Tudo certo, FlatOuters? Continuando minha história com meu sonhado Calibra, depois de mais de trinta dias com o carro na garagem ainda não acreditava que ele era meu. Felizmente ele era mesmo meu, e era hora de começar a pensar em manutenção preventiva, pois quero sempre um carro 100% confiável.
Depois de dois meses levei o carro para verificar e substituir o silencioso intermediário de abafador final, coisa fácil? Não no Calibra, o coletor de escapamento que vai até o catalisador é de aço inox assim como o catalisador, essa parte de aço inox não tem com o que se preocupar, mas depois do catalisador, o cano que liga ao abafador intermediário e abafador final é de 2,5”. Nenhum dos abafadores são fabricados por empresas nacionais. A solução sem restringir a saída de gases foi instalar um abafador intermediário de Omega e o abafador final que tem de ser da Omega Suprema. O carro ficou silencioso e não perdeu potência.
Tudo perfeito, curtindo o Calibra todos os dias para ir ao mercado, levar o filho na escola, visitar os amigos, ir pro trabalho e tudo mais. Daí percebi que o Calibra não era um bom carro para o dia-a-dia; Por quê? Ele é grande tem o centro de gravidade baixo e com altura da carroceria de 1,28 metros, comprimento de 4,50 metros e bancos com abas laterais tipo concha, sendo assim conversando com minha esposa resolvemos que teríamos de adquirir outro carro pequeno confiável e barato. Foi que apareceu um Kadett 1.8 SL 95/96 com alguns opcionais, então compramos o Kadett para minha esposa utilizar no dia-a-dia.
Agora o Calibra era só pra passeios de final de semana e uma ou duas vezes ir pro trabalho com ele cerca de 15km da minha casa, uma boa distância para esquentar o motor e fazer todos o componentes do carro funcionar…
Pesquisando sobre peças pro carro vi que por aqui não há quase nada de peças de reposição e peças de acabamento, por isso fiz um cadastro no eBay e em vários outros sites estrangeiros que enviam peças para o Brasil.
Comecei a comprar partes de tudo um pouco, manual Haynes, que mostra muita coisa sobre manutenção e informação técnica, revista Quatro Rodas com a avaliação do Calibra, um chaveiro Chevrolet, radiador, reservatório do radiador, reservatório do fluido do freio, emblema C20XE etc.
Depois de mais de um ano com o Calibra sem apresentar nenhum problema, em uma sexta-feira como era de costume fui com o Calibra até a empresa onde trabalho. Quando cheguei em frente à empresa o carro começou a falhar e ficou sem força ao pisar no acelerador. Estacionei o carro com dificuldades, e fui trabalhar.
Passei o dia inteiro pensando o que poderia ser e no fim do expediente fui até o carro, dei a partida e tudo funcionou normalmente. Mas não por muito tempo: ele logo começou a falhar de novo. Estacionei o carro e liguei para o meu mecânico de confiança. Dei a partida no carro e fui indo e parando até chegar lá. Levei meia hora para percorrer um trajeto que normalmente levo 10min. Já estressado, estacionei o carro em local seguro e liguei pro mecânico, “não dá mais pra ir com o carro assim. Pede pro guincho vir me buscar”.
Vinte dias sem o meu Calibra, e o defeito era no módulo Motronic, foi enviado para uma empresa especializada em módulos.
Tudo de volta à normalidade, eu, minha esposa e meu filho combinamos com um casal de amigos para ir passar o final de Bento Gonçalves/RS, a 130km da minha cidade. Foi muito bom pra conhecer o Vale dos Vinhedos, Passear de Maria Fumaça e desfrutar de um bom hotel.
Depois do final de semana, na quarta-feira feira fui trabalhar com o Calibra e no final do dia, quando voltava para casa o carro começou a falhar de novo. Não pensei duas vezes liguei pro mecânico: “Pede pro guincho vir me buscar, e me espera aí na oficina que o Calibra tá falhando de novo”. Deixei o carro na oficina o fui pra casa. No sábado fui até a oficina e descobrimos que a bomba de combustível tinha quebrado. Conversamos e combinamos de fazer uma geral na parte mecânica do carro, pois não queria mais ficar andando de guincho de um lado pro outro. Como falei anteriormente, quero um carro 100% confiável.
Por isso foi trocado:
- Filtro de combustível
- Regulador da pressão de combustível
- Mangueiras flexíveis do tanque de combustível
- Bomba de Combustível
- Radiador
- Aditivo no sistema de arrefecimento
- Defletor do Carter
- Válvula reguladora de pressão
- Anel vedação da flauta de óleo
- Juntas diversas
- Kit velas e cabos
- Correia dentada
- Correia de acessórios
- Rolamento Tensor
- Rolamento guia 52,7mm
- Rolamento guia 62,7mm
- Sensor de rotação
- Substituir graxa de todas as homocinéticas
- Filtro ar (Simota)
- Filtro pólen
- Limpeza TBI
- Fluido de Freio
- Par de buchas da suspensão dianteira
- Desempenar coletor de escape
- Troca do óleo (sempre 15W40 semi-sintético)
- Filtro do óleo
- Algumas outras peças
- Mão de obra
Total do investimento: R$ 5.660. Sempre procure o melhor mecânico pra cuidar do carro, pois muitos acham que o Calibra tem o mesmo motor 2.0 16V de outros GM. Na verdade o Calibra tem um motor C20XE (também usado no Vectra GSI), que tem suas peculiaridades tais como: sensor da massa de ar (MAF) que tem um modelo único e exclusivo, rolamento guia de 62,7mm exclusivo deste motor, bicos de combustível também exclusivos. Não tenho muito conhecimento em mecânica, mas aprendi bastante com um mecânico de confiança.
Agora posso Viajar com a minha esposa e nossos dois filhos, pois depois que voltamos de Bento Gonçalves, ficamos sabendo que ela estava esperando mais um menino!
Na terceira e última publicação, vou mencionar peças raras, itens indispensáveis pro Calibra ser um bom carro, e vou contar quais são meus planos futuros. Até lá!
Por Mateus Berti, Project Cars #188