por luca belga project cars #33 esse e o ultimo post depois do climax do post passado venho em ar de graça e alegria pra escrever o final feliz dessa historia toda sabemos que um project car nunca tem fim por conceito chamar de projeto ja esta errado ja que a definiçao de projeto e um esforço empreendido por um conjunto de recursos que possui inicio meio e fim nunca tem fim mas pelo menos temos metas reais que nao sao dobradas e atingimos essa grande meta de deixar o carro andando bonito e confiavel escrevo esse post aproximadamente dez meses depois de ter voltado da pardal racing e utilizando o carro basicamente todos os dias voces sabem; quem tem carro velho ou muito modificado ou os dois e uma relaçao de confiança onde cada dia mais sinto uma tranquilidade de saber que vou entrar no carro andar ate onde eu quiser e voltar pra casa como falei no ultimo post ele terminou com um ar tipico de novela mexicana sem uma conclusao concreta do ultimo problema dele que foi a correia dentada que arrebentou no meu 3º dia de lua de mel com o carro apos ele voltar pela primeira vez da pardal racing bom o carro foi novamente rebocado para minha casa dessa vez como um cadaver gigante e azul pardal ja ciente fui dar a ma noticia para o restante da casa brigas gritarias e xingamentos proferidos ao carro foram o que regeram a noite e novamente foi questionado; sera que valeria a pena levantar esse carro de novo dos mortos nessa altura nem eu queria mais era muito bom quando o carro funcionava mas ele raramente estava rodando pardal prontamente me fez uma proposta no minimo interessante ele viria ate o rj traria todas as ferramentas necessarias e ficaria o tempo que fosse preciso ate o carro ser totalmente reparado isso diminuiria muito os custos de frete do carro o que me estimulou a dar mais uma chance pra esse sanhaço para adiantar o trabalho eu mesmo retirei o cabeçote do carro em casa e mandei para a retifica para a troca das 20 valvulas que empenaram troca da sede retentores e uma plaina na superficie da peça dessa forma o pardal teria somente que verificar o serviço e remontar o carro [gallery type= grid link= file size= medium columns= 2 ids= 283000 283001 ] feito isso pardal passou cerca de quatro dias em minha casa com o carro desmontado na garagem e organizando tudo para o carro voltar pelo menos na mesma condiçao anterior e deu certo montamos rimos demos varias voltas com o carro e ele estava ‘perfeito’ entre aspas pois voce olhava o carro e ele estava feio com cara de cansado mal feito mal montado tudo estava mal executado [gallery type= grid link= file columns= 4 size= medium ids= 283002 283003 283004 283005 283006 283007 283008 283009 ] nesse momento mesmo com bom de mecanica o carro estava com muitos problemas eletricos ainda nao me passava a confiança que buscava e que foi o pretexto de todo esse projeto confiabilidade a partir dai preferi deixar o carro parado e me recapitalizar fiquei cerca de 6 meses com o carro encostado dando poucas voltas pelo quarteirao mas nunca me aventurando a sair do bairro e mesmo assim ele quis dar uma ou duas voltas de reboque para nao perder o costume a causa chicote eletrico em 26 de janeiro de 2019 o carro embarca para a ultima etapa da sua jornada e e essa historia que esse ultimo post conta nesse dia de manha o carro foi rodando ate a pardal racing em sao jose dos campos onde retornaria de la somente depois de pronto digo isso me referindo a revisao eletrica mecanica com direito a funilaria pintura e ate a troca do capo por um novo original da marea turbo o carro voltaria de la do jeito que ele foi idealizado [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 283010 283011 ] bom como o cara trabalha sozinho paciencia e uma virtude obrigatoria na hora de lidar com o pardal mas e aquilo demora mas fica absolutamente perfeito da ate pena de usar o carro mas ele foi feito pra isso hehe em dois meses o motor ja estava fora do cofre e o carro estava pronto para ser enviado para a funilaria quero deixar meu agradecimento ao fernando vulgo bin laden nao e porque tem uma marea que ele ganhou esse apelido rs pela sua extrema competencia digna de um serviço padrao pardal racing assim como o pardal ele tambem demorou em concluir o serviço foram cerca de 8 meses desde o momento que o carro chegou a oficina ate a sua retirada finalizado [gallery type= grid link= file size= medium ids= 283012 283013 283014 ] pontuando aqui e registrado em fotos a quantidade de serviços feitos nesse carro anteriormente de forma deploravel o carro a um primeiro olhar parecia um carro integro e alinhado mas na fase de preparaçao da superficie foram descobertos diversos serviços extremamente mal feitos serviço de porco mesmo felizmente a marea estava nas maos de um profissional competente e todos esses erros foram corrigidos [gallery type= grid link= file size= medium ids= 283015 283016 283017 ] o objetivo da funilaria desse carro era para recuperar a gloria dos padroes originais que esse carro perdeu ao longo dos anos e dos donos nao pedi tampouco paguei por um serviço padrao ‘show car’ absolutamente perfeito e por isso considero que o resultado atendeu e superou minhas expectativas como cliente e depois de meses de pintado a pintura ainda permanece com um brilho molhado maravilhoso aquela cor parecida com ‘olho roxo’ deu lugar ao verdadeiro azul leader i que cobriu esse carro no dia 15 de dezembro de 1998 espetacular bom carro pintado hora de voltar para a oficina e começar a remontar a mecanica aproveitamos que sacamos o motor fora e foi instalado o’rings no cabeçote uma revisao geral em aneis e bronzinas que estavam perfeitos e fechamos o motor novamente e começamos uma nova saga onde eu nao pouparia esforços para que tudo no projeto desse certo [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 283018 283019 ] o maior desafio nessa etapa foi com a linha de combustivel onde a ideia inicial era utilizar o surge tank alimentando duas bombas externas e uma interna ao tanque do carro para alimentar o surge tank o surge tank foi feito utilizando um pedaço de tubo de inox de 6 polegadas com 25cm de altura comprei as roscas para soldarmos e como estava com uma bomba nova na mao da quantum fuel cuja vazao e de 380 lph litros por hora decidimos usar somente uma delas e deixamos o furo do surge descentralizado pois caso houvesse necessidade de instalar a 2ª bomba ja teria espaço pra ela a linha seria toda em nylon com conexoes an e na seçao reta da linha pelo assoalho do carro foi confeccionada toda em aço inoxidavel dessa forma eu eliminei cerca de seis metros de mangueiras que podem se deteriorar com o tempo e ainda economizei uma grana com isso o dosador de combustivel permaneceu o mesmo da ‘aeromotive’ by aliexpress que funciona muito bem a bomba interna foi trocada por uma bosch de astra flex e uma infinidade de conexoes de diversos tipos dos tamanhos an6 envio e an8 retorno foram utilizados [gallery type= grid link= file columns= 4 size= medium ids= 283029 283028 283027 283026 283025 283024 283023 283022 ] as pinças foram repintadas de prateado nada de vermelho discos e pastilhas como estavam novos permaneceram os mesmos com direito ai center bore pintado tambem as balanças ou bandejas da suspensao dianteira foram trocadas pelas originais birth coifas da homocinetica famosas por rasgarem quando em alta velocidade foram trocadas por um jogo da skf que um parente trouxe da italia de excelente qualidade [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 283030 283031 ] o sistema de exaustao permaneceu inalterado apenas uma flange soldada na saida da turbina pra facilitar a troca do filtro de oleo as rodas eu consegui numa troca do meu parceiro ruan as famosas speedline italianas aro 17’’ do stilo abarth essas rodas sao quase a versao das orbitais dos gol quadrado nos fiat marea todo mundo tem ou ja teve um jogo equipando seu marea confesso que torci o nariz de primeira mas casou tao bem as rodas com as calotinhas centrais em azul com o restante do carro ficou perfeito hoje nao vejo outra roda que fique melhor e a principio o carro estava finalizado com direito a gravaçao para um canal local do youtube o carro estava impecavel voltei extremamente feliz para casa o carro em perfeito estado pressao plena de turbo cerca de 1 8bar tudo funcionando como deveria [gallery type= grid link= file columns= 4 size= medium ids= 283033 283034 283035 283036 ] mas sempre tem um mas depois de alguns meses ja aqui no rj em uma das tomadas eu dei uma esticada bem forte em uma reta de quase 1km rasguei a reta pela noite de primavera carioca a mais de 200km/h e no fim da reta o carro apaga sem muito saber a causa 2h da manha numa cidade nao tao maravilhosa preferi nao arriscar e com a ajuda de um bom samaritano puxamos de corda o carro ate um posto de combustivel proximo e la ele ficou nos dois dias que se seguiram meu amigo ramon me ajudou se deslocando quase 40km so pra tentar fazer aquele carro voltar rodando pra casa os problemas primeiramente encontrados foram um sensor de rotaçao problematico e os 5 bicos travados o carro ligava quadrado falhando muito e com excesso nao conseguia um funcionamento regular de volta pra casa em cima de um reboque de novo com mais calma troquei os bicos desisti do jogo de 210lbs da bosch e aqui vai uma dica para quem tem carro de rua nao compre e nem insista em bicos para gas natural apesar de serem bem mais baratos e apresentarem uma vazao muito maior nao caiam no erro que o tio luca cometeu paguem mais caro e paguem uma vez so com o prejuizo de injetores recorri ao tradicional e ja consagrado bicos do dalton agora com uma vazao bem menor de 120lbs consegui alem de tudo um acerto muito mais fino e regular da baixa e media carga do motor do carro com os bicos de 210lbs eu usava aproximadamente 30% dos bicos quando em alta rotaçao ou seja sobrava injetor demais nao precisava de injetores dessa vazao com os de 120lbs estou usando aproximadamente 70% dos injetores ainda tenho margem de segurança com eles e agora tenho um controle muito mais preciso da quantidade de combustivel injetada no motor por pulso de bico bom bicos trocados dalton pede que quando instalado esses bicos seja tambem feita a instalaçao de um filtro de combustivel do gol gti que por sinal e o mesmo da audi rs6 v10 entao eu posso considerar que e um filtro de uma excelente vazao #ficaadica porem a vazao maxima desse filtro e de 4l/min ou 240lph como minha bomba tem uma vazao de 380lph eu nao queria forçar a bomba com uma restriçao a frente entao a soluçao foi instalar 2 filtros em paralelo e dessa forma teria teoricos 8l/min ou 480lph de vazao nao causando restriçoes na linha agora com a linha de combustivel reajustada com bicos e filtros novos chegou a hora da verdade e reacertar a fueltech para funcionar com os novos injetores nesse momento apareceram mais alguns problemas o mais grave e que ate hoje nao consegui chegar a uma causa raiz foi a correia dentada ela simplesmente pulou cerca de 4 dentes em cada comando a correia nao arrebentou o tensor nao se soltou a correia simplesmente pulou alguns dentes nao o suficiente para interferir no pistao mas o suficiente para o carro nao conseguir funcionar nao se sabe ate hoje as causas e as consequencias desse fato no fim optei por um mapa mais conservador o carro foi acertado com menos pressao de turbo cerca de 1 4bar igniçao com menos ponto para nao gerar tanto calor na camara de combustao por consequencia menos potencia e a progressao do booster controller mais suavizada os bicos de 210lbs tiveram como destino os bicos responsaveis pelo controle de pressao de turbo assim realizado o seu papel principal pulsar ar [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 283039 283040 ] nem por isso o carro ficou menos prazeroso de guiar continua tendo uma pegada extremamente linear e gostosa bastante torque em baixos regimes e bastante potencia em alta agora girando seus 7300rpm proximo dos 7 200 rpm originais ele apresenta saudaveis 511 whp to me preocupar em voltar ou nao pra casa mas respeito cada vez mais suas caracteristicas e isso de certa forma joga a favor de ter um carro mais confiavel logico que ainda ha alguns percalços a serem resolvidos mas posso dizer que o carro esteja em fase bem avançada de conclusao no mais as tarefas faltantes se resumem a perfumarias ou projetos de melhoria tais como estofamento peças de acabamento talvez pneus pastilhas e fluidos mais eficientes [gallery type= grid link= file size= medium ids= 283041 283042 283043 ] no mais posso dizer que como qualquer project cars temos dificuldades muitos erros e acertos nessa jornada de quase quatro anos foram criadas muitas amizades cruzei com gente boa e gente ruim aprendi como nunca aprenderia e principalmente amadureci muito tendo plena consciencia de que eu tenho um carro que sem prudencia pode acarretar em graves danos rapidamente [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 283044 283045 283046 283047 ] deixo aqui meu agradecimento para a equipe do flatout pela oportunidade de poder concluir com louvor esse project cars que se iniciou ha quase 6 anos e dizer que estou satisfeito e feliz com tudo o que aconteceu ate o presente momento para quem deseja acompanhar mais sobre o carro podem acessar a minha garagem no site do flatouters que la mantenho sempre atualizado sobre as novidades que aparecem no carro p s nao desistam de montar seus sonhos o estresse se paga inumeras vezes pensei em desistir e vender seria a saida mais facil graças a deus meus amigos familia e namorada recebi estimulos para concluir esse projeto que hoje muito me orgulha e dificil mas nao impossivel clique aqui para ver o indice dos projetos e acessa los individualmente
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.