por marcos rainier de sa project cars #245 quatro anos este e o tamanho do hiato que nos separa do ate entao ultimo texto de nosso project cars #245 que havia sido pausado por força maior para quem nao lembra ou esta conhecendo agora a historia do carro este chevrolet astra gl 1 8 a alcool era o meu trabalho de conclusao de curso de engenharia mecanica comecei as escrever os textos quando cursava um extra de um ano e meio da minha graduaçao na state university of new york at stony brook sendo que o plano seria voltar para o brasil e em 2016 finalizar o carro e meu tcc no gpmot grupo de pesquisa em motores combustiveis e emissoes da universidade federal de santa maria ufsm acontece que como contei no ultimo texto publicado em março de 2016 eu consegui um estagio na general motors planta de gravatai e tive que optar entre dois sonhos construir o astra tcc ou entrar na general motors do brasil foi dificil a escolha mas fiquei com a oportunidade de estagio em março de 2016 entrei como estagiario na engenharia da qualidade e apos 12 meses o requerido eram quatro meses mas optei em mais uma vez nao me formar para tentar ao maximo o emprego meu contrato foi finalizado e eu era um engenheiro mecanico sem o emprego e sem o projeto do astra finalizado acontece que um mes depois eu recebi uma ligaçao do meu ex chefe dizendo volta que consegui uma vaga para ti e foi entao que tudo mudou voltei para a engenharia de qualidade trabalhei no projeto gem b car conhecido por voces como novo onix resolvendo problemas da planta relacionados com chassis freios suspensao integraçao do powertrain hvac aquecimento ventilaçao e ar condicionado motor transmissao e geometria de alinhamento muito aprendizado muitas dificuldades e a alegria de ver nascer e ser a primeira pessoa a dirigir um chevrolet com motor turbo feito em uma linha de montagem da general motors do brasil era o inesquecivel onix plus chassi lg100007 o primeiro de todos que hoje nao existe mais pois era uma unidade de pre produçao nao vendavel resumindo deu certo a minha tentativa de trabalhar na gm que sempre foi meu objetivo no fim ainda consegui dar mais um passo e no inicio de 2019 consegui uma vaga na qualidade do desenvolvimento do produto no ct da gm em sao caetano do sul e hoje moro em sao paulo ta e dai e o astra o astra sempre me acompanhou e aos poucos o projeto continuou andando e sobre isso que vamos conversar voltamos para 2016 durante meu estagio ganhando pouco e tempo que me sustentar morando sozinho sendo um estagiario e de se esperar que o projeto parou completamente ne errado o pouco que sobrava era sempre usado para o astra e o primeiro upgrade foi resolver o que na epoca mais me irritava no carro que era o estado dos tecidos do interior os bancos pareciam panos de chao e o teto tinha uma mancha amarela que indicavam que um fumante passou muito tempo dirigindo o carro por mais que o carro tivesse sido muito bem cuidado desde 2010 quando entrou na familia era impossivel nao notar o mal estado herdado do ultimo dono reformar o tecido original colocar couro nao era hora de dar o meu toque ao carro os bancos seriam de veludo tecido navalhado com um toque xadrez ou quadriculado voces tinham que ver a cara da dona da estofaria ramos em gravatai quando eu cheguei falando isso para ela ta mas tu tem certeza que vai ficar bom sim eu tinha fui para o catalogo dela e para minha sorte estavam la os tecidos que eu queria veludo cinza claro nas laterais e nas costas dos bancos veludo quadriculado preto/cinza/vermelho no centro dos bancos e nas portas com forro do teto no padrao do original hoje talvez iria para o preto [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 258302 258273 258268 258267 ] o carro nesta epoca era utilizado para tudo ir ao trabalho nos dias que eu estava cansado de andar de onibus e viajar muito familia a quase 700km de minha casa e por isso o proximo upgrade foi uma pequena melhoria no sistema de freio instalando discos ventilados fremax frisados by peixoto racing que aliados as pastilhas novas que eu tinha me transmitiam mais segurança e davam uma aparencia muito bonita ao carro o proximo acontecimento foi o primeiro acidente em um domingo de muita neblina e apos horas de estrada acabei voando para fora da estrada sim voce leu certo a baixa visibilidade e um erro no waze que nao mostrou uma parte da estrada fizeram eu cair em um retorno nao finalizado pensando que estava em uma rodovia so deu tempo de desviar de um guard rail e levantar voo por sorte e instinto eu soltei o pe do freio e nao deixei o carro jogar a frente para baixo durante o voo e isso fez com que os danos nao tenham sido tao severos consegui tirar todos os pedaços do carro que estavam raspando no chao e percebi que nao existiam vazamentos entao voltei para a estrada agradecendo por estar frio e por isso a ventoinha nao precisava entrar em funcionamento ela estava toda quebrada [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 258274 258303 ] no dia seguinte comecei a avaliar o ocorrido volante desalinhado ventoinha quebrada farol de neblina quebrado coxim quebrado para choque danificado e um vazamento no radiador que começou quando cheguei em casa por sorte o pouco dinheiro me obrigou a restaurar em casa a ventoinha que inacreditavelmente ainda esta operando normalmente em pleno 2020 enquanto aos poucos eu arrumava os outros danos começando obviamente por um novo radiador e alinhamento das rodas deixando a estetica para o final aproveitando para colocar um par de neblinas novos pintados por mim de amarelo por sorte o estrago nao foi tao grande ate que veio o segundo acidente em um sabado de garoa enquanto voltava de uma corrida de kart no velopark escutando o cd born again do black sabbath um caminhao vw delivery acertou a traseira do astra quando eu parei no semaforo o fato de o semaforo ser em uma curva aliado a baixa aderencia do caminhao na chuva fizeram com que o mesmo deslizasse ate me acertar por sorte e instinto mais uma vez eu estava em neutro e soltei o freio aliviando um pouco o impacto o caminhao tinha seguro para terceiros eu nao tenho seguro nos carros e entao o carro seria reparado ou nao apos inspeçao e avaliaçao da seguradora o carrp deu perda total era o fim do astra tcc de um jeito tragico confesso que olhei calibras e omegas 6cil para comprar com o dinheiro mas poxa vida era o meu astra o impacto nao danificou o assoalho e longarinas traseiras porque o astra usava molas eibach e isso fez com que o caminhao tenha acertado mais acima sem trazer danos estruturais so restava uma opçao brigar contra a segurado para reverter a perda total apos semanas de contato uma ida ao cartorio para registrar um documento onde eu dizia que nao queria perda total e que permitia o uso de peças usadas no reparo eu consegui entao reverter a situaçao encontramos um doador para retirarmos tampa do porta malas lanternas traseira painel traseiro e ponta da lateral inacreditavelmente o astra doador era da mesma epoca do meu e a lanterna carto original tinha uma data de produçao muito parecida com a minha e de quebra apresentava o mesmo estado de conservaçao por sorte a seguradora hdi bancou uma empresa de primeira para o serviço kit car de cachoeirinha rs e o serviço ficou muito melhor do que eu pensava ganhei ate mesmo uma pintura do teto como presente por nao ter aceitado a perda total e ter dado um serviço caro a eles foi nesta epoca inclusive que encontrei rodas originais opel made in germany de calibra a venda em uma borracharia no caminho da kit car passei dias indo la ver o jogo que estava em um incrivel estado de conservaçao mas como estava sem o carro que ainda estava sendo reparado eu esperei para comprar o jogo para meu azar no dia que decidi fazer um emprestimo para adquirir as rodas o dono de um monza caindo aos pedaços chegou na minha frente e as levou dando ainda um jogo de rodas de ferro no negocio cheguei a ir atras do dono do monza para tentar comprar as rodas de calibra mas ele queria meus pneus novos no negocio e como eu nao teria condiçoes de comprar um jogo novo acabamos nao chegando a um acordo nao era pra ser voltando ao reparo da pancada o serviço ficou excelente e nao esqueço do dia que fui buscar o astra vivo e brilhando na kit car mas havia um problema quando cheguei em casa começou a chover muito e para validar o serviço decidi deixar o carro fora da garagem sob chuva intensa apareceu um diluvio no porta malas por sorte eu era o responsavel pelo controle de infiltraçao na planta da gm de gravatai e usei meu conhecimento para buscar a causa e corrigir o problema que era pouca coisa durante o reparo o vigia foi removido e um pequeno pedaçao do paint shop sealer massa de calafetaçao original foi removido e era por ali que a agua entrava nada que uma massa de secagem ambiente um pouco de branco mahler nao resolvesse o astra estava vivo e sem infiltraçao mas uma coisa estava me incomodando o eterno problema da quebra da moldura central do painel que afeta inumeros astras brasil a fora a peça original era cara e eu era um estagiario lembram a soluçao obvia seria colocar a mao na massa a dar um jeito no problema da forma mais barata possivel removi a peça com a ajuda de um amigo colei a trinca por dentro usando cola e silver tape e envelopei a peça usando spray de envelopamento liquido plastidip pronto o resultado foi bastante satisfatorio considerando o baixo custo [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 258270 258275 258304 258311 ] o antes e depois deu pra quebrar um galho ne chegou entao o fim de meu estagio e como comentei no inicio do texto eu voltei para a gm apos 1 mes e obviamente a realidade mudaria ja que eu tinha finalmente um emprego mesmo que ganhando pouco vale ressaltar que na epoca eu tinha terminado um namoro que sempre barrava meus upgrades no carro a mas como assim comprar uma roda ridiculo gastar isso em carro peguei r$ 600 e fui ate a borracharia da esquina de onde eu morava na epoca e adquiri uma roda que fazia sucesso na era tuning do inicio do seculo comprei um jogo de tsw avus r 15x7 pol as rodas estavam feias e como eu nao gosto de rodas na cor prata decidi que eu mesmo iria pinta las para isso utilizei spray colorgin para aluminio na cor bronze [gallery type= grid link= file size= large ids= 258277 258276 258278 ] rodei cerca de tres meses com as rodas bronzes ate ganhar um par de pneus momo outrun m2 de meu pai quando fui instalar os pneus novos decidi reformar as rodas e as cores disponiveis eram preto prata ou grafite fiquei com a ultima opçao no acabamento fosco e com a porca central na cor vermelha o que nao gosto de lembrar e que nesse reparo decidiram fazer a cambagem e deixar com 0 graus a dianteira do astra resumindo usaram um dispositivo hidraulico para deformar os cubos frontais do astra e retiraram o carro do especificado sim a geometria frontal estava dentro do especificado pela gm mesmo estando com as molas eibach mas a falta de conhecimento da empresa que nao irei citar o nome afirmava que tinha que deixar com 0 graus para nao gastar pneus triste tive que brigar e dizer que estavam errados e que eu era responsavel pelo alinhamento dos carros da planta da gm e mostrei qual era o especificado para o astra que esta no manual do proprietario inclusive infelizmente era tarde os rolamentos estavam destruidos e optei em mandar em outra empresa para efetuar o reparo em vez de brigar mais uma vez com uma loja que trabalhava so com rodas e pneus e era tao ignorante os meses passaram e eu percebi que o liquido de arrefecimento começou a baixar esporadicamente sem sinais de vazamento foi entao que levei o carro para a mecanica fagundes em cachoerinha por recomendaçao de amigos nunca vou esquecer da reaçao do daniel o proprietario ao me dar a noticia de que o liquido estava indo para dentro do motor e o problema era no cabeçote arranca fora esse cabeçote vou procurar um roletado para colocar no lugar o meu cabeçote poderia ser retificado mas gearhead e gearhead e um motor aberto e sempre desculpa para uma melhoria adquiri um cabeçote usado em bom estado do motor n20xf o nosso ultimo familia 2 que equipou astra vectra e zafira para quem nao sabe este cabeçote apresenta um duto de admissao com diametro 3mm maior tuchos menores e com menor inercia e principalmente o tao desejado sistema de balancins com rolamentos que ajudam a diminuir as perdas no trem de valvulas e permitem que as rotaçoes subam mais rapido um outro ponto positivo foi o comando de valvulas pois o do n20xf tem um pouco mais de graduaçao em comparaçao com o original c18ye 1 8 a alcool que presa o torque em baixas rotaçoes por mais que nao fosse um comando agressivo 240x240 graus de permanencia a 0mm direto no lobe do comando a diferença de comportamento do carro foi notoria eu nao tinha mais aquele torque em baixa rotaçao quase 17 kgfm a 2400 rpm originais em um motor 1 8 mas a rotaçao subia mais rapido e eficiencia volumetria em altas rotaçoes devido ao diametro maior na admissao e ao novo comando deixaram o carro muito mais solto nada como a arte de fabricar cavalos em um motor aspirado [gallery type= grid link= file size= large ids= 258282 258281 258280 ] cabeçote retificado junta balancins e tuchos novos e originais e o detalhe dos pistoes com domo do motor 1 8 a alcool algum tempo depois coloquei mais dois pneus momo outun m2 195/55 r15 e um adesivo do flatout para dar mais 15cv o que isso significa agora meu carro ja poderia participar de um track day na epoca eu morava em gravatai proximo a br 118 o que tornava o autodromo internacional de taruma bem proximo de mim era hora de tomar coragem e olhar os videos do flatout driving academy com muita atençao para que em fevereiro de 2018 eu levasse meu humilde taxi para a pista a experiencia foi inesquecivel confesso que senti medo no inicio e fui progredindo aos poucos conhecendo melhor o carro e pista onde frear como frear qual marcha usar o legal de uma primeira vez na pista e que o tempo vai despencando a cada volta afinal existe muito o que melhorar os segundos iam caindo a adrenalina subia e eu começava a perceber que o meu tempo nao era tao ruim comparando com outros novatos em carros de rua andei apenas durante a parte da manha e vi meu tempo cair de 1m36s para 1m31s no fim da seçao preferi ir embora e nao continuar correndo durante a tarde pois para mim a experiencia vivida ja era suficiente naquele momento via meu astra a frente de up tsi sandero rs bravo t jet e pasmem civic si certamente os si tambem eram novatos na pista como eu e ainda estavam na fase de adaptaçao mas o fato e que na sadia disputa entre calouros o meu taxi estava me dando orgulho era um caminho sem volta poucos dias apos o track day eu iria receber um dinheiro pela participaçao nos lucros da gm e num primeiro momento minha ideia era comprar o tao sonhado opala infelizmente percebi que nao teria dinheiro para comprar e manter outro carro entao fui para uma alternativa mais coerente gastar o dinheiro em upgrades para o astra ok nao tao coerente enquanto montava o astra ainda tive a oportunidade de participar do racha taruma onde corri contra meu pai em uma pista de arrancada de 201 metros a injeçao de adrenalina e o fato de nao ser permitido erros fizeram a experiencia ser inesquecivel e pra melhorar deixei o cruze lt 1 8 16v manual do meu pai para tras ja que ele nao se acertou muito bem com o pedal eletronico na arrancada e acabou vendo o astra pular na frente durante a largada https //www youtube com/watch v=nvhka8r5qno&feature=youtu be voltando ao projeto astra track day fiz algumas ponderaçoes e decidi que o principal upgrade seria no chao do carro amortecedores impacto track day 80% pista 20% rua sob medida com ajuste de camber frontal mantendo as molas eibach pro kit pneus toyo r888 195/50r15 novos na frente e yokohama advan 195/50r15 usados na traseira pastilhas de freio inglesas ebc sport formula v4 green stuff mantendo os discos fremax by peixoto racing [gallery type= grid link= file size= large ids= 258285 258286 258287 ] para aumentar um pouco o folego do motor eu coloquei um filtro esportivo duplo fluxo race chrome que eu ja tinha e estava guardado e fiz a instalaçao do meu sistema de escapamento dimensionado para quem nao lembra em 2015 eu projetei um escapamento dimensionado que foi modelado utilizando o software de cad ptc creo e mais tarde utilizei meu conhecimento de motores os textos sobre sistema de escapamento do flatout e os dados do comando de valvulas do motor n20xf para acertar as dimensoes dos dutos na epoca eu tambem fiz o calculo utilizando um comando mais agressivo e entao foi buscar quem pudesse fabricar o que eu havia projetado [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 258305 258288 ] infelizmente o preço para fazer o meu escapamento sob medida seria muito mais caro do que um pronto de prateleira e eu ainda teria que viajar com o carro para usa lo como gabarito para a fabricaçao calculos mediçoes e mails visita a lojas de escapamentos para finalmente eu chegar a um coletor que casaria perfeitamente com meu motor 1 8 8v a alcool com um comando um pouco mais agressivo que o original do n20xf para minha sorte este coletor da marca an estava a venda novo no mercado livre e custava 1/3 do valor de um sob medida que teria as mesmas dimensoes fiz a compra do coletor e passei alguns dias com uma mini retifica trabalhando nos desniveis entre a flange de fixaçao e os dutos e instalando uma termotape na cor carbono o coletor seria instalado com dutos intermediarios de 2pol de diametro do astra x20xev 2 0 16v que aumenta para 2 5 pol para entrar em um abafador dissipativo magnaflow de inox e volta a ter 2 pol ate chegar a outro abafador de inox onde o diametro sobe outra vez para 2 5 pol e sai em 4 pol este segundo abafador teve sua manta removida posteriormente e virou uma caixa de ressonancia lembro perfeitamente do dia que o sistema foi instalado e o dono da loja de escapamentos me ligou e disse ta pronto escuta isso ele estava apavorado com o barulho e achava que eu nao iria querer o carro que nada eu adorei agora meu astra faz braaaaaaaap quando eu acelero [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 258290 258289 ] terminado o escapamento levei o astra para a mecanica fagundes montar a suspensao pastilhas e pneus voces nao imaginam a alegria que eu tive quando o amigo jonatas cornely que trabalha la me chamou no facebook para avisar que o carro estava pronto e tinha ficado insano mesmo sem acerto de geometria o carro estava com muito mais aderencia que antes e o ronco bonito ajudava a transmitir uma sensaçao de desempenho saindo de la levei o carro para um alinhamento 3d onde deixei o camber frontal com 2 5 graus e com rodas divergentes toe out em 0 4 graus o rapaz que trabalhava la dava risada falando que era a primeira vez que ele desalinhava um carro a pedido do cliente afinal o acerto para pista era fora do especificado para rua todo pronto era hora de voltar para a pista calma jovem nao tao rapido para meu azar quando acabei o carro o proximo track day foi cancelado por conta de uma chuva intensa e posteriormente adiado devido a greve dos caminhoneiros tive que esperar com o carro montado durante longas semanas ate finalmente poder ver qual era a diferença no comportamento do carro apos as minhas modificaçoes fui para pista com um sorriso enorme devido ao ronco do carro que estava mais bonito do que eu imaginava e de cara foi surpreendido por uma reduçao absurda da rolagem da carroceira e um aumento significativo da força g nas curvas para se ter noçao eu consegui aumentar ate 10km/h de velocidade de contorno isso ajudava bastante a melhorar o tempo e como taruma possui uma subida apos uma curva que da inicio a reta da largada entrar mais rapido la ajudava bastante a compensar a falta de potencia original ele tinha 110cv e com essa preparaçao estava com cerca de 120 a 125cv se no meu primeiro track day eu havia feito 1m31s agora eu ja tinha baixado facilmente para 1m29s nao demorou muito para eu entrar com folga na casa do 1m28s porem tive o azar de estar correndo sem concorrentes pois neste dia haviam muitos carros de corrida e quase so eu com carro de rua comecei a ganhar confiança e mesmo freando bem adiantado e abusando da embreagem nas reduçoes tinha medo de errar um punta tacco confesso eu ja tinha parciais para entrar para a casa do 1m27s calma jovem muita calma lembra que eu disse que o track day havia sido cancelado por conta da chuva e que tivemos a greve dos caminhoneiros entao a chuva e o tempo sem ninguem indo pra pista deixou o asfalto sujo e com pouco emborrachamento e por isso os acidentes nao paravam de acontecer kadett acidentado na curva tala larga a mais tecnica audi e volvo passando reto na curva do laço a mais lenta bandeira vermelha pra todo lado e advinha minha falta de experiencia e a vontade de baixar o tempo fizeram eu entrar muito rapido na primeira perna da tala larga reduzindo da quarta para terceira marcha deixando a rotaçao acima dos 6000 rpm carregando muita velocidade para a segunda perna a mais fechada frenagem com carro esterçando peso transferido para dianteira e traseira dando adeus sem ter rotaçao para corrigir por sorte e instinto eu nao pisei no freio isso jogaria o carro para dentro da curva onde existe uma vala e foi la que o kadett se acidentou tentei corrigir no acelerador mesmo sem ter rotaçoes disponiveis para isso e no volante e quando a traseira voltou eu comecei a rodar e parei na grama motor desligou e nao funcionou o que eu fiz tentei religar e obviamente desliguei a gopro sim por sorte tudo esta gravado e no youtube mostrando minha evoluçao a cada volta ate o erro no final https //www youtube com/watch v=wu4yuigk7ho erros sao feitos para aprendermos com os mesmos e so voltei para a pista neste dia para andar com meu amigo tiago e minha namorada gabriela mas sem tentar baixar tempo ja tinha utilizado toda a minha sorte do dia e nao iria abusar mais voltei para a pista tempo depois em um hot lap na vp1500 do velopark porem sem a suspensao impacto eu havia retornado para os amortecedores originais na epoca afinal o astra era meu unico carro foi entao que fui surpreendido ao ver o quao divertido era correr de carro em uma pista de kart onde a dinamica da prova muda bastante sendo que estamos sempre olhando para a proxima curva sem ter muito espaço para erro com relaçao a estetica resolvi pintar a grade frontal do para choque de preto fosco e instalei uma grade badless do astra g opc importada pelo denis da garagem do buda que ja mostrou sua garagem incrivel e seu calibra aqui no flatout tempo depois entramos em 2019 e recebi a informaçao que eu havia sido selecionado em uma vaga no ct da gm e por sorte ou destino minha namorada gabriela tambem havia sido selecionada em outra vaga tambem no ct da gm mas na area de excelencia em manufatura brinco que a gm me fez casar nos mudamos para sao paulo e como iriamos morar em um apartamento do tipo studio eu nao teria espaço para trazer meus pneus semi slick entao os deixei na casa de meus pais no rio grande do sul isso me afastou das pistas num primeiro momento mas nao das modificaçoes logo quando cheguei em sao paulo fiz a compra de um jogo de rodas que eu sempre quis as rodero evo 15x6 5 pol muito leves bonitas com pouco mais de 6 kg e desenho inspirado nas desmond regamaster evo apos instalar as rodas no astra percebi que teria dinheiro suficiente para comprar um opala ou omega meu plano era o seguinte eu queria um opala da decada de 70 com motor 6 cilindros poderia ser cupe sedan ou perua ou um omega 6 cilindros com teto solar cambio manual e sem importar o modelo gls diamond ou cd omega ou suprema como sabemos o mercado de antigos esta inflacionado e eu me vi sem fundos para comprar um opala da decada de 70 e para ajudar os omegas na faixa de preço abaixo dos 18 mil reais geralmente tinham algo que me afastavam como ausencia do teto solar acabamentos externos danificados ou ar condicionado estragado foi entao que acabei caindo nos opalas da decada de 80 mais baratos e menos cultuados que os da decada de 70 e 90 tinha um porem eu so compraria se fosse um equipado com motor 250 s ou diplomata com ar condicionado resultado encontrei um opala de repasse em uma loja de caminhoes diplomata com ar condicionado funcionando preto 4 portas 6 cilindros 4 1/s a alcool 85/86 remodelado para 88 com um cadaver no porta malas brincadeira um carro barato com motor novo e ferrugem em pontos nao visiveis implorando por cuidado encarei o desafio e desde entao continuo melhorando o opala na garagem de casa trocando peças fazendo reparos na pintura sim na garagem do predio e deixando o carro bonito para ir em encontros e passeios no fim de semana mas longe de ser um carro de coleçao o antes e depois estou conseguindo deixar ele bonito nao [gallery link= file columns= 2 size= large ids= 258294 258306 ] obviamente o fato de ter dois projetos em paralelo fizeram eu pausar os upgrades no astra durante algum tempo pneus novos 245 na traseira carburador weber 40 idf italiano ainda nao foi instalado e varias peças acabaram concentrando meus gastos no opala pra quem quiser acompanhar ele no flatouters e so clicar aqui era hora de colocar a bola no chao e comprar mais um carro que sim mais um opala dessa vez uma caravan comodoro 82 equipada com motor 151pol³ 2 5 que comprei em parceria com meu pai marcos e meu irmao murilo e fica la no rio grande do sul e eu esqueci de comentar que tambem tomo conta do fusca 1969 da minha namorada [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 258295 258296 ] fusca 69 e caravan 82 todo mundo no flatouters voltando ao astra o mundo em sao paulo começou a mudar minha realidade automotiva inumeros eventos e encontros mao de obra de primeira e um arsenal de carros legais espalhados pela cidade me trouxeram para um paraiso gearhead de quebra tive a alegria de participar do passeio pela estrada dos romeiros com o flatout onde pude ver de perto varios projetos que conhecia atraves da internet como o kadett turbo do dellilo calibra turbo do tiago tigra c20xe do babu todos do flatout midnight astra opc turbo do denis buda e vectra elegance dohc manual do daniel da home garage [caption id= attachment_258297 align= aligncenter width= 1000 ] olha o astra ali pessoal [/caption] mais perto do fim de 2019 voltei os olhos para o astra e fiz algo que eu sempre sonhei comprei um aerofolio opc a peça de extrema qualidade feita pelo hugo santos que tambem faz o para choque frontal deu outra cara ao astra logo depois tambem instalei um par de farois novos arteb pintei o logo idlers nos pneus coifa do cambio com costura vermelha eu tambem tinha instalado uma manopla de bilhar branca instalei espaçadores de 6 mm na frente ja tinha na traseira e coloquei velas ngk iridium [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 258298 258307 ] entramos em 2020 e com ele eu trouxe o meu par de toyo r888 para sao paulo afinal agora tenho o opala e um onix plus ltz 1 0 turbo manual alugado da gm para guardar minhas peças no porta malas sendo assim pude voltar as pistas em um track night no kartodromo da aldeia da serra corri com os amortecedores originais para conhecer o traçado e para variar fui picado mais uma vez pelo vicio em adrenalina pista curta traçado bacana e uma experiencia que so me deu mais vontade de continuar o projeto que eu havia planejado em 2014 para quem quiser conferir o video na minha primeira vez na aldeia da serra https //www youtube com/watch v=ztfcp6bfadk logo apos fui ate a home garage para reinstalar meus amortecedores impacto track day e instalar uma bucha de pu no eixo de torçao traseiro mal sabia eu que havia entrado em um para raios de loucos fiz amizade com o daniel o proprietario e com os demais clientes e amigos era um caminho sem volta ao ver de perto tantos projetos legais com a bmw malbina o kadett c20xe aspirado tudo que da com direito a enkei rpf1 do daniel g o vectra turbo do dellilo e o clio turbo do alexandre decidi de uma vez por todas dar mais um passo no meu projeto turbo nao teria dinheiro para isso entao decidi que finalmente o astra tcc iria sair do papel um astra 1 8 8v com preparaçao aspirada focada na eficiencia do conjunto injeçao programavel megasquirt ms3 com expansao ms3x full sequencial com instalaçao e acerto by dellilo condicionador de sonda lambda aem sonda lambda bosch lsu 4 9 modulo egt com termopar tipo k para mediaçao da temperatura do escapamento comando de valvulas carlini moderato gm1r 258x262 graus de permanencia a 0 1mm coletor de admissao de plastico do n20xf intake nox em inox com filtro esportivo duplo fluxo k&n throttle body do c20ne astra f/omega a/vectra a tudo isso ja foi comprado mas ai tivemos o impacto do covid 19 oh god why obviamente tambem fui impactado pela pandemia e tive que diminuir o ritmo do projeto irei ainda comprar novas molas das valvulas tambem da carlini e injetores bosch green de 42lb/h e decidirei se vou ou nao fazer a preparaçao do cabeçote neste momento para entao levar o carro para a home garage dar inicio ao processo de montagem uma coisa e certa nosso proximo texto ira contar o passo a passo da montagem de meu 1 8 8v aspirado e prometo que nao sera daqui cinco anos enquanto isso estou aproveitando o tempo livre para cuidados esteticos como a pintura dos frisos e maçanetas do carro sim na garagem do predio criaçao de um cai para jogar um pouco mais de ar frio pro filtro e reparos simples na home garage como troca do cilindro de freio e reparo na folga da alavanca [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 258300 258299 258301 258308 ] ate a proxima
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