ola pessoal no primeiro post escrevi sobre como o wiesel meu bmw 130i entrou na minha vida agora chegou a hora de contar como faço pra mante lo sempre bem cuidado como viajo um bocado muitas vezes sozinha e a noite preciso de um carro que seja o mais confiavel possivel e se o meu velho escort que em 280 mil km rodados nunca me deixou na estrada e uma questao de honra garantir que o bmw seja igualmente confiavel por isso capricho na manutençao preventiva quando me perguntam como e a manutençao de um carro desses sempre respondo e preciso gostar muito de carros ou ter muito muito dinheiro explico quem tem muito dinheiro entrega o carro em uma oficina especializada e so volta para pagar a conta bem eu nao tenho muito dinheiro nem uma oficina especializada por perto entao tenho de ficar pesquisando intervalos de manutençao preventiva part numbers cotar preço de peças frete impostos e taxas em varios paises diferentes ate encontrar algum orçamento que caiba no bolso depois encontrar um diy de como fazer a manutençao ou mesmo instruir o mecanico sobre como proceder e meus amigos pra fazer isso a cada errinho que aparece no painel e preciso gostar muito mesmo do carro o 130i e um carro sem grandes defeitos cronicos a revista alema auto bild usou um em seu teste de longa duraçao 100 000 km e o elegeu o carro mais confiavel entre os ja testados devido ao numero de falhas que apresentou durante esse periodo zero foi o unico carro testado pela revista que conseguiu tal façanha os alemaes apenas se queixaram do gasto com gasolina e das multas por excesso de velocidade que envergonham a equipe ate hoje mas mesmo os carros mais robustos e confiaveis precisam de manutençao e no caso de um carro sofisticado essa deve ser bem criteriosa um 130i desmontado pela auto bild apos rodar 100 000 km nesse post vou tentar esclarecer tudo que aprendi nesse periodo convivendo com um bmw acima de tudo quero alertar aos candidatos a futuros proprietarios se voce nao quer perder tempo nem dinheiro com manutençao compre outro carro serio compre um carro zero qualquer com cinco anos de garantia ou coisa parecida os bmw sao joias da engenharia e merecem ser tratados como tais agora se voce e como eu que no fundo acaba se divertindo e aprendendo a cada manutençao feita tera diversao garantida com ele da mesma forma quem tiver sugestoes ou correçoes a fazer fique a vontade nos comentarios vou partir do basico entao para a maioria dos donos de bmw vou falar apenas o obvio mesmo assim acho que vai ser um texto util para os pretendentes a proprietarios primeiro conselho use a internet para buscar outros malucos como voce existem inumeros foruns e comunidades para trocas de ideias sobre carros recomendo frequentar pelo menos um nacional para ter dicas de oficinas como importar peças etc e algum internacional especifico do seu carro onde voce encontra tudo sobre os probleminhas mais comuns no seu modelo eu escolhi o bimmerbrazil como o meu forum preferido e la fora frequento o babybmw que e europeu — o 130i nao foi vendido nos usa indispensavel para saber o estado de saude do carro segunda dica de manutençao para quem quer comprar um bmw e nao tem rios de dinheiro para leva lo na autorizada a toda hora para medir a febre compre um scanner os bmws recentes possuem uma infinidade de sensores espalhados pelo carro todo nao vou entrar na discussao se a eletronica embarcada e boa ou ruim mas se ela esta la e para ser usada existem muitos modelos alguns apenas para diagnostico outros capazes de alterar algumas programaçoes do carro eu escolhi um bem simples que nao precisa ser plugado a um computador para deixar sempre no porta luvas minusculo do carro valeu a pena custou menos do que um unico diagnostico de concessionaria tambem existem transmissores bluetooth ou wifi para serem usados em conjunto com apps de celular para diagnostico estao na minha wish list pretendo comprar um para usar tambem em track days bom o scanner relata os codigos de erro presentes no carro; em foruns ou no p roprio google e facil descobrir o que cada codigo significa e ja fazer a lista das peças necessarias para o conserto compra de peças pessoalmente acho que os bmws sao otimos carros para os gearheads que curtem meter a mao na massa digo isso pela politica da bmw de manter estoque de todas as peças de reposiçao para praticamente qualquer coisa que ela ja fabricou e pela facilidade em encontrar vin decoders e catalogos de peças ok eles existem para praticamente todas as marcas mas nem sempre e tao facil encontrar o part number correto nem comprar a peça correta a partir do part number com os 7 ultimos digitos do chassi de um bmw e facil descobrir tudo sobre o carro desde os opcionais de fabrica ate o codigo de todas as peças de reposiçao destes sites o meu preferido e o bmwfans info nele e possivel encontrar diagramas de todas todas as peças do carro com part numbers e cotaçoes e o carlos zefiro do car porn o diagrama das peças de manutençao do amado e temido vanos com o scanner faz se o diagnostico dos problemas; com os catalogos online se encontra o codigo das peças que podem ser comuns entre varios carros como ja disse antes o 130i nao foi vendido nos usa mesmo assim quase todas as peças que ja comprei vieram de la a bomba d agua e a mesma do 128i os freios sao os mesmos do 330i e90 etc jogando os codigos no google ou no site da sua loja preferida — os meus sao a ecstuning com e o getbmwparts com e facil cotar os preços ai vem o problema trazer isso para o brasil nao e novidade para ninguem que a carga tributaria brasileira e um tanto exagerada mas nao vou falar muito disso aqui porque fica dificil nao usar palavroes como eu faço no caso de peças mais simples e baratas como detalhes de acabamento mando vir direto da loja via frete normal mesmo — ja comprei muita coisa no ebay e em valores baixos com sorte se escapa da tributaçao principalmente comprando da europa o problema e que o envio pode levar dois meses sem falar do risco de extravio por isso com peças mais caras e maiores nao abro mao de usar uma transportadora com rastreio e seguro como dhl e fedex ou mesmo os serviços de uma importadora que costuma ser mais em conta no caso de peças pesadas de qualquer forma o custo da peça costuma ficar em torno de custo da peça + frete x 2 devido aos impostos + taxa de desembaraço aduaneiro as vezes fica menos mas prefiro fazer o calculo pessimista e ficar feliz quando sobra troco outra recomendaçao que faço e ter estoque das peças de reposiçao mais comuns em casa para evitar ficar com o carro parado aguardando peças eu ja tenho um jogo de sensores presilhas discos e pastilhas de freio para a proxima troca entre outros itens que compro quando encontro a venda por um valor interessante e comprar no brasil vale a pena no caso de peças simples e de manutençao frequente como filtro de oleo e do ar condicionado qualquer coisa fora disso e dificil de encontrar em estoque e os preços costumam ser bem mais altos isso e claro em relaçao aos e87/e90 e46 e e36 sao mais faceis de encontrar peças estoque e com preços as vezes inferiores as marcas nacionais mao de obra problema detectado peça na mao agora vem a hora do conserto como eu disse na minha cidade nao ha nenhuma oficina especializada mas isso nao significa que eu leve o carro para porto alegre a cada probleminha que aparece a menos que seja um serviço realmente complexo prefiro levar o carro em um mecanico de confiança na minha regiao que ja tenha certa experiencia com importados por exemplo quando a lampada de um angel eye queimou a cotaçao de uma oficina especializada e nao estou falando de concessionaria foi de r$ 300 pelo conserto o meu mecanico que por acaso se chama ze logo olhou angel eye facil trouxe uma pasta com diversos tipos de lampadas e a correta custava r$ 1 50 troquei logo o par para o brilho de ambas ficar igual ja que as halogenas perdem luminosidade com o tempo um bom mecanico para mim e o cara que tem respeito pelo meu carro e que nao tem vergonha de dizer nao sei fazer isso afinal o mais importante e que o carro nao volte da oficina pior do que estava mas nao tem jeito tem coisas de um bmw que sao muito particulares e um mecanico qualquer nao vai saber fazer para ilustrar melhor o problema da mao de obra vou falar um pouco do coraçao do wiesel e algumas de suas peculiaridades motor o n52b30 e uma joia da engenharia alema original de fabrica produz 265cv para cerca de tres litros de deslocamento boa relaçao para um motor aspirado lançado ha 10 anos mas o que mais impressiona e o peso esse grande straight six pesa apenas 161kg ou seja rende algo como 1 65 cv/kg graças ao bloco de aluminio e magnesio alem disso graças ao vanos tem um a curva de torque absurdamente plana com cerca de 230nm disponiveis ja a 1000 rpm maximo de 310nm a 2750rpm e mantem um consumo de combustivel bem razoavel para atender a rigorosa legislaçao europeia e legal ir no museu da bmw e encontrar um motor igual ao do seu carro exposto como obra de arte o problema e que bem ele nao e bulletproof como os seus antecessores sim magnesio e levissimo mas altamente suscetivel a corrosao entao o bloco e feito de forma que a parte externa seja de aluminio e o miolo de magnesio nao fique exposto resultado para evitar a corrosao galvanica tudo que e preso no motor usa parafusos de aluminio que devem ser apertados sempre com o torque adequado e trocados a cada uso alem disso deve se cuidar para nao respingar liquido dentro dos buracos para encaixe dos parafusos para que o bloco nao comece a corroer por dentro maravilha nao para ajudar o cofre e mais que apertado impossibilitando o uso de torquimetros em muitos casos sem falar que se o carro ferver ha o serio risco de ocorrer problemas ja que os coeficientes de dilataçao dos dois metais sao ligeiramente diferentes portanto o sistema de arrefecimento deve estar sempre em perfeitas condiçoes alias a bomba d agua e um capitulo a parte e eletrica o que colabora para a reduçao das perdas do motor e maior economia de combustivel dizem tambem ser mais eficiente e pelo tamanho e peso nao duvido que seja capaz de bombear uma boa quantidade de agua chega a ser ate bonitinha o problema e cara muito cara outro problema nao dura muito mais do que uma bomba comum essa foi a primeira manutençao que tive de fazer no wiesel logo que espetei o scanner pela primeira vez la estava o erro indicando mau funcionamento da bomba embora o carro nunca tenha superaquecido achei melhor nao esperar quebrar de vez pelos motivos ja escritos tratei de comprar logo uma bomba d agua cotaçao da concessionaria r$ 3 800 pela bomba com prazo de 30 dias para entrega preço nos usa us$ 420 preço no brasil com frete e impostos em torno de r$ 2 000 aproveitei e troquei tambem alguns outros itens alegria de gearhead e receber caixinhas com peças pelo correio peças encomendadas fui falar com meu mecanico que disse nunca troquei uma bomba d agua eletrica mas se tu me disser como faz posso tentar fechado la fui eu procurar diy na internet como bmw atraem gearheads em todo o mundo nao e dificil encontrar passo a passo de como fazer praticamente qualquer coisa em casa juntei uns tres sites diferentes que descreviam como trocar e fui traduzindo com a ajuda do meu paciente namorado jonaaas qual a diferença de bolt e screw com as peças e o diy em portugues a cirurgia foi um sucesso e a temperatura nunca passou do normal mesmo usando o carro em condiçoes bem severas minha decisao de fazer a troca de forma preventiva provou ser correta quando a bomba do 130i de um amigo estragou alem do susto o carro dele ficou mais de um mes parado na oficina aguardando peças entao eu odeio o meu carro pelo alto nivel de frescuras de forma alguma eu o considero uma o bra prima da engenharia e apaixonante rodar em algo capaz de me levar de 0 100 em menos de seis segundos mas tambem e capaz de fazer viagens com um consumo de 14 km/l recorde pessoal 16 5 km/l em um trajeto de 20km dirigindo no modo madre teresa de calcuta se por um lado ele tem bluetooth e outras frescuras eletronicas por outro ele tem um ronco visceral que so os bons e velhos aspirados sao capazes de fazer e e absolutamente apaixonante dirigir algo que por mais que eu sente o pe parece estar sempre pronto e ate pedindo por mais basicamente o que fiz nesses 16 meses e 20 000 km com o wiesel • troca de oleo e filtro do motor 3xs castrol edge 5w40 caixa e diferencial logo que comprei motul gear 300 a bmw diz que os oleos da caixa e diferencial sao lifetime e realmente sao se voce espera que um carro dure apenas 5 anos ou 100 mil quilometros recomendo a troca do oleo da caixa no minimo a cada 50 mil km o meu foi trocado com 90 mil e estava uma meleca • troca preventiva de bomba d agua termostato algumas mangueiras e braçadeiras do sistema de arrefecimento; como liquido de arrefecimento uso inugel + mocool troco a cada 2 anos mesmo no escort ; • troca do evaporador do ar condicionado que estava com vazamento e um defeito comum nos serie 1 e feito de uma liga muito leve e pouco resistente tudo para aliviar o peso sobre o eixo dianteiro serviço feito por oficina especializada tem de tirar o painel troquei o filtro do a/c na mesma ocasiao; • troquei o amplificador nao original com subwoofer no porta malas por um retrofit alpine melhor coisa que fiz no carro melhorou muito a vida a bordo sumiram os chiados interferencias e pulos do som paralelo e tudo com otima qualidade de som • troca de rodas e pneus mais sobre isso no proximo post; • troca de alguns detalhes de acabamento como a manopla de cambio generica pela original e os suportes plasticos para o macaco manopla nova por ridiculo que pareça fez muita diferença no quesito prazer ao dirigir o que pretendo fazer em seguida nao necessariamente nessa ordem • vanos esta apresentando erro no scanner pretendo limpar as solenoides as vezes so isso ja resolve e e bem mais barato que troca las e um diy que pretendo fazer antes do proximo track day ou seja esse mes; • troca da bateria por uma nova a minha esta razoavel mas e marca diabo e nao tem a amperagem certa isso em um carro cheio de sensores eletricos pode gerar alguns bugs como falsos erros no scanner sem falar nos problemas de verdade • troca preventiva do regulador de pressao de combustivel devido a quilometragem; • troca da bomba da direçao hidraulica funciona mas ja nao esta 100%; • troca de alguns detalhes internos tapetes capa do volante colocar pedais de aluminio; • conserto de alguns detalhes externos polir os farois de milha trocar os emblemas das rodas e colocar um kidney grille cromado; • substituir o escape um tanto tosco feito por algum dos donos anteriores por um melhorzinho um eisenmann race e o dos sonhos vamos ver • o dia que eu realmente estiver com as contas folgadas quero colocar um diferencial de deslizamento limitado e o maximo que pretendo mudar no carro e acho que ele merece; • e e claro ir consertando os diversos probleminhas que inevitavelmente vao acabar aparecendo a proposito devo uma explicaçao o porque do nome wiesel desde o primeiro dia com o carro eu sabia que ele precisava de um apelido afinal ficar chamando o carro de centoetrinta e meio broxante pensei o nome certo vai aparecer uma hora e nao sei porque mas quando passava pelo carro na garagem e olhava para ele nao sei por que cargas d agua vinha a palavra weasel na minha cabeça — e a palavra generica em ingles para alguns animais da familia dos mustelideos pequenos carnivoros muito agressivos famosos por abaterem presas muito maiores do que eles nem gosto desses bichos mas achei um nome adequado para um pequeno hot hatch com desempenho surpreendente para quem nao o conhece como e um carro alemao adotei a palavra alema wiesel pronuncia se vizel achei que combinou e acabou pegando no proximo post vou falar sobre como e a vida ao volante desse hot hatch ou como o wiesel retribui os cuidados a ele dispensados espero nao demorar tanto para escrever dessa vez ate la por vanessa elisa project cars #110
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