fala galera do flatout meu nome e guilherme deitos sou de serafina correa/rs e a partir de hoje vou contar no project cars a historia da restauraçao do meu passat pointer 1986 a ideia de trazer um passat pointer de volta a vida começou em 2007 naquela epoca eu e meu pai procuravamos na internet projetos de restauraçao e seus resultados mais para ficar por dentro do assunto sem muita pretensao inicialmente ate que em fevereiro de 2012 lendo um post do finado jalopnik brasil aquele dos preços atualizados dos carros que foi republicado e atualizado no flatout a ideia novamente veio a tona ficamos o resto da semana pensando em como fariamos tudo e lembramos de um passat que um borracheiro da cidade tinha ha muitos anos e que parecia estar alinhado voltando das ferias fomos atras do tal passat e descobrimos que ele havia sido vendido na semana anterior entao procuramos o novo comprador e ao encontra lo descobrimos que ele ja tinha vendido novamente no fim conseguimos encontrar o carro que estava bem alinhado tinha os bancos recaro no lugar e nao parecia ter muitos problemas na lataria so nao tinha praticamente nenhum acabamento que se pudesse aproveitar qualquer um em sa consciencia pularia fora mas como queriamos mesmo salvar um e sabendo que se nao comprassemos o carro o mesmo iria para uma reforma nas coxas para ser vendido novamente aceitamos o desafio e levamos ele pra casa essas sao fotos do estado de decomposiçao conservaçao do dia da compra cerca de uma semana depois da ideia inicial [gallery columns= 4 link= file ids= 35182 35183 35184 35185 ] bom com o carro comprado agora precisavamos de um funileiro conversando com um amigo que era socio de uma loja de pneus ele contou que ja foi funileiro e que poderia fazer o trabalho em sua loja mesmo ja que nao tinha tanto movimento e tinha um bom espaço — sem contar que poderia começar na mesma hora aceitamos com um pouco de receio mas posso dizer de antemao que foi a melhor decisao que tomamos voces verao por que no dia seguinte levamos o carro la e começamos a desmontagem foi quando vimos a bucha em que nos metemos o carro tinha muitos podres; a caixa de roda do passageiro para terem ideia tinha tres latas diferentes soldadas uma por cima da outra aqui algumas fotos do desmonte [gallery columns= 4 link= file ids= 35189 35188 35187 35186 ] começamos entao a corrigir alguns pontos de ferrugem fazendo remendos onde necessario [gallery columns= 6 link= file ids= 35191 35192 35193 35194 35195 35196 ] mas claro que nao teria como resolver tudo so com remendos entao analisando as peças e conversando com um amigo que tem muito mais experiencia em restauraçao de passat vimos que para a lata ficar 100% precisariamos trocar algumas peças ate o final foram trocadas por peças novas e originais vw as duas portas os dois para lamas painel frontal painel traseiro tampa traseira capo do motor e caixa de roda direita claro que achar tudo isso nao foi facil mas essa e justamente a parte boa de uma restauraçao porque alem de se conhecer muita gente na busca quando se encontra a peça e como conquistar um trofeu principalmente nas mais dificeis e o sabor da conquista fica ainda melhor quando se paga um preço baixo aqui fotos dessas peças [gallery columns= 4 link= file ids= 35197 35198 35199 35200 35201 35202 35203 35204 ] e aqui as elas ja indo pro lugar vejam que o bojo do estepe tambem teve que ser trocado mas esse tirei de um outro passat sucata [gallery columns= 4 link= file ids= 35205 35206 35207 35208 35209 35210 35211 35212 ] depois de toda parte mais grossa pronta hora de virar o carro usando um suporte que projetamos no olhometro com base apenas em fotos na internet e trabalhar na parte de baixo raspando todo kpo emborrachamento original e reparando mais alguma coisa que esteja ruim antes de preparar a chapa para o novo kpo [gallery columns= 4 link= file ids= 35221 35220 35219 35218 35216 35215 35214 35213 ] ai passamos para a preparaçao para pintura da parte visivel removemos a tinta e nivelamos tudo — isso durou uns bons meses ate ficar como queriamos foram varias camadas de fundo taqueamentos com contraste e tudo mais tentando usar pouca massa [gallery columns= 4 link= file ids= 35223 35224 35225 35228 35232 35231 35230 35229 ] agora começou a parte boa ver o carro tomando cor aqui temos o kpo sendo aplicado — quem dira que nao e de fabrica para esse acabamento e passado primeiro com o pincel para vedaçao mesmo depois o produto em si com pistola novamente o pincel para fazer as marcas nas emendas e pra finalizar uma camada de tinta para melhor acabamento usamos kpo misturado com tinta para caso alguma pedra bater o risco nao aparecer ja por baixo a cor original e preta entao foi usado apenas kpo cinza escurecido em vez do kpo branco + tinta preta por cima que e como vem de fabrica pelo mesmo motivo que descrevi acima [gallery columns= 4 link= file ids= 35243 35241 35240 35238 35237 35236 35235 35234 ] com tudo isso pronto começamos a pintura em si pelo cofre e porta malas depois demos uma primeira demao na parte externa para ver se estava tudo como deveria ser pintamos tambem partes internas de portas e do carro em si tudo com o maior capricho mesmo nas partes que ficariam escondidas —nada de so sujar de tinta partes que nao aparecem [gallery columns= 4 link= file ids= 35244 35245 35247 35253 35252 35251 35250 35249 ] depois montamos a suspensao temporariamente para podermos colocar ele no guincho e lixamos todo o carro para a camada definitiva de tinta [gallery columns= 4 link= file ids= 35253 35255 35257 35262 35261 35260 35259 35258 ] e finalmente o dia da pintura estava quase certo que teria que levar o carro para outra cidade para fazer a pintura numa cabine mas por sorte poucas semanas antes ficou pronta uma aqui mesmo toda no gabarito com aquecimento e tudo mais entao depois de acertar o valor consegui utiliza la para alguns pode ser frescura mas o resultado fica muito melhor nao tem risco de cair sujeira na pintura e quando se tira o carro a tinta ja esta seca o resultado foi melhor que o esperado pintura lisa e com bastante brilho antes mesmo de lixar [gallery columns= 4 link= file ids= 35268 35267 35266 35264 ] com a parte de funilaria concluida pudemos começar a montagem mas isso vai ficar pros proximos capitulos onde detalharei as modificaçoes mecanicas que foram feitas conciliando aparencia original e desempenho alem de toda a parte da montagem peças e o dia em que demos a primeira volta fiquem ligados por guilherme deitos project cars #198
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