saudaçoes a todos antes de nos aprofundarmos no universo da preparaçao gostaria de bater um papo e recordar a minha primeira viagem com o eclipse gst como eu havia prometido em meu primeiro post irei abordar esse assunto com a finalidade de passar a minha experiencia com o objetivo de estimular aqueles que hesitam em comprar seu carro dos sonhos porque eles estao a uma distancia muito grande de sua casa entao aperte os cintos e vamos nessa galera a preparaçao parece murro em ponta de faca mas vou repetir novamente que fazemos muito menos se nao nos prepararmos adequadamente no caso de uma compra de um carro fora de seu estado ha algumas coisas que voce tem que se certificar caso pretenda voltar para casa dirigindo a primeira coisa parece obvia mas e a documentaçao certifique se que o documento de compra e venda esteja corretamente preenchido que o carro nao esteja alienado e que o detran de seu estado nao exija a baixa do crlv no estado de origem bem como a comunicaçao previa de venda infelizmente nosso pais e muito burocratico e ha muitas diferenças entre dos detrans de cada estado entao cada caso deve ser analisado separadamente esta etapa preferencialmente deve estar adiantada o maximo possivel antes mesmo de voce viajar rumo a cidade de origem da sua compra para que voce nao perca tempo e dinheiro extra alem disso nao se esqueça que algumas etapas do processo de documentaçao podem ser obrigatoriamente presenciais e e ai que voce deve reservar um dia util para o inicio de sua viagem visto que esses orgaos publicos nao funcionam nos fins de semana a segunda coisa importante a fazer certifique se de que o carro possa fazer a viagem de volta isso envolve combustivel oleo agua pneus freios etc porque isso e importante bem porque nem todos os proprietarios de carros estao ligando muito se o tanque de combustivel esta cheio ou se oleo do motor esta recem trocado quando estao na eminencia de vender o carro veremos mais disso a seguir pois alguns dos medos que passei nessa viagem foram causados justamente por causa disso terceiro assunto importante tenha tempo disponivel nessa minha historia veremos que a distancia que me separava do meu carro era aproximadamente 1 400km muita gente consegue cobrir essa distancia em doi dias ou ate menos sem problema algum mas nao justifica voce tentar fazer isso em um final de semana apertado tendo que trabalhar no dia seguinte primeiro porque sempre ha a chande de alguma coisa dar errado e segundo porque assim como o seu carro voce tambem e uma maquina que possui limitaçoes baseadas no metabolismo quarto planeje sua rota ta e ai voce comprou aquele carro dos seus sonhos porem se esqueceu que ele e baixo demais para rodar em ruas nao pavimentadas de uma cidadezinha que voce nem sabia que existia ou entao voce deixou de se alimentar porque se esqueceu que a estrada de volta para sua casa e repleta de pedagios ou teve que dormir na estrada ou correr algum risco desnecessario porque voce nao contava com algum desvio na estrada onde pretendia retornar para casa cinco esteja sempre acompanhado me recordo que no primeiro post eu fiz um agradecimento a minha mae por insistir em ir comigo por causa disso aprendi que isso e muito importante para reduzir o risco e o estresse dessa primeira viagem com seu bolido recem comprado a razao disso e simples duas pessoas podem mais que uma a essa altura voces devem estar se perguntando se eu ja tinha tudo isso em mente antes de fazer essa viagem a resposta e nao a vida e aprendizado algumas coisas aprendemos na pratica porem e muito melhor aprender com a experiencia dos outros e por isso achei que seria interessante transmitir essa experiencia aos senhores coloquem seus assentos em posiçao vertical e recolham as mesas iremos decolar com destino a brasilia tudo começou no dia 14 de dezembro de 2010 uma terça feira quando eu e minha mae pegamos o aviao no aeroporto do galeao apos uma breve ligaçao informei ao sr fernando dono do carro que eu estava chegando na capital federal dentro de tres horas e que no dia seguinte pela manha nos encontrariamos no local combinado chegamos em brasilia com o tempo chuvoso tomamos o rumo do hotel reservado pelos proximos dois dias check in 14/12 e check out 16/12 conosco apenas uma mochila com duas mudas de roupas notebook com modem para conectar a internet e itens de higiene pessoal naquela noite ainda ligamos mais uma vez para confirmar nossa chegada no dia seguinte nos encontramos com o fernando no local marcado ele nao estava com o carro na ocasiao apos conversar para confirmar a identidade de cada um ele nos levou ate a garagem de sua casa onde estava o eclipse gst escondido sob uma capa o carro estava empoeirado e parecia fazer algum tempo que nao era utilizado neste momento ele nos convidou para entrar no carro para uma breve demonstraçao e tambem para leva lo ao posto de gasolina para que pudessemos ficar mais a vontade e tambem checar a mecanica aceitamos o convite e me sentei no banco do carona ao lado o sr fernando bateu a chave e o carro deu partida imediatamente sem restriçao alguma a partir dai fiquei reparando no comportamento do carro e nos barulhos como o da suspensao traseira que estava avariada o sr fernando foi me relatando o que o carro tinha por fazer a medida em que eu apresentava minhas duvidas chegando ao posto colocamos o carro no lava rapido dar um banho no carro e nesta oportunidade pude me certificar que a vedaçao estava em dia em seguida fomos checar a mecanica logo ao abrir o capo tudo ali estava consideravelmente sujo faltava o defletor da turbina e por isso podiamos ver o coletor de escape bastante avermelhado apesar disso nao era realmente um problema visto que essas peças costumam a ficar assim com o tempo minha preocupaçao naquele momento foi checar as mangueiras do radiador chicotes do alternador e bateria e verificar se havia algum tipo de vazamento de oleo em algum ponto do motor depois disso luzes de freio piscas e de re foi como se eu estivesse fazendo uma vistoria do detran todos esses itens estavam ok em seguida reparei nos pneus que como ja haviam me antecipado estavam no fim de sua vida util realmente estavam bem lisos principalmente os pneus traseiros isso me forçou a ter ainda mais cautela na volta por isso tambem chequei o estepe para o caso de uma troca inesperada de pneu e foi ai que eu descobri algo que eu nao sabia sobre o eclipse a existencia de um estepe temporario mais fino que as rodas originais do carro e que so pode ser utilizado com o carro andando a 80km/h no maximo quando nos satisfizemos com a mecanica percorremos a cidade em um test drive mais apurado sempre que possivel observando a temperatura e pressao de oleo do carro para checar se estava tudo ok o sr fernando deu as primeiras puxadas com o carro para que sentissemos melhor o desempenho depois disso trocamos de lugar e eu e minha mae tivemos a oportunidade de experimentar a conduçao a primeira coisa que reparei foi a diferença de potencia em relaçao a tudo o que eu havia dirigido antes e os engates secos e muito precisos daquele cambio era praticamente a confirmaçao de que eu iria mesmo comprar aquele carro — imediatamente um sorriso enorme se estampou no meu rosto eu estava naquele momento dirigindo um verdadeiro esportivo passamos a manha inteira conhecendo o carro assim antes do almoço eu ja havia confirmado que levaria o carro para casa e fui proceder o pagamento apos o pagamento tiramos uma das poucas fotos dessa viagem para servir de registro desse evento em seguida fomos ao detran onde o fernando faria a comunicaçao formal de venda precisei apenas assinar uns documentos e pronto eu ja era o novo dono do eclipse depois disso levei o sr fernando para casa e no caminho pedi a ele que me levasse ate o posto de gasolina para encher o tanque com gasolina podium durante o test drive ele havia me dito que o carro so funcionava corretamente se abastecido com podium uma vez que ja tinha algumas modificaçoes citadas no primeiro post como o carro estava abastecido somente com o que era necessario para o test drive entenda se quase na reserva completamos o tanque que tem aproximadamente 63 litros de capacidade em seguida voltamos para o hotel onde passei a tarde ocupado com uma preocupaçao que havia surgido assim que terminamos de abastecer o carro a qualidade do combustivel a rota e o problema com combustivel eu havia planejado a rota porem por erro havia esquecido completamente da necessidade de abastecer esse carro com gasolina podium mas nem tudo estaria perdido eu ainda podia contar com os recursos disponiveis na internet que me ajudariam a encontrar os postos certos para isso recorri a este site e por fim descobri algo que me preocupou bastante nessa epoca nao haviam postos que comercializavam podium em lugar algum na rota traçada de brasilia ate as imediaçoes de belo horizonte ou seja uma distancia de aproximadamente 730km para fazer o percurso meu carro teria que ter media de consumo melhor que 12 km/l o que fazer agora uma vez que com muita sorte o consumo desse carro 2 0l turbo fosse na faixa de 10km/l minha decisao foi de viajar ate que meu tanque esvasiasse cerca de 1/3 apos isso eu recompletaria com gasolina aditivada e continuaria ate chegar em belo horizonte com a esperança de que diluida a gasolina de menor octanagem causasse um efeito colateral menor considerando 10km/l como media de consumo do carro isso me daria uma autonomia de cerca de 850km neste trecho eu tambem teria que moderar com o acelerador ainda que a vontade pisar fundo fosse grande inicio da viagem de volta em seguida colocamos em pratica a rota que tinhamos planejado apenas adaptando essas restriçoes que o uso da gasolina podium nos impos a rota a ser seguida se estendia de brasilia ate o rio de janeiro pela br 040 onde iriamos buscar o carro da minha mae estacionado no aeroporto do galeao e depois seguiriamos para resende pela br 116 dutra totalizando 1 326 km sem considerar desvios dentro de cidades no percurso [gallery link= file columns= 4 ids= 20366 20367 20368 20369 ] tambem ficou decidido que fariamos paradas a cada 200 km para trocar o condutor assim nao nos cansariamos muito trecho 1 brasilia x belo horizonte ou melhor sete lagoas saindo as nove da manha de brasilia era de se esperar que pelo inicio da noite estariamos chegando em belo horizonte mas nao foi bem assim tomamos o trecho duplicado da rodovia que tem inicio na asa sul df 002 e df 003 normalmente mas assim que saimos de brasilia chegando nas imediaçoes de um local chamado valparaiso de goias pegamos um transito pesado em virtude de obras no local assim perdemos muito tempo desta maneira so conseguimos um transito mais livre praticamente quando ultrapassamos o ponto onde a br 040 torna se de mao dupla reparem na foto abaixo como o sol ja esta bem no alto ja era quase meio dia a ficha caiu o dono orgulhoso posando com seu bolido recem adquirido naquele trecho pegamos uma estrada de mao dupla em estado de conservaçao razoavel boa de dirigir e rodeada por uma vegetaçao de cerrado agradavel se nao fossem as eventuais filas de carros criadas por algum caminhao lento em seguida quando chegamos nas imediaçoes de paracatu mg parei em um posto e abasteci com gasolina aditivada como planejado e de fato comprovamos que o carro parecia reclamar quando nao era abastecido com podium imediatamente apos dar a partida e acelerar pra sair do posto a luz de check engine acendeu indicando uma provavel falha em algum componente no motor do carro a partir dai fiquei com um pouco de medo de ter algum tipo de pane durante o caminho que me restava ate bh para quem nao sabe carros turbo antigos tendem a ser um pouco frescos na hora de acender a luzinha do check engine felizmente nada demais grave aconteceu fui moderando no acelerador ate mesmo para evitar a forçar a mecanica uma vez que nao estava usando combustivel ideal entao como consequencia ja estava ficando tarde e nao haviamos chegado em bh portanto fizemos uma parada forçada em sete lagoas antes do sol se por hora do descanso encontramos um hotel bem legal na margem deste lago infelizmente nao me lembro do nome fato curioso naquela noite recebemos uma ligaçao inesperada era o fernando que estava propondo recomprar o carro isso mesmo aparentemente ele ficou com pena de vender e tentou comprar novamente o carro que havia vendido para mim no dia anterior inclusive ele ofereceu 10% a mais do que eu havia pago r$ 3 000 a mais para cobrir os custos da minha viagem ate brasilia e hospedagens entretanto o fato ja estava consumado eu ja tinha adquirido gosto pelo eclipse e neguei imediatamente a proposta oferecida trecho 2 sete lagoas x belo horizonte abastecendo com podium faltava pouco ate o rio de janeiro era manha do dia 17 e acontece que naquele momento a gasolina do carro estava acabando novamente apos tomar o cafe da manha no hotel e pagar a hospedagem reiniciei minha viagem pensando somente em chegar no posto br mais proximo com gasolina podium disponivel para saciar a sede do eclipse de sete lagoas a bh foi bastante rapido mas quando entramos em bh pegamos um pouco de transito apos completar o tanque com gasolina podium a r$3 quem dera se custasse isso hoje estavamos pronto para fazer a corrida final ate o rio de janeiro para a minha alegria a luz do check engine voltou a apagar com o combustivel correto e portanto me vi motivado a acelerar mais com o carro trecho 3 belo horizonte x rio de janeiro continuamos portanto a seguir pela br 040 ja duplicada uma rodovia bastante bonita e fizemos nossa proxima parada em juiz de fora para um almoço rapido e batemos em retirada em direçao ao rio de janeiro imediaçoes de petropolis para quem nao conhece este trecho da washington luis na minha opiniao e um dos trechos mais bonitos desta estrada trata se da serra de petropolis cercada por florestas a estrada tem um declive consideravel com diversas curvas algumas delas com tuneis porem de bonito ele tambem e perigoso ha transito intenso de caminhoes sempre acompanhado do caracteristico cheiro de lona de freio queimada alem disso neste local ja ocorreram graves acidentes fatais — com membros do forum mitsumania inclusive [gallery link= file columns= 5 ids= 20360 20361 20362 20363 20364 ] chegando a baixada fluminense pegamos um transito mais intenso — o que nos atrasou mais uma vez assim chegariamos ao aeroporto do galeao por volta das 17 horas para que a minha mae pegasse o carro dela aproveitei para abastecer num posto br nas imediaçoes e entao em vez de voltarmos para casa em resende pela br 116 preferimos passar a noite na casa da minha avo no rio de janeiro o trecho final rio de janeiro x resende pela br 116 fiz questao de sair bem cedinho de casa pois aquele era o momento para testarmos a performance do carro me recordo de ter feito a viagem do rio de janeiro a resende em cerca de 1 15 chegando a velocidade bem empolgantes neste percurso consideraçoes finais mesmo planejando e necessario estar atento a imprevistos eles ocorrem infelizmente nao tenho fotos mais detalhadas de todos os momentos da viagem uma vez que tudo isso aconteceu ha cerca de tres anos e meio e eu nao fazia ideia que algum dia eu iria contar esta historia em um site automotivo isto encerra a minha historia espero que eu tenha matado a curiosidade de algumas pessoas e ajudado outras a dar aquele passo importante rumo a realizaçao de seus sonhos gearheads no proximo topico irei continuar com a receita de preparaçao contando sobre o meu setup de cabeçote para o motor 4g63 ate breve por leandro amorim correa project cars #136
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.