se voce tem mais de 25 anos ha boas chances de seu primeiro contato com os esportivos japoneses ter sido com a serie gran turismo em especial os dois primeiros jogos lançados no fim da decada de 1990 os dois games foram a fundaçao de toda a serie e ficaram conhecidos entre outras qualidades por sua vasta seleçao de carros gran turismo 2 era ridiculo neste departamento se o primeiro game tinha 140 carros gt2 tinha quase 700 e a maior parte deles era japonesa nao apenas esportivos mas todo tipo de carro japones sedas de luxo kei cars hatchbacks populares minivans uma variedade enorme muitos deles eram praticamente desconhecidos no ocidente afinal a propria internet ainda era uma realidade recente e havia uma barreira fisica e linguistica intransponivel entre o japao e o resto do mundo mas acabaram se tornando icones e objetos de desejo de jovens entusiastas no mundo todo os segundo jogo da franquia da uma excelente amostra da variedade de carros que os japoneses fizeram de meados dos anos 1980 a 1990 de kei cars com portas asa de gaivota a esportivos sem pistoes o mercado de automoveis no japao daquela epoca era repleto de carros pouco usuais em design e configuraçao mecanica e havia um bom motivo para isto a economia japonesa estava extremamente aquecida o que incluia a industria automobilistica que tinha tanto dinheiro para gastar que nao ao colocar em pratica qualquer ideia que as equipes de design e engenharia tivessem o publico tambem estava endinheirado e avido por qualquer novidade e ninguem se preocupava muito com o que aconteceria depois o o que aconteceu depois o que geralmente acontece quando ha uma rapida ascensao economica uma queda brutal e repentina para entender a situaçao e preciso entender como estava o japao naquele periodo geralmente delimitado entre 1986 e 1991 sim foram apenas cinco anos porem foram cinco anos intensos o inicio de tudo na verdade foi em setembro de 1985 quando o japao e outros paises frança alemanha ocidental reino unido e eua assinaram o chamado acordo de plaza que ganhou este nome por ter sido assinado no plaza hotel em nova york atraves dele as partes envolvidas concordaram em reduzir forma o preço do dolar em relaçao ao iene japones e aos marcos alemaes a fim de tornar o mercado de exportaçoes americanas e europeias em relaçao as exportaçoes do japao [caption id= attachment_273476 align= aligncenter width= 999 ] onde tudo começou [/caption] com o dolar barato as empresas japonesas aproveitaram e compraram diversas propriedades em outros paises hoteis loteamentos campos de golfe e diversos outros imoveis como forma de aumentar seu patrimonio internacional este fenomeno coincidiu com um periodo de prosperidade economica no japao com pleno desenvolvimento da industria e do comercio e uma populaçao enriquecida e nao foram poucos os cidadaos japoneses que almejaram uma fatia do bolo aproveitando se da situaçao o banco do japao reduziu as taxas de juros e facilitou a concessao de emprestimos pessoais e empresariais que compravam cada vez mais propriedades e aumentavam o valor ativos imobiliarios estes ativos eram usados como garantia para obter mais emprestimos que por sua vez eram utilizados para especulaçao no mercado de açoes ou comprar mais imoveis estes imoveis supervalorizados novamente serviam como garantia para mais emprestimos foi esta a bolha a que hojem se referem economistas e historiadores o problema ninguem sabia como estes emprestimos seriam pagos era evidente que em algum momento os preços do mercado imobiliario voltariam a cair e foi um desastre quando a bolha estorou no final de 1990 enquanto a bolha nao estourava porem aqueles cinco anos foram um periodo peculiar o japao tornou se para muitas pessoas que la viviam um pais de excessos com lembranças amargas dos anos de austeridade e orçamento apertado do pos guerra os japoneses mergulharam em um oceano de gastos superfluos e extravagantes com lazer diversao alimentaçao e lifestyle restaurantes caros e luxuosos ganharam clientes grifes de luxo viram suas vendas aumentarem casas noturnas abriam e prosperavam todos os meses nao e a toa que a subcultura vaporwave que foi muito popular na internet ha alguns anos e extremamente influenciada pela cultura do consumo e pela estetica desta epoca https //www youtube com/watch v=puaptw0djqa entre estes gastos superfluos estavam claro os carros e uma industria automobilistica igualmente rica e disposta a fornecer automoveis de todos os tamanhos formatos e configuraçoes mecanicas estava pronta para atender a esta demanda era o sonho de todo engenheiro qualquer ideia por mais absurda e estupida que fosse tinha chances de ser aprovada e geralmente o era e agora chegamos a parte divertida toda grande fabricante japonesa decidiu que era hora de ir a loucura a mazda se saiu excepcionalmente bem nesta jornada nos cinco anos da bolha modelos como o mazda az 1 um kei car com configuraçao de superesportivo incluindo motor central traseiro e portas asa de gaivota ganharam as ruas o mazda rx 7 com seu incomum motor rotativo que verdade seja dita ja era uma tradiçao da marca recebeu dezenas de variaçoes e esportivos como o mx 3 que tinha um absurdo v6 de 1 6 litro e em qualquer outro tempo seria vetado imediatamente eram transformados em realidade sem maiores questionamentos e este tivemos por aqui do seu lado a honda criou o beat outro kei car esportivo conversivel com motor central traseiro; e o city turbo que tinha para lamas alargados e uma freaking minimoto dobravel no porta malas [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 222886 167859 ] a toyota teve o absurdo sera um carro compacto com portas que abriam para cima a nissan criou o exa que podia ser um cupe conversivel ou perua dependendo da capota escolhida a subaru lançou o cupe esportivo xt que era a cada dos anos 1980 com suas formas retilineas e seu painel digital e que foi sucedido pelo ainda mais ousado alcyone svx que tinha um boxer de seis cilindros e 3 3 litros e visual ainda mais futurista [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 273472 273473 ] mesmo carros mais normais acabavam ganhando versoes inusitadas como o corolla que nas variantes esportivas levin e sprinter trueno ganhou sem motivo concreto um motor de cinco valvulas por cilindro o que de fato otimizava o fluxo do cabeçote mas adicionava complexidade e aumentava custos de manutençao alem disso quase todas as fabricantes decidiram segmentar de forma quase irracional suas linhas lançando submarcas exclusivas com modelos rebatizados e infraestrutura completa simplesmente porque era possivel ocasionando custos extras que na epoca nao causavam preocupaçao alguma isto sem falar nos esportivos que apostavam em tecnologias recentes e caras o mitsubishi 3000gt que tinha um v6 biturbo traçao nas quatro rodas e eixo traseiro direcional; ou o skyline gt r que apostava em um sistema de traçao integral com distribuiçao eletronica; so que a festa sempre acaba; um dia a casa cai; e tudo o que sobe desce com a economia do japao nao foi diferente embora concorde se que o crash aconteceu no final de 1990 ja em 1989 os primeiros sinais de que algo pessimo aconteceria começaram a aparcer em toquio os preços de imoveis sofreram uma queda brusca e o iene parou de subir negocios abertos durante os anos de crescimento economico fecharam as portas por nao conseguir lucro sintoma de um mercado saturado e dividas começaram a acumular se ja que o patrimonio de boa parte da populaçao resumia se a açoes e ativos imobiliarios para a industria automobilistica o colapso da bolha nao poderia ter vindo em momento mais inoportuno alem dos carros que as fabricantes ja tinham lançado havia outros em desenvolvimento que ja estavam avançados demais para serem cancelados e por isso que mesmo com a economia em frangalhos os showrooms do japao ainda exibiam algumas maquinas extremamente desejaveis que continuaram disponiveis ate o inicio dos anos 2000 na tentativa de recuperar ao menos um pouco do investimento absurdo que havia sido feito neles o periodo que sucedeu o crash do mercado ficou conhecido no japao como a decada perdida um periodo de incerteza sobre o futuro misturada com nostalgia precoce dos periodo anterior ao menos ficaram os carros que envelheceram muito bem e se tornaram suvenires de uma epoca que provavelmente nao voltara eles estao nos games nos filmes nos videos da best motoring e nunca vao deixar de ser iconicos
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.