certo dia durante um intervalo de almoço minha colega de trabalho estarrecida com o fato de eu aproveitar todo santo meio dia para olhar peças e forums me lançou a maxima essa tua fase um dia vai passar e tu nao vai mais nem querer saber de mexer em carros pois bem sete anos se passaram desde essa colocaçao e cada dia que posso investir tempo em meus carros percebo que isso sera um hobby por muito mais tempo do que ela imaginou creio que este e um sentimento comum neste lugar e assim começo a terceira e ultima parte do project cars #169 para quem nao acompanhou as partes 1 e 2 estao a um clique de distancia post 1 e post 2 aqui tentarei resumir minha breve experiencia nas pistas de arrancada amadoras a bordo de um fiat 147 turbo racha guapore era fevereiro de 2015 e a pista de guapore/rs estava pronta para um final de semana de aceleradas na sua interessante reta de quase 900m por segurança e cronometragem aceleram se apenas 201m o racha guapore tem estilo livre podendo competir praticamente qualquer tipo de veiculo do original ao altamente preparado para as retas dando uma otima chance para os novatos conhecerem o sistema e para os mais avançados treinarem suas reaçoes e aptidoes com seu carro de competiçao tudo isso acontece sem trofeus premiaçao podium e alinhar e acelerar seja qual for teu oponente um conceito muito interessante depois de algumas zicas dias antes do racha como uma junta original queimada e pequenos vazamentos no carter meu carro estava pronto para acelerar carro regulado revisado com fluidos trocados e uns 60 ou mais litros de alcool de posto prontos pra serem queimados pelo poderoso small block fiat 1 500 cc chegamos no sabado pela manha prontos para acelerar perto das 9h esperamos ate a cegonha chegar o que pareceram mesmo nove meses de espera mas foram cerca de duas horas depois de estarmos no box estavamos relativamente preparados e por isso tinhamos muitos equipamentos reserva como velas cabos tampas de distribuidor jogo de juntas oleo combustivel ferramentas diversas alem e claro de parcerias espalhadas pelos boxes com muito mais equipamentos que nos o objetivo era acelerar e ficar parado o minimo possivel caso qualquer problema ocorresse durante a prova o carro continuava sendo o mesmo da parte 2 onde rendeu 190cv na roda e 27kgfm de torque com 1 bar de pressao na admissao apesar de estar com pneus 175/70r13 o carro saia sem nenhum tipo de assistencia e nem traçao para os 60 pes em 2 6 s fechando o final do sabado com o meu melhor tempo de pista em 9 6s ao todo foram aproximadamente 40 puxadas entre sabado e domingo as puxadas mais esperadas eram as com os amigos participantes com os quais ha varios anos prometiam uma disputa epica isso nao tem preço um somatorio de satisfaçoes ao ver amigos que ha tanto tempo queriam estar naquele lugar foi demais sensacional quero de novo aqui uma puxada contra o gol sleeper 2 1 do amigo gearhead decio que ate outro dia era de uso diario [youtube id= v55 kutfils width= 620 height= 350 ] a noite seguimos a risca a dieta masculina de carne e cerveja tudo feito ali no box mesmo depois de um sabado cheio de puxadas o corpo pediu arrego e fui direto para meu quarto de hotel onde acordei com o ronco dos aspirados e do pre corte dos turbos perto das 7h da manha como da pra ver nas fotos o carro andava sem a grade em razao da temperatura da agua ser quase impossivel se manter abaixo dos 100°c depois de uma puxada lembrando que a ambiente ficava ao redor de 32°c durante a tarde como nem tudo sao flores o eletro ventilador trabalhou mais que put@ em dia de pagamento e entregou os pontos no fim do domingo deixando apenas o eletro auxiliar na funçao este na frente do radiador com ligaçao manual que hoje nao existe mais uma das coisas mais engraçadas eram os dedos apontados para a pista quando o 147 caia no alinhamento farra da galera nas arquibancadas e calcinhas voando apesar dessa ultima ser mentira fiquei feliz com a reaçao do publico parecendo uma torcida pelo pequeno fiat preto o curioso e o quanto as pessoas ficam interessadas ao ver um carro tao mal falado durante as decadas passadas literalmente atropelando alguns competidores equipados com motores maiores e mais conhecidos e claro sendo atropelado por outros com o mesmo motor ou com linguiças de seis ou mais cilindros foi demais o upgrade o motor do 147 foi completamente desmontado para avaliaçao apos o racha guapore nesse momento foram revisadas folgas de pistao/cilindro bronzinas de biela e planicidade do cabeçote e bloco aproveitando isso foram trocadas as bronzinas que ja apresentavam desgaste por sobrecarga e foi montada uma junta de cabeçote fabricada em aço pela general com essa nova junta de 2 2mm a taxa de compressao caiu de 10 2 1 para 8 8 1 dando um pouco mais de segurança para subir a pressao subir a pressao yeaaahhhh sim eu quero pressao esse novo ajuste aconteceu novamente no dinamometro da rdr de vacaria/rs onde o marcio deu uma bela refinada no mapa e puxou 1 8 bar de pressao na admissao agora a p**** ficou seria notem como esse mapa ficou bom considerem sempre a potencia e torque nas rodas o carro ficou mais arisco e os pneus yokohama 175/70r13 se mostraram insuficientes para segurar esse torque todo incrivelmente com 1 bar eles seguravam a bronca muito bem ate hoje ando com esses pneus pequenos para manter o visual classico do carro entretanto e necessaria muita atençao na conduçao com essa brutalidade toda jogada nos pneuzinhos foi necessario testar varias configuraçoes de pressao de pneu e geometria ate que encontrei algo que foi satisfatorio o carro destraciona bastante e isso e bem divertido mas anda em linha reta sem perigo de ir parar no barranco [youtube id= s0mtdir mnk width= 620 height= 350 ] no video gravado numa subida de pista dupla da pra ter ideia da retomada de 70 a 170km/h do carro nesse dia estava muito frio veio mais pressao que o normal e a mistura ficou um pouco pobre se voces notarem o hallmeter e o analisador da sonda wide racha pista hot racing antonio prado/rs em meados de agosto fui intimado para ir ate antonio prado rs seguindo o estilo outlaw e ir rodando com o carro ate o evento sao apenas 70km mas o risco de cair numa blitz da sempre de bem com a vida turma da lei era alto de qualquer forma aceitei o convite e o risco e me uni no meio do caminho a diversos amigos a bordo de voyage 1 9 nitro o decio de novo com seus ex carros do dia a dia c10 de apoio landau aspirado e um polo gt nitro infelizmente estavamos todos tao ansiosos que nao tiramos nenhuma foto dessa parte que falhada bah chegamos la pagamos as inscriçoes arrancamos o escapamento meramente ilustrativo regulamos suspensao trocamos pneus e hora da reta minha nossa como demorava passavam 10 minutos que mais pareciam horas na fila do treino livre como eu nunca tinha arrancado com pneus maiores e pista tratada meu carro sem booster 230cv no pe e sem pre corte ajustado para largada admito que foi uma guerra tracionar o carro errei simplesmente todas as puxadas do treino livre que sao apenas 3 na hora das puxadas validas consegui marcar um tempo de pista + reaçao melhores mas ainda sem cadencia nenhuma e me classifiquei na categoria 10 segundos durante essa classificaçao voce larga com quem esta do seu lado no alinhamento e larguei junto com um nobre amigo e seu impecavel opala 6 cilindros turbo calçados com slicks depois de classificado voce entra no mata mata ai o bicho pega ficou pra tras cai fora foram mais 4 puxadas no mata mata onde em 3 delas consegui extrair o possivel do carro e na puxada valendo a final acabei errando a largada de qualquer modo o segundo lugar foi uma vitoria pra mim aqui uma foto do recebimento do trofeu junto com uma galera altamente gente boa que sempre incentivou a todos na pratica do esporte e na preparaçao de motores denominamos nosso grupo informalmente como colonial racers titulo fanfarrao com a colonizaçao italiana da serra gaucha ir e voltar rodando de um evento de arrancada com um carro antigo turbo e carregado de combustivel pneus ferramentas cadeiras e um trofeu foi uma experiencia muito gratificante conclusao toda essa historia dos tres posts nao aconteceu em um mes foram anos lendo testando e juntando dinheiro para adquirir peças e ferramentas erros e acertos aconteceram nesse tempo mas todos fazem parte do show o importante e se dedicar e acreditar este espaço dedico a todos que tem vontade de correr atras do seu sonho e lutar com os proprios punhos para atingir seu objetivo parafraseando o alexandre garcia se eu posso qualquer um pode agradeço imensamente aos redatores do flatout por ceder um espaço para contar essa historia aos leitores por tirarem um tempo para ver a materia aos amigos e familia pela força e complacencia com as ideias desse que vos escreve um abraço a todos e fiquem com o video que resume um dos principais objetivos desse carro [video width= 620 height= 352 mp4= https //www flatout com br/wp content/uploads/2016/03/burn mp4 ][/video] burnouts por giovanni franceschini project cars #169 uma mensagem do flatout giovanni seu project car e uma boa mostra de que e possivel fazer muito com pouco e que nao e preciso voar longe para fazer um carro que garanta a diversao — basta manter os pes no chao e fazer acontecer parabens pelo esforço pela construçao e pela conclusao do projeto
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