me chamo danillo francisco tenho 28 anos sou medico e ex militar da força aerea brasileira onde servi como medico de esquadrao moro desde 1992 em belem/pa um longinquo territorio anexo ao brasil neste project cars vou contar a historia do meu toyota corolla 2000 o periodo embrionario do meu envolvimento com carros se deu na adolescencia quando ainda estudante do ensino medio me fascinei pela fisica quimica e suas aplicaçoes praticas no meio automotivo em simples questoes a serem resolvidas por qualquer candidato de vestibular atrito torque potencia diversos coeficientes e todas as variaveis que traduziam em calculos o mundo ao nosso redor simplesmente me fascinaram patio de avioes historicos da base aerea de belem mudança de habitos aos 16 anos de idade meu hobby era aquarismo e informatica era um lammer nato portanto acho que ja deu pra perceber que sou um gearhead com genetica nerd daqueles criados consertando pc da familia e jogando mario bros e foi exatamente assim como todo bom garoto de predio passava a maior parte do tempo estudando e cuidando dos meus aquarios mas algo que vinha da sacada sempre me tirava do foco dos estudos nas madrugadas umidas amazonicas e me tirava o sono morava no 12º andar de um edificio em frente a uma das avenidas mais movimentadas da cidade palco de competiçoes ilegais entre diversos carros a partir de entao fervilhava na minha mente um novo fascinio e olha que nunca havia compreendido o comportamento do meu pai por gostar tanto dos carros que teve ele mesmo ja perdeu as contas de quantos volkswagens da familia gol e fusca ja teve fora os chevettes fiats 147 etc ele sempre teve carros nacionais hoje tem um fusca 1968 um fusca 1995 uma ford rural 1975 e um hb20 1 6 mas depois de muito pesquisar e querendo oferecer um novo patamar de segurança e conforto para a nossa familia decidiu comprar em 2000 um toyota corolla le 1995 um carro com cinco anos de uso que parecia zero a mecanica robusta confiavel a suspensao mcpherson independente nos dois eixos o cambio manual preciso o teto solar o silencio o acabamento interno diferenciado bancos em veludo vinho e a economia de combustivel em tempos de crise economica simplesmente nos cativaram e dai surgiu nossa e muito mais pronunciadamente a minha admiraçao por toyotas e outros carros japoneses aprendi a dirigir em um fiat uno de auto escola sem manopla de cambio e quando migrei para este carro ai sim me senti em um carro de verdade pode parecer ridiculo e e mas fiquei realmente impressionado e empolgado quando esse carro apareceu como figurante no filme velozes e furiosos 1 por cerca de um ou dois segundos nesta cena me fazendo pensar se haveria alguma possibilidade de um corolla com essa motorizaçao ter algum potencial cena miada do filme velozes e furiosos 1 toretto simplesmente me trucidaria por pensar em preparar esse carro construindo um sonho e quebrando paradigmas acabei me formando em medicina e apos seis longos anos de curso andando de transporte coletivo e olha que nao temos metro em belem fui expurgado para o mercado de trabalho como medico recem formado ainda andava de onibus nessa epoca trabalhei nos piores hospitais da cidade e estava juntando um dinheiro para enfim comprar meu primeiro carro foi ai que meu pai o sr elpidio decidiu me supreender e me presentear ele fez questao de ir a campinas sp e escolher um carro com boa procedencia que ele sabia que eu iria gostar um toyota corolla 2000 agradeci imensamente e com meu suado dinheirinho tratei de comprar rodas wsw w8 17 pintar o carro com a cor do corolla 2010 codigo 1g3 e encomendar molas megan racing americanas 50mm mais curtas andei assim por uns meses e percebi que precisava de rodas mais leves para andar melhor alem de que precisava pensar em uma forma de melhorar o comportamento dinamico do carro com baixo custo foi ai que descobri que o distribuidor era mecanico e tratei de adiantar o ponto de igniçao do corolla so isso ja fez uma diferença gritante o giro subia muito mais rapido e a diversao era garantida alem disso instalei um short shifter que acrescentou agilidade nas trocas de marcha cada vez mais me impressionava com a resistencia desse motor pois sempre andei na redline cortando giro mesmo e nunca tive nenhum problema com motor original ate hoje com seus 170 000km rodados lembremos da taxa de compressao baixa para um aspirado 9 5 1 mas como um project car nunca pode parar tratei de conseguir um corpo de borboleta maior doado deste toyota camry v6 pelo meu mecanico que me conhece desde adolescente o sr melo a peça eu enxergava pegando sol e chuva ha anos em uma bancada na oficina de fundo de quintal que costumava levar meu corolla mas funcionou perfeitamente tratei tambem de usinar o coletor de admissao original para um maior diametro e fluxo camry v6 motor 3vz fe doador da nova tbi tbi de camry 3 0 adaptada no corolla 1 8 coletor de admissao usinado as proximas etapas foram adquirir um kit de intake k&n 57i bicos injetores do motor 7m ge dos toyota supra aspirados de 1986 1992 barra anti torçao de 3 pontos da ultra racing e radiador de competiçao logo logo o coletor de escape bem como todo o escapamento foi substituido por um dimensionado em inox com 2 no final do downpipe 2 25 no test pipe cano reto que vai no lugar do catalisador e o restante com 2 5 diametro meio grande para um carro 1 8 aspirado mas nao tinha opçao melhor no mercado estamos falando de um preparaçao ousada ate la fora com peças raras era o unico anunciado no ebay o escape aberto dentro da base aerea so nao era notado quando os motores dos avioes e os rotores dos helicopteros estavam acionados [gallery columns= 4 link= file ids= 58408 58409 58410 58411 ] continuando a saga tratei de comprar rodas varrstoen v1 provenientes de um honda civic vti adquirido por um amigo do honda club pa division que sempre foram parceiros apesar da rivalidade saudavel entre as montadoras calçadas com pneus dunlop direzza 215/45 r16 nesse meio tempo para dar apoio logistico e peças sobressalentes desmontei uma sucata de corolla do mesmo modelo da qual foram removidas diversas peças vitais motor completo central de injeçao entre tantas peças que precisei usar e vender ja que estou decidido a ficar com o carro por muito tempo com a seguinte comemoraçao em seguida ja satisfeito com a performance do carro porem com curiosidade em ver como se comportaria mais leve fiz alivio de peso da parte interna andei por muito tempo apenas com o banco do motorista indo inclusive para o quartel e hospitais trabalhar assim em seguida fiquei incorformado em utilizar os parametros da injeçao eletronica original e adquiri um modulo apexi safc 2 usado que estava instalado em um toyota mr 2 no canada e seguindo um diagrama antigo disponivel em um forum inativo esquecido em um arquivo pdf decidi acessar o modulo de injeçao ecu e fazer a ligaçao dos fios do modulo apexi na central original do corolla e deu certo a partir dai era so instalar uma sonda lambda wideband da aem e começar a acertar o carro modulo de injeçao apexi safc 2 simples mas funcional controla vazao dos bicos injetores leitor de sonda lambda wideband aem uego para ajudar a regular a mistura ar/combustivel visitando foruns gringos antigos sobre toyotas descobri uma receita interessante para melhorar a admissao de ar adaptar corpos de borboleta individuais individual throttle bodies = itbs da moto honda cbr954rr um jovem adolescente americano conseguiu essa façanha e eu estava decidido a repetir o feito cortei o coletor de admissao original e uni com as itbs [gallery link= file ids= 58419 58420 58421 ] e com a ajuda do amigo paulo negrao mecanico e um brilhante estudante de engenharia eletrica que esta mais para engenheiro mecanico foi instalada esta admissao com estes resultados atualmente o carro se encontra em fase de pintura onde mudara para outra tonalidade de cinza recebera um scoop funcional no capo doado de um subaru impreza para captar ar frio para as itbs alem de outros upgrades esteticos minimalistas como detalhes em preto fosco farois de milha do corolla levin ae111 isolamento acustico do assoalho paralamas alargados entre outros que serao revelados nos proximos posts considerando tambem as proximas etapas de preparaçao mecanica com aumento da taxa de compressao desenvolvimento de um comando de valvulas mais forte e conversao para rodar com etanol por enquanto e isso pessoal ate o proximo post por danillo francisco project cars #212
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