bem vindos de novo ao project car #06 como o ultimo post sobre a frida foi publicado um ano atras pois e desculpem por isso mas vou explicar mais a frente e bem provavel que muitos leitores nao tenham visto os primeiros tres posts por isso seguem aqui os links do primeiro contando a historia dos newe klasse e sua relaçao com terroristas alemaes que gostavam de esportivos post 2 que explicava o projeto de preparaçao de epoca da frida e o post 3 que fazia uma breve atualizaçao sobre o nao andamento do projeto como expliquei no primeiro post o projeto da frida nao e uma restauraçao nivel peeble beach mas sim uma preparaçao seguindo receitas de epoca uma regra principal foi preservar a essencia do modelo original ao maximo e cada item nao original adicionado deveria sem compensado por um original sendo adicionado acima de tudo o objetivo e rodar com ela no dia a dia em ralis de classicos ate trackdays muito bonito isso tudo mas e mais facil falar do que fazer a parte mecanica foi feita na herrera motors começando com uma revisao total do sistema de freios original apenas usando pastilhas e sapatas feitas por encomenda os amortecedores originais foram refeitos com molas e buchas novas tambem originais mas logo de cara começaram os dilemas entre originalidade vs melhora de performance eu precisava ficar me lembrando o tempo todo de que a ideia era dirigir um carro que se comportasse como um carro da epoca e nao um carro moderno com aparencia de carro antigo me agarrando a essa ideia de equilibrio começamos a mexer na mecanica que foi onde tivemos as maiores mudanças o motor foi aberto limpo e revisado nao havia necessidade de retifica na alimentaçao a weber 32/36 que ja nao era original deu lugar a uma injeçao pandoo com layout vagamente inspirado no sistema da alpina cabeçote e valvulas foram trabalhados na especificaçao alpina da epoca o comando foi substituido por um alpina 300 mod small bearing e as valvulas receberam novos retentores originais e lockers no lugar das molas uma concessao necessaria para os 7 200 rpm previstos a embreagem original foi inteiramente refeita e calibrada para aguentar quase o dobro da potencia original nao encontramos especificaçoes de embreagem alpina entao usamos as referencias do modelo turbo de 74 o volante original do motor apos duas tentativas com volantes de aluminio que nao serviram foi aliviado como se fazia em 1968 e tudo foi acoplado a transmissao de cinco marchas dogleg que foi toda revisada mas mantida original usamos o motul 300v road racing 10w40 no motor um lubrificante de competiçao feito para motos que por isso mesmo contem uma boa dose de zddp aditivo que nao esta mais presente em oleos automotivos por atacar o catalisador mas e muito eficiente e especialmente necessario em motores com sistema de valvulas do tipo flat tappet na transmissao usamos o motul gear 300 75w90 tambem da linha de competiçao mantendo a especificaçao de viscosidade original o sistema de escape merece um paragrafo a parte tudo desde o coletor foi feito seguindo as medidas e especificaçoes do kit alpina rally com a saida pelo lado direito da traseira antes era central e o mais complicado foi encontrar um abafador que entregasse o som correto o mais proximo possivel do ronco ardido dos bmw 2002 preparados da epoca muitos modelos de prateleira foram testados mas no fim optamos por montar um abafador sob medida da para ouvir como ficou no belo video feito pelo pessoal da fullpower mas voce pode ouvir melhor no clip abaixo relendo os paragrafos acima sobre esta primeira parte dos trabalhos eu mesmo fico com a sensaçao de que foi facil mas nao foi 2015 foi um ano dificil em termos economicos para quase todo mundo mas tambem foi particularmente dificil em termos de tempo principalmente porque meu moleque mais novo com oito anos começou a correr de kart e quando nos demos conta ele estava disputando pole positions e corridas com um bando de moleques mais velhos e mais experientes e em uma categoria disputadissima e que usa motores de 125cc dois tempos que passam dos 100km/h nas retas isso nao estava nos planos achavamos que seria so uma influencia passageira e ele logo perderia o interesse como foi com o mais velho ledo engano o moleque se divertia justamente levando o negocio a serio entao nao havia outra coisa a fazer a nao ser tambem levar a serio precisei reorganizar todo meu trabalho madrugadas passaram a ser horario comercial finais de semana perderam o significado as minhas corridas a equipe e o coaching de outros pilotos tudo ficou em segundo plano neste turbilhao imaginem onde foram parar questoes como onde fixar o spoiler dianteiro ou como afinar a injeçao na minha lista de prioridades para a frida foi um longo e tenebroso inverno durante muito tempo o pessoal da retoque express que ficou com a parte da lataria manteve a frida coberta em um canto da oficina foram meses de muita paciencia ate que num final de noite de uma terça feira em outubro eu conseguisse fazer uma lista de açoes que entre outros incluia a fixaçao definitiva do spoiler alpina instalaçao da antena original e apos inumeras montagens e desmontagens as tres da manha conseguisse decidir quais rodas seriam usadas sairam as de aço originais da turbo e entraram as replicas da ronal mais leves e mais largas por sorte eles trabalham rapido e no inicio de novembro estava tudo pronto ou quase tudo porque o acerto da injeçao que haviamos feito no dinamometro nao estava legal apesar de limpar em alta o motor embaralhava demais em baixo e medio giro e engasgava com o acelerador em posiçoes intermediarias indicando que alem do acerto voltado para performance em alta rotaçao precisavamos fazer ajustes considerando tambem posiçao do acelerador e usabilidade em rotaçoes mais baixas para este tipo de acerto que vai ser principalmente notado no uso mais civil como em saidas de sinal anda e para do transito subidas de garagem e estradas o dinamometro tem que ser substituido pelo bundometro e a unica forma de se fazer isso e rodando e um processo que exige sensibilidade ouvido e paciencia mesmo com a injeçao no fim nao e tao diferente de carburar cada pequeno ajuste gera um efeito em outro ponto que exige outro ajuste e gera outro efeito num loop infinito que na melhor das hipoteses vai chegar a um compromisso entre economia ou performance em baixa ou em media ou em alta essa foi provavelmente a parte mais divertida e foi tambem um alivio pois meu maior receio era justamente de que a injeçao fosse algo excessivamente automatico e artificial foram quilometros e quilometros com o bruno herrera acompanhando e ajustando os parametros da injeçao um processo que levou semanas ate finalmente chegarmos ao ponto em que o carro esta agora dificil de dirigir nada suave em baixa brusco na transiçao de media para alta rotaçao e nem um pouco economico ou seja exatamente como um carro preparado do final dos anos 60 deveria ser no finalzinho de 2015 pude participar do torneio interlagos uma prova de regularidade organizada pelo jan balder no autodromo onde parte das fotos deste post foi tirada por conta de outros compromissos profissionais so pude dar oito voltas na pista ainda assim e mesmo mantendo compromisso com a regularidade a frida virou voltas na casa de 2 43 sem dificuldades [gallery columns= 4 link= file ids= 87595 87594 87593 87592 ] com mais algumas voltas e a pista livre para acelerar o tempo talvez chegasse a algo proximo de 2 38 dai em diante sera necessario pensar em um diferencial de deslizamento limitado um novo set up de suspensao e direçao alem de pneus mais esportivos e freios mais consistentes atualmente as freadas sao muito nervosas possivelmente o ponto mais critico do carro tudo isso sera assunto para o proximo post mas como contas claras conservam a amizade e importante dizer que nao devem haver grandes evoluçoes tao cedo nada esta facil e 2016 promete ser um ano economicamente duro e despesas em dolar estao totalmente fora de questao mas tambem por um bom motivo o melhor possivel meu pilotinho ao final da disputada temporada 2015 conseguiu ser campeao e claro vai continuar sendo minha prioridade em 2016 um abraço e o melhor 2016 possivel para todos susie frida e allracing por marcelo r project cars #06
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