durante a maior parte de sua historia as competiçoes de rali nao costumavam gerar modelos especiais homologados somente para este tipo de competiçao na verdade nem carro esporte se voce olhar uma lista de vencedores do rali de monte carlo por exemplo vai ver que ate o inicio dos anos 1960 e o aparecimento de mini cooper s seguidos pelos porsche 911 e alpine a110 muito pouco carro de indole realmente esportiva ganhava a prova [caption id= attachment_265757 align= aligncenter width= 999 ] ford zephyr 1953 isto nao e um carro de corrida [/caption] ja ouviram falar do ford zephyr ingles este porcino seda e um calmo e cordato automovel de transporte diario e muito pouco alem disso; e tao atletico quanto um septuagenario artritico jogador de xadrez mas e tambem o vencedor de 1953 mesma coisa pode se dizer do alto e estreito seda sunbeam talbot 90 o vencedor em 1955 ate renault dauphine ja ganhou um rali de monte carlo o que definitivamente denigre um bocado a imagem dos outros vencedores nada contra dauphines mas convenhamos o fato e que os anos 1960 trouxeram com eles o inicio da especializaçao em competiçoes organizadas automovel se tornava cada vez mais um negocio mundial e importantissimo e vitorias em competiçao como consequencia se tornavam mais importantes onde antes apenas duplas de mamae e papai resolviam colar numeros nas portas e fazer um rali no fim de semana com o family bus agora parecia que apenas profissionais dedicados de dentes cerrados e determinaçao aparente apareciam com armas cuidadosamente preparadas pelos fabricantes as vezes as escondidas quando as regras exigiam amadorismo [caption id= attachment_265759 align= aligncenter width= 798 ] sunbeam talbot 90 isso tambem nao e um carro de corrida [/caption] uma maneira de contornar essas regras era oferecer opcionais especificos para competiçao nos eua era uma pratica comum para provas de arrancada perincipalmente rapidamente este tipo de acessorio aparece na europa tambem para competiçoes de rali ate ali teoricamente ainda uma categoria amadora engraçado isso todo o automobilismo ate ali era visto como um passatempo de gentleman e envolver dinheiro ou patrocinio algo de mal gosto rude inaceitavel mas era algo tao legal tao famoso e acompanhado por tanta gente que sua importancia da nascimento a profissionalizaçao que inicialmente impulsiona o esporte profissionalismo leva a aumento de custos que leva a mais profissionalismo que leva a reduçao de riscos para os pilotos e tentativa de igualar as condiçoes de competiçao claro que gente vivia de corridas desde sempre mas era uma ocupaçao pobre antes que so se perseguia por paixao onde antes existiam epicos amadores arriscando a vida somente pela gloria de vencer agora temos milionarios atletas profissionais competindo sem risco algum pela gloria de mais dinheiro e fama depois ninguem sabe porque cada vez menos gente se importa com eles mas divago para variar o que queria contar aqui e que ao contrario de marcas como a lancia e ate a audi a porsche famosa por competiçoes de carros esporte em pista nao e especialmente conhecida por sua participaçao em rali mas nao quer dizer que nunca participou ou criou carros para isso [caption id= attachment_265760 align= aligncenter width= 999 ] no inicio todo porsche de competiçao era assim o cupe gmund [/caption] na verdade desde o inicio desde a primeira batelada de cupes 356 com carroceria de aluminio e 1 100 cm³ feitos em gmund os porsche competem em rali rali para um porsche e como agua para peixe seus carros sempre prezaram pelo tamanho contido e desempenho superlativo no mundo real em ruas com buracos em terra e neve se descontarmos a primeira vitoria da marca em competiçao oficial num circuito de rua da cidade de innsbruck em 1948 a marca começa mesmo sua onda incessante de vitorias internacionais com a vitoria do 356 de otto mathe no alpine rally de 1950 na categoria ate 1100 cm³ o 356 a partir dai vence regularmente; particularmente em eventos de longa duraçao como os marathon de la route organizados pelos belgas anualmente como provas de velocidade e durabilidade mas a mais legal epoca da porsche em rali aparece com o advento do 911 em 1965; desde o inicio o carro compete em rali mas devido a epoca e evoluçao do esporte a porsche tem que fazer mais que so esperar vitorias de amadores tem que criar carros especiais para garantir essas vitorias como resultado versoes mais especializadas raras e hoje altamente desejadas do 911 aparecem e desses incriveis carros talvez os mais interessantes 911 da historia que falaremos hoje 911r 1967 o 911 compete em todo tipo de evento desde seu lançamento em 1965 claro mas o impulso verdadeiro para este novo tipo de porsche ocorre ao final de 1966 com o lançamento do 911s este carro redime o 911 para o entusiasta trazendo de volta a porsche o foco na esportividade; o 911 ate ali era considerado pelos puristas um gordo e enorme cupe de luxo uma ofensa para a marca do agil e esperto 356 parece incrivel olhando de hoje mas era a realidade ja no lançamento a porsche empurrada decisivamente pelo jovem ferdinand piech no departamento de competiçao dava armas para quem quisesse usar um 911s em corridas uma serie de componentes eram oferecidos via pedido especial em concessionario tanto como kit de peças como ja montados no seu carro zero km de fabrica descritos em um catalogo especial w171 os kits consistiam em barras estabilizadoras pastilhas de freio e kits para motor o catalogo tambem trazia desenhos completos dos coletores e cabeçotes e um desenho de um coletor de escape de competiçao para que o cliente encomendasse em alguma loja de escapamento o kit de motor com carburadores especiais maiores e o escapamento prometia 175 cv quinze mais que o carro sem modificaçoes eram chamados de rally kits era so o começo em desenvolvimento no departamento de piech estava uma versao ainda mais dedicada a ser chamada de 911r em 1967 o famoso piloto ingles vic elford vence o marathon de la route com um prototipo do r mas um que tambem aproveitava o ensejo para testar um novo tipo de transmissao lançado no mesmo ano no 911 o sportomatic um pequeno parentese aqui para explicar isso que vale a pena o sportomatic era uma tentativa da porsche em criar uma transmissao automatica mas sem perder a esportividade caracteristica de seus carros os automaticos epiciclicos de entao eram insatisfatorios mas o mercado americano cada vez mais pendia para este lado entao a porsche desenvolveu ela mesmo este sistema intermediario efetivamente um cambio semi automatico apenas o pedal da embreagem sumiu as marchas ainda tinham que ser trocadas pelo condutor o sistema era simples um conversor de torque servia para arranque e para ficar parado em marcha lenta uma embreagem menor pela existencia do conversor no arranque com acionamento automatico ao se tocar a alavanca de cambio tambem existia para as trocas quando o carro estava em movimento nada de mao repousando na alavanca de cambio ou embreagem acionava; so se tocava nela ao trocar de marcha mesmo esta caixa nunca foi um sucesso e logo desaparece mas tem seus fas ate hoje um deles e vic elford que depois de vencer o marathon de la route com um especificou seu 911 de rua com esta caixa explica depois que se pega o jeito permite trocas precisas e super rapidas era absolutamente maravilhoso dando menos fadiga na corrida e totalmente confiavel funcionando sempre impecavelmente helmuth bott usava ali o marathon de la route como um teste para a nova transmissao a prova incluia 84 horas a carga maxima em nurburgring em weisach nos nunca conseguiriamos fazer isso e muito estressante para os nossos engenheiros mas pilotos como vic elford sao de outra cepa mas e o resto do carro o 911r era um classico carro de corrida derivado de serie menos peso mais potencia menos conforto mais velocidade e foco a carroceria era criada com chapas selecionadas no limite inferior de tolerancia mais leves todas as dobradiças de capo porta malas e portas eram em aluminio o para brisa tambem era selecionado mais leve possivel os outros vidros eram na verdade plexiglass; o quebra vento era fixo bancos schell de competiçao eram usados somente esta primeira leva de 3 carros usou o sportomatic; todos os outros usavam cambio manual de 5 marchas normal os discos de freio mantinham o diametro do s mas eram totalmente diferentes ventilados nas quatro rodas e com maior area de pastilha as rodas eram as do 911 mas mais largas sete polegadas atras e seis na frente o motor era especial de competiçao mantinha os 1991 cm³ mas usava cabeçotes com vela dupla valvulas e dutos maiores e dois weber de corpo triplo e 46 mm com taxa de compressao de 10 3 1 e carter seco eram 210 cv a 8 000 rpm e 15 5 kgfm a 6 000 rpm a ideia era que fossem apenas carros de competiçao oficiais da porsche e que nenhum fosse vendido mas isso logo muda uma versao de produçao aparece teoricamente disponivel para todos que quisessem comprar mas na realidade somente pilotos profissionais apareceram para isso a diferença principal e que para esses 20 carros nao houve seleçao de peças para a carroceria vinte carros sao feitos e vendidos todos brancos pesavam 821 kg em ordem de marcha 204 kg a menos que o 911s e apenas 20 kg a mais que a media dos prototipos como ja contamos aqui na historia do motor do 959 uma versao de motor ainda mais potente apareceria nos 911r de fabrica em 1968 um motor com duplo comando de valvulas no cabeçote pela primeira vez num 911 entregava nada menos que 230 cv a 9 000 rpm mas nenhum desses motores dohc foi vendido ao publico a nao ser em carros de corrida usados vendidos ao fim de sua carreira o 911r nao era um carro exclusivamente de rali; foi usado tambem em competiçoes de pista mas para isso nao era tao competitivo em rali era uma arma formidavel e cobiçada ao fim dos anos 1960 911 s t 1971 em 1969 a segunda serie do 911 e lançada e com ele uma serie de melhorias injeçao de combustivel e entre eixos aumentado as mais visiveis das varias alteraçoes este era na verdade um extenso redesenho do carro inteiro praticamente um novo 911 o 911s passava a dar 170 cv a 6 800 rpm um time de quatro 911s compete em monte carlo em 1969 e vic elford ele de novo ganha a prova em 1970 podia se comprar um 911s basico agora com o novo motor de 2 2 litros e 180 cv na verdade um leve carro sem opcional nenhum pronto para ser preparado para competiçoes do grupo 4 da fia que incluiam ralis o peso homologado para este carro na fia era de apenas 838 kg em 1971 aparece o novo motor de 2 4 litros na verdade 2341 cm3 e o 911s agora tem tanta potencia quanto os 911r de antes 210 cv a 6 500 rpm para competiçoes isto significava que estaria numa categoria maior porem de ate 2 5 litros de deslocamento a porsche resolve por isso fazer um motor especial maior para competiçao de novo produzido em baixissima quantidade o 911 s t tem algo hoje muito apreciado os para lamas traseiros eram alargados mas nao tanto quanto no futuro seriam os dos 911 turbo este carro e bem mais bonito dizem que a singer se inspira nesta carroceria para fazer seu adorado 911 moderno retro steampunk algo ao redor de 20 carros foram criados com deslocamento inicialmente de 2494 cm³ via aumento de diametro de cilindro para 86 7 mm com injeçao bosch dava 275 cv a 7 900 rpm e 20 kgfm a 6 200 rpm o peso aumentara em toda a linha 911 com os novos motores porem; o 911 s t depenado como um bom carro de rali pesava 950 kg como a porsche nao tinha rodas fuchs mais largas originalmente atras iam minilites fazendo um visual estranho mas normal em competiçao 911 sc/rs 1984 o aparecimento do grupo b da fia em 1982 detona o aparecimento de mais tres carros de rali baseados em 911 o primeiro deles e o 954 vendido ao publico em 1984 com o nome de 911 sc/rs era a evoluçao mais facil do 911 para se enquadrar do grupo b e usava um motor baseado em serie nada exotico mesmo assim o resultado ainda e algo lembrado com carinho por todos que o conheceram de perto baseado no motor de tres litros do 911 sc entao corrente usava cabeçotes de competiçao os mesmos dos 935 bem como comando mais bravo com taxa de compressao de 10 3 1 dava 250 cv a 7 000 rpm e 18 8 kgfm a 6 500 rpm o peso foi reduzido de 1 179 kg para 1 056 kg mostrando bem como o 911 engordou durante os anos ficou longe do limite minimo para carros de tres litros no grupo b podia pesar ate 960 kg [caption id= attachment_265777 align= aligncenter width= 999 ] homologado todos os 911 sc/rs juntos [/caption] mesmo assim os 20 carros criados para homologaçao ainda faziam o 0 100 km/h em 5 segundos cravados algo positivamente incrivel para a epoca paul frere disse dele realmente ganha vida acima de 4500 rpm e gira gloriosamente ate 7 600 rpm o carro esta realmente no seu elemento em estradas sinuosas com respostas imediatas da direçao e uma agilidade sensacional 953 & 959 1984 1986 os outros dois carros criados em decorrencia do grupo b da fia tem traçao nas 4 rodas um deles voces conhecem bem o 959 o 959 e algo diferente do que falamos aqui mas como todo mundo sabe ganhou rali tambem [caption id= attachment_265778 align= aligncenter width= 999 ] 953 e 959 os porsche que venceram o paris dakar[/caption] antes dele porem existiu um carro que inesperadamente venceu a prova mais famosa dos anos 1980 o rali paris dakar e de uma forma totalmente inesperada sem essa vitoria e este carro talvez nao existisse o 959 e suas famosas vitorias subsequentes na prova de deserto o 953 foi criado junto com o 954 para se estudar o uso de traçao nas quatro rodas no 911 a porsche sabia que nao podia ficar fora desta revoluçao tecnologica desencadeada pela audi e ferdinand piech que tinha nas competiçoes de rali sua maior vitrine com o patrocinio da rothmanns a porsche criou o 953 exclusivamente para rali de deserto como laboratorio baseado no carrera 1984 o 953 tinha um seis contraposto de 3 164 cm³ 95 x 74 4 mm com taxa reduzida de 10 3 1 para 9 7 1 para consumir combustivel pior disponivel nos paises africanos onde aconteciam essas provas era portanto menos potente que o carro de rua com pouco mais de 200 cv a transmissao era super simples um transeixo e carda de audi modificado na frente o diferencial era aberto sem bloqueio e na traseira um spool sempre travado 50/50 % para cada roda a suspensao era dramaticamente levantada com grande curso caixa de direçao relocada estrutura reforçada um projeto feito as pressas sem muito teste e sem pensar muito mas incrivelmente venceu o rali paris dakar em 1984 o que prova que as vezes basta fazer algo e competir nem sempre quem e mais preparado vence a porsche voltaria a vencer a prova em 1986 com a versao de rali do mais ambicioso 959 o ultimo dos 911 a realmente ser criado com competiçao de rali em mente
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.