fala flatouters meu nome e carlos humberto casadei tenho 27 anos sou formado em engenharia mecanica na puc mg e morador de belo horizonte gosto de carros desde pequeno e tenho um gosto peculiar para carros alem de peruas e hot hatches tambem gosto de kombis anteriores a 1975 saia e blusa sou um fa de carteirinha do flatout e acompanho a galera desde o inicio do jalopnik por isso e um prazer estar aqui contando sobre este projeto mas ja falei muito de mim vamos falar do dono/idealizador/construtor do projeto meu pai o inicio o louco por tras desse carro se chama humberto casadei tambem engenheiro mecanico formado na puc mg minha mae tambem e engenheira mecanica formada la o dna aqui e sujo de graxa hoje com 63 anos e apaixonado por carros desde novo morador de um acampamento das empreiteiras durante a construçao de brasilia entre 1956 e 1966 meu avo participou da construçao da capital federal e junto com minha avo meu pai morou nos acampamentos das construtoras das principais obras da nova capital ele queria uma opçao economica e segura para substituir sua bicicleta na epoca as opçoes eram as lambretas/vespas que nao se encaixavam no quesito segurança ou fuscas que nao encaixava no seu bolso ele tinha 15 anos legenda charme elas tem de sobra segurança nem tanto a ideia entao era revestir um motor economico com dois bancos e duas pequenas portas nao nao e isso tem que ter portas porem com 15 anos sem dinheiro e pouquissimo ou quase nenhum conhecimento tecnico o projeto teve que ficar pra um futuro futuro esse que começou a se tornar realidade no inicio dos anos 1990 cerca de 20 anos apos se formar em engenharia 1971 em dezembro de 1990 ele resolveu colocar no papel algumas ideias que surgiram no decorrer de todos esses anos o desenho basico surgiu em um papel milimetrado seguindo as tendencias de design da epoca ou seja linhas retas uma grande fonte de inspiraçao foi o projeto do brasileiro ari antonio da rocha para o estudio carrozzeria fissore o aruanda um carro conceito de 1963 com proposta de uso urbano ate tres passageiros baixo peso e baixa emissao de poluentes vale a pesquisa a respeito do projeto aruanda de ari rocha 1963 o projeto diferentemente da maioria dos project cars e da preferencia de grande parte dos leitores do flatout este projeto nao e um swap nao tem apzao treskilimei nao calça uma bbs nao faz bobobo e nem tem um farol de milha matador como esse pelo contrario a ideia era um carro urbano de dois lugares leve economico e que estacionasse em qualquer vaga ou seja que fosse pratico para o uso nas grandes cidades isso tudo em 1990 a ideia era de 1967 quando nao precisavamos de aplicativos de smartphones para fugir do transito ou encontrar vagas colocando tudo no papel ficou assim dimensoes aproximadamente 1 90 m de comprimento 1 40 m de entre eixos 1 10 m de largura e 1 40 m de altura o suficiente para dois bancos quatro rodas o motor e a bagagem bem uma mochila ou caixa de cerveja no maximo ta bom uma pochete e olhe la nao me julgue era algo que se usava na epoca motor e cambio a ideia inicial seria utilizar a mecanica do vespacar um simpatico triciclo fabricado pela panauto uma licenciada da piaggio italiana mesma fabricante da vespa mas era dificil achar este modelo no brasil e impossivel de fazer importaçao entao ele optou pela mecanica da propria vespa sabendo que seriam necessarias algumas adaptaçoes — que serao descritas em breve — mas isso nao inclui preparaçoes como as que o marcelo fez na claudia o project car ou vespa #83 chassi seria feito um esqueleto com tubos mecanicos para sustentar bancos suspensao motor e a carroceria projeto simples sem a necessidade de grandes reforços afinal seria um carro pequeno e economico e nao um pequeno e abusado como o fuscabaru carroceria fibra de vidro e aluminio facil de moldar leve e pratica por se tratar de linhas retas dava pra ser feito com tranquilidade em qualquer lugar com o minimo de espaço um galpao ou uma sala talvez uma varanda suspensao e freios seriam feitas adaptaçoes utilizando se uma mistura de peças de carros nacionais e peças disponiveis no mercado como chevette passat motos e o que mais pudesse ser aproveitado direçao seguindo a ideia acima seria feita uma salada de peças porem por ja trabalhar na industria de autopeças e conhecer de perto varios projetos a cremalheira de direçao do fiat 147 foi a eleita o local otimo projeto no papel agora e so colocar a mao na massa a mao ele ja tinha a vontade era de sobra a massa era facil de encontrar lojas de ferramentas equipamentos emprestados etc mas para juntar mao e massa e preciso ter um lugar apropriado para fazer a bagunça mas onde com uma esposa tres filhos duas meninas e um menino de 13 9 e 3 anos respectivamente — este ultimo eu e trabalhando de segunda a sexta seria complicado dedicar as horas de lazer para mexer com o projeto longe dos quatro oficinas e galpoes para aluguel seriam longe caros e trabalhosos fora de cogitaçao entao por que nao fazer na garagem de casa otima ideia mas moravamos em um predio e da para imaginar que um espaço na garagem era disputadissimo fora de cogitaçao o unico espaço disponivel para o projeto era a varanda do nosso apartamento perfeito perto da familia nao precisaria sair de casa e vai tocando o projeto no ritmo que conseguisse ok voce vai fazer os freios a suspensao e outros componentes menores na varanda ate encontrar um espaço/tempo para construir o carro ne nao vou construir o carro todo la mas voce mora no terreo certo nao no 7º andar putz mas como vai descer nao me faz pergunta dificil na frente dos outros nao cara mas ta ai gostei da pergunta voce nao tinha pensado nisso nao do nome do carro nome que nome putz este dialogo em particular foi baseado em 90% das conversas que meu pai teve com as pessoas que ouviam falar da ideia os outros 10% simplesmente nao confiavam que iria pra frente e desacreditaram varanda do apartamento em 1991 e hoje depois de algumas reformas e o belo horizonte ao fundo a varanda tem aproximadamente 6 5m x 3 5m estava decidida a ultima pendencia do projeto desenho ok projeto no papel ok componentes ok local ok nome ok agora sim maos a obra mas a construçao de carroceria chassi adaptaçao do motor suspensao vai ficar para a parte 2 do pc #209 espero que voces estejam gostando da historia aceito sugestoes e melhorias para a continuaçao da historia e se perguntarem putz mas como vai descer vou responder nao me faz pergunta dificil na frente dos outros nao cara ta bom eu sei como desceu mas se eu contar acaba a graça e voces nao voltam nao e ate a proxima por carlos casadei project cars #209
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