quantas vezes voce nao leu na internet alguem falando sobre como os carros estao cada vez mais engessados roboticos e autossuficientes com controles eletronicos para tudo cambio de dupla embreagem e motores eletricos e quantas vezes foi voce o autor destas reclamaçoes pois nao importa o que importa e que aparentemente as fabricantes estao ouvindo ao menos as fabricantes de supercarros que sempre sao os primeiros a adotar novas tecnologias na ediçao 2017 do salao de frankfurt duas fabricantes alemas apresentaram modelos que podem ser encarados como uma volta as raizes a porsche com o 911 gt3 touring package ; e a audi que com o r8 rws decidiu finalmente dar traçao traseira a seu supercarro vamos dar uma olhada nestes dois caras porsche 911 gt3 touring package em março de 2016 a porsche apresentou o 911r versao limitada a 500 unidades com o motor de quatro litros e 500 cv do 911 gt3 e cambio manual de seis marchas chamamos o carro de um sonho purista e estavamos conformados com o fato de ele ser a unica forma de se conseguir o incrivel flat six do gt3 em um pacote mais old school ainda mais sabendo que apenas 991 unidades seriam feitas entao ca estamos ja avançados na segunda metade de 2017 e a porsche nos apresenta o 911 gt3 touring package que e essencialmente a mesma coisa que um 911r isto e maravilhoso mas tambem e um problema e a gente ja vai chegar no motivo mas antes vamos falar um pouco do carro tal qual o 911r o 911 gt3 com o touring package homenagem ao nome um pacote de equipamentos disponivel no 911 carrera rs de 1973 que pode ser visto como o primeiro ancestral do gt3 moderno coloca o motor de 500 cv a 8 250 rpm e 46 9 mkgf de torque a 6 250 rpm em um carro de visual mais civilizado dispensando a asa traseira fixa usada no gt3 comum e adotando a asa retratil do carrera no mais a carroceria e igual a do gt3 com os mesmos para lamas 44 mm mais largos que no carrera para choques e outros elementos como os farois e lanternas as rodas sao as mesmas peças de com cubo rapido de 20x9 pol na dianteira e 20x12 pol na traseira calçadas com pneus pneus 245/35 e 305/30 respectivamente o carro tambem e 25 mm mais baixo que um 911 de entrada outros detalhes sao o pequeno spoiler do tipo gurney flap na asa traseira que ajuda a reduzir a turbulencia do ar na regiao acabamento na cor prata nos farois janelas e saidas de escape que podem ser pretas caso se opte pelo pacote black exterior que tambem aplica mascaras negras nos farois e lanternas do lado de dentro as coisa tambem ficaram mais chiques por assim dizer em vez de alcantara couro nos bancos na coifa do cambio no volante nos revestimentos de porta nas maçanetas e na tampa do porta objetos do controle central o painel tem detalhes de acabamento em aluminio escurecido e tela sensivel ao toque com todos os recursos ja presentes no 911 gt3 incluindo navegaçao por gps e data logger que pode ser sincronizado com o smartphone no mais o conjunto mecanico do carro e igual ao de qualquer gt3 manual incluindo o motor capaz de girar a 9 000 rpm e o sistema de esterçamento das rodas traseiras no caso do touring package estamos falando de um carro capaz de chegar aos 100 km/h em 3 9 segundos com maxima de 316 km/h e e ai que mora o problema depois de anunciar uma ediçao limitada do 911 com com o motor do gt3 visual mais contido e cambio manual agora a porsche na pratica a transformou em uma versao fixa ainda mais discreto visualmente quase um sleeper para os padroes do 911 tem gente que vai chiar audi r8 rws pela primeira vez desde o lançamento o audi r8 abandona a traçao integral com sua nova versao rws rear wheel series mais do que isto ele se torna o primeiro audi de traçao traseira produzido em serie em toda a historia da marca de acordo com a audi a ideia do r8 rws e trazer o espirito do audi r8 lms que disputa corridas de longa duraçao para as ruas assim faz sentido que eles exaltem seu motor v10 naturalmente aspirado de 5 2 litros e 540 cv foi utilizado como base o r8 de entrada talvez por seu approach mais minimalista que tambem entrega 55 mkgf a 6 500 rpm o cambio e o mesmo s tronic de dupla embreagem e sete marchas recalibrado para o novo layout mecanico com isto o novo r8 rws cupe e capaz de chegar aos 100 km/h em 3 7 segundos 3 8 segundos para o spyder com velocidade maxima de 318 km/h 317 km/h para o conversivel em ambos os casos houve uma reduçao de peso por conta dos componentes removidos como a embreagem multidisco e o diferencial central com isto o cupe pesa 1 590 kg 50 kg a menos que a versao de traçao integral e o spyder 1 680 kg 40 kg a menos a distribuiçao de peso ficou mais traseira 40 6 59 4 para o cupe e 40 4 59 6 para o spyder o r8 teve seu comportamento dinamico e seus sistemas eletronicos retrabalhados para garantir que se possa fazer derrapagens controladas com ele segundo a audi nem e preciso desligar tudo basta escolher o modo de direçao dynamic e ajustar o controle de estabilidade esc para o modo sport a empresa ainda garante que a direçao com assistencia eletrica e totalmente livre de esterçamento por torque o que ajuda na precisao das manobras ate o visual do carro da pistas de sua personalidade mais radical as rodas de aluminio pintadas de preto tem 19 polegadas e calçam pneus de medidas 245/35 na dianteira e 295/25 na traseira os detalhes de acabamento sao predominantemente pretos sem linhas elaboradas demais e uma faixa vermelha que imita o visual do r8 lms e percorre todo o comprimento do carro e opcional o interior tem visual relativamente minimalista com acabamento todo em couro e alcantara na cor preta bancos concha sao opcionais e o toque especial fica por conta de uma plaqueta que diz 1 of 999 os dois carros sao essencialmente diferentes e atingem cada um deles um publico bem especifico mas eles deixam claro que por mais que o mercado mude e novas tecnologias se tornem padrao enquanto houver um publico que queira uma experiencia mais a moda antiga havera carros para atender a este publico ou ao menos nisto que queremos acreditar nao que fosse algo dificil ambas as marcas utilizaram peças de prateleira e se aproveitaram de tradiçoes que ja existiam no caso do porsche sempre houve versoes que combinavam selvageria no motor e requinte no interior com o audi a inspiraçao certamente sao as versoes de traçao traseira do lamborghini gallardo e do huracan sendo que com este ultimo o r8 compartilha motor e plataforma nao e algo dificil de fazer e mais companhias poderiam seguir o exemplo
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