Muito se fala no Porsche 935, e com razão – ele era praticamente um elo perdido entre o Porsche 911 e um protótipo-esporte, como eram muitos carros feitos de acordo com o regulamento do Grupo 5 nas décadas de 1970 e 1980. A porção central era claramente 911, mas os para-lamas, capô e traseira eram modificados ao extremo – culminando no impressionante 935 Moby Dick.
Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicos, histórias de carros e pilotos, avaliações e muito mais!
Entretanto, o mesmo culto não é reservado ao Porsche 934 — assim batizado por ser um 930 modificado pelas regras do Grupo 4. Como o 935, ele foi responsável pela incursão do nine-eleven nas provas de turismo, mas sua categoria impedia que ele sofresse modificações tão radicais. Na prática, ele era mais parecido com um Porsche 911 de rua. E isto acaba contribuindo para seu apelo.
Apresentado em 1976, o Porsche 934 era, na prática, a versão de competição do primeiro 911 Turbo (930), que começou a ser vendido no ano anterior. Como você deve saber, o 930 era considerado um dos esportivos mais ariscos que se podia comprar em seu tempo – afinal, ele tinha um motor turbo das antigas pendurado na traseira, sem anti-lag. Quando o turbo “enchia”, era um golpe – e, no meio de uma curva, com entre-eixos curto, era facinho escorregar demais e sair girando feito um pião.
Já em dezembro de 1975 a Porsche homologou o 934, usando como base o 930, porém com um motor mais potente – um flat-six de três litros, como no carro de rua, porém com 485 cv (o 930 dispunha de 260 cv nos primeiros anos). Esteticamente ele lembrava bastante o 911 Turbo, com o mesmo spoiler na traseira, mesmo capô, mesmas portas, mesma área envidraçada e mesmos para-choques, faróis e lanternas.
Era possível notar, porém, um spoiler dianteiro maior, com entradas de ar generosas e um grande intercooler, além dos alargadores nos para-lamas, com rebites à mostra – um visual que influencia projetos de entusiastas e preparadoras até hoje. Talvez na época a Porsche só estivesse interessada na função – afinal, as BBS tinham 16×10,5 polegadas na frente e 16×12,5 polegadas atrás (!!). Mas eles acabaram criando criando uma belíssima forma.
O 934 também tinha outras modificações, como rodas BBS de cubo rápido, freios emprestados de ninguém menos que o Porsche 917, e interior aliviado com gaiola de proteção integral, além de modificações relativamente simples na suspensão – que mantinha o mesmo layout básico do 930, mas ganhava amortecedores Bilstein ajustáveis e barras estabilizadoras mais grossas. A Porsche deliberadamente manteve as modificações simples, visto que o objetivo era vender o carro a outras equipes, que acabariam fuçando ainda mais no 934 por conta própria. O 934 é um carro raro que teve uma vida curta – não muito mais que 400 carros foram feitos em 1976 e 1977. E, em 1976, foram fabricadas apenas 31 unidades.
O carro vermelho que aparece nestas fotos calha de ser o primeiro deles – o 934 de chassi nº 0151. É exatamente o carro que foi apresentado à imprensa ao lado do primeiro 935, no início de 1976. Pouco tempo depois, ele foi entregue à primeira equipe a utilizar o Porsche 934 na pista: a alemã Kannacher GT, que correu com ele na temporada daquele ano do Deutsche Rennsport Meisterschaft, ou simplesmente DRM – a categoria precursora da DTM, e também no Campeonato Europeu de Turismo, chegando em terceiro lugar nos 1.000 Km de Nürburgring daquele ano.
Em 1977, o carro foi vendido à famosa Kremer Racing, que ficou com ele até 1979 e participou de dezenas de provas, incluindo as 24 Horas de Le Mans de 1979, na qual o carro terminou em 19º na classificação geral e em terceiro na categoria GT.
O carro passou por vários donos ao longo das décadas e, em 2003, passou por uma restauração completa – que, concluída, deu ao 934 #0151 a cara que tem hoje, incluindo a belíssima pintura Indian Red. Pelas fotos caprichadíssimas feitas pela agência Gooding & Company (que leiloará o Porsche no próximo dia 6 de março, em Amelia Island), podemos apreciar o mais bacana do 934: por mais que ele seja um carro de competição – e, no caso deste exemplar, dotado de um belíssimo histórico –, não é difícil que algum desavisado o confunda com “apenas” um belo Porsche 911 dos anos 1970 que foi restaurado e passou por algumas modificações.
Achamos o 935 fantástico com sua aerodinâmica exagerada, e apreciamos o 917 e o fato de ele ter sido criado especificamente para as pistas, mas há algo de mágico em um carro de corrida que tão próximo de um carro de rua como era o 934.