ola galera do flatout finalmente chegamos ao ultimo post do nego este post vai resumir praticamente os meus ultimos cinco anos e a realizaçao de um sonho que tenho ha quase 10 anos um carro supercharger montado por minhas proprias maos a paixao pelo som desse charger vem desde que andei pela primeira vez em um civic vti charger de um grande amigo aquela puxada e o som das engrenagens retas me fizeram abrir um sorriso de orelha a orelha mas antes de fazer o carro andar freios e suspensao esta etapa eu fiz na verdade bem antes do supercharger pois como ja precisava fazer o freio o carro optei por um upgrade leve mesmo por que nao sabia o quanto o carro iria mudar apos a instalaçao do charger acabei fazendo a instalaçao de discos frisados e pastilhas de freio da ebc que acabaram me vindo como presente [gallery link= file ids= 62187 62188 62189 ] um amigo que montou um civic sedan turbo comprou estas pastilhas fora do brasil mas o que ele nao sabia e que as pinças brasileiras sao diferentes das americanas os civic importados ate 97 possuem uma pinça levemente maior que as nacionais e por isso as pastilhas de freio nao serviram no carro dele que e nacional como meu cupe e americano elas acabaram caindo no meu colo e sem precisar esperar meses para chegar apos a troca dos freios substitui as buchas do carro pelas buchas da marca hard race essas buchas possuem uma borracha com densidade maior e por isso a suspensao acaba ficando um pouco mais firme nao tanto como as buchas de pu mas como o nego e um carro montado para uso 95% rua e 5% pista optei pelas buchas de borracha a ultima alteraçao foi nas molas do carro eu ja utilizava molas menores da marca h&r que sinceramente foram o melhor jogo de molas que ja usei nao baixam tanto mas possuem praticamente a mesma carga das eibach e sao otimas para quem anda em vias esburacadas ou com muitas lombadas e valetas este e um comparativo da altura entre elas a esquerda estava com as molas da h&r e a direita com as eibach sistema de escape aqui eu novamente fui ajudado pelo meu amigo eduardo steganha dono do civic turbo pois ha muitos anos eu vendi para ele o coletor 4x1 em inox que tinha feito na 4d garage para um seda lembram que ele montou turbo logico que nao pensei duas vezes em pegar o coletor de volta mesmo por que continuava completamente zero a aparencia nao estava perfeita afinal ja foram alguns anos de uso consegui tambem com outro amigo um escape de 2 5 polegadas mas que precisava trocar os abafadores como o preço valia a pena tambem abracei o escape e ja aproveitei para importar um abafador de inox dos eua bom apos ver o abafador novinho e aquele coletor escuro arregacei as mangas e comecei um trabalho de polimento apos varias lixas e noites fazendo barulho na sacada do apartamento este foi o resultado [gallery columns= 5 link= file ids= 62197 62198 62199 62200 62201 ] instrumentaçao e acabamento interno apesar do charger ser algo mais seguro e nao ter a necessidade de tantos instrumentos acabei optando pelos medidores que me ajudariam no acerto do carro e tambem seriam otimos para um diagnostico no caso de algum problema futuro mas queria algo discreto e por isso acabei fazem um console para eles na parte de baixo do painel do civic tem um porta treco e que na epoca podia ser removido para a instalaçao de um leitor de cds lembrando que o civic vinha com toca fitas como raramente utilizo aquele espaço escolhi aquele local para instalar dois instrumentos e uma chave geral como meu carro fica parado por dias e as vezes semanas coloquei uma chave geral para nao ficar judiando muito da bateria pois ja descarreguei ela por completo algumas vezes [gallery columns= 5 link= file ids= 62203 62204 62205 62206 62207 ] algumas pessoas me questionaram se o lugar nao era ruim por nao estar tao proximo dos olhos mas na verdade esses instrumentos possuem avisos sonoros ou seja se algo der errado eles começam a apitar e com certeza eu tiraria o pe neste momento os instrumentos que considero mais importantes deixei na parte superior bem ao lado do painel principal water injection como no kit que utilizei o compressor fica localizado apos tbi borboleta e nao tem como colocar um intercooler uma das maneiras de resfriar o ar apos compressao e pelo sistema de injeçao de agua no meu caso eu utilizei um kit da coolingmist com uma bomba de 250 psi e dois bicos um localizado antes do charger e um depois o problema era aonde colocar o reservatorio de agua por isso optei por instala lo dentro do para choque do lado direito do carro ali ficava a caixa de ressonancia do filtro de ar original e por isso sobrava espaço para acomodar tranquilamente o reservatorio mas como enche lo de agua muito simples e so interligar com o reservatorio de agua do esguicho e foi o que fiz ela acabou virando uma extensao do reservatorio de agua do esguicho assim nao preciso ficar sempre reabastecendo de agua ja o pressostato e a solenoide eu coloquei perto da torre do amortecedor no lado esquerdo o que acabou ficando discreto e facil de dar manutençao se tiverem curiosidade neste video da para ter uma idea de como e a nuvem de agua que e misturada com a admissao e ajuda a baixar a temperatura de admissao dos 85º para 37º [youtube id= yxewpsn1ilo width= 620 height= 350 ] rebuild do motor existem dois motivos que me fizeram optar por esse rebuild primeiramente o motor e completamente original e nunca foi aberto apesar de ter apenas 140 000 km e um motor com 19 anos e a idade tambem pesa no desgate dos materiais o segundo fator e que o charger ira forçar todo o sistema e como as peças ja tem uma idade avançada eu achei melhor nao arriscar mas tambem fiz apenas o basico bomba de oleo bomba de agua correia dentada esticador e juntas a parte mais dificil de todas foi soltar o parafuso que prende a polia no virabrequim precisei de uma pequena alavanca para isso e mesmo assim precisei fazer muita força para soltar o parafuso outra dica que gostaria de deixar e a chave para travar a polia neste motor e necessario uma chave especial para travar a polia que na verdade e uma chave 50 invertida e perfurada no meio para que seja possivel colocar a chave e soltar o parafuso esta ferramenta custa mais ou menos uns r$ 180 e como a grana estava curta e eu nao achei ela nas lojas proximas ha minha residencia parti para uma alternativa que serviu como uma luva comprei uma porca 50 r$ 5 00 e uma chave para porca 50 r$ 65 00 e foi esse o resultado outra coisa que gostaria de alertar e com a compra de peças apesar dos honda 92 00 usarem motores d16 e muitas peças serem intercambiaveis existem algumas diferenças que podem atrapalhar em um serviço como esse comprei as peças na honda usa ha muito tempo e nao lembro se usei part number errado ou se me mandaram errado mas o fato e que as bombas de agua e oleo eram do d16z6 civic ex/si 92 95 ao inves do d16y8 civic ex 96 00 e so percebi isso quando coloquei as peças lado a lado felizmente a bomba de agua do z6 serve no y8 mas o contrario nao pois a do y8 tem uma polia bem maior ja as bombas de oleo nao sao intercambiaveis pois os prisioneiros que prendem o carter possuem disposiçao um pouco diferente no final das contas nao pude trocar a minha bomba de oleo e tive que colocar a antiga de volta apenas troquei o retentor e as juntas para evitar vazamentos [gallery link= file ids= 62215 62216 62217 ] outra dica e para sempre utilizar fluido no sistema de arrefecimento nunca usem agua pura o meu coupe sempre rodou com fluido original honda vejam como esta o sistema agora que o montor esta todo montado de volta vamos ao que mais interessa kit supercharger agora chegamos a cereja do bolo hora de realizar o sonho de quase 10 anos logo que peguei o carro consegui um kit da jackson racing com outro amigo do hondaclub mas o kit nao estava completo e precisava de muito trabalho o kit nao tinha as juntas polia o compressor estava praticamente sem o oleo e muito melado por dentro faltavam alguns sensores mangueiras etc com o passar do tempo eu comprei juntas da p2r para minimizar a troca de calor entre as peças tbi de vti ela possui 6 mm de diametro a mais que a do civic ex sensores novos map iacv e iat e mandei fazer uma polia nova na folego turbo logico que a polia era ligeiramente menor que a normal do charger [gallery columns= 4 link= file ids= 62220 62221 62222 62223 ] esta polia menor foi calculada para gerar 9 psi 0 6 bar de pressao pois como meu motor e original e as bielas do d16 sao muito finas acho melhor nao passar dos 200 cv nas rodas inclusive esta sempre foi a minha meta outra alteraçao importante no kit foi um serviço de port & polish que fiz para igualar os dutos de ar e aumentar o diametro da admissao para casar perfeitamente com a tbi de 60mm infelizmente as fotos desse processo eu perdi quando roubaram o meu celular e so descobri depois que nao estava fazendo backup automatico agora o ponto que eu considero mais importante nessa etapa e foi o processo de rebuild que fiz no compressor como o compressor aparentava estar bem judiado resolvi desmontar e trocar todos os rolamentos retentores e o oleo interno o processo de desmontagem nao tem muito segredo mas se tiverem curiosidade montei esse video com o passo a passo [youtube id= 5b6tmn6xaii width= 620 height= 350 ] uma coisa que ficou faltando e refazer o revestimento de teflon dos rotores que eu ainda pretendo fazer isso um dia pois reduzem drasticamente o calor interno e melhoram o fluxo de ar apos tudo isso e um banho de tinta esse foi o resultado ja a montagem do kit e muito simples basicamente tirar um coletor parafusar o novo esticador da correia do alternador que liga tambem ao charger e montar o coletor novo o trabalho se resume mais ou menos a isso o acerto do carro foi feito pela way motorsport pois nao tenho conhecimento tecnico suficiente para isso e acho melhor deixar o acerto para alguem que ja faz isso todo o dia via hondata s300 e depois de 1h de dinamometro e alguns acertos na rua para acertar subida lenta meio pe etc o resultado foi esse e isso ai lutei para chegar aos 200 whp mas o maximo que conseguimos tirar foi 181 7 whp aproximadamente 200 210 cv no motor apesar de nao ter atingido a minha meta fiquei muito feliz com o resultado pois esse torque quase constante desde os 1 000 rpm deixam o carro muito esperto para uso urbano e meio pe a ausencia de um lag no momento de uma acelerada e simplesmente fenomenal apos esses cinco anos montando o nego e esses quase dez anos sonhando com um charger posso dizer que nao existe nada neste mundo que se iguale ao prazer de montar o carro do jeito que sempre sonhou e com as proprias maos quanto aos 200whp acho que esta facil de alcançar talvez um escape melhor um banho de teflon nos rotores e um alivio nas polias e volante ja devem dar esse empurraozinho que falta e isso pessoal por aqui termina a historia deste projeto mas com certeza nao termina a historia do nego por que nao dobrar essa potencia [youtube id= d4ggyld7sdq width= 620 height= 350 ] por leandro garcia project cars #187 uma mensagem do flatout leandro realmente nao ha nada igual no mundo a acelerar aquele carro ao qual dedicamos tanto tempo e dinheiro para tira lo dos sonhos e coloca lo na realidade seu projeto mostrou em detalhes que este caminho nao e facil e muito menos rapido mas o resultado sem duvida compensa todos os obstaculos e desafios pelo caminho parabens pelo projeto
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