levei quase um ano para postar essa terceira parte mas agora estou de volta para continuar a historia fiz sobre encomenda um downpipe sem catalizador para o john cooper a ideia do downpipe sem catalizador e acelerar a expulsao dos gases vindos da combustao com isso o carro e capaz de gerar mais potencia alem de aumentar o som do motor e deixar com uma aparencia mais esportiva alem disso instalei a manta de la de vidro que tem o objetivo de isolar o calor interno do downpipe vindos da combustao para dentro do cofre do motor com isso a gente aumenta a eficiencia de todo o conjunto essa manta exige um aquecimento para que ela consiga se fundir e ter total capacidade de isolamento termico ai vem a parte engraçada instalei o downpipe e fui rodando para casa no meio do caminho a manta começou a aquecer e a soltar fumaçacomo aviam me avisado antes entao nao fiquei preocupado mas todos os motoristas que viam o meu carro queriam me alertar sobre o meu probleminha resultado dei muitas risadas igniçao as velas sao um grande problema no mini cooper s e no jcw em cerca de dois meses fiquei sabendo de cinco quebras de motor aqui no brasil devido ao eletrodo da vela trincar com o calor e cair dentro da camara de combustao dois desses carros eram originais inclusive tendo um caso interessante que aconteceu com um dono de mini cooper s que a vela quebrou caiu e nao chegou a arranhar ele trocou a vela por uma nova com a mesma especificaçao e alguns meses depois ela quebrou de novo condenando o motor fora do brasil ja li diversos casos desse mesmo problema e hoje em dia ja pode se falar que e um defeito cronico dos motores n14 e n18 a ideia e tanto em carros preparados como em carros originais trocar a vela por um grau mais baixo a original e grau 9 entao troquei a minha por grau 8 a vela escolhida foi mesma utilizada nos evo 10 a ilkr8e6 segundo dica do bruno bellantuono remapeamento da central o remapeamento da central conhecido popularmente como remap ou chip e o processo que utiliza com base o mapa original do gerenciamento de injeçao e igniçao do motor para adequa lo aos novos parametros e necessidades criadas pela troca de diversos componentes do carro visando uma maior eficiencia com isso nao adiantava trocar tantas peças como filtro intercooler downpipe valvula de pressao do turbo chargepipe etc se eu nao adequasse a central aos novos parametros de fato a melhora era pequena mas importante em alguns aspectos mesmo sem o remap como por exemplo o intercooler que conseguiu baixar quase 20 graus na temperatura do ar comprimido pela turbina mas ao contrario do que muita gente pensa nao e tao simples fazer um remap em um veiculo ha diversos fatores levados em consideraçao e nao e qualquer jovem com um computador na mao que ira otimizar o funcionamento do motor tanto que nao e dificil ver carros que apos o remap tem menos potencia do que original o mapa stock que vem na maioria dos veiculos visa um carro que pode andar em temperaturas de 30º c ate temperaturas superiores a 50º c o veiculo tem que funcionar no nivel do mar mas tem que funcionar tambem a mais de 4 000 mil metros de altitude o mesmo tem que trabalhar com gasolina com mistura bem rica e sem nada de alcool mas tambem tem que funcionar aqui no brasil com esse liquido viscoso colorido ineficiente e altamente adulterado que chamamos de gasolina comum no caso do mini cooper que tem um motor de injeçao direta feito para rodar com gasolina de 91 octanas ou mais quando se coloca uma gasolina como a comum que temos aqui no brasil o motor adota um mapeamento mais conservador limitando sutilmente o desempenho do carro outro problema da nossa gasolina comum e que acaba acelerando um problema que os motores modernos de injeçao direta possuem a alta carbonizaçao como poderemos notar na foto abaixo de uma valvula que possui muitos residuos de queimas aqui temos a gasolina podium do posto br a qual utilizo no meu carro ela possui 95 octanas como o veiculo foi projetado para 91 octanas e tudo a mais que isso que voce colocar nao sera aproveitado com um remap podemos adequar o motor para aproveitar todo o beneficio dessa capacidade energetica extra do combustivel alem disso com uma saida de ar menos restritiva devido ao downpipe sem catalisador o gas da combustao sera expelido mais rapido podendo assim entrar mais rapido com o novo filtro menos restritivo da aem tudo isso trabalhando com mais pressao de turbo originalmente o mini jcw trabalha com 1 2 a 1 3 de pressao na turbina k04 mas o nosso remap fez o mesmo trabalhar com 1 55 bar de pressao — algo que analisamos apos varios datalogs e mais de 10 horas de testes chegando diversas vezes na redline e analisando o comportamento do mesmo como o carro anda muito em trackday e necessario uma margem de segurança maior do que um carro que anda na rua acelerando de farol em farol acredito que para fazer o mapa levou mais de oito meses devido a ter começado o processo com um profissional que nao sabia muito bem o que estava fazendo e que me tomou quase cinco meses isso porque o mesmo fez diversos mapas e cada um deles tinha um defeito tinha mapa que o carro falhava em segunda marcha a 5 500 rpm outro que simplesmente vinha menos potencia que antes ai teve um mapa que em quinta e sexta o carro começava a querer bater pino e entre uma mapa e outro ele levava quase um mes isso me deixava cada vez mais puto ate a hora que pedi para ele colocar o mapa original de novo e so voltar quando tivesse o mapa pronto esse profissional foi embora do brasil deixando o trabalho incompleto depois disso fui procurar o thiago silva vulgo pixel para terminar o serviço conheci o pixel por ele ser muito famoso no mundo dos ds3 e pelo fato do mini cooper usar o motor n14 e o meu jcw usar o n14 com diversos melhoramentos como fluxo de cabeçote valvulas reforçadas biela com um tratamento especial etc achei que seria o cara certo no final do acerto fizemos o seguinte video o qual algum de voces possivelmente ja viram [youtube id= vcghihhqsc4 width= 600 height= 350 ] sempre assisti os videos do sganzerla desde o começo do trabalho dele e acho o seu trabalho de primeira vejo os videos do vectra de 500 cv e do santana turbo e vejo que aquilo demonstra o verdadeiro espirito gearhead que temos em todos nos sempre pensei que quando tivesse um carro legal de verdade e dinheiro iria conversar com ele para fazer um video do meu carro esse dia chegou eu escolhi o acerto do dinamometro por ser o que eu considerava o final da preparaçao e o carro finalmente pronto numero 246 uma referencia ao numero do project cars do flatout o video levou tres dias de filmagem da meia noite ate as quatro da manha e quase dois meses de ediçao devido aos demais trabalhos do flavio sganzerla na epoca alem disso eu tambem estava com uma certa dificuldade de tempo tambem alem disso o flavio e um cara super perfeccionista algo que faz o seu trabalho levar um tempo maior que outros no primeiro dia fizemos a cena do dinamometro e alguns testes de audio e lentes de madrugada no segundo dia fizemos todas as cenas internas do carro com os diversos angulos tivemos lugares que passamos umas quatro vezes ate conseguir a tomada certa tivemos o problema com a suspensao super rigida do jcw em algumas imperfeiçoes em velocidade elevada o gravador de audio simplesmente travava fazendo a gente perder o audio fora que em outra depressao a camera travou e conrrompeu alguns arquivos tivemos algumas tomadas que foram filmadas na paulista so que na hora de editar achamos que nao casaria com o resto do video no terceiro dia fizemos as tomadas externas nas ruas o que foi bem tranquilo tomada que nao foi para a ediçao final [youtube id= vbwahg6ui1y width= 620 height= 350 ] muita gente pergunta o equipamento que foi usado abaixo esta a lista canon 5d mkiii canon 17 40mm f/4 0 l canon 45mm f/2 8 ts e sigma 50mm f/1 4 dg hsm art carl zeiss 85mm f/1 4 t* planar zf manfrotto 055 + mvh 502ah + 808rc4 ikan beholder ds1 zoom h4n shure sm57 behringer c 2 muitos donos de carro preparados gastam verdadeiras fortunas em preparaçao e esquecem de gravar esses momentos tao curtos e preciosos da vida fiz esse video para ficar para a eternindade um dia no futuro olharei esse video e com certeza irei pensar eu tive um mini john cooper works de 300 cv e esse carro era do caral#ˆ#% siga meu canal no youtube e meu instagram mini jcw246 por vitor martins project cars #246 uma mensagem do flatout que saga esta preparaçao vitor mas tambem ninguem falou que seria facil alias nunca e facil mas quando queremos realizar os sonhos de verdade nada nos fara desistir deles parabens pela persistencia pelo projeto e por registra lo para a posteridade em video e no flatout agora va curtir o carro
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.