saudaçoes galera do flatout agradeço pela oportunidade de compartilhar minha historia com voces primeiro vou falar um pouco sobre mim e minha paixao por carros e depois sobre meu maverick ldo 1975 que esta sendo restaurado completamente desde muito pequeno com um ou dois anos de idade me interessei e impressionei com carros e tudo que podia ser chamado de automovel ficava na janela do apartamento vendo os passarem reparando nas cores modelos marcas barulhos [gallery link= file ids= 91339 91338 91337 ] com mais ou menos quatro anos de idade la pra 1982 fazia o mesmo caminho todos os dias de manha com minha mae e irmao indo pra escolinha a pe desciamos a rua da escola e eu e meu irmao iamos identificando todos os carros que passavam nao pela aparencia mas pelo barulho isso mesmo antes de ver o carro eu ja sabia qual modelo era diferenciando inclusive fusca motor 1200/1300 de fuscao motor 1500/1600 brasilia variant kombi sabia que existiam pelo menos dois maverick e dois opala com barulhos bem distintos nao sabendo nada sobre motores de quatro seis ou oito cilindros nessa epoca observando o desenho dos carros ja simpatizei com o maverick apesar de nao ser mais fabricado ainda tinha muitos rodando nas ruas nao tinha muitas certezas na vida como qualquer criança de quatro ou cinco anos mas quando alguem me perguntava qual carro teria quando crescesse a resposta era sempre a mesma maverick lembro de todos mavericks que me acompanharam na infancia brincava dentro de um maverick vinho que ficava abandonado na minha rua alem de varios galaxie/landau e sempre ficava olhando outro maverick branco estacionado em frente a um predio perto de casa bem conservado apesar de ficar em vaga descoberta as rodas desse carro tinham o mesmo desenho das mangels direcionais que escolhi pro meu carro apesar de serem de aluminio e as minhas cromadas de aço lembro tambem de um gt branco que ficava na garagem de uma casa na subida pra estrada da roseira zona norte de sp onde passava com meus pais quase todos os fins de semana para ir ao sitio e de um outro gt branco proximo a saida de pouso alegre/mg onde tenho familia e iamos algumas vezes por ano enfim sempre reparei nos maverick por ai seja em garagens seja rodando sempre chamaram minha atençao e aguardava ansiosamente fazer 18 anos e realizar o sonho de ter um assistindo a filmes como christine mad max e gladiador das ruas decidi que eu mesmo pintaria e montaria o meu carro nos filmes parecia facil e rapido bom por falar em escola aos 12 anos ganhei da minha mae o primeiro fasciculo de um curso de mecanica de automoveis que saia semanalmente comecei a aprender e me apaixonar por mecanica aprendi sobre motores e principalmente descobri o que era um v8 sobre sua perfeiçao admissao no centro fluxo cruzado combustivel bem distribuido entre os cilindros e tive uma excelente surpresa descobri que um dos poucos carros que sairam de fabrica no brasil com esse motor era o meu amado maverick decidi definitivamente que teria esse carro na mesma epoca o pai de um amigo estava montando uma replica de ford 29 com motor 4 cilindros de opala apesar de nao ter gostado da ideia de usar motor gm numa replica ford o via trabalhando no carro comprando as peças ferramentas e achava muito legal ao mesmo tempo devorava tudo que aparecia pra ler a respeito nessa epoca em que nem se sonhava com internet comprei muitas revistas me familiarizei com os muscle cars pony cars e a cultura hot rod essa ultima me chamou muito a atençao a historia daqueles moleques nos anos 50 e 60 que montavam seus carros na garagem de casa usando carrocerias baratas e motores potentes estava mais que decidido eu teria meu maverick e montaria ele sozinho no melhor estilo hot rod ganhei minha primeira caixa de ferramentas e comecei a praticar mecanica no del rey l 88 a alcool do meu pai para seu desespero foi tambem o primeiro carro que dirigi na vida trocava filtros cabos de vela regulava carburador e fazia reparos simples de eletrica e carroceria o del rey 88 foi trocado por outro mais novo e completo um ghia 1 8 90 4 portas e o aprendizado continuou quando eu tinha uns 16 anos meu tio irmao do meu pai comprou um maverick 4 portas 6 cilindros com cambio na coluna foi o primeiro em que entrei na vida e adorei o carro como gostava de mecanica fui estudar na escola tecnica federal de sao paulo atual cefet fazer colegial tecnico nessa area mesmo la me sentia deslocado enquanto meus colegas sonhavam com escort voyage kadett e gol eu queria um maverick v8 ate naquele curso onde os alunos supostamente deveriam gostar de mecanica ninguem curtia esses carros maverick dodge galaxie e opala viviam abandonados nas ruas nessa epoca como eu disse nao havia internet pra mim era estranho como alguem podia querer um carro novo se por uma merreca se podia comprar uma barca americana com um v8 gigante na minha cabeça isso era absurdo ao mesmo tempo que estudava fui juntando dinheiro tudo que ganhava fosse pro lanche fosse algum presente ia pra poupança do carro com 18 anos tirei minha cnh e comecei a frequentar o encontro de antigos que na epoca acontecia semanalmente no estacionamento do estadio do pacaembu la vi muitos carros legais a venda por preços mais que convidativos na epoca isso em 1996 eu tinha pouco mais de 3 500 reais guardados um maverick bom custava entre r$ 3 000 e r$ 6 000 porem devido a dificuldade de peças e ao valor muito baixo desses carros olhando direito sempre tinham algo que me desagradava como reparos feitos com massa estofamentos estranhos peças esquisitas adaptadas rodas que nao combinavam com o carro enfim sempre alguma coisa que me desanimava para se ter uma ideia dos valores da epoca deixei de comprar um maverick sw v8 amarelo com faixas pretas que tinha no vidro um papel primeiro escrito r$ 1 200 00 depois por r$ 900 00 e depois tudo riscado e pela melhor oferta um camaro dos anos 70 por r$ 3 000 e outras pechinchas um maverick branco igual ao que eu namorava quando criança por r$ 3 500 em muito bom estado porem para os mais novos e bom traçar um panorama dessa epoca ate o fim dos anos 90 e começo de 2000 esses carros eram renegados por 99% das pessoas eram considerados antiquados grandes demais para o transito beberroes nao tinham peças de reposiçao no brasil e por isso apesar de baratos a maioria tinha adaptaçoes grotescas desde peças mecanicas ate estofamentos lanternas lataria no fim por outros problemas entre eles a convivencia com uma marajo da mae um amigo que tinha ela desde zero km e so apresentava os problemas mais absurdos o que na epoca imaginei serem em virtude do tempo de uso e idade do projeto um acidente com um santana do meu pai do qual meu maverick herdou a cor vermelho colorado perolizado uma especie de homenagem anos depois acabei desistindo da ideia por um tempo sufocando minha paixao por carros e consequentemente pelo maverick por alguns anos inclusive indo fazer faculdade de direito ao inves de mecanica [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 91322 91323 ] mas paixao e paixao entao alguns anos depois no final de 1999 ja na faculdade andando num galaxie 74 de um amigo galaxie que algum tempo depois seria meu a ma impressao que tive com a marajo se desfez vendo que o surrado galaxie apesar de seus quase 30 anos de uso esbanjava vigor e que praticamente tudo nele ainda funcionava o ronco do silencioso v8 292 y block a vontade de ter um ford v8 voltou a pulsar forte nas minhas veias porem vendo novamente que os carros mais caros teoricamente bons ainda tinham reparos mal feitos e sabe se la quantas toneladas de massa embaixo de suas pinturas reluzentes lembrem se que era uma epoca em que esses carros valiam muito pouco entao ninguem punha dinheiro neles se punha era por que nao queria vender logo os carros a venda eram na maioria ruins decidi que ia comprar uma carroceria bem alinhada em qualquer estado desde que nao fosse um carro acidentado ou torto devendo somente tambem ter os documentos em ordem queria tambem se possivel que fosse um gt fase ii 1977/79 pois gosto mais das lanternas traseiras e faixas desse modelo retornando em 2000 aos encontros do pacaembu conheci um cara chamado elvis que disse ter um maverick a venda por r$ 700 00 marquei com ele em sua casa no extremo sul de sp onde estava o carro fui ate la com um amigo o christian no dia combinado e descobri um mundo paralelo na vizinhança do cara entre casas sem acabamento uma galera com cara de poucos amigos circulava ostentando motos e carros novos de origem duvidosa a luz do dia a garagem do tal elvis era quase um desmanche em frente a casa havia um dodge charger 77 branco e logo em seguida estava provavelmente o maverick mais feio que eu ja tinha visto na vida o carro era 1975 ldo de documento que depois descobri que nao existiu na fase i ou seja ate 76 tambem era branco e parecia ter sido pintado com rolinho de pedreiro alem de ter buracos enormes de ferrugem nas laterais alias uma delas parecia ter sido enchida com jornal e massa ou seria fibra tinha um motor quatro cilindros a primeira vista sem os cabos de vela tambem nao tinha freios porem vendo pelo lado positivo tinha o volante walrod de 3 raios rodas bonitas apesar de aro 14 os frisos de inox nas calhas raros ja naquela epoca longarinas e assoalho bons e apesar de ser ano 75 tinha as lanternas traseiras do maverick fase ii o vendedor disse tambem que o motor era novo tinha sido feito recentemente o que pra mim teria valor depois na troca pelo v8 entao na minha inocencia e por influencia dos filmes que citei acima o gladiador das ruas mad max christine pensei minha ideia e fazer um carro do zero a partir de uma carcaça apesar de gostar muito do maverick gt especialmente os fase ii nao achei nenhum bom o suficiente pra comprar quero montar o carro do meu jeito sem me apegar a originalidade se eu pagar esse valor no carro sobra um monte de dinheiro lembrem se que eu tinha cerca de r$4 000 00 agora e o preço do carro era r$ 700 00 pra funilaria a pintura comprar o v8 e montar tudo do jeito que quero em 6 meses deve estar pronto se nao ficar bom vendo e compro outro entao fechei negocio com a condiçao de ele me entregar o carro funcionando no fim de semana seguinte o mesmo amigo que me acompanhou na primeira visita ao carro e tinha uma ford f1000 foi comigo e mais 2 amigos nossos buscar o carro o elvis prometeu entregar o carro funcionando mas nao estava alem disso um pneu estava murcho nao tinha freios nem qualquer luz mesmo depois de colocada a bateria que levei e misteriosamente terem sumido as rodas de liga que ele me convenceu a substituir por uma porta sobressalente e uma saia dianteira ainda com a placa amarela pendurada nela aqui cometi meu primeiro erro e que sirva de liçao para os futuros candidatos a autores e aventureiros dos project cars o combinado nao sai caro nao esta como prometido de a volta va embora e so volte se voltar quando o cara cumprir o combinado mas como estava do outro lado da cidade e estava escurecendo aceitei a barganha das rodas pelas peças entao amarramos ele na pick up com uma corda pois nao consegui um cambao emprestado e meu amigo veio me puxando devagar dentro do maverick tive que ir com a segunda marcha engatada e caso precisasse frear soltava a embreagem paramos no primeiro posto de gasolina e para minha alegria o pneu traseiro esquerdo murcho estava na verdade rasgado e nao podia ser calibrado imaginem a sensaçao de pegar a marginal pinheiros em sp num carro realmente velho sem freios amarrado a cerca de 40 centimetros do parachoque de uma caminhonete e ainda com o pneu traseiro rasgado a roda batendo no asfalto e fazendo um barulho ensurdecedor semelhante ao das rodas de um trem so que bem mais alto no meio do caminho pra casa ainda na marginal a vibraçao causada pelo pneu vazio soltou um prisioneiro da roda travando a ela começou a se arrastar no asfalto soltando um rastro de mais de 3 metros de faiscas atras do carro estava anoitecendo e foi um show bizarro e bonito pra quem passava pelo local parecia um low rider arrastando aquelas placas que os donos colocam embaixo so que nao por nao termos muita opçao continuamos ate que por fim quase no fim do caminho a corda que amarrava o maverick a f1000 estourou ja era bem tarde eu estava exausto nao havia jeito de emendar a corda e nem tinhamos outra empurramos o carro ate uma travessa da marginal ao lado de um posto de gasolina um dos amigos pra tirar sarro amarrou o carro ao poste pra ninguem roubar deixei o carro la a cerca de 10 km de casa fiquei tao preocupado que no meio da madrugada peguei a pampa do meu pai aqui na sua primeira participaçao de muitas nessa historia e fui la conferir se o maverick ainda estava no mesmo lugar tinha um morador de rua perto do carro que contrariamente ao cliche era um cara culto que falava bem era bem simpatico e nao estava bebado comprei lhe um lanche e pedi pra olhar meu carro ate de manha ele agradeceu muito e prometeu ficar ate de manha cedo perguntou ate o horario em que eu viria entao no dia seguinte com uma corda nova fui com meu amigo buscar o carro o morador de rua cumpriu a promessa e la estava me esperando chegar feliz e contente amarramos o carro de novo e finalmente consegui chegar na minha rua parei em frente ao predio onde eu morava na semana arranjei um jogo de cabos de vela e comprei a tampa e um rotor do distribuidor na auto peças grillo uma loja antiga de bairro perto de casa que ja fechou as portas eles tambem tinham um emblema da grade do corcel e algumas lentes de pisca dianteiro do maverick tudo novo estoque antigo comprei todas as peças um outro amigo fanatico por carros e ex colega do curso de mecanica o gustavo foi entao me ajudar a liga lo era uma incognita uma vez que o carro veio desligado o caminho todo cheguei a soltar a embreagem pra frea lo algumas vezes podendo ouvir o motor rodar mas nao tenha certeza de nada e tendo em vista o ocorrido com as rodas e o pneu vazio duvidei que o motor estivesse realmente bom entao com os dedos cruzados demos partida com a ajuda de cabos auxiliares e da suprema do gustavo comprada pelo pai dele zero km em 1993 e que ele usa ate hoje com cerca de 500 000km e o velho georgia 2 3 funcionou liso sem fumaça nem batedeira pra minha alegria e surpresa surpreendentemente estava muito bom conforme disse o vendedor arrumei entao os freios que simplesmente nao tinham a tubulaçao ate a traseira do carro e ele se tornou usavel apesar da aparencia horrivel com um pouco de paciencia e uma lampada de testes consegui tambem botar toda a parte eletrica dele pra funcionar parti entao pra proxima etapa fazer orçamentos de funilaria e pintura em sao paulo mas ou me pediam valores absurdos na epoca entre r$ 4 e 5 mil ou nem queriam pegar o carro pra fazer o meu funileiro de confiança na epoca me aconselhou a vender aquele carro e partir para outro em melhor estado conselho ratificado pelos meus amigos leo da como perdido esse dinheiro que voce gastou encosta esse carro no sitio aproveita as peças que puder e compra outro melhor fiquei entao bastante desanimado e quase desisti do carro porem naquela epoca eu ia quase todos os fins de semana para piedade cerca de 100 km no interior de sao paulo onde um tio daquele primeiro amigo tinha sitio numa dessas idas o dono do galaxie 74 aquele do começo da historia lembram que tambem buscava funileiro me apresentou o noel vendo alguns trabalhos dele gostei alem de ficar atraido pelo preço com base em fotos ele pediu r$ 1 000 pra fazer meu carro em um prazo de 3 meses eu teria que buscar e comprar as laterais traseiras o resto ele recuperaria em lata sem usar massa decidi que ele faria meu carro dezembro/2000 o carro apesar de muito feio funcionava bem preparei o entao para a viagem ate piedade troquei oleo filtros bomba de agua mandei arrumar o alternador e os freios porem por um vazamento de oleo no mancal traseiro que demandaria a retirada do motor para sana lo decidi que iria transportar o carro ate la aconselhado por alguem fui ate o mercado do ceasa procurar algum dos caminhoes que segundo me disseram vinham a sp carregados e voltavam vazios e assim topariam fazer o frete nao lembro o valor combinado mas fechei com o dono de um ford f4000 curiosamente fabricado em 75 tambem como meu maverick ele me esperaria no sabado as 7 00 horas da manha no primeiro posto da rodovia raposo tavares no dia combinado acordei cedo abasteci o maverick fiz o sinal da cruz pensando deus me ajude e sai pra estrada cheguei ao posto onde e claro nao me deixaram usar o elevador para colocar o carro em cima do caminhao a soluçao foi encostar a f4000 com a caçamba num barranco inclinado e eu desci com o maverick do barranco direto pra cima do caminhao foi tenso a viagem foi longa e cansativa mas finalmente chegamos a piedade la o pessoal de um posto foi mais gentil e permitiu o uso do elevador dirigi ate o sitio e guardei o carro na garagem onde ja havia o meu futuro galaxie e um dodge dart 4 portas do dono do sitio trocado pelo christian por equipamentos de som automotivo com o tal elvis que me vendeu o carro no outro dia dirigi ate o funileiro que quando viu o carro coçou a cabeça e disse bom pra fazer tudo com lata bem caprichadinho vou ter que cobrar r$ 1 200 nem preciso dizer que o apelido do cara virou caprichadinho depois dessa paguei metade no inicio e a outra metade ficou prevista para o final concordei e iniciaram se os trabalhos [gallery link= file columns= 4 ids= 91328 91329 91327 91332 91333 91330 91324 91334 ] comecei a buscar as peças e consegui numa loja em sorocaba/sp a lateral esquerda nova peça original ford a lateral direita comprei usada num famoso e antigo comerciante de peças de sao paulo a landauto quanto a cor nenhuma das originais me agradava muito alem disso como eu disse pela influencia da cultura hot rod queria uma cor chamativa mas que ao mesmo tempo combinasse com as linhas do carro queria fugir do comum o vermelho o amarelo o branco e o preto depois de muito pensar e analisar as opçoes numa homenagem ao pobre santana capotado por mim alguns anos antes escolhi o vermelho colorado perolizado da linha vw 1991 a cor e me agradava muito combinaria com as partes pretas e destacaria os cromados comprei os 7 quartos de tinta de uma vez pra nao dar diferença porem o serviço nao andava como prometido os tres meses se passaram e nada do carro o noel tinha errado no prazo e no orçamento para manter a oficina pegava serviços menores e meu carro ia ficando num canto esquecido de vez em quando via algum progresso seis meses passaram e vendo que nao adiantava pressiona lo levei outros serviços pequenos para ele na esperança de que ajudando o ele me ajudasse tambem passaram se meses ate que o natal de 2001 chegou umano na oficina e nada do papai noel entregar meu presente resolvi tentar me acalmar e continuei dando um trato nas peças que tinha e comprando as peças que faltavam dei um trato no painel zerei o velocimetro usando uma furadeira comprei uma tampa do tanque de estoque antigo vendi o motor quatro cilindros para um jipeiro e comprei atraves do jornal primeiramao o 302 v8 de um landau finalmente em janeiro de 2001 o carro começou a ganhar forma e em abril de 2002 começou a ganhar a cor escolhida ate achei um quadrijet holley nessas minhas garimpagens de peças pelo interior de sao paulo novo encostado numa prateleira de oficina de recuperaçao de carburadores me animei de novo mas isso e historia para o proximo post obrigado pela atençao e um abraço flatouters por leo di salvio project cars #292
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