nessa homenagem aos 50 anos do porsche 911 turbo chegamos finalmente ao fim dos carros com motor arrefecido a ar o 993 o 993 e um carro bem no centro da evoluçao do 911 ao mesmo tempo moderno em suspensao e comportamento devido a suas modernas suspensoes e carroceria mais rigida e antigo usando ainda a estrutura basica motor a ar vidros painel de instrumentos tamanho e ergonomia dos 911 do passado uma mistura na epoca sensacional mas que hoje parece ate estranha https //flatout com br/porsche 930 o turbo/ o 911 turbo 964 voce se lembra do capitulo passado desta serie era um carro desenvolvido como um tapa buraco algo provisorio depois do cancelamento do que seria o porsche 969 a versao de produçao do conceito inaugurado pelo 959 em 1986 mas mesmo sendo um tapa buraco foi um sucesso ainda era um balde de diversao completo ainda que tecnologicamente fosse mais 1974 que 1994 https //flatout com br/trinta anos do ultimo 911 turbo de tracao traseira/ e no desenvolvimento do 993 turbo que finalmente as amarras da falta de grana terminavam a porsche finalmente podia investir de novo e conseguiu colocar no turbo tudo que nao conseguiu na geraçao anterior o resultado e um carro que apesar de ainda arrefecido a ar definiu o que seria o 911 turbo dali em diante veloz mas benigno confortavel e com traçao nas quatro rodas e ao mesmo tempo fim e começo alfa e omega da historia do carro o ultimo a ar mas o primeiro 4x4 e esta e a sua historia motor moderno finalmente voces se lembram que o 964 turbo ate o seu fim tinha ate a mesma injeçao k jetronic antiga de seu antecessor o 930 a porsche realmente nao tinha dinheiro nem tempo para desenvolver uma injeçao moderna para ele [caption id= attachment_364002 align= aligncenter width= 999 ] o novo 3 6 litros biturbo[/caption] tudo isso acaba quando chega a hora de se fazer o 993 a empresa adotou como politica basica entao que qualquer carro com mais de 400 cv agora teria traçao nas quatro rodas; o novo 911 turbo seria assim ja de inicio e para fazer o apice do 911 arrefecido a ar um novo motor tambem apareceria [caption id= attachment_363999 align= aligncenter width= 999 ] a nova suspensao multilink traseira do 993 carregada tambem para o turbo[/caption] era para começo de conversa um biturbo agora voce se lembra que a tradiçao do turbo ate este ponto era a de apenas uma turbina bem atras do parachoque traseiro ate o 959 tinha dois turbos mas de forma sequencial; agora seriam dois turbos da forma moderna um para cada bancada do seis cilindros contraposto assim os dois turbocompressores kkk k16 podiam ser pequenos de baixa inercia e menos lag [caption id= attachment_364004 align= aligncenter width= 999 ] o motor 3 6 litros do 993 base para o turbo[/caption] obviamente a tubulaçao ja complexa la atras ficou ainda mais complexa tubulaçoes simetricas e entrelaçadas foram criadas para os dois turbocompressores cada turbo foi colocado o mais proximo possivel do seu coletor de escape que ja tinha tambem o seu trocador de calor para o sistema de aquecimento da cabine lembre sem liquido a partir dai o escapamento era canalizado para o outro lado do carro primeiro por meio de um catalisador e depois por um silenciador no para lama do lado oposto de onde emergia abaixo do para choque assim o banco de cilindros esquerdo tem escape a direita e vice versa sensores de gases de escape foram instalados na tubulaçao antes e depois de cada catalisador para suprir de informaçoes o novo sistema de injeçao bosch motronic m5 2 nada de injeçao dos anos 1970 aqui o motor finalmente era trazido a modernidade o motor tinha sensor de massa de ar na admissao e sensores de pre detonaçao esta nova injeçao tambem deixava o motor pronto para a legislaçao americana do obd ii que entrava em efeito em 1996 os turbocompressores sopravam por um intercooler duplo em cima do motor que bloqueava a visao do resto dele embaixo quando se abria o capo traseiro a admissao depois do intercooler era carry over do 993 normal e recebia pressao de 11 6 psi na verdade o motor todo um 3 6 litros de duas velas e 270 cv novo em 1990 para o 964 ja e reprojetado e melhorado para o 993 era modificado o minimo possivel mas era a primeira vez que se turbinava este motor; se voce se lembra o turbo 3 6 litros anterior usava apenas o deslocamento a parte de baixo do motor maior no resto do motor antigo de um so turbo e k jetronic o volume do spray de oleo para a parte inferior do pistao foi aumentado; as bielas foram reforçadas os pistoes tinham geometria diferente para taxa menor de 8 1 a bomba de oleo teve sua capacidade aumentada para lidar com os dois turbos o cabeçote era 5 5 mm mais espesso na parte inferior; o ventilador de arrefecimento teve sua velocidade aumentada em 15% como o 993 pela primeira vez o 911 tinha tuchos hidraulicos que dispensavam ajustes periodicos completo com compressor de ar condicionado embreagem e todos os isoladores metalicos de seus varios dutos pesava 268 kg mesmo com essas poucas mudanças os dois turbos e o gerenciamento moderno foram capazes de juntos melhorar bastante a potencia e o funcionamento do tradicional seis contraposto o motor de 3 6 litros 100 x 76 4 mm dava 408 cv a 5750 rpm o motor cortava a 6720 rpm e em pressao maxima os turbos estavam girando a 167 000 rpm o torque era a grande noticia aqui porem a partir de 2500 rpm a curva entrava quase num patamar com quase 50 mkgf disponiveis de 3000 a 5500 rpm e um maximo de 55 mkgf em 4500 rpm o transeixo traseiro do 993 turbo era mais novo manual de seis marchas da porsche com embreagem especial e bloqueio do diferencial traseiro automatico suplementado pelo abd um blocante eletronico acionado pelos freios via central abs o sistema de traçao nas quatro rodas era o mesmo que o do 993 carrera 4 um diferencial multidisco viscoso que permitia ate 40% da potencia ser desviada para a dianteira do carro [caption id= attachment_364021 align= aligncenter width= 999 ] so manual para o 993 turbo bons tempos[/caption] a suspensao era basicamente a mesma de um carrera 4 com o kit sport opcional alguns itens foram reforçados mas estendidos para toda a linha; reforços eram necessarios nao so pela maior velocidade do turbo mas tambem pelo peso aos 1500 kg era 82 kg mais pesado que o carrera 4 os freios e os pneus/rodas eram maiores tambem discos ventilados de 12 7 polegadas iguais na frente e na traseira as rodas eram novas de 18 polegadas e de largura 8 polegadas na frente e 10 polegadas atras calçando pneus 225/40 zr18 e 285/30 zr18 respectivamente as rodas eram tinham o centro e os raios soldados por fricçao ao aro o que permitia raios ocos para melhor conduçao de temperatura e menor peso reduçao de 2 6 kg em cada roda dianteira e 2 9 kg atras por fora o carro foi completamente redesenhado inclusive no iconico spoiler traseiro que era totalmente novo; moldado em pu rim e 40% mais leve segundo a porsche o cx era de 0 34 e o carro podia tranquilamente atingir 300 km/h aceleraçao com mais traçao agora era tambem impressionante perto dos 4 segundos cravados de 0 100 km/h as publicaçoes mais agressivas nos testes conseguiram registrar ate 3 5 segundos no 0 100 km/h uma clara melhoria em relaçao aos carros anteriores tambem em tranquilidade alem de menos lag existiam muito mais grip agora o veterano piloto e jornalista paul frere disse que o comportamento era fabuloso saindo de curvar dando pedal o carro so acelera forte deslizando lindamente de forma neutra e totalmente controlavel [gallery ids= 364010 364005 364009 364017 364025 364022 ] mas era tambem bem menos envolvente e sensivel que os carros anteriores nisso era um arauto do que estava por vir no futuro onde cada vez mais nos vemos mais desligados da experiencia ao volante triste dizer algo assim de um carro tao competente mas e o que aconteceu disse peter morgan voce luta para nao mencionar a palavra desinfetado este e um carro tao competente que como motorista voce nao pode deixar de se sentir desligado da açao nada e perfeito afinal de contas; para evoluir o 911 turbo tinha que deixar algo para tras mas mais potencia ainda chegaria ao carro em 1997 na alemanha a porsche oferecia opcionalmente um kit para aumentar a pressao dos turbos para 12 8 psi e assim atingir 430 cv com este motor o carro superava o lendario 959 em performance em 1998 esste kit com algumas peças do interior em couro e outras peças em fibras de carbono tudo do catalogo de personalizaçaoi da empresa fizeram uma serie especial de 199 carros para os eua o 911 turbo s este e em muitas formas a apoteose do 911 original; ainda que seja infundido geneticamente do que estava por vir e ainda um turbo antigo apenas na incrivel empurrada exponencial do motor que acoplada a uma caixa close ratio fez frere dizer que ainda ha lag mas depois de trocar a primeira marcha voce nunca mais fica sem boost ainda e uma experiencia unica disse a road and track no lançamento em1995 qualquer ilusao do comum desaparece quando voce esta acelerando e os turbos estao em pressao maxima com a paisagem passando em velocidades inacreditaveis a força g puxando seus labios em um sorriso como se voce ja nao estivesse sorrindo de qualquer forma engraçado como voce parece quebrar as leis da fisica mesmo em uma pista estreita de duas pistas fazendo com que o carro que voce esta ultrapassando pareça ter parado totalmente quando se afunda o pe em 3ª marcha tudo e feito com tanta facilidade e serenidade que chega ser dificil de acreditar e tudo isso em um carro que se sente tao confortavel circulando pelo estacionamento de um supermercado qualquer quanto descendo pela reta de uma pista a mais de 200 km/h o primeiro 911 turbo com traçao nas quatro rodas e o ultimo refrigerado a ar realmente um ponto importante na historia; um que deu a luz a dois carros diferentes e na geraçao 993 que aparece o gt2 rs turbo e com traçao traseira na tradiçao antiga; e o nome 911 turbo passa a significar um gt confortavel e ultrapotente o futuro aparente ali 30 anos antes de acontecer
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