fala galera hora de falar um pouco mais do meu peugeot 306 depois de detalhar a voces a quase destruiçao total do sonho e a reconstruçao com o apoio de amigos e familia parte dela pois sempre existe a parte que continuava me contrariando por andar de carro velho tentarei detalhar todas as modificaçoes e adaptaçoes que fiz no carro quase sempre motivadas por problemas pois a meta e clara quebrou melhor partir para um upgrade darei inicio nas modificaçoes visuais ate chegar nas partes mecanicas onde farei um relato mais aprofundado sempre fui fa dos farois amarelos ambar muito utilizados em rally e desde o xsi ja usava lampadas amarelas no s16 resolvi aplicar uma pelicula nos neblinas que deixavam o visual invocado porem ligeiramente fosco depois da batida eu comprei uma pelicula nova que ficava com a tonalidade no limiar entre amarelo e verde eu tinha la minhas duvidas se curtia ou nao esta modificaçao inclusive muita gente nao aprovou pouco tempo depois retirei as peliculas dos farois deixando somente nos milhas mas no fim acabei por remove los tambem para chegar no entao setup atual importei farois de milha cibie do mesmo modelo dos originais do 306 porem com foco de longo alcançe e lente lisa naturalmente ambar que proporcionam uma iluminaçao muito bacana com a troca dos farois as pestaninhas interna dos farois do doador nao estavam cromadas como sao originalmente entao optei por pintar de preto que em minha opiniao ficou muito bom apesar de destoarem dos piscas que saltavam aos olhos por serem cromados optei entao por mudar a cor deles para laranja atraves de uma pelicula que por ser parente daquela no limiar entre o amarelo e o verde esta no limiar entre o amarelo e o laranja num momento de inspiraçao jdm veremos algumas influencias nas modificaçoes adotadas troquei as lampadas dos piscas por 2 polos e fiz a ligaçao da luz de posiçao passando por um interruptor paralelo no qual eu escolho se quero os piscas acesos ou a luz original ainda sob esta ma influencia substitui o gancho de reboque dianteiro por um tow strap na cor cinza e troquei a antena de teto por uma curta em aluminio ok chega de modificaçoes esteticas externas agora partiremos para o interior onde mais modificaçoes visuais ou nao totalmente voltadas a funcionalidade acontecem a começar pelos cintos de segurança vermelhos adaptados do peugeot 106 gti aqui vale uma intrigante explicaçao comprei os cintos na inglaterra e para minha surpresa chegaram travados apos algumas tentativas sem sucesso de destravar e esticar a fita tentei esticar os cintos que tirei do doador e estes tambem estavam travados esta e a hora que voce percebe que esta fazendo alguma meleca desmontei entao um cinto traseiro do doador para compreender o mecanismo que por sinal e bem bacana o eixo no qual e preso o cinto tem uma catraca na lateral e duas travas internas que ficam liberadas atraves de uma pequena mola quando puxamos o cinto rapidamente a força centrifuga gerada no eixo tende a expulsar essas travinhas que prendem no interno da catraca fazendo o cinto travar alem disso existe uma outra travinha de plastico com uma bolinha dentro que em uma determinada posiçao do cinto faz com que esta bolinha assuma uma posiçao mais baixa permitindo que a travinha apoiada libere o cinto conclusao o cinto so fica liberado para ser estendido se o suporte estiver na posiçao na qual ele foi projetado ate ai tudo bem mas para que serve se no carro ele esta sempre nesta posiçao ai que esta durante frenagens aceleraçoes e curvas acentuadas o carro esta sujeito a outras forças e o mesmo ocorre com a bolinha; isso significa que durante uma frenagem brusca antes mesmo de o seu corpo tensionar e o cinto acionar as duas primeiras travinhas esta bolinha ja acionou a outra e travou o cinto o mesmo ocorre em aceleraçoes bruscas e curvas acentuadas aumentando a sua segurança bem pensado misterio resolvido mas como o mecanismo do 306 era mais sofisticado e possuia uma trava a mais desenrolei o cinto e mudei de mecanismo para poder entao instalar no carro muitas das modificaçoes do s16 foram herdadas do meu antigo modelo xsi sao elas o volante que eu comprei para ele com o cubo e guardei quando vendi quase que prevendo que teria outro 306 o volante e um momo modelo driver raro aqui em terras tupiniquins com uma empunhadura firme e acabamento plastico na parte superior que evita o aquecimento quando parado sob o sol outra herança foi um subwoofer rockford fosgate punch 3412 tambem raro por aqui que e meu xodo e me fez fazer um projetinho de som no s16 que foi assistido por outro amigo o xuxa o set consiste em player clarion dxz786usb que e um player honesto com razoavel fidelidade e que ao mesmo tempo controla ipod e le mp3 aliado a cortes de frequencia ativos bons um modulo amplificador de epoca para alimentar o subwoofer um rockford fosgate 200ix um amplificador mais moderno da boston acoustics e um kit de voz da focal modelo de entrada um access com cabeamento knuconceptz tudo isso instalado em casa com a ajuda do supracitado amigo e o acabamento do rack desenhado no autocad e cortado a laser na aquaplas para aumentar um pouco o desempenho do som e atenuar os ruidos externos aproveitei o espaço da garagem do meu pai e revesti as portas os paines laterais traseiros e todo o porta malas com manta asfaltica auto adesiva sim lastro mas o que sao 30 quilos de som e manta contra o conforto e qualidade que eles oferecem aos amantes do weight reduction bro eu digo que velocidade as vezes nao e tudo antes de começar a falar das coisas boas o restante das modificaçoes do interior se resumem em um espelho sobreposto no original com largura maior e curvatura convexa garantindo uma maior visibilidade depois que acostuma e uma maravilha e um cubo de saque rapido do volante para facilitar entrar e sair eu uso o volante na regulagem inferior mas a maior vantagem e que ele traz o volante para perto um problema do 306 e que quando se ajusta a distancia aos pedais corretamente o volante fica longe problema sanado com esta pequena modificaçao [gallery link= file ids= 51068 51067 51066 ] para começar a falar das modificaçoes mecanicas vou antes ressaltar que o modelo s16 do 306 e bem completinho tanto de interior como de equipamentos tem abs teto solar ar condicionado automatico espelhos eletricos com desembaçador regulagem de altura no volante bancos semi concha em veludo com acabamento em couro codigo para ligar o carro amortecedores a oleo e suspensao mais rigida e baixa lembrando do meu proprio quote toda quebra e um up pois bem na hora que fui trocar as buchas da bandeja nao poderia ser diferente importei da powerflex um jogo de buchas de bandeja pro 306 em poliuretano produto excelente e pensado pro carro a bucha traseira aplica +0 5° de caster aumentando o grip do carro o acabamento e ate agora a durabilidade sao excelentes logico que existe aquele barulhinho caracteristico quando passa em lombadas mas a gente releva sem maiores transtornos o coxim inferior do motor dos peugeot desta epoca e cronico e esta sempre estourando acabei optando pelo modelo em poliuretano com dureza media tambem da powerflex que causou um pequeno transtorno em uma mudança brusca de direçao no transito pesado de sp sai forte com o carro com o volante esterçado o que causou esse coxim a sair lateralmente do suporte devido a um erro de projeto o qual soube posteriormente que este ja havia sido diagnosticado e sanado no modelo atual com a colocaçao de duas arruelas na lateral impedindo esta desmontagem foi uma modificaçao que precisou ser refeita mas faz parte da graça nao reparem a graxa havia rasgado a coifa da trizeta e sujado tudo pesquisando sobre a suspensao dos franceses e percebendo que todas as modificaçoes radicais nao se encontram disponiveis no brasil e sao todas cobradas em libras esterlinas o swap por peças de outros carros e modelos e bem estudado e praticado por aqui como e o caso da barra estabilizadora da utilitaria partner que e identica porem mais robusta que a do s16 que por sua vez ja e mais robusta que a dos demais modelos barra encomendada e trocada vamos travar essa suspensao aos poucos um modelo primo nao tao distante do 306 s16 e o citroen xsara sucessor do citroen zx e que compartilham muitas peças com o proprio 306 a geometria da suspensao traseira dos 3 e identica mudando a rigidez e altura entre as diferentes versoes as molas traseiras do xsara vts e do 306 gti sao as mesmas e por sua vez mais rigidas que as do s16 entao bora trocar pra travar a traseira tambem para concluir momentaneamente a suspensao lembram do catt e o acidente que ele ajudou a causar muitos dos donos de psa optam por travar o sistema que e constituido de 2 pares de buchas de montagem do eixo traseiro uma na qual o eixo torce e um par na qual o eixo apoia ao se substituir o par o eixo apoia por suportes rigidos estes retiram completamente a açao do catt mas como pra mim o catt e um misto de amor e odio eu nao estava e nao estou pronto para trava lo optei por outra soluçao tambem oferecida pela powerflex nas buchas de apoio existem 2 buracos em cada para permitir a deformaçao delas o que eu fiz foi colocar um inserto de poliuretano nestes buracos reduzindo a deformaçao dos mesmos e portanto reduzindo a atuaçao do catt e suavizando a volta da suspensao para a posiçao original apos ter acionado o sistema bom vamos ver no que isso da no futuro ricardo fay project cars #190
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