FlatOut!
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Project Cars #502: chegou a hora de construir o protótipo do novo Puma de rua!

Como estão, FlatOuters? Tudo bem? Continuando a história dos novos Puma, hoje eu falarei do P053, nossa transição das pistas para as ruas. Na pista basicamente, quanto mais leve e mais rígido possível (pois precisa ter um mínimo de torção), melhor! Esse é o princípio básico na criação de um carro esportivo, porém devido à legislação, à segurança e à (baixa) qualidade do asfalto (no caso do Brasil), temos de levar outras coisas em consideração — além da durabilidade e facilidade de manutenção.

É claro que adoraríamos andar com os melhores freios do mundo, o melhor motor do mundo, e tudo de fibra de carbono, porém os fatores acima, nos levam a simplificar as coisas. São muitos detalhes envolvidos.

Pensando nisso, escolhemos tubos quadrados 40×40 de aço 1020. Na foto abaixo vocês verão que criamos uma dianteira diferente do P052, pois precisamos alocar um estepe, tanque de combustível, radiador e ao mesmo tempo prover segurança aos ocupantes. Nesta etapa, além do peso, nos preocupamos muito com a segurança.

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Outro ponto é a viabilidade aliada à facilidade de manutenção. Reparem na foto abaixo que tivemos de comprar uma bandeja convencional, pois para rua é melhor utilizar buchas de borracha, não só pelo custo, mas pelo conforto e durabilidade (devido aos buracos), e também que encaixasse em um cubo de mercado (para fácil reposição), porém o braço triangular superior foi feito pela Puma para facilitar os ajustes de cambagem e cáster.

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Após isso foi necessária a criação de um suporte para os amortecedores e, no caso de suspensão Duplo A, eles trabalham em ângulo.

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Ainda na suspensão, temos de pensar como irão trabalhar os braços da caixa de direção. Se trabalharem muito baixos ou muito alto, o carro acaba “passarinhando” na dianteira.

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Como o carro irá trabalhar com cargas de molas e amortecedores bem menores do que em pista, é necessário utilizar barras estabilizadoras para segurar um pouco a rolagem do chassi e permitir que o carro fique “um pouco confortável” para enfrentar os buracos.

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Já na traseira o trabalho é ainda maior, pois a posição do motor foi definida desde o início e o chassi construído com base nessa opção, mas é na montagem que veremos se tudo o que foi calculado e desenhado vai dar certo. A traseira também utiliza duplo A, porém a posição do amortecedor é diferente, devido às torres que servem de estrutura para o berço do motor. As barras traseiras também foram necessárias, porém é preciso calcular a carga e espessura, porque além do peso do motor estar todo concentrado, a carga de molas e amortecedores são diferentes da dianteira. Isso interfere diretamente na dinâmica.

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Se o motor ficar torto devido aos suportes e os semi-eixos trabalhando em posição errada, podemos perder até 15% de potência do motor, assim como diminuir a vida útil da homocinética.

Também é de extrema importânica nesse momento decidir a posição dos ocupantes do carro, não só pela distribuição de peso, como pela ergonomia.

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Até então o chassi nessa parte está “ponteado” e com tudo definido. Hora de soldar todos os tubos, e montar o carro para ver como fica.

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Pesamos o chassis apenas com a mecânica e sem carroceria para termos uma noção do qual caminho estamos indo. O total foi 621 kg. Leve, mas ainda tem carroceria, chicote, tanque, todos os fluídos, e muitas outras coisas.

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Após tudo isso, desmontamos todo o carro, levamos o chassi para pintura e depois montamos tudo novamente.

Esse foi o início da fabricação do P053, nosso protótipo de rua. Vou deixá-los absorver um pouco as informações, e no próximo contarei o restante da montagem.

Grande abraço a todos, e muito obrigado por permitirem que a Puma compartilhe essa empreitada com vocês!

Por Gabriel Maia, Project Cars #502

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