por lucas duarte project cars #507 ola me chamo lucas mas todos me chamam de duarte desde sempre eu como a maioria das pessoas que vao ler esse texto desde pequeno sempre fui apaixonado por carros nao sei dizer exatamente de onde veio essa paixao tenho um tio com quem sempre tive muita afinidade e ele sempre curtiu qualquer coisa que tivesse motor principalmente motos e avioes ate hoje e assim apesar de eu nao entender nada de motos e avioes gostava muito de carros e aproveitava a veia gearhead que ele tinha entao em meados de 1998/1999 esse mesmo tio me deu de presente uma fita vhs que mudaria a minha vida essa fita era o show da subaru as cenas mais emocionantes do mundial de 96 e a 1ª prova do mundial de 97 monte carlo esse vhs era assistido diariamente por mim e me marcou com toda certeza tanto que tenho ele ate hoje como viu na foto acima nessa epoca eu ja jogava gran turismo e houve o boom do primeiro velozes e furiosos em 2001 isso so fez com que minha paixao por carros crescesse ainda mais quando fiz 18 anos no dia seguinte ja estava na porta da auto escola para que pudesse dirigir o quanto antes os anos passaram nesse meio tempo tive um palio 97 1 0 de impressionantes 61 hps e que fazia 6 kms por litro sim e um corsa 1 0 2008 [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 223591 223592 ] subaru pra mim ainda era um sonho distante so ficava babando em um impreza 98 branco de um vizinho da minha vo carro que anos depois veio a ser o carro de um amigo coincidencias da vida ate que um dia recebo a mensagem de um grande amigo dizendo o seguinte mano meu pai comprou um subaru fiquei maluco no mesmo instante e ja combinei naquele momento dele ir me mostrar o carro o carro era um impreza 2008 2 0 automatico encontrei ele e fiquei babando ficamos acelerando o carro parado o ronco era lindo motor boxer 160hps awd tudo aquilo pra mim era espetacular ele deixou eu dar uma volta no estacionamento que estavamos e foi o suficiente pra descer do carro e falar e isso que eu quero pra mim daquele dia em diante se tornou meu objetivo de vida ter o mesmo carro porem com cambio manual mais uns anos se passaram e chegou o momento comecei a caça nao tinha muita grana e precisava dar um carro na troca achei um que estava lindo e que me apaixonei na hora tinha rodas 17 kit de saias do wrx 2008 ou do 2 0 2011 que esteticamente sao o mesmo carro com exceçao do capo escapamento e tudo mais infelizmente esse nao deu certo o valor era acima da tabela e ele vendeu o carro antes de eu conseguir a grana mesmo nao dando certo o negocio virei amigo desse cara o bruno eu nao entendia nada de subaru e ele virou meio que meu guru todas as duvidas possiveis sobre a marca eu tirava com ele com a venda desse carro ele comprou um wrx sw 2002 sim o mesmo que e meu hoje mas vamos chegar la tempos depois achei meu impreza 2008 do jeito que eu queria 2 0 manual e 100% original com seus 120 mil km e em dia o carro era zerado de tudo e me fez muito mas muito feliz me diverti muito com ele coloquei as rodas do wrx 2008 na cor preta e fiz o escapamento coletor unequal famoso no mundo subaru por ser o responsavel pelo ronco caracteristico da marca abafador intermediario original e abafador final em 4 5 era o suficiente para aquele carro ja tinha o comportamento dinamico espetacular e ainda tinha marcha reduzida sim igual essas de caminhonetes/caminhoes tudo isso num carro de passeio nessa epoca criei um canal do youtube pra documentar tudo que fizesse no carro canal que dura ate hoje fica o convite pra conhecer e acompanhar [gallery type= grid link= file size= large ids= 223594 223595 223596 ] https //www youtube com/watch v=di rbm gez0 https //www youtube com/watch v=xy5tyl808wu&t=1s fiz meu primeiro track day com ele e fiquei quase dois anos com o shark apelido dado a essa geraçao do impreza junto com ele conheci uma galera do clube subaru e fiz varias amizades com isso comecei a andar de carona e ate dirigir por conta do canal em uns carros bem maldosos no melhor sentido possivel e chegou o dia que dirigi um turbo pela primeira vez na vida e adivinha so qual carro era sim meu atual impreza wrx sw 2002 na epoca do bruno com motor forjado foi o suficiente pra traçar a proxima meta da minha vida gearhead um wrx e felizmente tenho registro dessa primeira volta https //www youtube com/watch v=g9wj4dff4ea&t=365s tempos depois esse carro quebrou o motor ja estava ruim quando o bruno pegou e entao bruno ficou ferrado de grana porque nao e barato refazer um motor desses entao refez e estava querendo vender entao pedi pra ele pra eu dar mais uma volta no carro so pra ver qual era no fim desta volta fiz uma proposta indecente pra ele no dia seguinte ele me manda mensagem falando que topava entao trocamos o meu shark pela bug dele o impreza wrx sw 2002 que se trata esse project car [gallery type= grid link= file size= large ids= 223600 223601 223602 ] o carro e um subaru impreza wrx station wagon 2002 geraçao conhecida como bugeye originalmente vem com o motor ej205 2 0 turbo 16v dohc open deck e que gera 218hp e 28 kgfm de torque no motor sempre gostei de sw e em especial as wrx com o detalhe que elas tambem sao mais baratas em relaçao aos sedans que tem a mesma mecanica o que mais me agrada e a possibilidade de ser um carro faz tudo vai no mercado corre no track day e me leva pro trabalho essa e a proposta do carro ate hoje pra mim o carro tinha coisas a fazer quando peguei afinal e um carro turbo de 2002 que sofreu a vida toda ninguem compra um wrx pra andar a 50 por hora a configuraçao do carro na epoca era praticamente original turbina original bicos originais mapa original filtro inbox k&n e um escape direto de 2 5 com abafador final em 4 antes de rodar ja troquei o kit de correia completo com bomba d agua e todos os fluidos so pra garantir paguei um preço muito abaixo do que e praticado nessa geraçao do impreza e como dizem nada mais caro que um subaru ou qualquer importado barato rodei umas tres semanas sem nenhum problema ate que um dia estava voltando do trabalho e o carro começou a falhar um cilindro e ali o sonho começava a se transformar em pesadelo do ceu ao inferno com a perua wrx o carro começou a falhar um dia voltando do trabalho e entao levei a oficina para investigar nesse momento eu ja tinha arrumado alguns detalhes que estavam ruins quando peguei o carro como trambulador discos e pastilhas de freio e etc bom o carro ficou la uns tres dias e veio a mensagem do mecanico me avisando que a situaçao tava feia uma lista imensa de coisas que precisavam ser resolvidas e entao la se vai um tempo de oficina um bom dinheiro e muita paciencia carro velho e usado e aquela coisa tem que ter paciencia dentre os problemas tinhamos polia do comando trincada duas mangueiras de arrefecimento praticamente rasgadas milagre nao terem estourado coifas de homocinetica partidas ao meio vazamento em juntas de tampa de valvula vazamento na bomba de direçao hidraulica varios plugs do chicote quebrados inclusive um plug de bobina que era o que estava fazendo o carro falhar gambiarra no alternador foi colocado um alternador de impreza 97 aspirado com plug adaptado de tres pinos pra dois uppipe e downpipe sucateados chega a ser mancada chamar aquilo de uppipe vazamentos em juntas de escape sonda lambda pos catalisador quebrada e desativada na ecu pra nao acender a luz de injeçao o painel do carro originalmente tem iluminaçao verde o dono anterior mudou pra laranja e tentou pintar os ponteiros que sao amarelos originalmente de vermelho na segunda semana a iluminaçao começou a falhar hora acendia hora nao e o velocimetro foi danificado nesse processo acabei trocando o painel original que o contagiros e menor e do lado direito pelo do wrx 2005 que o contagiros e no meio do painel bem mais bonito na minha opiniao [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 223604 223605 ] colocando o alternador certo e original com plug original retirado de um chicote de sti algumas imagens dos problemas que citei acima [gallery type= grid link= file columns= 4 size= large ids= 223607 223608 223609 223610 223611 223612 223613 ] isso foi um baita dum balde d’agua na cabeça do subarista recem dono de um wrx e empolgado com o carro mas fazer o que ne cagada ja estava feita entao o jeito foi olhar pra frente e lidar com isso nesse momento preciso agradecer muito os meus patrocinadores do canal ps motorsport e pedro sassi oficina que cuidou da parte mecanica e diagnostico de problemas em conjunto com o marcio da mrace e o edu da nuke fab mrace por conta do diagnostico da parte eletronica injeçao e remap do carro mas isso vamos falar mais pra frente e a nuke fab na pressurizaçao e acessorios de performance como up e downpipe separador ar/oleo partida frio performance nacional com nivel superior ao gringo sem a ajuda deles meu carro nao seria metade do que e foram muito importantes nessa parte do projeto onde todos os problemas apareceram e me ajudaram a trazer o carro de volta a vida e seguimos juntos no desenvolvimento do carro ate hoje aos poucos fomos zerando os problemas e mais problemas apareciam menores mas apareciam alguns sensores precisaram ser trocados tambem o sensor de fase porem o que mais assustou foi o de detonaçao depois desse periodo pra resolver a maior parte dos problemas rodei com o carro de forma civil por uns 2 meses luz de injeçao acesa porque tinhamos deletado o tgv e nao o desativamos na ecu componente pra controle de emissoes e o plug do chicote estava quebrado entao optei por deletar entao chegou o dia da bug voltar pra la pra resolver mais uns pequenos problemas e pra checarmos com o computador plugado no carro pra ver o que a ecu nos contava apagamos os erros e saimos pra andar primeira puxada ao passar dos 4 mil rpms acendeu a luz da injeçao a ecu tinha acusado detonaçao nesse momento eu fiquei bem nervoso e chateado primeiro porque o motor tinha sido feito ha menos de 10 000 km antes deu pegar o carro e existiam apenas duas opçoes naquele momento ou o motor estava ruim nas partes internas ou o sensor estava com problema pra minha felicidade era o sensor a outra oficina tinha colocado ele com torque demais e isso compromete a leitura do sensor entao troquei e o problema foi resolvido fica a reflexao pra quem comprou uma bomba tem muitas partes ruins de se comprar um carro ruim desgaste financeiro emocional paciencia tudo isso e muito ruim mas tem a parte boa voce começa a aprender tudo sobre o carro nesse tempo aprendi demais e hoje sei cada parafuso que tem no carro nesse meio tempo o marcio me recomendou passar o carro pro alcool me explicou os motivos e quase todos eram beneficos acabei optando pela conversao do carro para o etanol sempre priorizei confiabilidade ao inves de performance o etanol trazia ambos entao o rumo da preparaçao do carro seguiria por esse caminho com isso a fase dos problemas estava passando e começando a dos upgrades essa que vou contar no proximo capitulo da serie ate a proxima
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.