por fernando toledo project cars #467 fala galera como voces estao aqui vai a quarta parte da historia da schnitzel e seus percalços bom agora que voce leu ate aqui meu muito obrigado gostaria da sua opiniao nos comentarios sobre como estao os textos sei que estao faltando fotos e materiais visuais o que prometo que esta sendo corrigido me diz se esta chato ou se faltam detalhes que posso complementar no proximo post o cambio chegamos enfim ao top dos tops do maior problema que enfrentei no carro ate entao o desgraça o olho ja enche de lagrima esta e a parte que comentei ser a pior vamos começar do começo desde que o carro saiu da oficina que trocou o motor meu cambio começou a fazer um barulho estranho que so conseguimos prestar atençao de verdade depois do primeiro acerto da injeçao publiquei esses videos aqui embaixo em todos os grupos e foruns que consegui relacionados a e36 e getrags e nada nao conseguiamos chegar a um diagnostico https //www youtube com/watch v=wvmf6c6h60y https //youtu be/62r346 dysy eram dois barulhos na verdade um ciclico meio nho nho nho nho nho enquanto o carro estava parado na lenta e com a embreagem sem estar pressionada e outro que com o carro em movimento pra frente claro parecia fazer aquele barulho caracteristico da marcha re quase que um supercharger o problema e que eu nao tenho um supercharger e o rolamento do eixo piloto seu mane — voce pode estar pensando e com toda razao porque pela primeira parte do barulho se pesquisar por este problema nas interwebs vai se deparar com o mesmo diagnostico mas e o segundo que caguas d agua tava rolando no meu cambio ja sabem ne toca nois atras de alguem pra dar uma luz primeiro procuramos algum lugar especializado em bmws pra tentar dar uma olhada e nos dizer melhor o que poderia ser visto que eu me recusava a acreditar que era a unica pessoa no pais e quiça do mundo que teve esse problema achamos uma oficina mas logo de cara o dono foi meio grosseiro sabe ja no primeiro contato por telefone ainda expliquei o problema e disse que queria abrir o cambio pra darmos uma olhada ele me disse que por r$1 500 fazia isso e o que precisasse mexer acertavamos a parte nao achei pessimo mas fiquei com um sentimento estranho enfim fomos la pessoalmente e tinham varias bmws de geraçoes proximas da que meu cambio saiu e resolvi deixar pra um primeiro diagnostico uma semana depois recebo a ligaçao olha fernando seguinte esse problema aqui o e o seguinte voces colocaram um rolamento que tem no virabrequim que da suporte pro cambio [caption id= attachment_253151 align= aligncenter width= 999 ] foto do rolamento que depois colocamos nos mesmos[/caption] prontamente disse aquilo que todo mundo de peito cheio diz quando rebatido com uma pergunta dessa nao faço a menor ideia perai deixa eu olhar os registros nao so eu responderia isso toca eu a buscar se realmente tinhamos pego esse rolamento porque compramos varias peças pro swap e suspeitava que era algo que teriamos feito e nao tinhamos posto beleza uma hipotese mas eu ainda tava querendo abrir esse cambio tinha algo em mim dizendo que tinha xabu ali liguei de volta e continuei olha nao pusemos nao mas isso causaria os dois problemas sim claro e o seguinte o o eixo vibra e faz todos esses barulho ai pode confia r$1 500 eu tiro o cambio e ponho o rolamento pra voce mas pera a gente tinha falado em r$1 500 pra vc tirar e abrir e vermos depois peças e tal nao aqui e muito complicado de mexer os escapamentos ficam na frente e vai ser dificil mas eu te mostrei tudo como monta e desmonta voce falou que era tranquilo nao e muito complicado o confia rodar assim vai dar varios problemas e pode complicar mais o conserto detalhe desde o começo do projeto desenhamos as adaptaçoes pensando na manutençao entao tudo e modular meu escapamento tem literalmente 5 parafusos que precisam sair e ele sai inteiro bonitinho aqui em casa fazemos em menos de 15 minutos sem elevador e os escambau olha nao sei vou pegar o carro e te levo de volta se decidir fazer isso mesmo fui buscar o carro no mesmo dia e decidi procurar outro lugar passamos 7 dias esperando um diagnostico pra vir essa resposta preferi achar um lugar que abrisse o cambio e de quebra eu instalava o rolamento comprando original em uma concessionaria ainda buscando loucamente quem mexesse num raio de getrag 250g finalmente achamos a world cambios olha eu me ferrei no final dessa interaçao mas nao por culpa deles e preciso dizer os caras sao bao e justos recomendo fortemente ligamos e batemos um papo com o dono o cara ja falou que era complicado dar um diagnostico pra esse problema sem abrir o cambio porque provavelmente era o rolamento piloto ou algumas outras opçoes aproveitei e perguntei do rolamento do vira e ele me disse voce vai por assim que a gente tirar o cambio porque se for ta tudo certo e um problema mas nao vai te ferrar tanto assim entao fica despreocupado bem diferente ne chamamos o fabiao para nos ajudar a tirar o cambio em casa tentando economizar um dinheirinho porque essa joça e um saco sem fundo e levamos para o amigao dar uma olhada pessoalmente ele abriu o cambio fez uma carinha de xi e na lata mandou o seguinte eu tenho uma boa e uma ma noticia a boa e que apesar de tudo seu cambio ta bom a ma e que ele rodou com oleo baixo ou sem oleo e isso desgastou o cromo que protege as engrenagens e reduz barulhos entao em um certo nivel seu cambio sempre vai fazer mais barulho do que um com esses cromos em bom estado mas aqui o que tem pra fazer mesmo e so rolamentos e retentores ate os sincronizados tao bons [caption id= attachment_253153 align= aligncenter width= 735 ] um exemplo em vermelho de engrenagens que rodam com oleo baixo [/caption] caceta eu sabia tinha algo errado mesmo dado que ele falou bem do cambio e ele faria um barulinho teoricamente solucionavel com um isolamento acustico talvez autorizamos o serviço e achamos que valia testar ja que teriamos todo o historico dele e certeza do que foi feito ne quando pegamos ele de volta levamos pra casa e ja organizamos a agenda pro fabiao dar aquela mao de novo instalamos o rolamento problematico trocamos o retentor dali aproveitamos e tambem trocamos o garfo e toda a parte interna da capa seca cambio no lugar bora testar dou a partida e a caceta do barulho continuava la igualzinho parecendo que nunca tinha mexido dei uma volta com o carro na esperança ignorante de algo magico acontecer depois de uns kilometros como tudo nesses carros das nossas vidas mas nada tenho que dizer que o cambio ficou nitidamente melhor apesar de tudo liguei pra oficina falei com o dono e ele comentou que tinha dito do barulho persistir pra resolver isso provavelmente so um cambio novo da hora gastei uma bala e nada de resolver justo o problema que eu to atras eu quase chorando serio toca nois atras de um cambio porque eu neste momento tinha sido temporariamente derrotado pelo carro buscamos muito mas tava dificil achar um que estivesse em um bom estado falando com alguns amigos acabei achando um que o dono depois de eu contar toda a epopeia ate entao topou que eu testasse antes de pagar da lhe uns dias ate conseguirmos acertar as agendas e simbora malhar um pouco embaixo do carro troca feita partida dada e o mesmo barulho continua nao e possivel serio pra ser justo ele estava bem mais baixo o que foi um sinal de que nao era algo nas demais adaptaçoes digo isso porque durante as pesquisas vi que poderia ser algo relacionado ao volante e tambem aos coxins pra esclarecer em resumo um volante sem ser bimassa pode transferir algumas vibraçoes que fazem um barulho na lenta mas o meu graças ao trabalho da displatec nao tem nos coxins pelo fato de ter coxins de pu no motor ate entao as vibraçoes tambem poderiam passar e causar o barulho da re pra frente obs descobri tambem que alguns seres ate fazem essa troca de proposito so pra tentar ganhar esse efeito de carro de corrida e verdade eu juro [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 253155 253156 ] bom liguei para o dono do cambio expliquei tudo e ele foi mega simpatico em receber de volta valeu juba bom agora eu continuava com um cambio fazendo barulho e quase pintando o carro de verde e jogando no mato porque vou te falar e osso ligo novamente pro luciano e esse arcanjo me diz que um amigo tem alguns desses getrags e poderia fazer um rolo no meu por um que eu escolhesse colocar expliquei todo o historico pra ele e com isso escolhemos o que parecia mais inteiro agendamos pra levar o carro ate sumare/sp e la fomos nos uma semana depois ele me liga e diz que tava tudo pronto troca feita bora pro test drive pausa dramatica e tretraaaa e treetraaa nao temos mais um zumbido infernal que vinha me tirando o sono literalmente ha meses vou falar inclusive que nos primeiros quarteiroes com o cambio novo eu ainda podia ouvir o barulho mesmo ele nao estando ali era 100% noia minha pelos traumas passados isso porque depois dos primeiros metros eu desci do motorista coloquei meu pai no lugar e fiquei no passageiro de olhos fechados enquanto acionava e soltava a embreagem o resultado era identico e nao conseguia distinguir um pouco do supercharger continuava mas depois desse episodio passei a reparar em todos os carros que andei dali entao e literalmente todos tinham esse zumbido quando estavam la pela segunda/terceira marcha principalmente no freio motor fiquei feliz porque no meu e bem sutil entao ta otimo lembrando que esse carro ainda nao tem isolamento acustico algum entao em breve isso deve ficar belezinha ufa aqui chegamos ao estagio atual do cambio onde temos de volta uma caixa que nao faz barulhos mas ta precisando dum tratinho quando resolvermos alguns outros pontos ela vai passar de novo com o pessoal da world cambios pra revisar e deixar zerinha tendo certeza que durara pro resto da vida desse carro afinal o que esta em andamento depois de resolvido o problema do cambio e a injeçao encaminhada para a troca chegamos a conclusao de que o diferencial da schnitzel um 4 11 original e curto demais para ela pra se ter ideia a 100km/h fica perto de 4 000 giros o que e gostoso ate de ouvir mas pra pegar uma estrada e meio insuportavel kkkkk com isso em mente optamos por focar os esforços no diferencial para o carro ficar mais confortavel pra rodar toca nois a estudar relaçao de marchas calculos e mais calculos de quanto precisaria ser a nova relaçao transferencia de torque pras rodas etc com estudos feitos vimos que uma relaçao de 3 45 seria bacana e provavelmente nao mataria aquela sensaçao de arrancada que o carro tem alem disso com os upgrades que temos em mente pro motor seria mais do que ideal para recuperar esse folego no futuro sem prejudicar a velocidade de cruzeiro falamos com nossos amigos que tem uma oficina e topam umas loucuras com a gente e começamos a estudar o que fazer nossa ideia inicial era de trocar o diferencial pelos modernos da bmw entao estudamos muito como fazer isso visto que o atual e um sideloader um estilo diferente do que temos hoje e e integrado ao agregado traseiro vimos alguns sites gringos que fazem um kit para fazer uma troca como essa entao entendiamos que seria o melhor caminho mesmo e compramos diferencial e semi eixos pra fazer tudo [caption id= attachment_253157 align= aligncenter width= 870 ] exemplo do kit que gostariamos de fazer[/caption] e voce acha que deu certo e claro que nao meu jovem quando pegamos para mexer com essa parte alem do nosso amigo o mecanico responsavel por tocar meu carro e meu pai levei meu tio tonio que e engenheiro mecanico pra ajudar a desvendar o quebra cabeça tiramos as peças originais e começamos a desenhar o mesmo projeto que vimos la fora so que os gringo vacilaram bruto o mecanico percebeu que a adaptaçao que eles fazem tira o apoio que o diferencial faz na estrutura do carro e transfere para os braços deixando o agregado praticamente solto meu tio tambem olhou e confirmou falando que nao seria seguro aqui tivemos dois aprendizados e tanto pra gente que gostaria de compartilhar aqui 1 nao seguir a risca o que se le/ve em foruns youtube e etc existe muita coisa excelente mas tambem existe muito doido fazendo doidera se tivessemos seguido com essa ideia poderia ate causar um baita acidente segurança sempre em primeiro lugar 2 quando forem mexer com algo importante como este caso sempre busquem mecanicos experientes e de confiança alem de ajuda daqueles que puderem contribuir sem o querido barquet e o tio tonio poderiamos ter entrado numa bela fria isso nos deixou de maos atadas e pes descalços porque uma das unicas opçoes que vimos seria a de usar o diferencial original mas trocando a relaçao dele primeiro pesquisei melhor sobre meu diferencial e vi que ele e muito robusto e raramente apresenta qualquer tipo de problema entao fiquei tranquilo e continuar com ele [caption id= attachment_253159 align= aligncenter width= 480 ] diferencial sideloader o da e12[/caption] depois caçando o que fazer com isso vi que poderia fazer uma engrenagem so que sem condiçoes dado o custo absurdo que e ou buscar na gringa um conjunto de coroa e pinhao que seria bem do complicado pra trazer pro brasilzao da massa mas a vida e cheia de surprezinhas e eu encontrei o conjunto certinho pro projeto em relaçao 3 45 alem disso o cara tinha todos os rolamentos novos e retentores pra refazer o diferencial inteirinho nem pensei muito comprei e mandei pra um amigo que mora fora e agora finalzinho de setembro consegui as peças aqui no brasil e ja deixei na oficina para trocarmos aqui tem uma fotinha das bonitas [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 253160 253161 ] bom aqui eu fecho esse post dividido e agradeço imensamente a paciencia e leitura de todos que chegaram ate aqui os proximos textos conterao como ficou o novo diferencial a instalaçao do novo hidrovacuo um kit montado com peças da wilwood com panela de 7 sendo o tamanho maximo que meu coletor de admissao permite a restauraçao das pinças de freio dianteiras correçao do parachoque e troca das grades com os farois novos que ainda sao um segredo isso tudo deve vir em breve pois o carro saindo da oficina ja começaremos nisso e prometo que documentarei tudo bonitinho aqui ficam fotos dela atualmente lembrando que ainda esta em fase de mula entao nao fizemos nada da estetica nem as hastes de apoio do parachoque uma vergonha eu sei [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 253162 253163 253164 253165 ] ate a proxima clique aqui para ver o indice dos projetos e acessa los individualmente
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