fala pessoal tudo bem a vida de dono de fusca nao e facil vamos começar dessa maneira quando me inscrevi para o project cars tudo estava bem encaminhado motor montado faltava somente pintar as latas colocar no lugar e amaciar mas meus amigos ja passou tanta agua por baixo dessa ponte como eu disse no inicio vida de dono de fusca nao e facil mas a gente aprende a rir da desgraça propria e ainda sair por cima disso tudo com novos upgrades atualmente o motor esta desmontado bem pela terceira vez e vai voltar com um belo vira cursado comando bravo e um upgrade de cabeçotes e carburadores o fusca atualmente esta rodando com um motor 1300 onde praticamente juntamos dois motores que estavam parados em um so motores emprestados pelos amigos wendel e hugo como prometido no ultimo post vamos dar continuidade do ponto onde paramos entendendo o que pode ser feito para melhorar os cabeçotes originais do fusca cabeçotes um dos principais pontos fracos do motor vw refrigerado a ar estao nos cabeçotes alem do projeto original ter tomado um caminho bem diferente dos motores da porsche o processo de fabricaçao nao era dos mais caprichados ja que se tratava de um carro popular as modificaçoes nos cabeçotes do motor em questao podem ser divididas em duas etapas consertar defeitos de fabricaçao e modificar o projeto original a primeira conhecida tambem como blueprinting consiste em retirar as imperfeiçoes que a fabricaçao em escala pode causar geralmente os defeitos encontrados nesses cabeçotes em particular estao na parede dos dutos na guia de valvula e proximo ao assentamento das valvulas a foto a seguir da uma ideia do que pode ser feito para otimizar os dutos apostila cabeçotes modern engine tuning com o objetivo de otimizar o fluxo essas modificaçoes sao bem vindas mas no caso do motor vw a ar em particular elas devem receber uma atençao em particular pois os cabeçotes inclusive os de reposiçao geralmente possuem muitas restriçoes nessa area podendo atrapalhar a performance e ate prejudicar o escoamento dos gases de escapamento provocando problemas de aquecimento no motor o problema encontrado no assentamento das valvulas prejudica inclusive o overlap periodo onde ambas as valvulas ficam abertas e a rapida saida dos gases de escapamento ajudam a puxar a nova mistura pela admissao este problema foi abordado recentemente em um blog que sempre acompanho onde alem de alertar sobre os prejuizos causados ao overlap mostra que essas quinas formam zonas de calor e prejudicam o escoamento dos gases [gallery link= file ids= 144826 144827 144828 ] apesar de nao ter tirado fotos dessa etapa voces podem ter uma ideia de como o meu cabeçote estava outro problema comum nos cabeçotes oriundos de uma ma fundiçao e que muitas vezes os dutos e aletas de refrigeraçao ficam obstruidos um motor refrigerado a ar original ja merece uma grande atençao no seu sistema de refrigeraçao entao imagine um motor modificado e altamente recomendavel que se faça esse trabalho de desobstruçao das passagens de ar por outro lado e um trabalho bem tenso de se fazer pois consiste em prender o cabeçote e fazer varios furos nele atento para que nao fure um lugar errado na mesma postagem do blog citado anteriormente atençao para o hiperlink foi feita uma postagem falando sobre um motor 1 8 turbo que tinha problemas de refrigeraçao um dos serviços feitos foi a desobstruçao dos dutos [gallery link= file ids= 144830 144832 144833 ] antes depois olhem como ficaram os meus [youtube id= iuzcqczbpjq width= 620 height= 350 ] antes [youtube id= ij4wnuirdps width= 620 height= 350 ] depois no segundo dia criei coragem e furei mais ainda a segunda etapa consiste em modificaçoes do projeto original dos cabeçotes comecei pelos dutos tendo como referencia a minha interpretaçao do trabalho do fumio fukaya mais um entre os varios problemas encontrados nos cabeçotes do fusca e que as curvas dos dutos sao bem acentuadas e isso e prejudicial para o fluxo observem o desenho dos dutos de admissao a seguir comparaçao entre diferentes dutos curvas acentuadas sao prejudiciais o fluxo seria bem melhor se fossem retos mas os modelos de prateleira oferecidos possuem curvas bem acentuadas o que fiz para tentar melhorar a passagem dos gases foi retirar o maximo de material possivel para suavizar essas curvas olhem um comparativo que fiz com uns cabeçotes originais que tenho em casa e outros modificados o cabeçote ainda nao estava finalizado mas observe que os dutos foram abertos o maximo possivel para fora alem disso bastante material foi retirado da parede interna das curvas outra modificaçao realizada foi a conhecida e polemica camara ap lembram que no post passado mostrei as diferenças entre os cabeçotes porsche e os cabeçotes vw desde o 356 eles utilizam cabeçotes com valvulas inclinadas pois essa configuraçao beneficia muito o fluxo inclusive no momento de cruzamento de valvulas de acordo com a apostila cabeçotes modern engine tuning os motores atuais de duas valvulas por cilindro estao priorizando essa configuraçao de valvulas inclinadas para alcançarem beneficios de potencia consumo emissao de poluentes etc ja em motores que as valvulas ficam alinhadas como o motor do fusca um melhor fluxo pode ser alcançado priorizando o espaço ao redor das valvulas a modificaçao realizada consiste em basicamente abrir mais espaço ao redor das valvulas e por fim fazer o formato de uma seta apontando para a valvula de escapamento beneficiando tambem a lavagem dos cilindros o serviço e utilizado tambem para fazer o ajuste fino da taxa de compressao do motor como ja foi dito anteriormente nao e raro encontrar surpresas ao abrir um motor de um pobre fusquinha raro e encontrar um fusca que possua a mesma taxa de compressao nos 4 cilindros seguem as fotos temos que começar por algum lugar certo por isso comecei pela cobaia haja paciencia tira um pouco de material faz a medida tira mais um pouco mede de novo cobaia finalizada vamos para os definitivos reparem como as paredes restringem o fluxo proximo as valvulas a mae pira quando ve isso finalizados bom pessoal e isso para o proximo post teremos a montagem do motor por gustavo oliveira project cars #305
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