugar no ranking de cobrança de tributos sobre automoveis um terço do valor de um automovel vai para os cofres publicos a cobrança e tres vezes maior que no japao onde os tributos consomem 9 1% do preço ao consumidor a mesma materia diz que o numero de carros vendidos no brasil produzidos no mercosul aumentou 50% em 2022 e tem mais o volume de carros importados do mexico aumentou 25% mas isso nao aconteceu porque estamos comprando mais carros e estes importados vieram no embalo o que esta acontecendo na realidade e que eles estao substituindo os carros nacionais porque sao mais baratos de se produzir e nao pagam impostos de importaçao [caption id= attachment_339479 align= aligncenter width= 526 ] grafico da revista piaui[/caption] produzir um carro no mexico e 18% mais barato que no brasil — e 44% mais barato se considerarmos os impostos o resultado pratico disso e que em 2015 o mexico ultrapassou o brasil e se tornou o maior produtor de automoveis da america latina se e mais facil importar de outro lugar por que produzir aqui caridade e aqui voltamos aquela questao de entender o jogo de interesses a reciprocidade nao ha embargos comerciais e bloqueios economicos ao brasil no momento qualquer empresa do mundo — ate mesmo as russas — podem comercializar seus produtos no brasil elas podem optar por importar ou produzir aqui depende do que vale mais a pena para muitas fabricantes esta valendo a pena importar e por isso que o fiat ducato por exemplo vem do mexico quando uma fabricante vira para o governo e fala tem que ver esse negocio ai o que ela esta dizendo na verdade e por que eu deveria instalar minha fabrica aqui no brasil e nao em qualquer outro cafundo do planeta terra essa e a pergunta que precisamos responder de forma convincente baseados na realidade com açoes concretas nao adianta falar em um mercado consumidor de 200 000 000 de pessoas se a maioria delas nao tem como consumir de verdade alem disso a economia globalizada transformou os paises em pontos estrategicos localizados nesse aspecto ter acordos comerciais com mais paises significa que voce pode vender em mais lugares o que voce produz aqui [caption id= attachment_339480 align= aligncenter width= 1905 ] alca a aliança de livre comercio das americas um bloco economico como a uniao europeia foi rejeitado na virada dos anos 2000[/caption] o brasil e um pais tropical abençoado por deus bonito por natureza e tudo mais mas isso nao vai convencer uma empresa a se instalar aqui precisamos oferecer algum beneficio porque o mexico tem porque a africa do sul tem porque a china tem porque a tailandia e a india tem assim como a russia e o paraguai se queremos os beneficios de se ter fabricantes atuando no pais precisamos fazer algum sacrificio e uma negociaçao que interessa aos dois lados — uma relaçao de reciprocidade como disse mais acima o governo precisa de empresas que geram empregos porque ele nao e capaz de gerar emprego suficiente uma fabricante tem isso a oferecer mas por que ela escolheria o brasil em vez do mexico ou qualquer outro pais do planeta o que o brasil tem a oferecer pra ela temos credito facilitado juros baixos temos um sistema tributario simplificado temos acordos de livre comercio com muitos paises quando uma fabricante vem a publico e diz que o brasil precisa ser mais competitivo ou que e preciso haver alguma mobilizaçao para incentivar a industria eles estao realmente esperando um agrado dos governos mas o que costumamos chamar de subsidio a industria nacional historicamente foi uma mero estimulo a reduçao de preços por beneficios fiscais/tributarios com alguma contrapartida das fabricantes [caption id= attachment_339481 align= aligncenter width= 758 ] a produçao de carros no mexico pais que vende para os eua e para o brasil compare com a curva brasileira do mesmo periodo e depois pense no kwid de r$ 70 000[/caption] nos anos 1950 a contrapartida foi a nacionalizaçao nos anos 1990 a contrapartida foi a produçao de carros baratos com motor de ate 999 cm³ nos anos 2000 10 foi o investimento no desenvolvimento de tecnologias e capacitaçao o resultado pratico disso dos incentivos e reduçoes de impostos foram tres momentos de explosao de vendas de carros novos no pais e o desenvolvimento de modelos locais com tecnologia local o carro flex por exemplo e um fruto disso embora nao seja invençao nossa foi aperfeiçoado e otimizado no brasil e hoje nos coloca em uma situaçao privilegiada em relaçao ao controle de emissoes estas tres ondas no fim das contas sao exemplos concretos do que acontece quando reduzimos um pouco os impostos sobre os carros veja tambem o caso dos carros pcd alguns modelos tinham mais de 50% do seu volume de vendas composto por carros com as isençoes desta modalidade https //flatout com br/deturparam o carro pcd e agora ele vai morrer/ e evidente que o brasil nao tinha tantas pessoas com deficiencia assim e que esse boom do pcd era claramente um abuso das brechas da lei podemos julgar o carater das pessoas que abusaram dessa boa vontade mas tambem podemos olhar por outro lado a demanda aumenta quanto os impostos diminuem nao surpreende que o mercado automobilistico esteja em crise no momento em que o brasil tem uma das maiores tributaçoes do mundo sobre os automoveis — ela e a causa desta crise afinal historicamente produtos e serviços populares tem impostos populares exceto o automovel popular que apesar de ser popular ainda e tributado como um artigo de luxo esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing e pastilhas tecpads e ainda recebera convites exclusivos aos eventos para flatouters [fo form plans]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.