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Porsche Taycan Cross Turismo é revelado
A Porsche enfim apresentou seu segundo carro elétrico – o Taycan Cross Turismo, perua derivada do Taycan. Ele tem a mesma identidade visual que o sedã, porém uma pegada mais aventureira, com molduras pretas nas caixas de roda, suspensão ligeiramente elevada e pneus de perfil mais alto.
Honestamente, o visual não era um mistério tão grande assim – o carro já andava por aí praticamente sem disfarces e o protótipo chegou a ganhar um ensaio oficial, revelando quase todas as linhas do produto final. Além disso, o conceito Mission E Cross Turismo, mostrado no Salão de Genebra de 2018, já estava bem próximo do modelo de produção.
Da mesma forma que o Panamera Sport Turismo é a versão perua do Panamera, o Taycan Cross Turismo é a perua do Taycan. Seu estilo remete bastante ao do próprio Panamera e, como ele, as proporções do Taycan Cross Turismo receberam muito bem o teto mais longo e menos inclinado. Faróis e lanternas são iguais aos do Taycan, bem como o interior. O resultado agrada bastante aos olhos.
Também como o Taycan sedã, a versão Cross Turismo terá quatro versões com dois motores elétricos, um em cada eixo: 4, 4S, Turbo e Turbo S. Todas têm tração integral, bateria de 93,4 kWh, arquitetura elétrica de 800V e modo overboost. O que muda são os números de potência e desempenho, além da autonomia.
O Taycan 4 Cross Turismo tem 380 cv (476 cv em modo overboost), vai de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos, tem velocidade máxima de 220 km/h e autonomia de até 456 km. A versão 4S dispõe de 490 cv (571 cv em modo overboost), vai 0 a 100 km/h em 4,1 segundos, tem velocidade máxima de 240 km/h e pode rodar até 452 km com uma carga. O Taycan Turbo Cross Turismo tem 625 cv (680 cv em modo overboost), é capaz de ir de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos, tem velocidade máxima de 250 km/h e autonomia de até 452 km. Por fim, a variante Turbo S tem 625 cv (761 cv em modo overboost), vai de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos segue acelerando até os 250 km/h, e tem de 419 km.
Justificando o “Cross” em seu nome, o novo Porsche elétrico traz suspensão ajustável a ar que pode ficar até 1 cm mais alta e também o modo de condução Gravel (cascalho), usado para melhorar a aderência em estradas de terra. A Porsche ressalta, porém, que não se trata de um modo off-road. Melhor não sair fazendo trilhas com o Taycan Cross Turismo.
Sem perder tempo, a Porsche já anunciou que o Taycan Cross Turismo já pode ser encomendado no Brasil – a princípio, apenas na versão 4, que tem preço sugerido de R$ 649.000. As entregas estão previstas para o segundo semestre.
Grande Prêmio de Portugal completa calendário da Fórmula 1 em 2021
A Fórmula 1 confirmou o Grande Prêmio de Portugal, no autódromo de Portimão, para a temporada 2021. A corrida será a terceira corrida do ano, realizada no fim de semana entre os dias 30 de abril e 2 de maio. Com isto, completa-se o calendário da Fórmula 1 para este ano.
Será o segundo ano do GP de Portugal desde seu retorno em 2020, após uma ausência de 24 anos. A diferença principal é que, se no ano passado o autódromo de Portimão recebeu um público de 27.000 pessoas, em 2021 possivelmente as arquibancadas estarão vazias – Portugal passa por um período de lockdown por conta da pandemia, e ainda não há confirmação sobre a abertura dos portões ao público.
Mini Cooper SE é lançado no Brasil por R$ 240.000
A Mini também revelou um carro elétrico novo no Brasil: o Mini Cooper SE, que já pode ser encomendado em regime de “pré-venda” custando a partir de R$ 239.990. O hatchback já vem com o facelift aplicado ao modelo lá fora há pouco tempo, com dois níveis de acabamento e sempre com carroceria de duas portas.
A versão Exclusive, de entrada, já vem com painel digital de 5 polegadas, central multimídia de 8,8 polegadas com navegador por GPS, teto solar panorâmico, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, ar-condicionado digital de duas zonas, faróis full-LED e carregador portátil. Já o Mini Cooper SE Top, que custa R$ 264.990, traz todos estes itens mais faróis direcionais, bancos de couro, sistema de som Harman-Kardon, head-up display, assistente de estacionamento, sensor de estacionamento dianteiro, sistema de navegação com informações em tempo real e rodas de 17 polegadas com desenho exclusivo.
Ambas as versões vêm com o mesmo motor elétrico de 184 cv alimentado por uma bateria de íon-lítio de 32,6 kWh. É o bastante para ir de zero a 100 km/h em 7,3 segundos com máxima de 150 km/h. A autonomia fica entre 203 e 234 km.
Mercedes-Benz divulga teaser do sedã EQS
A Mercedes-Benz prepara a chegada de mais um elétrico da linha EQ – desta vez, o sedã EQS, que já apareceu como conceito. Agora, a fabricante divulga um teaser da versão de produção, que deve ser revelada nas próximas semanas com entregas começando ainda na primeira metade de 2021.
A silhueta revelada na foto lembra bastante o conceito Vision EQS, mostrado em 2019, embora possamos esperar um visual um pouco mais contido e menos… conceitual. Elementos como a dianteira e a traseira curtas, os faróis triangulares, e as lanternas horizontais, podem ser facilmente identificados na imagem.
Os alemães ainda não falam em números, mas o Vision EQS dispunha de 476 cv, ia de zero a 100 km;h em menos de 4,5 segundos e tinha autonomia de 700 km com uma carga – o que nos deve dar ao menos uma noção das metas para o EQS produzido em série.
Jeep de sete lugares é flagrado em testes na Suécia
A agência Carpix fez algumas fotos de um Jeep de sete lugares, camuflado, circulando em testes pelas estradas da Suécia. As imagens foram publicadas pela imprensa internacional, e mostram um SUV feito com base no Compass, porém com teto mais longo e menos inclinado – o que evidencia a terceira fileira de assentos.
A camuflagem esconde os detalhes da dianteira, deixando à mostra apenas um pedacinho dos faróis, e na traseira as lanternas sequer aparecem – ficam totalmente cobertas, exigindo um par de lanternas improvisadas “penduradas” na carroceria.
O pessoal lá fora não tem certeza do que se trata – a Jeep tem se mantido em silêncio quanto ao nome do veículo, bem como os mercados no qual ele será vendido. Só dizem que ele não se chamará “Grand Compass”. Não descartamos sequer a possibilidade de este Jeep ser o modelo de sete lugares que a FCA/Stellantis deve produzir em breve na cidade de Goiana (PE) – ele também será baseado no Compass, afinal. Vamos ver como tudo se encaixa nas próximas semanas.