uma das minhas obras literarias favoritas nao esta em um livro mas em um site de ficçao colaborativa um conto curtinho de 30 e poucas linhas que fala sobre como um motociclista acidentado que para pagar a divida com o hospital aceita doar seu corpo inteiro ao filho de um politico seu cerebro e sua consciencia vao parar dentro de um semaforo inteligente e ele quem decide o momento em que cada luz acende ou apaga um conceito macabro e meio perturbador sim perfeito para quem curte sci fi com pinceladas de horror topei com o conto novamente dia desses e depois de rele lo me peguei pensando nos semaforos e em seu esquema de luzes vermelho amarelo e verde quase sempre e as tres cores sempre significam a mesma coisa pare no vermelho preste atençao no amarelo e prossiga no verde por que e afinal de onde vem o nome semaforo e incrivel como um conto de ficçao cientifica futurista de terror pode de inspirar das mais variadas formas ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] mas vamos la o semaforo existe desde muito antes dos carros ja no fim do seculo 19 foram instalados sinais de transito luminosos em volta do palacio de westminster em londres para organizar o trafego de pessoas e carruagens pelo local a ideia veio do engenheiro ferroviario john peake knight que adaptou os sinais luminosos usados nas ferrovias para as ruas da capital britanica o sistema consistia em postes de 6 7 metros de altura com braços articulados e lampadas a gas para serem vistos a noite inaugurado em dezembro de 1868 o sistema era acionado manualmente por um guarda de transito primeiro o braço era estendido horizontalmente como sinal de pare depois era abaixado a um angulo de 45° para dizer prossiga com cuidado as lampadas so eram usadas a noite vermelha para pare e verde para cuidado este metodo visual de transmitir mensagens curtas e chamado em ingles de semaphore e a origem do termo semaforo em portugues tecnicamente qualquer tipo de comunicaçao visual que utilize algum codigo para transmitir diferentes mensagens pode ser considerada um semaforo um farol em uma pequena ilha com uma luz indicando o caminho um semaforo as bandeirinhas usadas nos aeroportos ou nos autodromos semaforo o heliografo um dispositivo que consiste em um tripe com um espelho usado para refletir a luz do sol em codigo morse tambem e um tipo de semaforo mas o semaforo de transito que tambem e conhecido como sinaleira sinal ou mesmo farol em ingles e chamado traffic light e nos anos seguintes a sua estreia em londres espalhou se rapidamente pela europa no começo do seculo 20 ja com alguns carros nas ruas os semaforos foram parar nos estados unidos de la para o resto do mundo a principio a maior parte dos semaforos usava o mesmo esquema de luzes a querosene que os originais do reino unido uma luz vermelha e outra verde dizendo pare e siga com cuidado e foi nos estados unidos que lester wire um policial de salt lake city utah desenvolveu o primeiro semaforo eletrico de que se tem noticia uma caixa de madeira mais tarde trocada por metal com luzes vermelhas e verdes nos quatro lados montada em um poste de 10 metros de altura [caption id= attachment_282984 align= aligncenter width= 999 ] o primeiro semaforo eletrico e seu inventor[/caption] wire que era chefe do departamento de transito da cidade mergulhou as lampadas na tinta para dar cor projetou todo o esquema eletrico e fez sozinho o primeiro prototipo instalado em um cruzamento movimentado de salt lake city logo o semaforo foi apelidado gaiola do wire parecia mesmo uma gaiola nao demorou para que uma versao mais resistente feita de metal fosse construida reaproveitando o cano de escape de uma locomotiva velha a motivaçao de lester wire era criar uma forma de fiscalizar o trafego na cidade sem exigir que seus homens ficassem em pe no tempo por longos periodos cinco anos depois toda salt lake city tinha semaforos eletricos interconectados foi a primeira cidade a faze lo embora lester wire tenha sido o inventor do semaforo eletrico ele nunca patenteou sua criaçao pensava em faze lo mas pouco depois foi convocado para servir na primeira guerra mundial e ao retornar ja nao havia mais tempo os semaforos ja haviam chegado a outras cidades em 1914 ja havia semaforos eletricos em cleveland ohio do outro lado do pais a primeira patente relacionada a um semaforo eletrico foi registrada por garrett morgan que coincidentemente morava em cleveland ele viu um acidente grave em um cruzamento e imaginou que uma terceira luz servindo de alerta poderia te lo evitado a patente foi encaminhada em 1922 e concedida no ano seguinte nos primeiros anos do semaforo ainda nao havia um padrao para as cores ainda assim a adoçao vermelho como pare era praticamente universal a cor sempre foi associada ao perigo e ao risco mesmo na natureza pelos animais nos sinais ferroviarios o vermelho ja era utilizado havia tempos entao foi natural que tambem tenha sido usado para os carros a luz verde foi utilizada para o sinal de prossiga com cuidado por seu contraste com o vermelho e tambem porque era uma cor mais facil de se obter na industria que o azul por exemplo alem disso os seres humanos associam a cor verde com situaçoes positivas de tranquilidade e paz como um caminho livre a frente quase poetico nao curiosamente porem em alguns locais havia semaforos com a luz de pare amarela uma cor mais facil de ser vista a noite que o vermelho foi so com a evoluçao a tecnologia para fabricar materiais refletores mais eficientes que o vermelho tornou se de fato padrao para a luz de pare o verde continuou como siga e a luz amarela mais visivel que o verde assumiu o papel de cuidado esta questao ja estava resolvida quando os anos 1930 chegaram e nao mudou muito ate hoje existem porem variaçoes regionais no brasil como nos eua a maioria dos semaforos tradicionais e vertical vermelho amarelo verde de cima para baixo no canada porem os semaforos geralmente sao horizontais com o vermelho a esquerda e as luzes tem diferentes formatos para facilitar a vida dos daltonicos que podem confundir verde e vermelho em uma das variantes da sindrome blue means go uma exceçao interessante ao padrao sao os semaforos japoneses muitos deles sao azuis tudo por uma questao de idioma no japao ha seculos usava se a mesma palavra ao para as cores verde e azul isto nunca tinha sido um problema ate por volta do ano 1000 d c quando outra palavra midori começou a ser usada para descrever a cor verde que na epoca ainda era considerada apenas uma variante do azul ate hoje os japoneses usam ao para muitas coisas que nos chamariamos de midori como ao ringo que significa maça verde e nao maça azul e isto foi um problema quando começaram a vigorar padroes internacionais para as cores dos sinais de transito no começo do seculo 20 os sinais de transito japoneses tinham luzes verdes como no resto do mundo e elas eram chamadas de ao e foi assim por um bom tempo porem na decada de 1970 teve inicio a padronizaçao internacional mas muitos japoneses recusavam se a chamar de midori aquilo que ha muito tempo era considerado ao a soluçao encontrada foi simples mudar a cor das luzes para um tom de verde o mais proximo do azul quanto fosse possivel satisfazendo os padroes internacionais sem que a populaçao precisasse mudar seus costumes algo tipicamente japones se me permitem
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