ola pessoal da gasolina hoje começa a ultima parte dessa novela que foi fazer uma cafe racer na verdade uma brat com uma honda cb 500 four 1974 pra quem nao viu ou nao lembra as primeiras partes estao aqui parte 1 parte 2 e parte 3 recapitulando estava com a moto pronta bom pelo menos a minha parte estava faltava apenas fazer o banco para poder ir ao evento para os que nao lembram o evento era o distinguished gentleman’s ride 2015 dessa forma o pedrinho cumpriu o combinado e entregou a moto no prazo acertado peguei ela na sexta e o evento era no domingo o bom e que ainda teria o sabado para fazer algum ajuste se necessario e afinal como a moto andava de forma geral a moto estava muito boa posiçao confortavel andava bem freava bem e tudo funcionava mas duas coisas me tiravam do serio a embreagem extremamente dura nao e exagero meu andar com a moto cansava o braço e o problema da carburaçao infelizmente eram coisas que so poderia resolver com mais tempo e em um mecanico especializado entao teria que ir ao evento assim mesmo aproveitei o sabado para dar uma volta com ela e me familiarizar com a moto ja que ainda nao tinha andado com ela de verdade nesse dia andei bastante com a moto e percebi que quando ela esquentava bem coisa de 30min andando ficava praticamente impossivel de se colocar em ponto morto e cada vez mais dificil de engatar as marchas mesmo com ela andando ou seja ficou claro que a gambiarra que o antigo dono tinha feito na embreagem nao estava dando conta e ela precisaria ser trocada enfim dia seguinte fomos ao evento e foi um sucesso a moto fez sucesso andou bem apesar de ter que administrar a entrada de gasolina no carburador manualmente conhecemos muitas pessoas tiramos muitas fotos foi bem legal [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 126912 126911 ] na segunda feira era hora de começar a pensar em como resolver esses problemas da moto mas para minha surpresa no fim do dia recebi uma ligaçao de um amigo que e produtor e estava fazendo um video para o lançamento da coleçao de uma marca de roupas e ele queria alugar a 500 para participar do video adorei a ideia seria uma otima forma de expor meu trabalho mas para isso tinha que ajeitar a moto pelo menos a carburaçao ja que ela seria filmada andando para deixar tudo mais dificil a gravaçao seria na sexta pela manha ou seja teria que arrumar alguem que desmontasse limpasse montasse com os kits de reparo novos e equalizasse os 4 carburadores em tres dias nao e algo impossivel qualquer mecanico com boa vontade faz isso nesse prazo tranquilamente mas o problema e esse boa vontade conversei com os mecanicos que conhecia nenhum quis aceitar o prazo de pegar a moto na terça pela manha e entrega la na quinta a noite ate que me lembrei de um com o qual comprei uma peça para a 500 que ficava do outro lado da cidade e ele topou o serviço claro ele cobrou um valor absurdo pelo trabalho/pressa mas eu nao tinha escolha ao menos me garantiu que pegaria ela na quinta no final da tarde chegou a quinta feira a tarde e nada 20h e nada fui pra la ver o que estava acontecendo e bom estavam mexendo na moto ainda os carburadores estavam lindos limpos com as peças zincadas e bi cromatizadas o motor pintado tinhamos acertado para ele fazer isso tambem mas nao dava equalizaçao fiquei la esperando ate a 1h da manha resolvendo isso mesmo assim nao ficou perfeita combinamos de levar la de novo na proxima semana para resolver definitivamente mas ao menos o problema da moto afogar foi resolvido sexta feira as 5h da manha levei a moto para a estrada dos romeiros onde seria gravada uma parte do video e no sabado outra parte foi gravada em sao paulo mesmo no campo de marte a moto estava ok o modelo que a usou o pepe apenas reclamou da embreagem o resultado disso tudo foi esse video [youtube id= muftpgcj50s width= 620 height= 350 ] depois disso tudo fiz mais uma troca de oleo e filtro da moto para limpar todo oleo velho das galerias e deixa la rodando apenas com oleo 100% novo para minha surpresa apos isso ela começou a fumar um pouco mas realmente era pouco levei a moto de volta no mesmo mecanico para acertar de vez a carburaçao conforme combinado la conversamos sobre a embreagem e realmente precisaria ser trocada resolvi nao fazer isso la nao estava muito satisfeito com o serviço dele apenas peguei a moto com a carburaçao feita e sai de la com uma moto andando bem mas muito desanimado com os dois orçamentos que recebi um para trocar a embreagem e outro para fazer a parte de cima do motor por indicaçao do meu pai resolvi leva la para esses serviços num mecanico proximo de casa que por acaso fez a carburaçao da 500 four dele 40 anos atras levei a moto la e nessa altura ela estava fumando muito o que me levou a crer que o antigo dono usou algum aditivo do tipo prolonga da bardhal que engrossa o oleo e ai quando eu troquei o oleo duas vezes saiu todo o aditivo o oleo afinou e ela voltou a fumar fiquei puto o antigo dono me enganou maquiou a moto para vender agiu de ma fe mesmo sairia caro fazer esse motor fui feito de trouxa mas agora nao tinha escolha ia ter que fazer com a moto la ele primeiro trocou a embreagem e realmente estava com um disco a mais mas nao era so isso ela estava com o cubo e campana muito gastos aparentemente o problema tinha sido resolvido [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 126914 126915 ] notem o desgaste do cubo da embreagem aonde os discos se apoiam agora tudo estava explicado o antigo dono colocou mais um disco para compensar o desgaste no cubo uma soluçao porca mas engenhosa agora era hora de abrir o motor fiz questao de acompanhar essa parte pessoalmente sempre quis ver um motor desse aberto para minha sorte o mecanico mexia nela a noite entao eu conseguia ir la depois do trabalho e acompanhar/fazer perguntas foi ai que as coisas começaram a ficar feias cada vez mais via o relaxo e falta de cuidado do antigo dono o rings velhos tinham fita veda rosca teflon para vedar e evitar vazamentos o cara ate fez a junta da tampa de valvulas com um fio eletrico depois disso começando por cima comando de valvulas ok sem riscos ou sinal de desgaste e tudo dentro das medidas para minha surpresa a corrente de comando era nova mas ao tirar o cabeçote veio a primeira surpresa em otimo estado bem lubrificados e riscos superficiais sairam com um polimento leve extrema carbonizaçao nos pistoes e valvulas e vimos que ela ja tinha pistoes 0 75mm de sobre medida entao esse motor ja tinha sido feito mais de uma vez provavelmente [gallery link= file ids= 126920 126921 126922 ] reparem na carbonizaçao excessiva nas valvulas e oleo nos pistoes vamos descendo mais paredes dos cilindros e pistoes bem riscados logo abaixo a pior surpresa o ex dono ao retificar o motor usou bronzinas de cb 400 os mancais da 500 sao de um diametro menor assim ele amassou as bronzinas da 400 para servirem o que acabou as ovalando nao bastando isso ele retificou o virabrequim para uma medida menor para caber nesse mancal ovalado surpreendentemente mesmo com tudo isso errado o motor era silencioso nao batia nao rajava nem sequer vazava oleo de fato ela foi muito bem maquiada para ser vendida mas vai saber quanto tempo isso iria durar [gallery link= file ids= 126925 126924 126923 ] reparem em como o vira estava riscado ao cotar o preço das bronzinas originais descobri porque o antigo dono usou as da 400 as 18 bronzinas 10 de mancal e 8 de biela saem por r$2 200 00 novas e originais ah e eu iria precisar de um virabrequim tambem por muita sorte consegui com um conhecido que traz peças dos eua um virabrequim original semi novo com bielas e o kit de bronzinas por 1 800 00 vieram de uma moto com 5 000 milhas rodadas estava zerado o que mais precisaria ser comprado/feito coxim de partida corrente primaria retifica de cilindros retifica de cabeçote kit de juntas kit de retentores banho quimico nas peças refazer as roscas espanadas que estavam vedadas com teflon nova pintura do motor com tinta original honda [gallery columns= 4 link= file ids= 126931 126930 126929 126928 ] ao olhar a parte do cambio vieram mais surpresas o antigo dono ao montar simplesmente nao colocou as arruelas espaçadoras dos eixos de engrenagem por isso ficava mais dificil engatar a marcha quando ela esquentava ja que nao ficavam no alinhamento correto isso ocasionou tambem um desgaste nos garfos do trambulador o que fazia ficar dificil de colocar em ponto morto somado com a gambiarra da embreagem ou seja precisaria tambem comprar um conjunto de trambulador e garfos [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 126932 126933 ] reparem no desgaste extremo ocasionado pelo mal alinhamento das engrenagens como nao estavam alinhadas era necessario forçar o pedal do cambio o que desgastou as pontas dos garfos reparem a diferença entre as fotos depois de algum tempo descobri atraves dos donos de motos antigas que esse mecanico que estava mexendo na minha moto e um dos melhores e mais conhecidos nesse meio mas com o tempo descobri tambem que era o mais enrolado ja que estava com a moto parada la a um bom tempo coisa de meses e ja que estava montando essa moto pra mim e nao para vender resolvi fazer absolutamente tudo que precisava ser feito sem economizar assim teria uma moto perfeita e nova por mais 40 anos e isso inclui novas pastilhas de freio com composto mais macio novas lonas de freio traseiro novos rolamentos de roda troca do estator e induzido da parte eletrica retificador moderno modernizada na parte eletrica polir as tampas do motor mesa de platinado nova burrinho de freio moderno coletores dos caburadores novos flanges de escapamento novas nova trava do tanque revisao e limpeza do motor de arranque com novas escovas eram coisas que tinha pensado em ir fazendo com o tempo mas ja que estava com ela parada resolvi fazer tudo de uma vez reparem no estado dos pistoes velhos extrema carbonizaçao nas valvulas mas estavam nas medida foi necessaria apenas uma limpeza e polimento algumas peças novas originais montagem [gallery columns= 4 link= file ids= 126938 126942 126941 126940 126939 126945 126944 126943 126947 126946 126949 126948 ] [gallery columns= 5 link= file ids= 126950 126954 126953 126952 126951 ] trava do tanque nova na embalagem original de epoca motor montado no quadro ja com as tampas polidas estator/induzido e chicote originais em pessimo estado depois de muitos meses muito mesmo mais do que me sinto confortavel em dizer de muita ansiedade e pressao sobre o mecanico recebi esse video ela funcionando pela primeira vez apos a montagem do motor [youtube id= cdgmewutfs width= 620 height= 350 ] motor funcionando redondo ainda sem um ajuste fino de valvulas e carburaçao mas ja estava girando e roncando fiquei feliz demais ao ver isso hoje em dia uso ela diariamente para ir trabalhar rodo mais de 40km por dia e e uma delicia claro que precisei fazer alguns ajustes depois essas coisas levam tempo ate ficarem perfeitas mas agora essa novela chegou ao fim e ela esta pronta no fim das contas saiu caro demais muito mais do que eu queria/esperava/podia mas valeu muito a pena e o preço que se paga para ter uma classica de 40 anos como nova como montei a moto para mim e nao para vender fiz tudo com calma e com as melhores peças senao originais de qualidade superior agora ja curti bastante a moto ja rodei mais de 3 000km com o motor novo que ainda esta na garantia ja esta amaciada andando muito muito bem equilibrada e dimensionada o desempenho do motor me surpreendeu muito em relaçao ao que era parece outra moto mas como todo bom petrolhead que nunca esta satisfeito chegou a hora de vende la para poder partir para um novo projeto a ideia era ficar com a 500 e partir para esse novo projeto mas infelizmente nao tem como ficar com duas motos esse projeto novo tambem ja esta pronto na cabeça so falta começar quem sabe nao vira um proximo pc aqui no flatout tambem entao quem tiver interesse me mande um e mail guimarchetti@gmail com passo mais detalhes de tudo que foi feito e o que tem na moto e assim acaba essa historia da 500 four obrigado pessoal abraços e ate a proxima por guilherme marchetti project cars #337 uma mensagem do flatout guilherme que belissimo projeto sobre duas rodas sua moto tem o verdadeiro espirito garagista que imaginavamos quando criamos o project cars alem de ser um projeto exatamente como aqueles que vemos babando nos programas de tv parabens pelo bom gosto e pelo cuidado na reconstruçao total da moto agora desligue seu computador e va logo curtir a cafe racer
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