Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Porsche 911 Turbo S ganha facelift e mais potência
A Porsche revelou nesta semana as versões reestilizadas do 911 Turbo e Turbo S, antecipando o lançamento oficial do modelo no Salão de Detroit, que acontece no próximo mês. O modelo continuará oferecido como cupê e conversível, e o motor 3.8 biturbo ganhou 20 cv nas duas versões, chegando a 540 cv no Turbo e 580 cv no Turbo S.
O aumento de potência foi obtido com a modificação das portas de admissão, novas válvulas injetoras e maior pressão de combustível na versão Turbo, enquanto o Turbo S também ganhou novas turbinas com compressores maiores. As duas versões terão uma função de “boost dinâmico” que melhora as respostas do motor nas reacelerações, e a faixa vermelha do conta-giros também subiu de 7.000 rpm para 7.200 rpm.
Com as mudanças, o 911 Turbo chega aos 100 km/h em 3 segundos e vai até os 320 km/h — 5 km/h mais rápido que o antecessor. O Turbo S é 0,1 segundo mais rápido no zero a 100 km/h e chega a impressionantes 330 km/h — um aumento de 12 km/h. Apesar do desempenho ainda mais radical, as duas versões precisam de menos combustível para andar mais rápido, algo conseguido com a reprogramação do gerenciamento eletrônico do motor e transmissão.
Quanto ao visual, se você é um fã inveterado do 911 certamente já encontrou as diferenças. Se não percebeu, o 911 ganhou um novo para-choque dianteiro com tomadas de ar redesenhadas e luzes diurnas de LED, novas rodas de 20 polegadas, novas maçanetas, tampa do motor redesenhada, lanternas com novo desenho interno e um novo para-choque traseiro. Por dentro o volante de 36 cm agora tem um desenho semelhante ao do 918 Spyder e o painel ostenta o novo sistema multimídia Porsche Communication Management com tela touchscreen.
Galeria de imagens do Volvo S90 vaza antes do lançamento
Depois de ter sido revelado em forma de miniatura chinesa, o Volvo S90 teve uma galeria de imagens completa vazada na internet antes do seu lançamento. As fotos foram divulgadas pelo pessoal do Autoblog.nl e mostram o novo sedã topo de linha da marca sueca em todos os ângulos e detalhes do interior.
Como se vê, o modelo traz muito do Concept Coupé, como as lanternas em forma de C, os escapes trapezoidais e a silhueta dos vidros laterais, que é basicamente a mesma do conceito, porém esticada para a forma de sedã. O modelo é baseado na arquitetura modular do XC90, o que significa que ele irá compartilhar os motores já usados no SUV.
Na cabine ele segue o mesmo estilo do SUV e também dos conceitos recentes da marca, com um sistema de entretenimento controlado por uma espécie de tablet que domina o console central e visual limpo. O acabamento também é semelhante ao do XC90, e ganhou um belo upgrade em qualidade de materiais em relação ao seu antecessor S80. A estreia oficial do modelo será realizada ainda hoje.
Ferrari prepara facelift da FF e promete “surpresa”
Reestilizações de meia vida geralmente não trazem nada muito empolgante para o público — elas servem apenas para impedir que o consumidor perceba o envelhecimento do carro. Mas a Porsche já mostrou que nem sempre é assim ao lançar o facelift do 911 com novos motores turbo e agora a Ferrari está prometendo algo especial com o facelift da sua FF.
A fabricante italiana já está preparando o facelift do modelo (que foi flagrado pelo pessoal do Carscoops), e deverá apresentá-lo em março, no Salão de Genebra. As mudanças visuais devem se limitar a uma dianteira redesenhada com influência dos novos designs da Ferrari — em especial a 488 GTB — e às lanternas traseiras também inspiradas no mais recente modelo da marca. Contudo, em entrevista ao site Indian Autos Blog, o vice-presidente sênior de marketing da Ferrari, Enrico Galliera, disse que para trazer uma “inovação adequada” a fabricante está planejando “algo especial”: “A FF é um carro que nos permitiu satisfazer a crescente necessidade dos nossos clientes. E claro, estamos trabalhando para inovar o carro. É muito cedo para dizer quando e como, mas nossos clientes terão uma surpresa no futuro”.
Será um motor V12 ou V8 turbo? Nada disso: Galliera confirmou que, apesar da 488 GTB adotar o downsizing, a FF irá manter o V12 aspirado. Mas ele não falou nada sobre um sistema híbrido ou, quem sabe, mais potência.
Novo Edge será o primeiro lançamento da Ford em 2016 no Brasil
A Ford apresentou nesta terça-feira (1) o novo Edge 2016, que será o primeiro lançamento da marca no Brasil no próximo ano. O modelo já havia sido apresentado em sua nova geração no Salão de São Paulo em 2014, e começou a ser vendido nos EUA no início deste ano. Agora, o modelo será lançado no Brasil entre abril e junho de 2016, e será o primeiro de seis lançamentos da marca previstos para o próximo ano.
Especula-se que entre as novidades estejam a importação oficial do Mustang, o motor 1.0 EcoBoost para o Fiesta e possivelmente o facelift da Ford Ranger e sua versão SUV, a Everest. Quanto ao Edge, apesar dos motores 3.2 diesel de 200 cv oferecido na Europa (o mesmo da Ranger topo de linha no Brasil) e dos motores 2.0 EcoBoost (o mesmo do Fusion) e o novo 2.7 V6 oferecidos nos EUA, ele deverá ser vendido por aqui com o mesmo V6 3.5 da atual geração.
Mercado de automóveis brasileiro retrai 36%
A crise interna do Brasil acertou em cheio o mercado de automóveis, um dos segmentos que apresentou a maior alta nos últimos anos de crédito facilitado e incentivos do governo. Segundo a consultoria Jato Dynamics, em outubro deste ano o mercado de automóveis brasileiro teve uma retração de 36,4% em relação ao mesmo mês do ano passado. Além do Brasil, somente o Japão apresentou queda, porém muito mais sensível que a brasileira — apenas 4,3% de retração, ou quase nove vezes menos.
Nos principais mercados globais, a Coreia do Sul, a Índia e os EUA tiveram o maior crescimento, com 18,7%, 17,9% e 13,4% respectivamente. Nos mercados menores da Europa, a Espanha se destaca, com uma alta de 21,3%. Com isso, o país ibérico se mantém como 13º maior mercado global, enquanto o Brasil caiu de quinto para oitavo.
Vídeo mostra acidente do Koenigsegg Agera R na China
No começo da semana um Koenigsegg Agera R se envolveu em um acidente na China e acabou parcialmente destruído. Até agora só havíamos visto as fotos do carro acidentado, mas ontem (1) um vídeo capturado por câmeras de segurança nas proximidades do acidente flagraram o momento do impacto.
Infelizmente não é possível ver o que aconteceu antes da batida, mas pela forma com que o carro roda após a batida é provável que ele estivesse em velocidade inadequada para o local. É possível ver que o motorista perde o controle do carro repentinamente, possivelmente por aliviar bruscamente o acelerador no meio da curva. Em seguida, o carro é arremessado contra uma barreira. Ainda não se sabe a causa, mas os policiais trabalham com a hipótese de alcoolismo.
O Agera R envolvido no acidente é o 82º carro produzido pela Koenigsegg e pertence a um colecionador chinês que também tem o trio de hipercarros LaFerrari, McLaren P1 e Porsche 918 Spyder.