o ceu e azul na verdade nao exatamente mas voce entendeu sangue e vermelho e pneus sao pretos e o tipo de coisa que nao se questiona porque sempre foi assim nao e bem nem sempre foi assim antigamente os pneus nao eram pretos e mais antigamente ainda nem de borracha eram entao vamos perguntar e responder por que os pneus sao pretos os primeiros pneus da historia nem mesmo poderiam ser chamados de pneus a palavra pneu deriva de pneumatico em referencia ao ar comprimido dentro deles enquanto os primeiros pneus eram nada mais que tiras de couro que revestiam as rodas de madeira das carruagens mais tarde o couro foi substituido por ferro e aço as laminas eram aquecidas colocadas sobre as rodas de madeira e resfriadas rapidamente para se contrair e se agarrar firmemente ao aro era um processo trabalhoso mas era o melhor que poderia ser feito na epoca alias ainda existem profissionais especializados em fabricar este tipo de pneu para carroças e vagoes [youtube id= qeysfi9nvus width= 620 height= 350 ] era assim que se fabricava pneus ate que alguem teve a ideia de usar borracha ou melhor dizendo transformar a borracha em um material que pudesse ser usado para fazer pneus para explicar porque os primeiros pneus de borracha eram brancos porem e preciso explicar quem teve esta ideia — que diz a lenda surgiu por acaso seu nome era charles goodyear americano que usava a resina da seringueira para fabricar solas de sapatos e outros artefatos de borracha o problema e que o material era incapaz de suportar altas temperaturas pois derretia e ficava pegajoso alem de desgastar se com muita facilidade charles goodyear criador da borracha vulcanizada diz a lenda que certo dia em 1834 goodyear derrubou enxofre em um tacho de borracha quente e descobriu que apos resfriar o material estava muito mais elastico e resistente contudo a versao mais provavel e que o inventor realizou experimentos com diversas substancias e dosagens ate chegar ao enxofre o processo foi batizado como vulcanizaçao em homenagem ao deus do fogo que na mitologia romana se chamava vulcano os gregos o chamavam de hefesto no dia 15 de junho de 1844 goodyear recebeu a patente americana do processo de vulcanizaçao contudo tres semanas antes o cientista e engenheiro britanico thomas hancock patenteou o processo no reino unido — provavelmente inspirado pela descoberta de goodyear o americano tentou provar ao mundo ate o fim da vida que havia sido ele o criador da vulcanizaçao porem morreu em 1860 sem conseguir faze lo em 1898 o americano frank seiberling fundou a fabricante de pneus goodyear tire & rubber company batizada em homenagem a charles goodyear aquela altura como conta kevin cameron no livro top dead center 2 racing and wrenching de 2009 os pneus de borracha inflados com ar comprimido ja estavam começando a se popularizar — algo que aconteceu graças a outro inventor o escoces john boyd dunlop dunlop era dono de uma das mais bem sucedidas clinicas veterinarias em belfast e tinha um filho de dez anos johnnie o medico de johnnie havia recomendado exercicios para o garoto que andava em um velocipede com pneus de borracha maciça — algo muito comum na epoca acontece que o veiculo nao era exatamente confortavel e depois de um passeio nao era incomum que o garoto reclamasse de dores de cabeça dunlop entao fez uma camara pneumatica de borracha bem rudimentar a prendeu em uma roda de madeira e cobriu com um tecido grosso ao testar os pneus no velocipede dunlop percebeu que alem de absorver boa parte das irregularidades do piso o novo pneu era menos resistente a rolagem e por isso seu filho podia pedalar mais rapido com menos esforço o filho de john dunlop e o pai ambos desfrutando dos primeiros pneumaticos isto aconteceu em 1888 e no mesmo ano dunlop recebeu a patente de sua invençao os pneumaticos — reparou como as patentes eram rapidas na epoca o escoces havia pensado nos novos pneus apenas para bicicletas motocicletas e carruagens nao para carros mas em poucos meses toda a industria automotiva ja estava em busca da melhor maneira de fazer pneus assim em 1894 o benz velo — sucessor do primeiro automovel o patent motorwagen criado em 1886 por karl benz — nasceu rodando sobre pneus de borracha inflados com ar comprimido outros inventores seguiram os passos de dunlop foi o caso dos irmaos edouard e andre michelin donos de uma fabrica de borracha que levava seu sobrenome em 1895 eles instalaram os pneus em um carro de corrida projetado por eles mesmos o l eclair que usava um chassi peugeot um motor de barco daimler e carroceria propria com ele os irmaos michelin participaram de uma das primeiras corridas automobilisticas da historia a paris bordeaux paris mais tarde em 1946 a michelin desenvolveu os pneus radiais outra grande inovaçao na industria dos borrachudos o fato e que ao longo de todo este processo a borracha usada para fabricar os pneus mudou bastante o processo de vulcanizaçao foi apenas o primeiro passo em uma longa evoluçao — primeiro vieram os pneus solidos que alem de causar uma rodagem desconfortavel acabavam se autodestruindo por causa do calor gerado pelo atrito entre as moleculas de borracha os pneus inflados com ar comprimido nao eram apenas mais confortaveis e menos resistentes a rolagem eles tambem duravam mais porque o atrito entre suas moleculas era minimizado pela presença do ar gerando menos calor e menos desgaste contudo a borracha ainda nao lidava muito bem com o desgaste do piso mesmo depois da vulcanizaçao a industria automotiva acabou por procurar maneiras de tornar a borracha ainda mais resistente misturando a ela diversos materiais — ate que se chegou ao oxido de zinco hoje o oxido de zinco e usado em revestimentos contra raios uv agente anti fungos em tintas e outras substancias liquidas e ate condutor de luz em fotocopiadoras contudo no inicio do seculo 20 ele foi descoberto como o componente mais eficiente para aumentar a resistencia da borracha — que como consequencia perdia a coloraçao natural ambar e ficava totalmente branca rapidamente as fabricantes de adotaram o oxido de zinco no composto dos pneus — nao e preciso procurar muito para encontrar imagens de carros dos anos 1900 com pneus totalmente brancos como este ford modelo t e os pneus pretos em 1913 uma outra substancia aditiva foi descoberta em experiencias a fuligem po preto resultante da combustao de materiais que contenham carbono a fuligem era ainda mais eficiente que o oxido de zinco melhorando a conduçao do calor gerado pela fricçao das moleculas de borracha para a atmosfera por questao de economia o material era aplicado apenas na superficie de contato com o solo a banda de rodagem enquanto as paredes do pneu continuavam brancas foi assim que surgiram os pneus pretos — e os pneus de faixas brancas foto john kitchener/flickr em pouco tempo em busca de um visual mais elegante alguns fabricantes de pneus começaram a aplicar uma camada mais fina de borracha preta nas laterais dos pneus que ficavam totalmente pretos — e eram mais caros logo os carros mais caros passaram a usar pneus totalmente pretos que eram quase como um simbolo de status foto anthony catalano/flickr em algum momento da decada de 30 porem os papeis se inverteram — provavelmente apos os pneus totalmente pretos ficarem tao comuns que mal se encontrava pneus com faixas brancas estes acabaram sendo limitados aos carros de luxo e o contraste das laterais impecavelmente brancas com a banda de rodagem preta se transformou em uma marca de estilo e os chamados pneus faixa branca permaneceram amplamente oferecidos como opcional pelos fabricantes ate o fim dos anos 60 quando cairam em popularidade e praticamente desapareceram hoje em dia os pneus faixa branca sao fabricados em pequenas quantidades por empresas especializadas sendo que o principal publico sao restauradores e entusiastas dos carros antigos todos os outros usam pneus pretos e isto nao devera mudar tao cedo
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.