agora que voces ja conhecem a historia do tranqueira e de como ele veio parar na minha garagem e hora de encarar o problema a primeira coisa a fazer e analisar com o que irei trabalhar nos proximos posts vamos começar pelo mais facil lataria e peças de acabamento no geral a lataria do carro nao esta tao ruim — o que com certeza assusta e a frente dele como voces perceberam no primeiro post o antigo dono colocou farois de marea/brava no carro o que me causou algumas dores de cabeça para resolver esse problema no meio dos documentos que vieram no carro consegui entender o porque dessa adaptaçao entre os varios papeis tem um papel de guincho falando de uma colisao frontal e um orçamento de um par de farois novos e com valores absurdos para a epoca a importadora pediu us$ 500 pelo par de farois e mais us$ 500 para pagar impostos com certeza algum funileiro disse para o dono que colocaria farois de marea por bem menos no carro dele e voila assim surgiu essa bela adaptaçao como voces devem imaginar esses para lamas nao tem mais uso pois foram recortados e tem varios pontos de ferrugem outro ponto que precisa de uma atençao fica ao redor da tampa traseira proximo ao teto formou se um ponto de ferrugem que com o tempo virou um buraco com isso a agua entrava e corria por dentro da estrutura e ficava parada bem atras do acabamento triangular esquerdo o interior nao estava tao ruim estava sujo mas apenas o controle do ar que estava quebrado o resto parecia muito inteiro e praticamente tudo aproveitavel ate mesmo o toca fitas funciona e com certeza ficara no carro como um simbolo nostalgico [gallery link= file ids= 24240 24244 24247 ] agora que o tranqueira nao e mais um estranho chegou hora de ver se esse motor 1 5 ainda funciona em casos como esse o ideal seria desmontar partes do motor verificar lubrificaçao das peças conferir se nao tem borras girar ele algumas vezes na mao para lubrificar corretamente e so depois dar uma partida mas quando comecei a conferir vi que o motor nao tem algumas juntas a tampa de valvulas por exemplo esta 100% colada no cabeçote com silicone o antigo dono tambem me falou que o carro estava fumando e o interior do radiador estava completamente marrom ou seja rodou com agua da rua depois de todos esses cenarios mais o fato de que esse motor sera substituido preferi partir para o caminho errado porem mais rapido troquei oleo filtros combustivel e decidi ver se os motores honda nao morrem nunca mesmo depois de trocar o oleo e seu filtro desmontei toda a tbi corpo de borboleta do carro como ele funciona com um sistema dual point com apenas duas valvulas injetoras os injetores de combustivel tambem ficam nela limpei bem as peças com descarbonizante conferi as mangueiras e sistemas mecanicos que funcionam com vacuo limpei todos os conectores dos sensores e parti para tirar a gasolina do tanque nao sei se todos sabem mas a gasolina tem prazo de validade apos seis meses ela começa a perder as suas propriedades e nao queima mais como deveria agora imagine uma gasolina que esta ha anos parada dentro do tanque ja imaginou pois essa e a gasolina que saiu do tanque do honda sim isso e gasolina com gasolina nova no tanque bateria nova oleo novo sensores ok chegou a hora de virar a chave nada do carro pegar a bomba de combustivel nao estava funcionando a gasolina parada e que com o passar dos anos se tornou aquele liquido escuro enferrujou completamente a bomba soluçao trocar a bomba levanto o carro tiro o tanque e corro atras de uma bomba usada nos desmanches logico que nao achei uma bomba igual para usar nele entao parti para a adaptaçao pois no futuro o sistema sera substituido por bombas externas de alta vazao com isso comprei uma bomba usada de civic 92 00 nao ficou perfeito mas ficou melhor que os farois de marea agora sim momento de grande expectativa [youtube id= k yyrsldr 4 width= 620 height= 350 ] agora que ele funcionou novamente podia me movimentar com o carro dentro do condominio e com isso parti para a proxima etapa mas como remover ferrugem das peças pesquisei em alguns foruns e achei varios tutoriais de como remover ferrugem das peças e resolvi testar na tampa de combustivel do crx como voces podem ver a ferrugem ja estava em toda a superficie da tampa mas existem alguns produtos no mercado com o nome de decapante para metais ou removedor de ferrugens no meu caso usei um produto chamado quimox que e um removedor ultra rapido como ele e um acido voce deve tomar muito cuidado ao aplicar o produto sempre usando luvas de borracha e oculos de proteçao para nao correr o risco de respingar nos olhos aqui esta uma foto da tampa ainda com a ferrugem e pronta para começar o processo deixei a mergulhada no acido por 24h mas apos umas 9h ela ja estava deste jeito e apos as 24h e uma limpeza com bombril para tirar o excesso do produto ela ficou deste jeito eu cheguei a fazer um video explicando o passo a passo mas como fiz durante a noite na sacada do meu apartamento e com meus filhos recem nascidos no quarto ao lado acabei falando baixo demais e o audio nao ficou bom mas ja ajuda quem precisa remover a ferrugem de peças do carro e nao sabe como [youtube id= p 4ep3w7lys width= 620 height= 350 ] e aqui como ela ficou no carro so um cadinho diferente ne no proximo post vou contar como foi a aventura de trazer peças grandes de fora para o brasil e como foi a remoçao dos farois de marea ate la por leandro garcia project cars #109
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