era meados de abril e o clima era agradavel como sempre o sol preenchia uma pequena porçao daquele ceu todo azul o ar enchia meus pulmoes de frescor e o vento completava a poesia que me atenta ate hoje lembro do cheiro de poeira e dos pneus grandes que a faziam lembro da força g que obrigava minhas costas a colarem no banco que sequer um espaldar tinha a alavanca do cambio era imprecisa e as marchas ficavam onde eu queria e eram quantas eu quisesse fazia jogo entre os pedais dava uma volta naquele enorme volante e cambiava com toda a delicadeza que a idade me permitia eu tinha cinco anos prazer meu nome e leonardo por profissao eu sou designer quer dizer estudante… mas por paixao eu sou o que da vontade de ser ja fiz poesia ja voei ja joguei ja escrevi ja vivi e deixei de viver fui piloto dos ruins e tambem ja fotografei o fato e que quase tudo isso se fundamentou em uma coisa o meu entusiasmo por essas maquinas de metal que fazem barulho e oprimem a sociedade minhas memorias mais antigas vem la dos meus quatro anos de idade com grandes maquinas agricolas e caminhoes passando pelas estradas durante as viagens que meus pais faziam e ainda fazem historico aprendi a dirigir com 16 anos em um toyota bandeirante nessa epoca tudo o que eu queria era dirigir pensei em montar um simulador completo no pc e melhorar minhas habilidades mas o que eu gosto e do frio na barriga do medo e da incerteza que a realidade traz e isso nenhum simulador ia proporcionar… foi por isso que passei meses do ensino medio desviando o dinheiro que meus pais davam pro lanche e comprei um kart velho e entao reformei ate conseguir correr com ele foram mais de sete meses reformando ele e so dois treinos pela vontade da minha familia tive que parar… quem me mostrou o pouco que sei hoje inclusive sobre direçao defensiva e pilotagem esportiva foi um cara bem improvavel doblo adventure mas ele tem adesivos de nurburgring nas portas o que obviamente o torna um esportivo exotico quando chovia eu fazia o caminho mais longo e deserto para voltar da faculdade passando por um estacionamento abandonado foi nessas que eu passei a compreender de verdade o comportamento dinamico e os principios de transferencia de peso de um carro ele e do meu pai e eu sempre faço questao de contar detalhadamente tudo o que faço com o carro [risos] pode soar como rebeldia mas sempre fui responsavel com essas experiencias nunca as praticando em locais publicos e com transeuntes inocentes me orgulho de nunca ter tomado uma multa de velocidade e mais ainda por nunca ter me envolvido de um acidente muito pelo contrario modestia a parte ja salvei minha pele o carro e a integridade de muita gente inocente e as vezes irresponsavel because race car brow agora depois de longos anos trabalhados o doblo perdeu o posto de daily e deu lugar a algo mais adequado para o uso dos meus pais pelo menos eu consigo dirigir ele de vez em quando… e o da direita ta mas e o seu carro so tenho um o que tambem foi e sempre sera o primeiro meu carro e um jeep willys 1958 carro nao um amigo e dos melhores daqueles que cresceram com voce em janeiro de 2016 ele fara 58 anos de idade desses os ultimos 28 foram na familia mas… eu ainda nao consegui dirigir ele minha historia com ele começou antes mesmo de eu nascer no final dos anos 80 meu pai comprou um jeep willys usou por um ou dois anos e logo o deixou parado em um galpao eu sempre desde criança tentava fazer com que meu pai o tirasse de la e enfim começasse a reforma mas ele nunca animou alias o carro so continuou la porque eu insisti do contrario ja teria sido vendido finalmente em dezembro de 2012 eu sai de ferias e viajei ate onde o jeep estava parana sendo que moro em sp e resolvi que ia ver se ele ainda funcionava… mas como tinha um caminhao chevrolet d 60 com a carroceria em cima do capo impendindo que eu o abrisse ue entao vamos tirar o caminhao so que o caminhao estava quebrado sem bateria e com os pneus murchos um adolescente desnutrido empurrar varias toneladas na mao foi impossivel sim eu tentei nesse ponto o jeep ja me olhava com seus farois arregalados e os pneus murchos clamando para que eu fizesse alguma coisa… tinha que pensar em uma estrategia se eu apenas falasse para o meu pai me ajudar eu sei que ele negaria entao liguei pra ele e falei pai so estou ligando para avisar que vou pegar o seu trator e rebocar o caminhao pra poder mexer no jeep duas horas depois ele estava la pois e ameaças funcionam entao ele me ensinou viramos o motor na mao pra ver se nao estava colado desmontamos o carburador limpamos o distribuidor e… tec tec tec tec tec brwaaaaaaaarrrrrrr [youtube id= wy8mhwuc0i4 width= 620 height= 350 ] ele gritava como quem quisesse agradecer por te lo tirado da morte certa essa foi primeira igniçao em todos os mais de 25 anos parado a marcha lenta impecavel surpreendeu fazia tempo que eu nao ficava tao feliz so que parou por ai logo tive que voltar para sp pois as aulas recomeçariam… e assim se passaram 2 anos de uma expectativa que nunca se cumpria elaborei varios projetos varias projeçoes e infinitas combinaçoes de acabamento tudo o que eu sabia e que queria manter o espirito old school aceso mas com um tempero a mais e nesse meio tempo meu pai trocou de carro que veio com pneus bf goodrich mud terrain 285/75 r16 por necessidade ele tirou esses pneus e colocou os originais de volta os mud entao ficaram sobrando… perfeito so que eles eram muito largos para as rodas originais do jeep elas tem 4 5 polegadas de tala enquanto o ideal eram 8 fui procurar um jogo de rodas da f1000 que usa a mesma furaçao da willys 5x139 7 e tem tala 7 encontrei por r$ 200 00 estavam meio velhas mas isso eu resolveria com facilidade os pneus de 285mm calçados nas todas de tala 7 iriam ficar do jeitinho que eu queria agora em janeiro de 2014 finalmente eu tinha condiçoes para começar de verdade a empreitada e la fomos nos enchi os pneus originais que estavam absurdamente ressecados mas sem vazar nada tiramos o d 60 puxamos o jeep com o trator e fomos empurrando ele com a toyota ate chegar na porta de casa onde eu dei um banho nele e entao coloquei pra dentro da garagem [gallery columns= 5 link= file ids= 86865 86866 86868 86869 86857 ] o projeto o jeep foi originalmente criado para aplicaçoes militares numa epoca que ele sequer tinha esse nome voce mero mortal nao podia ter um a nao ser que voce fosse o exercito la ele nasceu com a sigla gp de general purpose e entao a pronuncia em ingles da sigla fala se gee pee originou o nome que hoje conhecemos jeep era um carro tao versatil que podia ser enviado a terra por paraquedas ou entao guardado dentro de uma compacta caixa de madeira fez tanto sucesso que ate ganhou uma versao civil os cj civilian jeep aqui no brasil o cj5 chegou com um motor 6 cilindros o famoso e modular bf 161 a base desse motor foi usada em varios carros como o itamaraty o aero willys rural f 75 e ate no maverick era um bom motor duravel economico pros padroes da epoca e muito confiavel mas era um projeto ja antigo e muito fraco para algumas aplicaçoes no jeep era ideal ja que tinha muito torque em baixa sao 19kgfm a 2 000 rpm que favorecem muito o serviço pesado trocar o motor e uma coisa que eu nao quero fazer isso seria uma afronta a historia que tenho com ele otimiza lo e meio dificil a admissao e fundida no cabeçote o que me impede de trocar o carburador por um novo par comprar um cabeçote do aero willys que tem entrada para dois carburadores seria a melhor saida alias com carburaçao dupla escape 6x2 e alguma alteraçao no ponto de igniçao o aero willys rendia ate 110 hp e 19 5 kgfm de torque so que quem tem um desses pede um absurdo entao descartei a ideia o que importa aqui e que o projeto esta dividido em duas fases basicas restauraçao e preparaçao no meu cronograma de curto prazo tres meses a prioridade e deixar o jeep em condiçoes plenas de rodagem e ja encaminhado para as etapas seguintes nessa etapa alias os pontos considerados foram e estao sendo em alguns pontos os seguintes revisar e atualizar o sistema de freios substituir jogo de pneus revisar mecanica revisar eletrica refazer assoalho dianteiro esquerdo fazer vistoria e regularizar o carro estava com placas amarelas mas ja tenho as atuais dar um trato superficial na pintura instalar bancos cintos santo antonio e tanque de combustivel instalar os acabamentos isso tudo ja esta pronto e vou falar mais precisamente nos proximos posts falta apenas montar o tanque de combustivel os bancos e fixar os cintos de segurança vou fazer isso agora em janeiro de 2016 terminando trarei o carro para sao paulo e o usarei em todas as situaçoes vai ser meu periodo de adaptaçao para conhecer o carro e saber exatamente o que melhorar na etapa seguinte que vira um pouco mais pra frente junto com minha maturidade como amante de quase tudo que tem rodas motores e pode navegar voar andar ou correr o que mais valorizo e um projeto bem elaborado e bem construido independentemente da proposta meu jeep nao sera especifico de trilha muito menos de passeio ele apenas devera fazer aquilo que todo carro foi feito pra fazer andar da melhor forma possivel e em todos os lugares que puder alcançar alias nao quero perder a originalidade pela qual me apaixonei mas tambem quero o melhor que pode ser feito nele nessas condiçoes e aqui que começa a preparaçao uma preparaçao leve mas bem feita e ainda nao totalmente definida meus planos sao sistema de exaustao redimensionado partindo do coletor e terminando em um abafador drawmaster fiz todos os calculos baseados nos posts do flatout sistema de alimentaçao otimizado o que inclui um novo carburador e novo sistema de admissao de ar improvavel de ser feito agora sistema de igniçao eletronica ainda estou em duvida quanto a isso para ser sincero velas com ponta de iridio nao encontro em lugar nenhum… freios a disco nas quatro rodas na frente ja tem discos de 300mm conto no proximo post pneus 285/75 r16 montados em rodas modulares com grafismo semelhante as aero usadas na nascar aumentar bitola de ambos os eixos ainda nao defini o metodo gaiola interna seguindo os parametros da fia bancos de epoca talvez eu ainda opte por conchas com suporte que estou desenhado para acomodar cintos de 4 pontos volante lotse pouco menor que o original 375mm contra 400mm dois farois de neblina de lentes amareladas fixados no parachoques dianteiro dois farois de milha fixados no alto do santo antonio pintar na cor grabber blue a iconica tinta usada nos mustangs de todas as geraçoes carroceria em fibra mas identica a original desde os vincos ate a abertura da tampa traseira e caixa de roda redonda weight reduction bro guincho eletrico com capacidade de 9000lbs alargadores de paralamas para deixar os pneus dentro do que rege a lei vai ser a ultima coisa que vou fazer porque nao gosto deles vale salientar que essa preparaçao nao e o foco desta minha passagem pelo pc mas estou aprontando tudo para facilitar mais pra frente alem do mais algumas soluçoes ja foram aplicadas freios acabamento interior completo iluminaçao… entao vou detalhar tudo pois na pior das hipoteses vou ajudar alguem que precisa da informaçao nao ha nada que nao possa ser revertido e no fim das contas terei um jeep com capacidades on e off road ampliadas alem de um equilibrio dinamico exponencialmente mais bem acertado que o original absolutamente tudo o que pode ser feito em casa de fato esta sendo feito sou estagiario e isso nao permite que eu faça muita$ coisa$ e outra ninguem mexe no meu carro sem que eu esteja olhando assim como uma flor nao nasce do dia para a noite nao vou liberar todo o projeto hoje… mas ja esta plantada por leonardo porfirio project cars #319
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