meu nome e barry allen e eu sou o homem mais rapido vivo quando eu era nao pera esse e outro cara eu sou so o cara que esta na segunda parte de tres de um projeto de restauraçao de um vw golf gti mk3 caso ainda nao conheça pode começar por aqui bom eu deixei meu carro na funilaria e la ele morou por quatro longos meses ate esse ponto eu ainda nao tinha ideia do que ia fazer alias eram tantas ideias que eu sabia que existia um risco serio de fazer uma bela cagada fiz o que qualquer designer faria num começo de projeto e fui procurar referencias vi que existiam centenas de versoes e peças de customizaçao de epoca algumas delas tao raras como a lanterna hella magic colors rbr que quando novas podem custar mais de 500 dolares la fora entre essas andanças esbarrei no golf mk3 do ediel cujo dono acabou se tornando mentor e amigo encontrei tambem aqueles que modificam para ficar com a frente do jetta mk3 algo que inclusive ja foi falado aqui no flatout ate que por fim achei a versao especial de aniversario de 20 anos um carro que mecanicamente nao e muito superior mas visualmente me agradou muito para facilitar a descriçao do modelo vou colar um trecho do wikipedia ta em 1996 para comemorar os 20 anos da franquia gti a volkswagen produziu 1000 unidades de um golf que apesar da mesma motorizaçao dos outros gtis trazia muitas outras exclusividades eles estavam disponiveis em 3 e 5 portas e era equipado com bancos recaro quadriculados com o emblema gti bordado cintos de segurança vermelhos a classica manopla de cambio em formato de bola de golf coifas e volante com costura vermelha os detalhes vermelhos abrangiam os tapetes os frisos externos e pinças de freio as rodas eram bbs rx ii 16 x 7 5 semelhantes as de 15 que equipavam os vr6 alem de tudo isso o modelo ainda contava com ponteiras duplas cromadas e farois de neblina e repetidores escurecidos os unicos tres opcionais eram o teto solar o ar condicionado e uma pintura preta metalica o preço do seguro era o mesmo do gti convencional e isso despertou ainda mais o interesse no modelo seis cores foram disponibilizadas e dos 1000 600 tinham motor 8v 150 tinham 16v e 250 vinham com o motor tdi sendo que esse ultimo so foi vendido no mercado europeu com exceçao do reino unido fazendo um pequeno adendo ao wikipedia na austria o carro recebeu apenas 400 unidades com bancos em couro ar condicionado digital e uma plaqueta de numeraçao proxima ao cambio conhecer alguem que ja tinha trilhado esse caminho me fez conhecer a oficina que futuramente faria meu carro a spportscar em sao paulo tenho certeza que se nao fosse pelo eric dono de la nao conseguiria completar o projeto tenho bastante admiraçao por caras daqui que conseguem fazer tudo sozinho mas infelizmente nao tenho espaço nem conhecimento ou tempo pra isso entao precisava de alguem que me ajudasse a viabilizar tudo isso e achar uma boa oficina em que voce confie e fundamental tive varias dores de cabeça com isso no começo do projeto o suficiente para depois mandar o carro de guincho de campinas para sao paulo comprando peças entao era isso um 20th proximo do original mas sem exageros quero dizer que sou bem purista na medida do possivel mas estaria disposto a abrir uma ou outra exceçao em coisas que fizessem sentido e fossem comercializadas na epoca do carro como no caso do som original nacional volksline ao inves do vw gamma com o projeto decidido e o carro na oficina para resolver toda a mecanica que precisaria estar impecavel com alguns pequenos ups que explicarei no proximo e ultimo post comecei a ir atras das peças do 20th o carro tem varios detalhes legais porem o que mais me chamou a atençao foram os parachoques sem setas fenders a linha vermelha na lateral e claro os emblemas europeus os emblemas nacionais sao diferentes de todas as geraçoes aquilo nao parecia ornar no carro foi quando realmente listei todos os itens a serem comprados que percebi que a coisa era seria lembro que certa vez alguem me disse que era mais barato e facil eu comprar um carro inteiro destes na europa e retirar suas peças por aqui o que hoje sei que e um belo exagero dica comece a controlar seu projeto desde o começo isso evitara que voce compre peças desnecessarias parece insano mas em determinado momento voce pode perder o controle eu usei o trello e uma bela mao na roda pra voce nao perder a linha varias coisas pareciam impossiveis e eu resolvi exatamente começar por aquelas que pareciam as mais dificeis as rodas e que para minha sorte tinha alguem vendendo alem de mais bonitas elas sao nas medidas certas pro carro e ainda bem mais leves ja que sao feitas de aluminio mas so tinha um probleminha a furaçao delas e 5x100 originalmente o carro e 4x100 e pra fazer isso entrar ou eu usaria um adaptador ou usar os cubos do passat b3 vr6 o que tambem daria um upgrade nos discos de freio cuidado com compulsao nas compras ja que os parachoques milhas e setas mudariam resolvi tambem usar farois novos imaginei que aquilo daria uma outra cara pro carro pesquisando as inumeras opçoes eu encontrei os e code da hella uma peça facilmente encontrada como customizaçao das versoes euro e mais discretos que os hella twin que me parecem meio exagerados [gallery link= file columns= 2 size= medium ids= 154917 154916 ] e codes do mexico setas e dummies da croacia lanternas da alemanha chaves e pegadores da bosnia e spoilers abt dos estados unidos toda semana uma caixa de algum lugar estranho chegava em casa e minha timeline do facebook parecia um site de compras automotivas eram grupos e grupos do facebook cada coisa veio de um jeito e nessa hora voce apela para todos os amigos e parentes no exterior aqui a cara da minha feliz prima enquanto me trazia os frisos europeus que vieram da suecia atraves da finlandia que salada ne dica se voce quiser encontrar uma peça que nao encontrou no ebay procure diretamente no buscar do facebook e incrivel como voce encontra grupos de vendas pelo mundo inteiro com aquilo que voce precisa se o grupo parecer bom gere alertas a cada nova postagem de vendas sua timeline ficara poluida mas provavelmente encontrara o que precisa claro que nem so de importaçao voce vive existem algumas pessoas boas e especialistas em peças vw antigas que praticam preços legais comprei bastante coisa dessa forma inclusive meus fenders oem [gallery link= file ids= 154912 154915 154914 154916 154919 154913 ] percebi que começar pelo part number da peça e procurar primeiro em concessionarias as vezes vale a pena logo em seguida corria para o ebay para descobrir o nome da peça em outros idiomas para comprar acabei perdendo a mao e comprei varias peças de uma vez confesso que algumas ate desnecessarias como um aerofolio borrachas de vedaçao do motor e buchas tudo novinho e na empolgaçao e e exatamente isso a sindrome de jaque ja que comprei isso tudo novo vou comprar so mais isso e nessas voce faz os custos do projeto aumentarem mais que o necessario carro liso e pintado voltando da funilaria e pintura decidi que os vidros seriam novamente manuais como sairam de fabrica ele tinha os vidros eletricos feito em alguma concessionaria mas era uma bela gambiarra pra ter ideia o motor era ligado diretamente nos mecanismos da manivela manual e antes que voce se pergunte sim os vidros sao manuais e o teto e eletrico e inclusive fecha na chave pitoresco ne a pintura demorou muito mais que o programado mas ficou excelente em qualidade faltavam apenas os parachoques euro que seriam trocados tive sorte e consegui encontrar parachoques do golf gl novos no plastico porem sem a texturizaçao na parte superior e o espaço onde os filetes vermelhos sao aplicados um trabalho que o arved realizou lindamente [gallery columns= 4 link= file ids= 154910 154903 154909 154908 154907 154906 154905 154904 ] uma porrada de peças novas compradas e uma decisao a ser feita fazer ou nao swap e claro que o vr6 era a mais provavel mas nao e exatamente uma busca facil tem muito motor comercializado sem documentaçao por ai outros que parecem bons mas nao passam por um olhar mais critico cheguei a encontrar um motor de porsche cayenne 3 2 vr6 com uma gigantesca e bizarra solda no bloco abri as possibilidades e cheguei ate a cogitar o 2 0 tsi do gti mk7 mas exigia mudanças drasticas demais e queria que o projeto ficasse pronto ainda em 2017 nao seria dessa vez que faria um swap entao desistindo do swap minha escolha foi dar nova vida ao aba 2 0 a real e que ele estava cansado com mais de 350 mil km s ja começava a dar sinais de cansaço e merecia ser refeito totalmente pesei os custos considerei alguns leves upgrades e encarei o desafio e e isto que voce vera no proximo e ultimo post deste projeto ps o proximo post sera em parte uma surpresa ate pra mim ja que apesar de ter dado partida no motor ainda nao peguei o carro espero que tenham curtido ate aqui por richard jesus project cars #437
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.