uma vontade um sonho um gosto um objetivo um desejo uma busca uma satisfaçao um dever uma obrigaçao um momento uma chave sendo entregue nas maos dele dizia o dono da revenda aquela frase cliche da uma volta com ela e ve se tu gosta as maos seguraram a chave com gosto pensou ele e minha vez agora eu vou conseguir seu irmao mais novo o acompanhava o havia convidado mais cedo ei vamos la olhar uma silverado que encontrei em uma revenda os dois entram na picape a chave e inserida na igniçao ele pensa sera que esta tambem em trava acho que nao nao quero cair novamente na mesma pegadinha vamos revisar antes entao vira se para o lado antes de dar a partida e diz ao irmao ok vamos testar vou analisar e quem sabe comprar com a conciencia nao com a emoçao a chave entao e girada a eletricidade corre por aquela massa metalica azul bombas injetores pistoes tudo começa a criar vida o motor da seu grunido tipico de um seis cilindros a diesel o tok tok tok tok tok da lenta em segundos o transporta para sua juventude para aquela monstra prateada de seu tio ele acelera levemente o giro sobre o cano direto ronca alto exatamente isto que aconteceu fato veridico um sorriso malevolo de canto e criado no rosto da pobre vitima começa ali a transformaçao de uma pobre alma um espirito de brutalidade mecanica toma conta ele vira se ao irmao e diz foda se a razao essa camionete e minha pisa fundo no acelerador e vai fazer seu monster drive o tamanho nao importa mesmo nao tendo muita noçao do mesmo ninguem no transito se mete com gente maior e a regra da vida nunca tente fechar espremer ou bater de frente em rotulas cruzamentos se em teu caminho vier pick ups enormes com dianteiras cromadas e reluzentes pois voce vai se foder muito mais do que elas em qualquer hipotese cada acelerada era uma injeçao de adrenalina misturada com alegria a emoçao foi tanta que ele nem ligou muito para a embreagem que pesava duas toneladas e meia aquelas pernas magras nunca fizeram tanta força para trocar cada marcha mas foda se novamente era uma silverado era o que ele queria e foi ai que começou um começo que ja havia começa ha muito tempo atras olhem e imaginem e por isto que nao se enfrenta coisas maiores que voce buenas indiada estamos de volta com a segunda parte da epopeia da lendaria silverado vou contar uma breve historia sobre o modelo e motorizaçao para ambientaçao geral de quem nao saca nada ou quase nada desta pick up assim como eu quando a comprei em março de 1997 era apresentada ao brasil a silverado uma pick up full size que veio para concorrer diretamente com a bem sucedida f 1000 na epoca ja re estilizad a caminhonete era feita na argentina e importada para ca suas linhas agressivas a cara de ma e o porte bruto condiz com a motorizaçao que era oferecida a ela em suas melhores versoes equipadas com o lendario motor diesel seis cilindros sprint mwm 6 07 tca 4 2 litros o motor era forte e fazia com que ela pendesse mais para uma camionete esportiva do que uma simples pick up de trabalho diario outras motorizaçoes eram oferecidas como o seis cilindros 4 1 a gasolina e o 4 1 maxion a diesel mas estas ja nao despertavam a emoçao que o turbo diesel seis cilindros proporcionava em sua breve historia foi uma camionete muito boa e forte trouxe varios avanços na epoca mas sua produçao acabou em 2002 abaixo segue a ficha da motorizaçao da camionete quando saia de fabrica nao falei que seria bem breve a historia a alegria da compra a realizaçao de um sonho apos o teste acabei por fechando negocio na camionete uma coisa engraçada foi que quando voltei falei que ficaria negociei o valor e avisei que a tarde traria o dinheiro e levaria ela o senhor dono da revenda uma pessoa super correta me falou ok vou segurar ela para voce mas se voce nao vir tem um cara louco para comprar ela eu ri e concordei claro que era papo de vendedor pensei pois bem a tarde quando levei o dinheiro e estava assinando os papeis entra na revenda um outro senhor bem sorridente e vai reto onde eu estava sentado com o dono e diz e ai vamos fechar na silverado e o vendedor me olha da uma risadinha do tipo viu eu nao tava mentindo e explica ao outro interessado que eu que ali me encontrava e era o novo dono da silverado cabisbaixo o outro senhor saiu pela porta pude ver o desanimo e a tristeza exalando dele por pouco nao perdi a dita cuja se tivesse seguido a conciencia e deixado para pensar em casa ja era as vezes um foda se eu vou enfiar os pes pelas maos resolve tudo por ela paguei um valor abaixo do mercado ja imaginava que viriam algumas surpresinhas junto mas ainda assim valia a pena o dono da revenda se prontificou em por uma embreagem novinha nela pois como falei estava pior que fazer leg press com 250 kg simplesmente nao existia mais embreagem apos a troca a camionete melhorou muito desta epoca nao tenho muitas fotos dela pois as perdi em um problema tecnico em meu computador mas descrevendo a voces ela havia tomado um banho de tinta na revenda pois como eu viria a ter certeza ela havia sido batida a frente tinha sido toda colocada nova os parachoques estavam em bom estado o interior razoavel e a mecanica em dia ao menos era o que eu achava uma coisa interessante havia nela instaladas as quatro rodas da hilux sw4 antiga como a da foto pensem numa coisa horrivel simplesmente pavoroso mas a cagada estava feita ela estava em casa e agora era so minha durante os primeiros dias eu ainda estava domando a querida pois como ja relatei dirigir uma silverado ou pick up´s em si e bem desafiador no começo suas marchas sao mais duras para entrar cheias de manhas com o tempo começei a me encontrar mais com ela mas ainda estava vagaroso na questao de acelerar tudo que podia com ela seu torque e muito forte e dispara acima de 2 mil giros a turbina que na epoca usava nela era uma garret 53 e como eu nunca havia tido um carro turbo nao tinha base de se era boa ou ruim para aquele motor o que eu sabia e que nao era original apos algum tempo dirigindo ela começei a notar que as vezes quando encontrava outras silverados ou pick ups do mesmo tipo e acabavamos por digamos nos toriando e acelerando juntos eu disparava na frente e sempre levava entao começei a investigar por que ela fazia aquilo visitei um amigo mecanico que havia trocado a embreagem dela e começamos a a olhar notamos uma bomba eletrica adicional de 3 bar que havia nela tambem um dosador algo havia sido feito nela mas o que investigaçoes para la invesgitaçoes para ca consegui encontrar um mecanico que conhecia a caminhonete antes de mim e entao começei a juntar os pontos a lenda rezava que um dos antigos donos havia estragado o motor dela e teve de arruma lo o que foi feito este informante nao sabia mas que ja nao era mais original nao era entao dali começei a perceber o potencial dela o motor ja devia ter sido melhorado bem como adicionado a bomba e dosador o que no fim mesmo que pequenas mudanças fazem a diferença nela a avalanche de mer*** e a primeira vontade de atear fogo problemas e mais problemas começei a levemente me arrepender quando alguns messes depois começaram a pipocar coisas para arrumar o mecanico meu amigo ficava cada vez mais feliz quando me via foram meses de gastos que por sorte na epoca me eram possiveis pagar a começar pelo diferencial que teve de ser desmontado e re feito apos isto começamos a troca de pastilhas de freio lonas e revisao do sistema quando acabamos pensei ok ja se foram milhares de dinheiros mas agora esta tudo ok so aproveitar pobre alma tola em breve ouve a necessidade de revisao da bomba de agua a qual começou a falhar la se vao mais alguns dinheiros mas desta vez ok pensei acho que nao vai ter mais nada so rindo mesmo e la se vai a bomba de direçao que por sorte teve conserto e nao foi preciso gastar milhares apenas centenas um pouco da emoçao ja havia passado e o martelo justiceiro e pesado da consciencia caiu sobre mim ela estava me sugando tudo ja havia enfiado mais dinheiro nela do que em qualquer coisa que eu tinha comprado ate hoje roupas para quem vida social para que a silverado estava pedindo dinheiro eu precisava naquele momento percebi como um viciado em crack se sentia eu precisava de mais dinheiro nesta epoca eu trabalhava na prefeitura de minha cidade durante o dia e a noite na lancheria que havia aberto a pouco tempo era puxado foram muitas as noites que dormi sentado enquanto o resto da equipe trabalhava fazendo lanches mas era por uma boa causa a silverado claro neste meio tempo em uma das muitas visitas ao mecanico resolvemos tirar a tampa do cabeçote para averiguar quando desmontamos a parte da turbina veio aquele balde de agua fria nao isso e pouco veio aquele balde de alcool hospitalar 92º com giletes e agulhas agora ficou melhor sim a turbina estava jogando oleo para dentro do motor quando começamos a orçar fiquei boquiaberto ali a vontade de atear fogo se materializou em minha mente imaginava me sentado em um banquinho vendo ela pegar fogo rindo e sentindo me vingado por tudo que ela me sugou passada a imagem mental malevola que tive com ela disse ao mecanico que iria pensar o que fazer que achava melhor tocar para frente e pegar qualquer tranqueira de tanta raiva que estava na hora quando se da alcool a um bebado voce nao o deixa mais bebado voce o deixa feliz pensei muito refleti tive ponderaçoes responsaveis mas nada disso me fez mudar de ideia liguei para o mecanico e disse manda vir a turbina vamos deixar ela tinindo nao estava la mas creio que o mecanico sorriu novamente turbina em casa foi removida a 53 que apos testes verificamos que estava com o eixo em bom estado e sem folgas poderia ir longe ainda mas eu nao quis arriscar pois caso o motor disparasse a m**** seria gigantesca quem nao sabe o que e motor diesel disparar vou explicar rapidinho a turbina joga oleo para o motor que por sua vez vai se alimentar deste oleo caso seja uma quantia que possa manter ele ligado entao o motor so vai desligar quando acabar o oleo do carter e se acabar o oleo do carter ja imaginam ne e sim da para engatar uma 5ª e tentar parar o motor so que como falei ele vai insistir ligado e adeus caixa e motor enfim e uma m**** apos a instalaçao da turbina nova uma 42 verificamos que a pegada mudou totalmente a camionete agora era arisca em baixas rotaçoes facilmente enchia a turbina fazendo com que virasse um foguete nas tres primeiras marchas porem a final da terceira ficava a desejar porem como o meu objetivo era montar uma camionete rapida para arrancada e nao final estava otimo de bom tamanho agora o atual problema eram os pneus e rodas aquelas rodas argh que coisa pavorosa mas isto e papo para o proximo post bem como novas historias e tambem um guia de como comprar uma silverado sem tomar na rabiola como eu tomei abraços a todos e logo mais tem mais nao deixem de comentar por jonatan fontoura project cars #338
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.