por fernando toledo project cars #467 fala galera como voces estao animados para mais um episodio dessa saga de um ser insano ja adianto que esse post tambem sera longo e peço desculpas novamente pela demora em atualizar sobre o projeto mas como voces poderao ver as coisas nao estao faceis fiquei algum tempo bem enrolado dividido entre o trabalho e o projeto quase desistindo algumas vezes e de verdade sem vontade nem de escrever sobre o que estava rolando mas desistir nao e algo que eu costumo fazer entao simbora pra essa aventura terminamos o ultimo post com a schnitzel em casa com os freios recem destravados e funcionando muita enfase nas aspas mas por que voce se pergunta porque infelizmente muita coisa no carro precisava ser revista e tambem feita incluindo todo o sistema de freio vou tentar começar do começo e contar bonitinho o que aconteceu poderia trazer so as boas noticias mas acredito que a grande ideia desse relato e contar os altos e baixos como eles realmente sao vou separar os pontos desse post em algumas partes pra facilitar a narrativa mas tenham em mente que tudo aconteceu meio que em paralelo ok primeira parte a injeçao e a eletrica meu deus serio começando esse capitulo eu ja estou com dor de barriga so de revisitar essas memorias mas simbora que tenho muitas coisas pra contar e essa nem e a pior parte no começo do projeto optamos por nao utilizar a injeçao original por medo de ficarmos dependentes de oficinas especializadas scanners e coisas do genero alem da dificuldade de embarcar a tecnologia que ela tem em um carro dos anos 70 dado esse cenario escolhemos a pandoo que era a unica que possuia um modulo a um preço acessivel capaz de atuar sobre o duplo comando variavel e fazia com que em simples cliques no computador pudessemos ajustar o que fosse preciso foi extremamente importante buscar algo em conta pelo fato de nao sabermos como tudo ia se comportar quando finalizado beleza o carro estava funcionando mas vou te contar uma coisa ele tava pesado o motor nao rendia e ate o som estava um pouco estranho mais grave e alto do que parecia ser o normal achamos estranho e começamos a dar uma olhada nos mapas e vimos algumas coisas diferentes do que entendiamos ser o usual nao somos especialistas em injeçao eletronica mas meu pai preparou motores v8 e alguns outros brinquedos durante muito tempo da vida dele entao manja uns paranuaes sobre o funcionamento geral dessas geringonças toca nois atras do suporte da pandoo pra achar alguma oficina que fosse especializada pra dar uma olhada e possivelmente uma mao em acertar essa joça pro carro ficar bonitinho nao vou entrar no merito se a injeçao e boa ruim ou que outras pessoas fizeram funcionar em n outros motores ou ate mesmo nos bmw para esse projeto meu desejo e objetivo e ter um carro com o funcionamento mais proximo possivel de um original isso significa uma lenta estavel pegar na primeira virada da chave poder ligar os aparatos eletronicos sem ele morrer o comando variavel funcionar como se deve a temperatura estabilizar perto dos 90 graus e coisas assim so que literalmente tudo dessa lista nao estava funcionando como devia inclusive em questoes de temperatura o carro passava tranquilamente dos 110 graus se eu deixasse o recorde registrado e de 114 graus que eu imediatamente matei o carro e encostei em uma loja fechada da av santo amaro um claro problema de ponto bom o pessoal da pandoo me indicou uma oficina e fomos la pra ver o que daria pra fazer o dono nos recebeu foi bem simpatico e disse que sim o carro tinha coisas erradas e precisariamos refazer algumas partes o ponto parecia fora o acerto do tdc top dead center nao parecia 100% e algumas ligaçoes pareciam fora tambem otimo pelo menos eu nao tava tao doido e teriamos uma soluçao [um parenteses importante aqui com todos os acontecimentos e contando como tudo aconteceu pode parecer que fulano errou ou sicrano nao fez direito mas nao e essa a ideia em um projeto como esse onde basicamente tudo do carro esta sendo mexido e precisa ser minuciosamente estudado alem de se tratar de uma mecanica que e bem complexa e totalmente plausivel e compreensivel este tipo de coisa acontecer ainda mais com marinheiros de primeira viagem todos que ate o momento puseram a mao nesse carro foram grandes herois e merecem palmas porque o negocio e treta seguimos em frente ] deixamos a bichinha na oficina e alguns dias depois meu pai foi ate la pra acompanhar o teste do dinamometro https //youtu be/crluarqi4ny o carro era outro foram refeitas algumas ligaçoes acertaram os parametros e a schnitzel parecia pronta pra começar uma historia linda porem eles nao conseguiram fazer o vanos funcionar vanos para quem nao conhece e o sistema de comando variavel da bmw vtec vvti etc e este meu motor na falta de 1 tem 2 admissao e exaustao pra facilita a caceta da vida aqui eu fiquei felizao por dois motivos primeiro pelos simpaticos 182 cv que estavam marcando no dino que entendo serem bem proximos do que ela deveria ter mesmo lembrando que o motor original tem 170 mas com um coletor de escape ridiculamente monstruosamente abismalmente restrito nos pegamos um das m3 americanas que e toptchura de fluxo de ar e fizemos um escape com um fluxo que entedemos ser o mais proximo do ideal para o scavenging e basicamente a otimizaçao da exaustao dos gases do motor essencial para garantir a melhor potencia de cada explosao entao acima dos 170 devia bater mesmo segundo agora o motor soava como um motor bmw de verdade e a lenta ficou quase inaudivel bem gostosinha so que como tudo nesse carro nao da pra ganhar uma duas coisas tambem estavam me encucado problema 1 se fosse para nao fazer uso de uma tecnologia do motor poderia ter pego uma versao do m50 que e basicamente o mesmo motor so que sem vanos e brincar com ele livremente problema 2 lembram que no post 2 eu comentei um barulho no cambio com a reduçao do ruido do motor e seu ponto fora agora conseguiamos ouvir um barulho constante e infernal vindo da caixa de marchas mas ja ja eu explico melhor vamos por partes que tem muita bucha ainda pra eu contar https //youtu be/1tfdwzku0ya toca eu voltando pra casa depois de tirar o carro do preparador a temperatura agora ficava beeeeem mais estavel so que ainda esquentava um pouco beirando os 100 graus totalmente normal pra esse motor que opera entre 92 e 98 na faixa ideal mas ainda me deixando preocupado que uns caraio por estar constantemente subindo quando bateu 100 temperatura que tinhamos programado para a ventoinha externa acionar dado que inicialmente nao colocamos a polia viscosa por uma falta de espaço no cofre puf morte morrida dou a partida de novo pega um segundo a ventoinha ameaça acionar e puf mortinho da silva imagina minha cara so imagina deixei o carro esfriar liguei e funcionou aproveitei pra tentar ligar os farois visto que ate entao nao tive necessidade visto que so dirigia o carro de dia por motivos de segurança de nao querer ficar ilhado em algum lugar da cidade na escuridao de graça enquanto nao pegasse confiança na schnitzel funcionaram os farois mas e claro o carro continuou ligado claro que nao beleza problemas eletricos talvez ou mapa errado sabiamos que existiam ajustes de tensao de bateria no modulo seriam eles os salvadores apostamos na segunda opçao e estavamos certos levei o carro de volta para a oficina e la vamos nos tentar acertar essa parte algumas horas depois da gente em cima do carro conseguimos fazer ele nao morrer com os aparatos eletricos ligados mas o carro continuava um pouco estranho melhor mas ainda estranho para nao ficar mais cara a brincadeira desse segundo acerto resolvi levar o carro pra casa e continuar algumas partes do projeto caseiramente porque aqui sabia que iria um bom tempo ate conseguirmos algo realmente afinado com o carro em casa a primeira coisa que decidimos fazer foi checar novamente se a polia viscosa realmente nao cabia pois seria uma otima forma de controlar a temperatura comprei um conjunto usado com helice e depois de umas boas raladas de mao na colmeia do radiador conseguimos fazer funcionar realmente era apertado e minha mao tem cicatrizes ate agora pra provar isso agora o carro ficava estavel em seus 80 a 90 graus e isso me trouxe uma certa paz mas ao mesmo tempo sempre que ligava os farois era uma aposta entre eu e a schnitzel pra ver quem piscava primeiro o motor pesava quase morria e em seguida estabilizava as vezes morria outras vezes tambem e virava e mexia a bendita tambem morria no transito terror puro sera que algum dia ela conseguiria ficar estavel dado que o acerto dela estava pelo map e sem um solenoide de marcha lenta tava dificil achar um equilibrio toca nois atras de descobrir qual solenoide funcionaria peça comprada e instalada bora ver como fica ligamos o carro e assim que o atuador começa a operar a caixa de reles começa a estalar loucamente era tec tec tec tec tec pra todo lado parecia uma pipoqueira algo de errado nao estava certo ligamos pro fabiao nosso heroi de confiança e que fez muitas coisas do carro na etapa do swap e depois de uma meia hora no telefone descobrimos o que poderia estar errado algumas ligaçoes reorganizadas e o atuador começa a funcionar certinho e a estabilizar// melhor pausa praquela respirada funda de quase alegria eu estava de volta ao jogo ainda tava um pouco quadrado mas bem melhor do que antes e agora dava pra dar us role sem grandes medos show agora estavamos caminhando em uma direçao melhor mas eu ainda estava full pistola com a falta de confiança que o carro estava passando o problema dos farois continuava e descobrimos tambem que a luz de freio estava puxando muita amperagem tambem primeira parte b o alternador com esse diagnostico ficamos em cima do carro alguns dias testando fios parametros tudo que pudesse ter alguma relaçao e nada eu ja fulo da vida comecei a culpar o alternador e meu pai falando que ele estava carregando a bateria e passando uma corrente boa mas teimoso que sou comecei a me aprofundar nisso nas minhas pesquisas vi que com um alternador em otimo funcionamento no meu carro deveria marcar por volta de 14 mas estava mais pra 12 5 o que ja me acendeu uma luz amarela tambem reparei que ele fazia um barulho agudo principalmente quando ligava algo que puxava corrente como os farois mas achava que era mais pra um rolamento ruim do que um problema em si na peça passei dias sem brincadeira estudando sobre o assunto e atras de videos de alternadores e problemas com essas partes ate que encontrei um cidadao com exatamente o mesmo problema que eu o video dele tinha 150 views imagina o quanto eu nao busquei pra que o youtube me exibisse esse video dado o algoritmo ao que tudo indicava minha peça realmente estava com um problema so que era algo bem especifico os diodos internos o alternador tem alguns desses diodos e quando rola alguma bagunça boa la dentro por motivos que ainda nao entendi direito alem de idade ele começa a fazer esse barulho agudo e tambem começa a ter problemas para passar a corrente certa sem saber se isso realmente resolveria o problema comprei um usado mas em bom estado com o luciano azevedo driftero dos baos e instagramer tambem so procurar pelo perfil dele o outro heroi que faz parte ha 2 anos desse pesadelo sonho sendo o responsavel por me descolar o atual coraçao do carro e que sempre tem todas as peças que preciso em maos e num preço bacanudo instalamos a peça com pequenas adaptaçoes dado que este alternador tinha um plug um pouco diferente mesmo sendo basicamente a mesma peça engenharia alema sua linda e testamos opa agora marcavamos 13 4v e o barulho sumiu vai brasil com essa nova peça o carro melhorou mas ainda pesava um pouco mas sem morrer agora e toca nois tentar resolver o misterio da corrente perdida de volta a primeira parte a a injeçao toca meu pai inconformado com a injeçao nao rodar redonda e dar essas atrapalhadas a mexer nos parametros puxando para algo que na visao dele fazia mais sentido eu cagao que sou falando pra ele deixar quieto e esperarmos uma grana entrar pra levar de novo pra acertar e nao e que o veio e bom o desgramado sentou um dia na bichinha e conseguiu melhorar consideravelmente a saude geral do motor como voce se pergunta espero que esteja se perguntando de verdade porque vou contar mesmo assim a injeçao tem um sistema de automaçao da marcha lenta pra ficar acertando o ponto para algo mais ideal e voce pode estipular o limite que quer que ele chegue normalmente pelo que os preparadores fizeram ate entao eles deixavam os valores muito abertos chegando ate 15 graus de adiantamento na lenta e provavelmente se deixasse derrubava mais isso faz com que ela se autoregule o problema com isso e que quanto mais atrasado ele ficava mais fragil se tornava essa lenta fazendo com que o problema da eletrica se agravasse isso porque uma variaçao de corrente fazia faltar energia aos bicos e dai ja viu cascata de pirocas sei que isso envolve muito mais do que essa explicaçao simploria mas pra nao fazer com que voces me odeiem estou resumindo muito so pra dar um entendimento rapido do que estavamos passando/aprendendo meu pai foi equalizando tudo para que o carro ficasse com o grau 0 basicamente o que fez com que tudo ficasse bem mais robusto carai uma pequena epopeia ate entao nao e mesmo isso foram pelo menos 6 dos ultimos 12 meses que fiquei sem registrar essa historia mas a boa noticia e que o carro estava melhor pra usar no dia a dia da cidade podendo ate arriscar uns rolezinhos de vez em quando pra fechar essa parte da serie queria deixar o registro que neste atual momento outubro de 2019 nao sei quando a publicaçao vai sair estamos trocando a relaçao do diferencial e em seguida entraremos no processo de substituiçao da pandoo pela ms42 retrabalhada para swaps em chassis antigos isso porque a injeçao atual ainda se mostra muito instavel alem de nao aproveitar 100% do motor e alguns outros percalços que aconteceram no meio do caminho e nao vem ao caso tem dias que ela funciona lisa tem dias que ta toda bagunçada tem dias que ela se acerta logo no começo tem dias que fica o tempo inteiro variando isso tudo sem mexer em nada nao posso ficar com o carro assim e depois de muito estudo vimos que e totalmente possivel se virar com a injeçao original em casa alem de nao termos a necessidade que pensamos no inicio de estar sempre mexendo nela quando for necessario mexer em algo como uma troca do coletor de admissao que acontecera em algum momento e so mandar mensagem pro gringo que me vendeu e remotamente o cara resolve o acerto infelizmente nao temos esse tipo de suporte atualmente por aqui e preferimos arriscar novamente desculpem por este post ser mais escrito que ilustrado mas como comentei as coisas foram acontecendo e acabei deixando de registrar muita coisa o que ja mudou entao depois deste e do proximo tive que dividir um post em duas partes porque ficou gigante contar tudo numa tacada so no proximo vem a epopeia do cambio o meu arqui inimigo abraços
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