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Técnica

Especial turbo: como e por que um turbo quebra?

Até agora neste especial só falamos de coisas boas: produzir mais potência, resolver o turbo lag e o tempo de spool, geometria variável etc. O que não falamos até agora — e você talvez não tenha percebido — é sobre como o turbo controla o volume de gases que entra e sai dele. Porque só falamos de encher o turbo, não de esvaziar. Pense por um instante: se o turbo enche e atinge sua velocidade de trabalho, o que acontece se você acelerar ainda mais, e despejar um fluxo ainda mais rápido na turbina? Ela vai produzir mais pressão até quando? Nenhuma destas é a pergunta mais importante, contudo. O que você deve se perguntar é: o que acontece se o turbo girar rápido demais? E não, a resposta não é: "ele quebra". Porque ainda que o turbo possa se quebrar, ele também pode quebrar outras coisas antes de partir. E não será apenas por causa da pressão. Sim, ele pode quebrar o motor por excesso de pressão na admissão, mas também o excesso de velocidade do conjunto móvel do turbo po