a porsche ganhou as 24 horas de le mans nada menos que 19 vezes se fosse um pais e nao uma empresa so ainda assim seria o pais mais vitorioso da historia da competiçao todas as marcas inglesas da historia juntas ganharam a prova 17 vezes os franceses obviamente dedicados acima de suas possibilidades a vencer em sua prova mais famosa precisaram de nove marcas diferentes para vencer 15 vezes a prova classica realizada todo ano na cidadezinha de le mans a 200km a sudoeste de paris pouca gente se lembra hoje mas le mans e para ser uma prova para carros de rua diferente de monopostos de formula dedicados a velocidade maxima em provas de curta duraçao le mans nasceu como uma prova de durabilidade tambem eu ruas e nao em pista por um dia e uma noite inteiros nao e numero de voltas ou distancia que determina o fim da prova; ganha quem andar a maior distancia em 24 horas uma maneira de garantir durabilidade e velocidade em importancia igual por muito tempo era o segredo de se descobrir carros de rua fenomenais bentley bugatti alfa romeo e lagonda antes da segunda guerra ganharam sua fama e prestigio ali; depois da guerra talbot lago ferrari jaguar mercedes benz e aston martin quer significar algo no mundo do automovel cobrar caro por seus carros esporte e garantir como era com os cavalos um pedigree invejavel que so podia vir das pistas esqueça todo o resto le mans e onde voce tem que ganhar porque voce acha que a toyota cuja posiçao na ordem mundial e mais que bem estabelecida resolveu tambem ganhar le mans nao basta dinheiro ganhe ali e o respeito de seus pares e conquistado definitivamente e por isso que tambem a ford ganhou nos anos 1960; quando henry ford ii descobriu a importancia daquilo resolveu que sua familia merecia um lugar neste panteao a tentativa frustrada de compra da ferrari aqui serviu apenas para lhe mostrar isso mais claramente e por isso que as unicas empresas produtoras de carros baratos a ganhar ali sao as familiares com uma exceçao que comprova a regra a mazda orgulho e um fator importantissimo aqui por isso que a gm nao tenta acionista quer dinheiro nao gloria ganhar le mans e ser aceito entre os grandes do mundo do automovel; todo o resto ajuda mas empalidece frente a isso para entender esta foto que vamos explicar hoje voce tem que entender primeiro isso era a familia porsche realmente preparando seu primeiro ataque ao podio em le mans em abril de 1969 quando foi tirada todo mundo acreditava que ja era hora mesmo o velho professor porsche mesmo tendo projetado como consultor inumeros carros de corrida de sucesso nunca ganhara le mans a marca porsche dominara as categorias de 1100 e 1500cm3 nos anos 1950 mas a vitoria da prova no geral nem perto era o momento e a chance da porsche finalmente ser aceita dentro de um clube realmente exclusivo porsche nos anos 1960 o grande arquiteto da transformaçao desta pequena empresa de carrinhos esportes baseados em vw em uma marca de prestigio alto preço e aspiracional por meio de competiçao nao podia ter sido outro ferdinand piech todos nos sabemos hoje a historia do mais ambicioso genial e implacavel dos netos do professor porsche depois de ganhar le mans duas vezes e fazer da porsche uma força impossivel de deter em engenharia exigiu seu lugar como sucessor de ferry porsche na liderança da empresa mesmo tendo apenas 35 anos entao causa uma briga no cla ferry e claro apoiava seu filho butzi um desenhista industrial e por isso pouco amado na empresa que provoca a saida de todos os membros da administraçao da empresa [caption id= attachment_294805 align= aligncenter width= 999 ] herr doktor piech quando liderava a vw[/caption] com isso primeiro abre uma consultoria depois vai trabalhar na ital design onde fica amicissimo de giorgietto giugiaro ate que finalmente se torna lider de engenharia na audi transforma a desconhecida audi via cinco cilindros turbos traçao total e qualidade nunca antes vista em lider mundial de engenharia com seu pulso de ferro e capacidade tecnica incrivel vira presidente e ditador supremo da vw e a faz quase ser a maior companhia do mundo expande os limites do automovel de produçao faz tanto um carro de rua capaz de 400km/h quanto um que faz 100km/l tambem estica as fronteiras do moralmente correto com o dieselgate morre em 2019 como um executivo odiado mas tambem respeitado pelo que foi o arquiteto maximo da excelencia do carro moderno uma pessoa tao importante na historia do automovel quanto seu avo; algo incrivelmente dificil de acontecer [caption id= attachment_294807 align= aligncenter width= 999 ] com o tio ferry porsche e o motor do 911 1963 [/caption] mas em 1969 era ainda um jovem cheio de energia e vontade querendo mostrar seu valor dentro da empresa de sua familia fez um esforço crescente de competiçao de carros esporte nunca antes visto de 1965 a 1969 faria a empresa ir de um fabricante que no maximo fazia carros de dois litros para algo capaz de vencer le mans territorio de monstros de ate sete litros de deslocamento em 1966 aparecia o seu primeiro passo o 906 com a versao de corrida do motor 2 litros do 911 era um carro de competiçao sem concessao alguma para ser emplacado piech mudaria tudo com isso seguem se o 907 o 910 e finalmente o 908 de oito cilindros e 3 litros [caption id= attachment_294808 align= aligncenter width= 999 ] 908 oito cilindros e 3 litros a base para o 917 [/caption] o 908 ja era um carro criado com le mans em mente em 1968 os carros chamados prototipos grupo 6 com dois lugares e lugar para malas mas sem nenhuma exigencia de produçao em serie deveriam competir com motores de ate 3 litros mas um detalhe carros esporte de rua grupo 4 se produzidos em um minimo de 50 unidades podiam competir tambem com motores de ate 5 litros esta nova regra foi criada claro para dar chance a outras marcas senao a ford que com seus gt40 de sete litros absolutamente dominava a categoria ali mas a ford ja tinha produzido entao 50 gt40; apenas colocou nele um v8 de cinco litros no lugar do de sete e ganhou mais duas vezes em la sarthe essa regra de 50 carros foi entao realmente motivo de discordia mesmo antes da prova de 1968 afinal de contas nao mudou nada apenas gigantes como a ford podiam se dar ao luxo de fazer 50 carros de corrida para homologaçao empresas importantes como a mclaren e a lola por exemplo se colocassem 50 carros lado a lado teriam que triplicar o tamanho de suas fabricas so para guarda los [caption id= attachment_294811 align= aligncenter width= 934 ] com um 914 se percebe quao pequeno e na realidade o porsche grande de 4 5 litros [/caption] carros de corrida nao sao produzidos assim se faz um ou dois ou cinco que valha poucos coloca se eles em competiçao e dai vai se criando carros extras com as modificaçoes que se mostraram necessarias em batalha os carros antigos sao vendidos para equipes menores entao mas a quantidade sempre e baixa dez quinze carros no maximo normalmente fabricas como a mclaren eram na verdade oficinas bem equipadas com menos de 25 pessoas trabalhando nao importa que a regra dos 50 carros pretendia garantir que fossem carros de rua se o gt40 conseguiu burla la nao era culpa da fia mesmo a porsche uma industria relativamente grande nesse meio tinha uma oficina parecida e independente para fabricar seus carros de corrida ainda que contasse com seu imenso batalhao de engenheiros e suas instalaçoes de teste para ajudar 50 carros eram impossiveis o mais produzido de seus carros de competiçao que era vendido ao publico e de catalogo o 908 existia em pouco mais de 20 unidades produzidas em pouco menos de dois anos junto com todos os outros competidores a porsche reclamou e a fia cedeu 25 veiculos entao a foto vamos ser claros vinte cinco carros ainda era muita coisa por sorte as vistorias da fia eram levadas bem na boa bastava ter um ou dois carros prontos mais cinco chassis e planos e peças prontos para os outros que ganhavam o carimbo de homologaçao certamente nao existem 25 ferrari 512s o carro v12 de cinco litros de enzo para esta formula mas foi homologado existem certamente tambem menos lola chevrolet t70 cupe do que existem 512s mas este carro tambem foi homologado [caption id= attachment_294810 align= aligncenter width= 999 ] 580cv e 800kg muito pouco carro alem de um motor gigante [/caption] e a porsche naquele ponto tinha resolvido entrar no jogo claro estava furiosamente projetando em tempo recorde o 917 12 cilindros 4 5 litros 580cv 800kg era um monstro de uma escala nunca vista na empresa famosa pelo 911 que ali tinha 2 4 litros de deslocamento piech disse o 917 foi do papel direto para o carro sem nenhum teste ou mula no meio mostrado no salao de genebra de 1969 gerou um monte de especulaçao vai a porsche agora criar carros de rua para competir com a ferrari de 12 cilindros a porsche estava tranquila quando o grupo da fia chegou para homologar o carro em 31 de março de 1969 tres carros estavam prontos e chassis e peças para mais 18 estavam ali; certamente muito mais do que esse povo vira na ferrari ou muito menos na minuscula lola inglesa mas nao contavam com a imprensa que criticava severamente a fia ali principalmente pelo caso do lola t70 era obvio que nunca chegaria a 25 carros o resultado e que o proximo a ser homologado pagou o pato nada feito porsche so homologamos o 917 se pelo menos metade estiver pronta e vermos todos os chassis homologaçao negada [caption id= attachment_294812 align= aligncenter width= 999 ] o lola t70[/caption] dizer que a direçao da empresa ficou brava com isso e pouco a lingua alema ja parece ser constituida somente de palavroes chulos mesmo se falando de amor imagine neste caso; a sala de reuniao do conselho se tornou impropria para menores pensaram em brigar judicialmente e reverter o quadro afinal ter 25 carros prontos antes da temporada significava dois trabalhos monta los e depois desmonta los apos as primeiras corridas e testes um total contrassenso e um desperdicio de recursos o que para alemaes e outros tipos de mao de vaca que existem por ai e pecado mortal [caption id= attachment_294813 align= aligncenter width= 1000 ] no salao de genebra 1969 [/caption] mas piech num momento que mostraria a que veio diz vamos fazer melhor meu departamento consegue terminar os 25 carros inteiros em um mes se me emprestarem mais alguns funcionarios e liberarem horas extras vamos fazer melhor vamos chamar eles junto com a imprensa e esfregar na cara desses piiii vinte e cinco 917 completinhos e funcionando depois diria que este foi o maior risco que tomou em sua carreira disparado e que se fosse mais velho nunca faria vindo de alguem que liderava a vw durante o dieselgate e uma afirmaçao de peso [caption id= attachment_294814 align= aligncenter width= 999 ] com o 917 da frente para tras ferry porsche butzi porsche hans michael piech e la atras certamente insatisfeito com o lugar ferdinand piech [/caption] assim foi feito; uma nova visita foi marcada para segunda feira dia 21 de abril de 1969 os motores somente mostravam o tamanho do esforço necessario; cada um gastava 160 homens hora para ser feito mas e claro que piech arregaçando a manga e trabalhando junto com seus funcionarios ate a vespera conseguiu quando o ultimo parafuso foi fixado no ultimo dos 917 os mecanicos tiraram uma coroa de flores da parede colocaram no capo onde pintaram o nr 25 piech abre as portas da oficina e a equipe de um restaurante local aparece com champanhe e comida para todos uma festa no dia seguinte acontece a foto vinte e cinco carros de corrida prontos e funcionando alinhados perfeitamente com a precisao de uma parada militar prussiana num patio isolado da fabrica especialmente para o evento um dos maiores momentos da historia das competiçoes acontecendo ali bem longe de qualquer pista sabemos que o 917 seria homologado ali mesmo a tempo de participar de sua primeira 24 horas de le mans no mesmo ano e seria um dos mais iconicos carros de competiçao da historia vencendo le mans duas vezes o que inaugura a longa dominaçao da porsche na prova mas nao sem antes uma pequena vingança pessoal e uma pequena demonstraçao de seu poder pessoal por parte do ambicioso jovem que criou aquele evento ao mostrar os carros aos inspetores boquiabertos da fia piech diz a chave esta no banco dianteiro dos carros fiquem a vontade para dar uma volta com qualquer um deles todos eles funcionam perfeitamente e estao prontos para ganhar le mans este ano ainda errou por um ano e quase dois meses em 1970 a porsche conquistava le mans pela primeira vez — a primeira das 19
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.