FlatOut!
Image default
Car Culture Projetos

Problema espacial: NASA premia quem ajudar a melhorar o trânsito de São Paulo

Se você acompanha nosso trabalho, sabe que os problemas com o trânsito nas metrópoles brasileiras é pauta constante. Mas, ainda que conhecer o problema seja o primeiro passo para resolvê-lo, é preciso buscar soluções e realmente fazer alguma coisa. Juntas, a Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP), e a Singularity University (SU), criaram um programa de incentivo a quem tiver uma boa ideia para melhorar o trânsito de um dos lugares mais caóticos do País: a cidade de São Paulo. O prêmio? Um curso na NASA!

A iniciativa se chama Calltoinovation, e a proposta é simples: você precisa apresentar uma ideia revolucionária para melhorar a mobilidade urbana em São Paulo usando a tecnologia. O prêmio é uma bolsa integral no valor de US$ 30 mil (R$ 70 mil) para um curso interdisciplinar com duração de 10 semanas (junho a agosto de 2014), realizado nas instalações da NASA Ames, no Vale do Silício, Califórnia.

O curso faz parte do Graduate Studies Program da Singularity University e vem acompanhado de moradia e alimentação na NASA Ames durante o período, além de passagens de ida e volta para a cidade onde o vencedor morar. Para completar, a FIAP vai oferecer bolsa integral para um de seus programas de MBA para quem vencer o concurso. Para participar, é necessário ter mais de 18 anos, estar cursando ou ter concluído o ensino superior, e dominar o inglês — será feita uma entrevista via Skype com a bancada organizadora para testar a fluência do vencedor no idioma.

Depois de realizar a inscrição no site, o candidato deverá responder à seguinte pergunta, usando até 700 palavras:

São Paulo não para de crescer, seja economicamente ou em número de habitantes. Mas para essa engrenagem funcionar, a população – mais de 11 milhões de pessoas – precisa enfrentar o trânsito caótico e o transporte público superlotado. Estes são dois dos maiores desafios que a cidade enfrenta nos últimos anos. Pensando nisso, qual é a sua proposta para melhorar a mobilidade urbana de São Paulo, usando a tecnologia?

“Mas por que São Paulo? Outras metrópoles também sofrem do mesmo problema!”, você pergunta. Sim, é verdade. O site do concurso não esclarece esta dúvida mas, naturalmente, uma ideia que se aplica à metrópole paulista também pode se aplicar a outras regiões que sofram com o trânsito.

ames

Vista aérea do Centro de Pesquisa Ames, da NASA

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 16 de março por meio do preenchimento deste formulário. As propostas recebidas serão avaliadas por uma equipe de especialistas e serão selecionados cinco finalistas, cujos nomes serão revelados no dia 28 de março. Estes serão avaliados novamente no dia 3 de abril, e no dia seguinte será divulgado o nome do vencedor. Para mais informações, consulte o regulamento completo.

Para quem gosta de carros, esta é uma oportunidade de tentar melhorar o convívio de São Paulo (e do País todo) com eles. E se a sua ideia for a solução que todos estávamos procurando?