bom pessoal estou de volta com mais um episodio da saga do meu fusca entao puxem a cadeira que la vem historia o ultimo post terminou com ele finalmente indo para casa apos passar semanas na oficina foi uma pequena viagem de no maximo uns 40 quilometros e pelo caminho foi como se estivesse viajando no tempo sentado no banco traseiro por conta do pequeno defeito do assoalho cheiro de fusca e o som maravilhoso do boxer refrigerado a ar chegando em casa estacionamos ele na garagem e me lembro de passar um bom tempo dando voltas ao redor dele sem acreditar que realmente tinha comprado meu primeiro carro que coisa doida meus colegas comprando populares 1 0 e eu com um fusca na epoca tinha 17 anos nao possuia cnh entao restava ficar admirando cada detalhe dele e lavar ele todo fim de semana mesmo nao saindo da garagem primeiro banho do carro foi quando comecei a acreditar que aquele carro realmente e meu pude perceber que uma coisa e admirar um carro de longe e outra coisa completamente diferente e admirar o carro que esta na sua garagem carros antigos nos fazem pensar sobre quantas situaçoes eles ja passaram por toda a sua existencia [youtube id= y_anpajbyvk width= 620 height= 350 ] o passado do velho fusca ele foi fabricado em 1961 quanta coisa ja nao aconteceu nesses ultimos 55 anos imagine voce leitor quantas situaçoes que um carro pode ter presenciado em todos esses anos o primeiro encontro de algum casal que hoje ja sao velhinhos pode ter acontecido dentro dele o nascimento de alguem algum evento importante para a historia algum evento especial para a vida de alguem dias bons dias ruins dias inesqueciveis bom isso fica na imaginaçao nao tem como saber exatamente o que ja aconteceu com ele mas o que sei e que ele sempre foi de brasilia provavelmente foi comprado 0 km aqui apos um ano da inauguraçao da nova capital sobre o inicio de brasilia aprendemos na escola sobre o governo jk sua politica desenvolvimentista que propunha o crescimento de 50 anos do brasil em apenas 5 anos foi lançado seu plano de metas onde uma delas era a construçao da nova capital e no dia 21 de abril de 1960 brasilia foi inaugurada tudo bem aprendemos isso na escola mas tem uma historia que e pouco conhecida nos anos 60 brasilia era praticamente um autodromo pistas largas asfalto maravilhoso sem semaforo sem radares de velocidade e pouquissimos carros de policia o paraiso para qualquer gearhead neste contexto um grupo de estudantes alex dias ribeiro helladio toledo joao luiz da fonseca e jose alvaro vassallo com gasolina correndo nas veias criaram uma oficina chamada camber apos envenenarem o carro da mae do jose alvaro que acabou se tornando uma sensaçao nas corridas de rua da epoca eles perceberam que precisavam de um carro proprio onde eles pudessem testar suas ideias sobre preparaçao o pai do alex doou para eles um fusquinha 1200 que havia sido condenado apos um grave acidente os garotos removeram a carroceria e reformaram motor cambio e chassi com o anuncio dos 500 km de brasilia eles decidiram participar com o carro mas para isso seria necessario a fabricaçao de uma carroceria apos isso nasceu um dos carros de corrida mais curiosos fabricados em terras tupiniquins o patinho feio a maquina ficou pronta no dia da corrida era vermelha como uma ferrari e terrivelmente feia os quatro farois de milha parafusados do lado de fora dos para lamas dianteiros davam lhe um ar de um gigantesco gafanhoto de quatro olhos a enorme tomada de ar frontal parecia a boca do bicho papao os para lamas traseiros em forma de asas de abelha completavam o quadro algumas pessoas disseram que era o prototipo de um formigao mecanico daqueles de filme de ficçao cientifica alex dias ribeiro plataforma de fusca motor de 1 200 cm³ carroceria em chapa de aço moldada com solda e marteladas sua estreia aconteceu no dia 17 de setembro de 1967 no circuito de rua da asa norte disputando uma corrida contra alfas karman ghia porsche etc saindo da 17ª posiçao foi motivo de chacota e no fim acabou chegando em segundo lugar sendo destaque na corrida e ganhou o apelido de patinho feio a oficina camber era o lugar para se frequentar caso gostasse de automobilismo entre as pessoas que frequentavam a oficina tinha um garoto chato que sempre ficava perturbando os mecanicos apos um tempo eles acabaram botando o garoto para fazer um curso de manutençao de motos para que assim ele parasse de atormentar e pudesse assumir a divisao de motos da oficina o garoto que ate entao era anonimo hoje e conhecido por ter vencido tres campeonatos mundiais de formula 1 o nelson piquet um acontecimento engraçado da oficina envolvendo o piquet foi que ele usava o fusca de sua irma escondido para correr em um fim de semana de corrida a irma dele iria usar o carro entao ele acabou ficando impossibilitado de corrrer coincidentemente a mae do alex levou o fusca dela para a oficina para fazer uma revisao de freios ele nao teve duvida aproveitou a oportunidade e disse que entregaria o carro na segunda feira quando ela saiu ele tirou o motor original espetou o motor de corrida e levou o carro da mae do alex para o grid resultado ganhou a corrida e segunda feira o carro estava pronto para ser entregue para a mae do alex ilustraçao do fusca da mae do alex que o piquet pegou emprestado bom provavelmente o fusca presenciou algumas dessas coisas talvez ele tenha algumas dessas corridas talvez ele tenha ate participado de algumas corridas nas noites do planalto central realmente esse grande pedaço de metal ja viveu muita coisa mesmo ok vamos parar de pensar um pouco e terminar de lavar o carro [gallery columns= 5 link= file ids= 96181 96182 96187 96186 96184 ] reparos estruturais o tempo passou e consegui juntar dinheiro para poder fazer os reparos estruturais que o carro necessitava meu pai me aconselhou a levar o carro para a oficina do seu amigo que havia nos ajudado a escolher o carro o isaque como voces viram no ultimo episodio meu carro tinha um pequeno problema no assoalho levamos o carro para a oficina e esse foi o resultado [gallery columns= 5 link= file ids= 96172 96171 96170 96169 96168 ] estava pior do que pensava pronto assoalhos caixas de ar e pes de coluna substituidos todos os problemas resolvidos nao era apenas o principio apos esses reparos fui apresentado ao jack jack o carro esta separado do chassis vamos fazer a funilaria completa do carro funilaria e uma fase muito dificil e complicado escrever algo a mais nessa frase graças a deus que o isaque ajudou muito nessa etapa essa fase e dificil porque o processo na maioria das vezes e demorado e acaba virando uma bola de neve ja que quando tiramos a tinta velha alguns problemas escondidos acabam aparecendo mas resumindo tudo em dois pontos 1 em comparaçao com o que alguns amigos meus passaram o processo de funilaria e pintura do meu carro foi tranquilo apesar de bastante demorado o trabalho ficou excelente e acabei virando amigo do isaque que e algo incomum pois muitas vezes a pessoa responsavel por esse serviço passa a ser uma das pessoas mais odiadas da sua vida 2 apesar de ter sido tranquilo nao quero nunca mais fazer isso enquanto ainda estiver em plena sanidade hoje eu prefiro pegar um carro que nao precise de funilaria e com a mecanica muito ruim do que pegar um carro com a mecanica otima e a estrutura precisando de muitos trabalhos seguem algumas fotos [gallery columns= 4 link= file ids= 96141 96146 96139 96137 96136 96153 96147 96144 96150 96142 96138 96135 ] despertando um carro que ficou anos parado depois de um bom tempo o fusca ja estava em casa pronto para ser dirigido lembro da primeira vez que fui trabalhar com ele se andar como passageiro ja e incrivel dirigir e melhor ainda e aquela experiencia de dirigir completamente crua descrita neste post do flatout sentir cada detalhe da pista o comportamento do motor o freio e tudo bem intenso carros sao para dirigir e fuscas sao para degustar nao se bebe um bom vinho como se bebe refrigerante afinal nao e um carro qualquer e um fusca a ida foi otima mas a volta foi assustadora e vou contar para voces foi otimo ate eu chegar em uma via de 80km/h esse trecho e perigoso e morre muita gente ali tudo bem quando pegava o carro dos meus pais emprestado passava por ali sem nenhum susto quando eu passei por um desnivel o carro deu uma guinada sozinho para a contramao e na tentativa de corrigir virei o volante rapidamente para o lado contrario e o carro acabou indo para o acostamento freei o carro bruscamente e quando fiz isso ele deu uma guinada para fora da pista e para corrigir quase fui para a contramao tudo se repetiu mais uma vez e resolvi jogar o carro para uma estradinha de terra que tinha fora da pista para que eu pudesse freiar em segurança a sensaçao de alguem com poucos meses de permissao para dirigir pernas bambas e por pouco nao precisei de cuecas novas esperei as pernas voltarem a funcionar e voltei para casa morrendo de medo de acontecer mais uma tentativa de homicidio desse fusca maluco mandei ele para a oficina mais uma vez e o resultado folga nas rodas dianteiras embuxamentos e o freio funcionando direto em apenas uma roda mais algumas semanas para ser reparado e mais ansiedade para finalmente poder andar no carro sem experiencias de quase morte depois de algumas semanas ele estava de volta freando as quatro rodas e sem folgas nas rodas dianteiras ate os 80 km/h era tranquilo acima disso ele voltava a ficar instavel novamente tudo bem era so nao passar dessa velocidade que iria dar tudo certo rodei algumas semanas com o carro assim e algo engraçado em possuir um fusca e que voce começa a ser conhecido como o cara do fusca quando algum conhecido nao tem assunto e quer falar com voce ele começa assim sabe outro dia eu vi um fusca lindo na rua e quando voce esta perto do carro abastecendo ou mesmo parado no transito tem sempre alguem que diz ja tive um fusca tambem e fiz a besteira de vender saudades dele nunca me deu trabalho e sempre assim ou eu estou enganado o uso do fusca em nosso cotidiano tambem pode nos ajudar com outra coisa dificilmente alguma garota vai se aproximar de voce por interesse se uma garota ficar contigo mesmo quando voce dirige um fusca velho sem nenhuma forraçao interna bancos rasgados e cheiro de gasolina acredite essa garota e especial e se voce chamar ela para dar uma volta e o fusca apagar no meio de um cruzamento no horario do rush e ao inves de encher o saco ela ajuda voce a se acalmar e a resolver o problema saiba essa mulher e para casar e se ela pedir para aprender a dirigir no fusca e para que ensine algumas coisas sobre carros e mecanica para que caso estejamos em uma rodinha de amigos juntos ela nao fique boiando e o seguinte voce acaba de ganhar na loteria e foi bem isso que aconteceu comigo nao so ganhei na loteria acredito que foi bem mais do que isso e o fusca logo no inicio me ajudou a enxergar algumas das varias qualidades dessa pessoa pausa para secar um masculo suor dos olhos nos filmes do herbie sempre acontecia algo assim achei que com os reparos feitos estaria livre de problemas mas a vida e uma caixinha de surpresas nao e mesmo o carro estava demorando mais para ligar a cada dia ate que nao ligou mais eram alguns problemas de igniçao entao mandei o carro para a oficina de novo e por la ficou por mais uma ou duas semanas quando o carro ficou pronto acreditei que nao teria mais problemas certo nao por que meus amigos a vida e uma caixinha de surpresas tinha um vazamento de oleo vindo do cambio e com o carro frio era dificil engatar alguma marcha ate que um dia nao consegui engatar mais nenhuma marcha levei o carro paro o isaque e ele constatou que o vazamento nao era em um lugar comum vazamento de oleo nos cambios dos vw refrigerados a ar geralmente sao causados por coifas em mal estado ou instaladas de forma incorreta e que tentaria resolver sem retirar o cambio do lugar apos o reparo feito completamos o oleo do cambio e pronto finalmente poderia andar no carro sem problemas certo nao meus amigos pois como ja disse a vida e uma caixinha de surpresas pouco tempo apos o reparo do cambio o dinamo parou de funcionar nessa hora eu ja estava cansado pois era meu unico carro e eu nao conseguia utiliza lo no dia a dia pois ele precisaria de reparos mais serios que levariam mais tempo e dinheiro entao para cumprir o papel de carro do dia a dia comecei a procurar um segundo carro para que pudesse me organizar para reparar o fusca como se deve deveria ser barato economico e confiavel nao vou entrar em muitos detalhes vou somente postar uma foto do carro que comprei e vou deixar que os entendedores entendam honda civic lx 1999 mt com apenas 99 mil km rodados o carro passou cerca de oito a nove meses parado por conta do problema do dinamo eu ja estava cansado de levar o carro para a oficina e nesse tempo em que ele ficou parado conheci o forum fusca brasil passeando pelas areas de manutençao e preparaçao de motores fui seduzido pela mecanica desses carros eu ja era apaixonado pelo modelo por conta das experiencias que tive a bordo do carro mas digo ao se aventurar a reparar algum aircooled voce esta tomando um caminho sem volta o que dizem realmente e verdade manutençao simples e intuitiva viciante como uma droga uma escola de mecanica etc ja ouvi dizer que nos manuais do proprietario dos porsches 356 dizia o melhor mecanico para o seu carro e voce mesmo acredito que todo mundo aqui esta cansando de saber das origens do velho fusca mas so quem foi infectado pelo virus da graxa sabe que os porsches classicos principalmente o 356 tem muita coisa em comum com o volkswagen resolvendo os problemas em casa vamos por essas historias a prova arregacei as mangas e decidi reparar o carro por conta propria nao foi facil nao foi rapido mas a satisfaçao em ter resolvido o problema do carro em casa valeu muito a pena quando o carro ligou eu fiquei assim [youtube id= i6al8t9fuoo width= 620 height= 350 ] tudo perfeito nao afinal meus amigos a vida ouvi a vida inteira que fusca nao tem frescura que arruma com arame alicate e chave de fenda entao fui com esse pensamento para instalar o alternador o carro funcionou a ligaçao eletrica estava perfeita tudo em seu devido lugar entao fui testar o carro indo para a faculdade quando ja estava voltando e quase chegando em casa ouvi um barulho forte de metal batendo vindo do cofre pensei que tudo tinha ido pelos ares que o motor tinha caido na pista que tinha explodido etc desliguei o carro e quando abri a tampa do motor veio a surpresa estava tudo no lugar liguei o carro e voltei para casa desmontei e montei tentei varias soluçoes mirabolantes a inexperiencia nao me deixou entender que a falta de caprixo em nao retirar a tampa do motor para fazer o serviço havia entortado levemente a capela fazendo que a ventoinha raspasse no fundo dela ao girar reparei a capela remontei tudo como se deve usando um manual e o forum fusca brasil como referencia depois de tudo montado vamos testar [youtube id= xpjoh9jpcho width= 620 height= 350 ] com isso o fusca me ensinou realmente ele e um carro robusto a manutençao e simples e com alicate chave de fenda e arame voce nao fica na rua mas isso nao quer dizer que podemos encher o carro de gambiarra e fazer os serviços como um ogro como o carro passou um bom tempo parado o cambio havia travado de novo ja estava de saco cheio de ter problemas com ele entao decidi arrancar fora e colocar algo melhor no lugar meu carro tinha um cambio muito curto e a 80km/h parecia que o carro se desmontaria por inteiro entao vamos fazer a troca levei o carro para um amigo mecanico e pedi para que ele colocasse um cambio 8x33 com eixo longo antes eixo curto depois eixo longo uma coisa e trocar um alternador outra coisa e trocar um cambio tirar o motor desmontar a suspensao traseira tirar o cambio e depois seguir a ordem inversa com o maximo de capricho e muito trabalho por que eu sei disso spoiler alert hora de finalmente curtir o carro com o cambio novo o carro melhorou muito ficou bem agradavel de andar na estrada e rendeu ate alguns sustos em motoristas desavisados diversao e ultrapassar alguem de fusca ou sair rasgando em algum sinal a cara que as pessoas fazem e impagavel apos esse reparo finalmente pude andar com o carro sem problemas e isso me rendeu bons momentos [gallery columns= 4 link= file ids= 96180 96178 96177 96176 96175 96174 96173 ] o grande dia do fusca chegam momentos na vida de um homem em que ele tem que tomar grandes decisoes que vao impactar toda a sua vida e havia chegado o momento de tomar uma das mais importantes decisoes da minha vida a pessoa que quero ter ao meu lado ate o fim da vida e como ela e extramamente especial o pedido tambem teria que ser especial um dia que ficaria marcado na memoria dela para o resto de sua vida para isso e claro que deveria utilizar os bons e velhos vw refrigerados a ar como ela e muito esperta o plano deveria ser bem elaborado para conseguir pega la de surpresa o nosso terceiro aniversario de namoro cairia em uma segunda feira entao cominamos de comemorar no fim de semana ja que e dificil fazer algo neste dia na segunda enviaria flores para ela convidando para sair e comemorar o nosso dia seria algo simples iriamos ao mcdonalds por coincidencia meu ford ka sim fiz a cagada de vender meu honda quebraria bem na hora de sair e teria que usar o fusca enquanto estivessemos jantando eu iria buscar algo que tinha esquecido no carro e aproveitaria para inverter os cabos de vela para que o carro funcionasse muito mal e precisasse de ajuda aquela segunda feira alem de ser o nosso aniversario de namoro tambem era o dia da segunda do arroz carreteiro tradicional encontro de carros antigos aqui em brasilia entao coincidentemente meu amigo wendel estaria passando por perto dali e eu pediria ajuda para sair do prego ele tem uma kombi furgao sem os vidros laterais e quando ele chegasse estacionaria a kombi do lado do fusca e quando abrisse a porta para pegar a caixa de ferramentas bang sairia de dentro da kombi os meus pais os pais dela os nossos irmaos e o pastor da nossa igreja e ali na frente de todos eu pediria a mao dela em casamento eai vamos por em pratica preparativos depois de planejar tudo e combinar com as pessoas envolvidas chegou o fim de semana que antecedia o grande dia o fusca ja apresentava problemas de aquecimento e precisaria de uma revisao para ter certeza que cumpriria sua missao sem nos deixar pelo meio do caminho levei o carro para uma oficina para que fossem reguladas as valvulas ponto carburador e instalado um escapamento dimensionado famoso capetinha deixei o carro la na sexta e foi combinado que na segunda feira pela manha ele deveria estar pronto sem falta na segunda feira voltei ate a oficina para pegar o carro e recebi uma triste noticia por causa do aquecimento uma valvula tinha se fundido com a sua guia e por esse motivo estava com um cilindro sem funcionar fui alertado que o comportamento do carro seria imprevisivel ele poderia rodar um bom tempo assim ate eu me captalizar para resolver o problema ou entao eu poderia nem chegar em casa foi um balde de agua fria ja que em um dos dias mais importantes da minha vida o meu grande companheiro nao estaria ao meu lado decidi nao colocar o plano em risco e ir com o ford ka mesmo assim o pedido acabou dando certo graças a deus a resposta foi sim seguem algumas fotos [gallery columns= 4 link= file ids= 96163 96164 96165 96166 ] e o fusca o motor nao estava bom precisaria de reparos mais serios olhem um video que fiz na epoca [youtube id= pkm0ydowugg width= 620 height= 350 ] a instalaçao do alternador havia sido o serviço mais complexo que ja fiz no meu pobre fusca estava com um problema serio onde na pior das hipoteses deveria desmontar e montar todo o motor do carro e agora o que devo fazer sera que alguem que nao tem nenhuma experiencia em mecanica consegue fazer um serviço dessa magnitude continua por gustavo oliveira project cars #305
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.