pois bem continuando a saga da restauraçao da outback que voces conheceram no primeiro post neste irei detalhar 70% dos itens que foram trocados nela e deixarei os outros 30% para o ultimo post que e o final vou complementar o post com duas coisas que troquei mais pra frente mas nao tem exatamente relaçao com coisas que troquei antes mais pro fim pra complementar o post basicamente ela tinha problemas em todos os lugares de motor a suspensao que vao desde o radiador ate as buchas da suspensao mas vamos por partes do começo literalmente se preparem pois aqui tem texto e muito texto mas sera bem valido pra voce nao cair na mesma furada que cai ah os valores irei resumir no final do post e irei fazer um review do carro tambem pois acho que e algo valido tambem nesse aqui tem bastante texto entao sentem bem e leiam com calmaque agora vem historia ah existem dois modelos de subaru outback g2 as 2000 ate 2002/2003 a minha e as 2003 2004 o que muda sao alguns componentes no motor pois as 2003/2003+ tem 165cv contra 156cv de antes e ~23 1 kgfm contra 22 5 kgfm da anterior tenha isso em mente pois muitos vendedores de peça perguntam qual o ano e ate qual a potencia no documento do carro pra te darem a peça correta esse e o unico offroad que ela fez ate hoje pose na grama pra tirar foto como eu havia comentado no primeiro post no primeiro dia ela superaqueceu na minha mao nao chegou a ferver a marcha lenta dela ficava irregular quando eu passava as marchas do cambio lembrem se automatico as outback g2 nao vieram mt mesmo nas basicas a g1 teve manual mas em sua grande maioria eram basicas sem teto solar e banco de couro ela pulava direto pra quase 2 500 rpm e ficava nisso e depois descia pra uns 1 500 rpm em n ficava a quase 2 500 andando normal estabilizava ou quando eu passava as marchas ela subia de giro andando em d eu nao sentia diferença nenhuma era algo incomodo mesmo enquanto o carro estava parado a marcha lenta dela normal e entre 700~900 rpm apos aquele fatidico 13/09/2016 onde tudo na minha vida começou a desandar resolvi deixar na oficina pra eles verem o que poderia ser feito pro carro pelo menos voltar a andar decidi que iria ficar com o carro e mesmo tendo feito uma sessao de conciliaçao com o dono usuario do carro anterior onde ele nao quis me pagar nem o radiador que foi o pior de todos os problemas aqui resolvi deixar pra la e sentar na jaca de vez admiro a paciencia desses mecanicos do meu carro pois todos os dias estava eu ligando la pra saber do andamento e do que eles descobriram com certeza me aguentam porque sou da familia senao ja tinham mandado eu pro inferno enfim eles nao sao especializados na marca e segundo eles so pegaram meu carro porque eu era da familia porque em condiçoes normais nao pegam carros como o meu por razoes que voces devem saber em todo caso num breve resumo dessa primeira fase foi constatado que as juntas do coletor de admissao estavam queimadas o radiador entupido de ferrugem a bomba d agua em bom estado a valvula termostatica retirada irei detalhar no proximo post a razao a qual tirei tentei colocar de volta mas nao deu certo a correia dentada estava com as estrias aparententes os tensores da correia dentada estavam roncando com folgas [gallery link= file ids= 137826 137828 137827 ] as juntas do coletor queimadas entao a principio foi refeito as juntas do coletor de admissao em amianto trocadas montadas e problema resolvido a lenta parou de oscilar as marchas voltaram a ficar normal sem subir giro e a luz de injeçao apagou mas por que as juntas queimaram aparentemente isso em conjunto com o radiador entupido subia a temperatura do motor aliado ao fato de serem originais e o tempo de uso desgasta elas naturalmente tambem e uma hora as juntas se foram as de cabeçote estao integras incrivelmente queimaram literalmente como voces podem ver pelas fotos abaixo dando entrada de ar falso pois como sabem o motor so pode admitir ar pela entrada de ar porem como entrava ar literalmente pelos coletores assim o modulo de injeçao ficava doido tentando corrigir e se atrapalhava todo na mistura ar/combustivel ocasionando as falhas na marcha lenta pois bem junta trocada resolvida mas o carro continuava esquentando entao la foram eles novamente desta vez desmontar a frente do carro para isso a bomba d agua estava boa sem sinais de corrosao ou rachaduras isso somado ao fato que a mangueira da parte de cima do radiador estava quente e a de baixo fria ou seja havia alguma coisa obstruindo a passagem de agua pelo motor quando foi tirado o radidor e desmontado vejam voces mesmos o estado dele [gallery link= file ids= 137829 137830 137831 137832 137833 137834 ] aqui pode ser visto o radiador antigo antes de desmontar e o estado da bomba d agua em bom estado sem sinais de corrosao inteiramente entupido por ferrugem como ele ficou desse jeito eu nao sei provavelmente pela falta de aditivo em toda sua vida util pois alem deste elevar o ponto de ebuliçao da agua ele agride menos as galerias de passagem de agua do motor some isso ao fato de que provavelmente nunca viu uma agua desmineralizada na vida pois bem trocado o radiador por um bem maior como voces podem ver nas fotos abaixo e tirado a valvula termostatica rodei mais de 2 mil km sem problema algum nisso mesmo em transito pesado 40º la fora e a/c ligado cheguei em casa sem nenhum vazamento ou problemas um pequeno adendo aqui que voces devem se perguntar por que voce tirou a valvula termostatica ha sim muita polemica em torno desse assunto porem o caso e que os primeiros ej25 sao conhecidos por serem cabeça quente algum erro no projeto original fazem eles ferverem com frequencia so ver que nos estados unidos e um problema universal ha milhares de outback literalmente mesmo com esse mesmo problema e tirar a valvula termostatica aliado a um radiador maior e a soluçao que muitos destes encontram pra nunca mais ter esse problema e uma soluçao especifica para esse motor principalmente em motores bem rodados e pude provar desse veneno porque quando inventei de colocar ela de volta no primeiro dia a temperatura subiu de novo mas sem ferver novamente mas isso irei falar com mais detalhes num proximo post vale lembrar que esse problema de superaquecimento e algo recorrente dos ej25d ate os ej254/ej255 ate mesmo dos ej255 pra frente o problema foi solucionado definitivamente porem vale a pena trocar mesmo assim pra um radiador de aluminio com maior capacidade e valvula termostatica com abertura mais fria mishimoto dos turbo ah eles costumam queimar junta de cabeçote tambem por superaquecer que nao foi meu caso mas tenho vontade de em breve trocar as juntas do cabeçote por uma de metal por precauçao pois o material das juntas originais sao feitas de um material porco literalmente que como sabem o motor e boxer entao mesmo desligado no fundo do motor fica la depositado o oleo e aditivo de agua que com o tempo vao comendo as juntas do coletor alie isso ao fato que ali literalmente e fogo puro e a receita pra queimar junta facil dado que o material original dela nao e tao resistente por isso a receita e basicamente trocar as juntas do cabeçote pelos do turbo de preferencia de 2006 pra frente pois ja sao feitos de mls multi layer steel que nada mais e que varias camadas de aço carbono melhor que a anterior onde havia uma fina camada de grafite e menos camadas de aço carbono que era literalmente comida pelo aditivo aditivo este recomendado pela propria marca e oleo fazendo com que eles se misturassem e a merda tava feita o buraco e bem mais embaixo e voces podem ler melhor nesse trecho em ingles dividido em duas partes vale a pena ler e grande o texto mas recomendo a leitura retomando juntas refeitas radiador novo no lugar sem valvula termostatica problema resolvido aproveitei tambem a mao de obra e troquei ja a correia dentada que ja estava quase no fim da vida dela porem aqui vale uma observaçao sobre este carro e outros curiosamente ha subaru dohc e sohc mas todos eles sao 16v quando meus mecanicos viram chegaram a achar que era 8v por ter comando unico mas sao 16v mesmo tendo um comando so como voces podem ver nas fotos abaixo da frente dele desmontado procurei a correia que o correto vale lembrar e voce trocar nao so a correia mas o kit todo do carro que no meu caso e a correia dentada duas polias lisas uma polia estriada e um tensor hidraulico este custa quase metade do kit pra voces terem ideia nunca deixe passar de 60 000km pra trocar isso embora no manual e alguns lugares dizem que pode trocar a cada 70 75 mil km melhor prevenir que remendar ja diria o saudoso ze wilker melhor pagar r$ 1 000 trocando isso que r$ 10 mil pra fazer um motor novo pense nisso e nas fotos voces podem ver por que ninguem quer mexer com esse tipo de carro para chegar nos coletores e em qualquer parte do motor na verdade voce precisa desmontar trocentos fios cabos parafusos conectores para chegar ate eles e um saco agora da pra entender por que mecanicos comuns nao gostam de mexer com esse tipo de carro e ainda falam que e arquitetura de fusca tecnicamente no fundo e pois a configuraçao e igual mas apenas isso literalmente [gallery link= file ids= 137835 137836 137837 137838 137839 137840 ] se eu tivesse uma oficina e chegasse um negocio desses confesso que eu ficaria com medo faria mais uns 3 cursos pra mexer nisso tudo ela no dia que finalmente ficou pronta sem oscilar marcha lenta sem superaquecer entao o carro voltou a andar sem maiores problemas e finalmente pude curtir o carro imundo entao no primeiro fim de semana lavagem completa ate por baixo e segui os conselhos do meu pai e mandei pintar os parachoques que estavam todo trincado e quebrado deixei o carro uma semana no funileiro pra pintar e quase nao fica pronto pro encontro nacional clube subaru pois ninguem conseguia descobrir a cor ela foi fabricada a partir de um verde da volkswagen nao me recordo mas acho que era cinza turmalina ou algo assim fabricada a cor pintada e ficou um brinco agradou ate meu pai que e chato pra caramba nisso realmente deu outra cara pro carro ah polimos os neblinas tambem e sofremos pra tirar todo aquele po de disco de freio acumulado de meses nas rodas tirados com bom bril antes [gallery link= file ids= 137842 137843 137844 137845 137846 ] depois gostei do resultado principalmente pelo fato que tiveram que fabricar a cor espero que ate a proxima parte eu faça esses olho de gato porem ainda faltava o para brisa trincado fui pesquisar na concessionaria e e aqui onde descobrimos por que donos de subaru tem medo da caoa 4 mil reais um para brisa sim 4 mil reais quase 6% do valor do carro um pedaço de vidro e aquele ditado o carro custa 20 mil mas um dia ja custou 200 mil importado sofre desses porens entao parti pras sucatas achei uma no sul do pais que veio pela tnt junto com o encosto traseiro de cabeça do lado do motorista como conseguiram perder um encosto de cabeça veio com a nf de baixa do carro e tambem com o registro de baixa dele no detran fui verificar e realmente estava tudo em ordem alem do fato que o desmanche onde peguei existe ha mais de 10 anos entao tomei muito cuidado com isso e sempre estou falando com quem me vendeu essas peças entao foi a vez do upgrade mais cobiçado por um subarista a boca de puta vulgo escapamento com boca maior que a de sogra pecado eu falar isso a unica sogra que tive era gente finissima se um dia ela ler isso saiba que ainda amo voce e sua filha muito mesmo com tudo que aconteceu quero ela de volta escolhi o racechrome de 4 com entrada de 2 5 corpo de 6 com atenuador de ruido que faz uma diferença enorme visualmente ficou do cacete com o atenuador ficou um barulho bem discreto mas quando voce tira ele fica bem alto mesmo andando de boas nos primeiros dias e um saco eu ja estou acostumado com ele mas todos que andam no carro adivinhem reclamam do barulho mas e muito legal passar em tuneis e em estacionamento de shopping com aquele ronco ecoando por tudo e voce se achando o maximo enquanto as pessoas acham que seu carro ta com o escapamento furado visualmente e sonoramente ficou muito legal principalmente em estacionamentos cobertos vou relatar aqui tambem dois itens que troquei que foram um dos ultimos mas nao tem relaçao com as primeiras coisas que fiz entao vale a pena encaixar aqui tambem ja que foram coisas preventivas uma coisa que me incomodava nesse carro era que acima de 90 km/h começava um zunido que se assemelhava de um caminhao que rodava mais a frente um zuuuuuummm bem baixo mas me incomodava mesmo sendo baixo foi constatado que os pneus estavam ressecados e ja fazia um ano que estava vencido pois sua data de fabricaçao era de 2010 sem contar que mesmo sendo altos bridgestone turanza 225/60 eles deixavam o carro bolachudo feio entao chegou a hora de escolher os pneus de fabrica as outback usam 215/55 ou 215/60 e as tw 205/60 curiosamente e a mesma medida de pneus que os wrx usam porem como os 225/60 estavam fora do alcance do meu bolso no momento resolvi optar pela medida original do carro eu podia ter pego um linglong maxxis e afins ia economizar quase 500 reais em pneus mas pode ser preconceito mas nao confio em pneu chines e pra mim pneu e algo que eu nao devo economizar bem como pastilhas e oleo de motor acabei optando por um jogo de goodyear queria um jogo de dunlop ou continental mas nao dava efficientgrip ouvi bons relatos dele e realmente o pneu e excelente seja no seco seja no molhado a aderencia e algo espetacular principalmente no molhado em estradas parece que voce esta andando no seco de tao seguro que e fruto tambem do awd com certeza pneus trocados menos um barulho no carro e mais uma segurança pra mim meu medo de estar andando com aqueles pneus ressecados e uma hora um deles explodir era enorme tambem resolvi fazer outra manutençao preventiva que tambem ha uma certa polemica sobre troca de oleo de cambio voce ja deve ter ouvido falar que oleo de cambio nao se troca que e vitalicio se voce como eu nao e um mecanico mas sabe o minimo sobre o funcionamento de um cambio ou qualquer coisa com engrenagens e leu os posts sobre oleos e lubrificantes do flatout mesmo estes sendo sobre motores com certeza deve desconfiar que isso e uma das maioires besteiras que podem falar por mais que seja um sistema selado e que teoricamente nao escapa oleo algum diferente do de motor que tem contato com a camara de combustao nao contato direto eu quis dizer ele se desgasta do mesmo jeito nao tanto quanto o de motor mas ha sim um desgaste o ideal que toda montadora recomenda e trocar a cada 40 50 mil km oleo de cambio a dos cambios manuais costumam ser mais longas mas vale sim do mesmo jeito trocar oleo deste se a do seu carro nunca foi trocado pense bem antes gastar r$ 500 nisso que r$ 3 5 mil num cambio novo e como eu nao sabia quando foi a ultima vez que havia sido trocado e este era mais um medo que eu tinha de andar com o carro marquei de trocar oleo de cambio numa oficina especializada da marca uma com a melhor reputaçao e aceitaçao dentro do clube subaru vale lembrar que mesmo que o periodo de troca de oleo de diferencial seja um pouco mais longa que o de cambio em media 5 ou 10 mil km a mais vale a pena aproveitar a mao de obra e trocar tudo junto foi colocado 6l de oleo atf iii total o cambio tem 9l de oleo mas 6l e o que normalmente e trocado pois uma parte fica retido no cambio mesmo conforme o proprio manual do carro diz e 3l de oleo 80w90 total no diferencial alem de aneis de vedaçao do carter da transmissao e do bujao do diferencial para a minha alegria falaram que o oleo do cambio e diferencial estavam bons ainda havia pouco tempo que haviam sido trocado pela coloraçao troquei menos um medo daqui 35 mil km volto la para isso nao percebi diferença no comportamento no carro mas o sossego com relaçao a isso e o que conta entao um resumo de tudo que foi gasto ate aqui ate agora juntas do coletor em amianto r$ 150 00 radiador novo r$ 1 250 00 kit de correia dentada r$ 1 300 00 mao de obra dos acima r$ 450 00 pintura dos dois para choques r$ 650 00 para brisa + encosto traseiro r$ 600 00 para brisa r$ 500 encosto r$ 100 mao de obra do para brisa r$ 100 00 abafador racechrome r$ 540 00 mao de obra do abafador r$ 100 00 oleos cambio + diferencial r$ 353 00 mao de obra da troca de oleo de cambio/diferencial r$ 120 00 fiquei de comentar brevemente tambem os pontos positivos e negativos do carro como uma review tambem nao fiquei logo abaixo esta eles com alguns relatos do dia a dia tambem o lado bom de tudo isso de ter um importado velho e que voce se acostuma com o caro qualquer coisa na hora de trocar e 200 400 1000 bom porque quando voce tiver que voltar pra um nacional ou popular em sua grande maioria qualquer coisa vai ser barato pra voce porque voce esta tao acostumado a ouvir valores absurdos de peças que 40 100 500 reais vai ser leve pro seu bolso vejo o pessoal que reclama que as vezes troca literalmente 5 7 itens e nao chega a 800 reais a mao de obra e chora imagina o dia que se aventurarem num importado desses virem que pra trocar um kit de correia dentada com mao de obra e quase 2 000 detalhe nao estou criticando e sim comentando que acho curioso esse fato o que e caro pra alguns pra um dono dessas coisas importadas passa a ser valores bem em conta comparado com o que alguns estao acostumados mas vamos la pontos positivos espaço interno cabe a familia toda sem apertos e mesmo com o banco do motorista no final sobra espaço pra quem ta atras o teto dela e bem alto tambem e engraçado que os bancos traseiros sao mais altos que o dianteiro por causa do tanque que fica bem ali embaixo acho porta malas desnecessario falar sobre nao vou entrar na polemica peruas x suvs mas os 530 litros que passam sossegadamente de 1 000 com os bancos rebatidos cabe uma pessoa de 1 75 deitada la com conforto pra terem noçao do espaço sao mais que suficientes pra qualquer familia e o carro certo pra acampamentos com o diferencial de voce ter uma barraca que nao vai sair voando com ventos fortes e nao entra agua so jogar uns edredons no porta malas e capotar de sono segurança tem abs/ebd 4 airbags tcs esc sem contar claro o awd o charme do carro mimos banco eletrico com ajuste lombar teto solar duplo controle de cruzeiro ar digital e automatico pedal de acelerador ajustavel abertura interna do tanque varios porta copos e porta trecos ate painel emborrachado incluem o pacote mas aquecedor de banco e do limpador do parabrisa pra derreter o gelo ta nao iamos usar nunca mas seria legal mesmo assim nao vieram pra ca uma pena estilo e subjetivo mas tem um desenho sobrio e elegante alie isso a carroceira hardtop sem a coluna nas portas e voce tem um carro que mescla muito bem o esportivo com o sobrio e chama atençao por onde passa desempenho pra um carro do porte dela e com cambio at4 e um carro que anda muito bem mesmo com ar ligado e carregado a perua de tiozao nao chega a empolgar mas te garanto que nas curvas voce vai se apaixonar nas saidas de semaforo tambem awd desnecessario citar mas a traçao integral faz toda a diferença principalmente em dias chuvosos andar a 120 km/h nas rodovias e como andar a 20 km/h dentro da cidade impressionante a segurança que isso te passa pontos negativos tamanho sim ela e enorme com seus quase 4 80 m de comprimento e 2 m de largura entao mesmo em estacionamentos pequenos voce ira sofrer pra manobrar a barca cambio ele e macio e bem duravel mas com apenas 4 marchas cobra seu preço no consumo em 2002 ja dava pra ter um de pelo menos 5 marchas considerando que e um carro de pais de primeiro mundo consumo 2 5 16v awd permanente 1 500kg e at4 voce espera que seja realmente economico computador de bordo acho inaceitavel um carro desse nivel nao ter um computador de bordo sera que era pros donos nao se assustarem com o consumo ej251 motores boxer e subaru sao conhecidos por serem robustos e confiaveis os conforme comentei primeiros ej25 sao uma exceçao a essa regra cuidado com eles altura ao solo parece que nao mas ela e baixa mesmo com amortecedores proprios pra parecer mais alta pro nosso solo lunar e valetas em 45º ela raspa com facilidade a frente que e grande cuidado com valetas e garagens caoa preços de peças abusivos com mo mais cara ainda nem todas as peças algumas ate sao baratas fazem voce recorrer a importaçao de peças ou oficinas especializadas que sao muito melhores que a propria caoa offroader fresco e isso no proximo post vou comentar sobre as ultimas coisas de suspensao que troquei nela onde nao vou ter muitas fotos infelizmente e mais alguns causos do dia a dia com ela como comentei por aqui sempre estou lendo os comentarios qualquer coisa respondo ou comento sobre o que voces perguntarem abraços e ate a proxima por renan augusto project cars #402
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.