ola ola pessoal mais uma vez obrigado pelos comentarios positivos e negativos digo que todos ajudam muito no desenvolvimento do project cars se voce perdeu passe rapidamente pela parte 1 e parte 2 antes de continuar na segunda parte fui criticado pelo relaxo na pintura de canetinha… tudo num projeto unico se faz em ciclos com problemas recorrentes e mais erros que acertos entao segurem a ansiedade que a terceira parte esta chegando e resolvendo isso entao vamos logo de cara dar adeus ao para choque de canetinha o parachoque de canetinha foi montado so pro encontro nacional que nao ocorreu depois disso tirei ele do carro e levei ao funileiro repeti a mesma ideia do ensaio anterior com o capacete que fez sucesso troca da praca de bandido cronada [gallery link= file ids= 95673 95671 95672 ] a minha placa parecia ter saido da segunda guerra mundial isso pode ter sido resultado de uma batida anterior a mesma que fez o carro perder os farois de milha para choque novo e placa velha e torta nao dava entao uma nova era essencial momento decepçao as mas vibraçoes como nem tudo sao flores ha sempre aqueles momentos em que voce tem vontade de jogar o project cars do penhasco conversando com uns ou outros donos de carros antigos aqueles caras cuja unica alegria e pagar pouco ipva sempre tem um problema que nao sai nunca voce leva em todos os lugares troca tudo mas aquele problema continua la no meu caso e a vibraçao desde o começo meu clio tinha uma vibraçao chata em marcha lenta entao eu comecei pelo mais obvio coxins o mais fragil deles no caso da renault e um pequeno bracinho que segura o cambio ele tem uma bucha de borracha com recortes que quebram quando ele começa a deteriorar a alavanca mexe nas retomadas eu comprei uma peça da scenic que e mais resistente um pouco e como eu queria aumentar um pouco a resistencia dela fiz 2 buchas de pu shore 90a eu sabia que nesse coxim em especifico o pu duro nao causaria muita vibraçao por estranheza a vibraçao nao diminuiu mas tambem por sorte nem aumentou entao eu fui direto no coxim hidraulico aquele do lado direito e realmente ele tinha sofrido uma pancada ali a peça estava torta numa posiçao estranha primeiro eu troquei essa peça soldada cuja face de baixo estava irregular melhorou um pouco entao percebi que havia um parafuso espanado ali fui comprar o parafuso e no momento que fui trocar descobri que meu motor tava querendo beijar o chao alem do parafuso ja ter alisado a rosca do motor foi refeito a rosca na flange que prende o cabeçote e aquela peça num diametro maior e aproveitei pra instalar o coxim de pu meu torneiro fez uma obra de arte um par de buchas com furos bem dimensionados pra manter o movimento do motor e ainda colocou um anel de pressao que possibilita trocar as buchas ao levar para instalar quando tirei aquilo da caixa o mecanico rabugento ja avisou… joga esse coxim no lixo vai vibrar… muito… ele se deu o trabalho de explicar o que eu ja tinha visto na desmontagem o coxim original e um pistao que fica dentro de uma camara de oleo recebendo as vibraçoes dentro da camara tudo aquilo se atenua [gallery link= file columns= 4 ids= 95682 95681 95679 95680 ] bom vou começar pela parte boa imagina que voce esta sentado num cais em terra firme e operando um barco na agua ou uma maquina dentro do barco atraves de cabos ou varas agora imagina que o mar esta bem revolto possivelmente voce tera uma certa dificuldade em acertar os comandos quando voce ancora e atraca esse barco tudo fica mais facil e justamente isso que acontece quando voce usa todos coxins de pu seu motor esta na posiçao o tempo todo e sem sair do lugar como resultado as marchas ficam firmes e precisas a embreagem fica mais precisa o acelerador mais responsivo sao impressionantes os efeitos na dirigibilidade eu quero calma ai vem a parte ruim o mecanico tinha razao vibra muito a ponto dos plasticos do interior parecerem querer pular fora o volante balançar e voce nao enxergar nada nitido pelo retrovisor ai vem a tentaçao de remover todo interior e fazer um projeto racing so que logo a vibraçao te incomoda mais resultado que eu tive que voltar o coxim original que quem diria parecia bom no dia seguinte sentindo ate minha caixa toracica massageada so que a vibraçao continuou nesse momento eu queria tacar fogo no carro… respira no outro dia de cabeça fria vamos ver o coxim original que tinha sido voltado a forma original estava pegando na carroceria por isso a vibraçao bom comecei a busca de um tarugo de pu shore 70a pra refazer as buchas do coxim e isso nao e facil ja que o projeto inicial tinha muita vibraçao voltamos a prancheta e refizemos o projeto a bucha de cima estava em contato com anel de pressao um recorte na face de baixo ajudaria alem disso quatro furos ajudariam a diminuir a resistencia da bucha e absorvendo mais ruido outra melhoria seria uso de arruelas de borracha bem macias e uma junta [gallery link= file ids= 95683 95684 95685 ] conclusao depois de instalado a borracha arruelas e juntas nao ajuda muito devido a pressao de aperto ela se torna muito rigida pra absorçao de qualquer vibraçao e ainda corre o risco de fazer o coxim mexer lateralmente de fato a bucha shore 70a alem de cara ajuda mas nao faz milagres a vibraçao e proporcional ao ganho na firmeza o coxim hidraulico original e uma bela obra de arte da engenharia se quer um carro confortavel usa o original hidraulico com camara de oleo se quer mais firme vai perder conforto pequenas perdas de tempo sempre tem uma historia pra contar que nao faz parte do projeto entre elas eu ganhei sim ganhei um radio original pra eu usar com o comando satelite do volante e display original eu fiz uns testes inciais nao consegui display e quando fui testar mais entraram na casa dos meus pais onde tava guardado e entre as coisas que levaram foi o som agora um dia quem sabe eu compro uma interface e um som mais moderno aquele suporte de motor rachado e soldado do capitulo anterior nao dava pra manter como eu ja tinha ido atras de uma peça extra resolvi fazer um artesanato com ele uma lixa especial de escovar metais deixou ele com visual incrivel quem sabe um dia eu instale ele ou faça a mesma coisa na peça extra que esta instalada hoje rodas de novo ta mas porque clio rs se ate agora ele so parece um clio techrun ok concordo que so parachoque nao tava dando o visu desejado uma alternativa seria importar quatro rodas oz aro 15 ou 16 vide pc #78 acontece que ha uma alternativa cujo custo tem 3 casas decimais por outro lado eu podia dar um jeito a propria renault comete algumas heresias com a propria renault sport entre estas a renault lançou na colombia o clio dynamique com quatro portas e rodas replicas oz do rs no aro 14 parece bom o suficiente ser uma polegada menor e aproveito os meus pneus e melhor ainda por um breve periodo ano de 2014 mesma roda no novo clio nacional poucas efetivamente sao encontradas nas ruas e nenhuma a venda eu fui a concessionaria e era dificil ate fazer com que os vendedores procurassem pela roda no catalogo quando olhavam as fotos ja diziam isso nao e original com muita insistencia o vendedor achou a roda no sistema da fabrica e eu rapidamente tomei nota da referencia da peça no dia o preço era 1 800 00 r$ por roda ou seja algo em torno de r$ 8 000 por um conjunto de quatro rodas aro 14 codigo de referencia 8200778264; estou colando aqui o codigo pra que voce mesmo possa ligar na concessionaria e perguntar o preço — nao e mentira acontece que eu ganhei na loteria calma eu to mentindo apareceu um jogo de quatro rodas dessa assim despretensiosamente no mercado livre por 180 reais cada roda por muita sorte eram rodas muito pouco usadas e chegaram na caixa da renault com nota e nao eram tijolos muito pelo contrario o vendedor era leitor do flatout e ja conhecia o carro manter as aro 14 e uma proposta complicada raramente se encontra pneus maiores que 185 porem estas rodas pesam 5 4 kg cada no contexto de performance baixo peso nas rodas e bem desejavel peso de roda e muitas vezes superior ao lastro no carro [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 95666 95664 ] agora o visual estava fechado meu carro virou um clio rs mini palavras do meu amigo suspensao buchas e acerto de pista apesar de trocado as molas minha suspensao nunca recebeu um trato decente pelo contrario tomou bastante porrada por exemplo isso dava pra ver pela folga na torre dianteira em resumo minha suspensao estava no bico do corvo a lenda diz que zeus amarrou prometeus numa arvore e um corvo diariamente bicava seu figado o qual se regenerava mantendo sofrimento cansado de ser bicado volte e meia no anti po da minha rua eu fui atras de buchas mais firmes afinal o objetivo maior era trackday buchas da barra estabilizadora das bandejas e das bieletas… em pu mais a troca dos batentes e uma geral alem de legalizar a altura no detran muitas verdinhas pelo ralo fiz tambem uma breve consulta de como eu poderia fazer um setup mais agressivo que o oem acontece que a vida real nao e como no playstation o setup passar por limites e nao valores exatos original valores de + a dianteira camber 0º15’ + +0º50’ caster +3º30’ + +4º30’ convergencia 3 40 + +0 4 traseira camber 1º10 + 0º22 convergencia +0 0 + 6 00 tunning para dar um pouco mais de aderencia o ideal era deixar um pouco mais cambado mudar os limites da cambagem dianteira em menos 1 grau tanto limite superior quanto inferior ajudaria sem desgastar prematuramente os pneus na rua aumentar caster no limite superior baseado num valor copiado do rs convergencia dianteira de minima menor divergente para tirar um pouco do subesterço na traseira tirar a convergencia mais zerado possivel pra deixar o carro um pouco mais traseiro na saida de curva por enquanto ficamos com so isso vou deixar para postar os resultados na pista na proxima postagem ate la por alexandre muller project cars #301
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