fala pessoal hoje vamos continuar com a evoluçao do escortson meu escort de pista inspirado nos modelos de marcas e pilotos dos anos 1980 bloco do motor como eu ja havia comentado o desejo era um duratec 2 5 no cofre do escort mas quem manda no projeto e o meu bolso e ele disse que fez as contas e quer um ap nao pude convence lo do contrario ja que e para ser uma preparaçao aspirada com intuitos giradores optei pelo famoso ap bloco alto com o r/l de 0 291 o 2 0l bloco alto tem um funcionamento mais eficiente em rotaçoes altas quando comparado ao ap 2 0l convencional com seu r/l de 3 22 fora os outro beneficios de um r/l mais baixo que chega a influenciar ate a potencia final do projeto por sorte nao precisei procurar muito por ele achei um bloco do jeito que eu queria em uma oficina perto de onde moro e melhor ainda foi descobrir que o motor ja tinha certo preparo o bloco contava com pistoes iasa box forjados de 84mm de cabeça plana bielas std vira balanceado roda fonica interna com sensor e bomba de oleo retrabalhada comprei o motor e levei ele direto para garagem para desmontar e fazer uma revisao o motor estava todo ok mas alguns detalhes precisavam ser feitos os pistoes que estava no bloco eram projetados para o ap de bloco baixo tendo assim uma altura de compressao mais baixa quando o motor estava em pms havia uma diferença de 7 decimos do topo do pistao para o topo do bloco reduzindo assim o potencial para atingir uma taxa de compressao elevada para conseguir chegar na taxa desejada 14 1 sem fatiar demais o cabeçote seria necessario fazer um corte no topo do bloco para alinhar a altura dos pistoes com o bloco como as bielas sao std fiquei na duvida se elas aguentariam a taxa e o giro alto sempre acreditei que sim mas preferi me certificar com um profissional da area claro que uma biela forjada e mais leve seria o ideal porem custaria o que eu nao poderia pagar fui aconselhado a pelo menos usar prisioneiros de biela arp forjados e equalizar o peso do conjunto biela pistao e foi o que eu fiz usando a mesma balança que meu pai usou quando preparava os motores do formula ford equalizei o peso do conjunto tudo torqueado e bloco fechado rodas conversando com um grande amigo do meu pai — eles correram em algumas categorias juntos — o assunto do escort veio a tona ele me contou que tinha guardadas as rodas do formula ford dele desde o fim da categoria nos anos 80 que estavam em um bom estado e so precisavam de um trato e que eu poderia ficar com elas nao pensei duas vezes corri para buscar feliz da vida sao rodas de aluminio 13x8 pesando pouco mais de 4kg — perfeitas para usar os slicks com largura 235 mandei elas para reforma pintura e polimento e agora estao 0km pedaleira como o plano e recuar o cockpit o maximo possivel e eu nao posso aumentar o tamanho das pernas as pedaleiras forma necessarias aproveitei uma viagem do meu pai para os eua e comprei as willwood essas pedaleiras nao sao suspensas elas sao fixadas no chao do carro as suspensas eu teria que fazer uma estrutura de suporte para elas alem de ser mais simples as que eu comprei sao mais baratas e no final ira adicionar menos peso um problema delas e a altura dos pedais que provavelmente foram projetados para alguem que calça tamanho 50 para fica mais confortavel farei uma estrutura de palco para os pes com 2 5 e um bom espaço de apoio essa estrutura vai ser feita de aluminio e vai melhorar tanto a posiçao dos pes em relaçao ao pedais como a posiçao de guiar ao todo o acabamento sera igual ao apoio de pe do passageiro modificaçao da rollcage [gallery columns= 5 link= file ids= 96480 96488 96491 96472 96473 ] depois de pronta fui descobrindo alguns detalhes que poderiam ser melhorados na rollcage e tambem alguns detalhes para adaptar o banco painel direçao e outros componentes um detalhe muito importante e a ligaçao do santo antonio com as colunas a e b do carro achei umas chapas perfuradas para fazer o serviço e adicionar o menos peso possivel outra modificaçao foi as chapas presas na rollcage para servir de base ao banco o que conectou tambem a barra inferior que atravessa o meio do carro com o reforço da estrutura de carroceria outro detalhe foi a eliminaçao da barra que atravessava do ponto superior esquerdo ao inferior direito logo atras do banco ela foi instalada de uma maneira que atrapalhou o recuo do banco entao cortei fora recuei mais ainda o banco e sera feito uma barra com curvas parar nao ter problemas com a posiçao do banco posiçao de guiar depois de todo o trabalho na gaiola o banco ficou bem para tras a direçao teve que ter o cubo alongado em 6 o apoio da barra de direçao modificado e agora tem um ajuste de altura a posiçao da direçao ficou perfeita e tem uma certa regulagem caso algum amigo for dar umas aceleradas a posiçao da pedaleira e palco ja estao definidas e o projeto de recuo da alavanca de cambio ainda esta sendo estudado quero a alavanca alta bem perto da direçao e com engates curtos aerodinamica para tentar ajudar um pouco o comportamento do carro projetei um aerofolio tipo gurney e um extrator de ar na traseira para aumentar mesmo que pouco a downforce o fundo do carro sera liso e na dianteira um bom splitter tudo feito em aluminio [gallery columns= 4 link= file ids= 96492 96482 96470 96471 ] e aqui que termino esse texto no proximo faltei sobre uma grande surpresa que tive com esse projeto e mais algumas belezuras de peças ate la por luiz leao project cars #294
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