e ai pessoal como havia falado nos posts anteriores o carro ficou por mais de uma decada sem funcionar antes disso ele rodou por aproximadamente 20 000 km com o motor que era de um charger codigo 318ps de 5 2 litros e 215 cv brutos e que substituiu o motor original de 198 cv desse charger foi aproveitado ainda o cambio de quatro marchas com acionamento no assoalho que substituiu o cambio de tres marchas na coluna o diferencial dana 44 que substituiu o original braseixos as rodas magnum e os bancos individuais que infelizmente aposentaram o banco inteiriço apos funcionar o motor novamente e rodar por algum tempo ate iniciar a restauraçao foram trocados cabos de vela oleo filtros mangueiras colocada uma bateria nova e realizada uma limpeza no tanque de combustivel sentia que mesmo com a pegada robusta e sem problemas graves aparentes o motor com aproximadamente 40 anos dava sinais de cansaço alem disso muitas melhorias poderiam ser feitas em um motor que saiu bem estrangulado de fabrica contudo sabendo do limite da minha paciencia e do meu bolso nao estava nos meus planos iniciar um projeto com mais de 500 cv que comprometeria meu orçamento por uns dez anos e que dificilmente seria aproveitado 100% se nao fosse a uma pista de arrancada era hora de nortear o projeto para uma finalidade mais abrangente alem dos fatores grana e paciencia eu levei em consideraçao outros motivos o primeiro e que apesar de gostar de competiçoes prefiro pegar a estrada com a minha familia e usar o carro com frequencia o segundo e que mesmo que eu tivesse a possibilidade financeira de ter um carro com preparaçao pesada dificilmente eu teria coragem de usar todo o seu potencial isto porque sou o tiozao na estrada sempre na velocidade cruzeiro escutando um rock 70 s no toca fitas e apreciando a paisagem ai surge a ideia central do meu projeto ter um carro espaçoso com visual old school sem problemas estruturais ou na lataria com suspensao robusta eletrica e mecanica confiaveis torque de caminhao e aproximadamente 300 cv alem da experiencia cotidiana foi necessaria muita pesquisa nos foruns de internet revistas antigas alem de conversar com alguns preparadores da velha guarda com o basico em mente era hora de por em pratica nessa fase tive que tomar uma dificil decisao o preço das peças aumentava a cada dia e o projeto estava parado ha algum tempo o jeito foi me desfazer do meu passat gts possuia motor 1 8 carburador 3e cambio de cinco marchas do santana bancos recaro de couro volante panther e outros acessorios de epoca o carro precisava de algumas melhorias pintura frisos laterais rodas originais mas nunca me deixou na mao era valente na estrada e me ajudou muito no inicio da minha vida de pai de familia porem o dodge falou mais alto novamente e eu anunciei o passat na internet um comprador de brasilia df veio de onibus pra ver o carro e fechou negocio na hora e o levou rodando aproximadamente 1 400km foi dificil ver meu passatao indo embora mas o atual dono se tornou meu amigo e curte muito o carro legenda o passatao tambem foi alvo de uma boa restauraçao nas maos do novo dono entao pela primeira vez na vida torrei uma graninha boa sem peso na consciencia os pistoes standard serao substituidos por pistoes de aluminio da silvolite pistons de topo plano medida 0 20 que por si so ja garantem um pequeno aumento na taxa de compressao o motor 318ps fabricado ate 1976 possui uma taxa de compressao de 8 4 1 enquanto os 318 normais possuem uma taxa de 7 5 1 o novo comando de valvulas e um summit 278/288 que e mais bravo que o original mas nao chega a atrapalhar no uso normal as molas do comando originais serao trocadas por um jogo da edelbrock com maior pressao alem das peças acima mencionadas chegaram jogo de tuchos hidraulicos aneis bronzinas de mancal e de biela jogo de juntas do motor felpro; retentor de oleo da cherokee para substituir a gaxeta que sempre vaza ; bomba de oleo melling; bucha de comando corrente de distribuiçao dupla selos de motor o coletor de admissao original dara lugar a um coletor em aluminio especifico para quadrijet que possui um fluxo muito melhor e tem a metade do peso do coletor original o deficiente sistema de igniçao a platinado deu lugar a um sistema eletronico da procomps apos acabar com o dinheiro surgiu a oportunidade de comprar uma quadrijet holley de 600 cfm a vacuo zerada para substituir o dfv de corpo duplo por quase metade do preço cobrado na internet fica aqui um agradecimento especial ao meu amigo ha mais de 15 anos samuel que emprestou o dinheiro em troca de umas voltas ao volante do dart e de uma apariçao no flatout samuel sempre dando um apoio na restauraçao do dojao a foto que ilustra a capa dessa materia foi tirada antes do inicio da restauraçao eu queria muito ter colocado ela no primeiro post mas estava perdida nos meus arquivos acho ela bonita e quero repeti la ao longo dos anos com o carro acompanhando o crescimento do filho ou nascimento de outros eu envelhecendo e crescendo para os lados e etc no proximo post vou contar sobre o inicio dos trabalhos no motor e as surpresas as peças da suspensao que chegaram e etc ainda tem muita coisa pra fazer nesse carro abraço por eliphas neto project cars #30
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