por gustavo rossi de andrade project cars #513 era isso vitoria o jovem gustavo tinha feito seu plano mirabolante envolvendo o medo de seu pai acerca dos carros da fiat funcionar e o tao sonhado opalao havia chegado em seu devido lugar na garagem de casa ficou curioso contei isso no primeiro post do pc#513 o carro seria mais uma historia dessa garagem que possui uma coleçao de historias de pelo menos tres geraçoes de gearheads desde os anos 1950 esse quintal ja entrou em varias enrascadas conosco envolvendo carros motos e ate barcos afinal todos aqui sao meios desajustados quando se trata de queimadores de petroleo dessas as duas historias mais legais de serem contadas sao a da vez que meu pai tirou o motor de sua alfa romeo 2300 a mesma do post anterior usando uma corda amarrada na treliça do telhado para levantar o bloco de forma que pudesse empurrar a carcaça do carro com o pe enquanto segurava a corda para que a carroceria rolasse e saisse debaixo do mesmo e assim descer o motor em cima de um skate nakano que ja estava posicionado o qual foi usado como macaco jacare a outra historia e mais mirabolante ainda foi quando meu avo e meu pai resolveram fazer um veleiro transatlantico de 40 pes do zero na garagem de casa com o intuito de usa lo para dar a volta ao mundo tudo isso no final dos anos 1980 a epopeia durou 11 anos o barco ficou pronto em 1999 e se tornou uma historia famosa na epoca que foi parar ate na globo e em capa de jornais um conto quase que folclorico para nao se dizer historia de pescador dentro da minha familia infelizmente nao temos as filmagens mas temos esse registro do bellatrix nome do veleiro na capa da folha metropolitana datada de 14 de julho de 1999 a loucura aqui em casa e de familia de todas essas odisseias que esse quintal ja protagonizou mal sabia eu que quando o opala havia chegado na minha vida eu tambem teria a minha cota de historias com aquele chao e que historias sabe o coqueiro que aparece na foto do bellatrix e exatamente esse ai na frente do opalao era começo de 2017 minha vida tinha mudado muito eu estava na faculdade havia deixado de lado minha vaga como guitarrista em uma banda de thrash metal para focar nos estudos e somado a isso agora eu tinha um filho de 40 anos de idade para cuidar eu ja estava com ele havia algum tempo e ja tinha aprendido muitas coisas sobre ter um antigo na garagem quem tem sabe todo antigo tem suas peculiaridades aquelas pequenas caracteristicas que so o dono conhece; a maçaneta que so abre se apertar o botao de certa forma o carburador que engasopa se acelerar o carro do jeito errado ou a bateria que sempre arria por alguma fuga de corrente que nunca ninguem descobre e e claro que o opalao nao seria diferente logo na primeira vez que sai com ele em uma noite chuvosa de inverno voltando de um restaurante com minha namorada o cambio encavalou na segunda marcha no momento em que tentei engatar a re fazendo com que fosse impossivel manobrar para sair da vaga o que fazer numa situaçao dessas obvio colocar a namorada de salto alto para ajudar a empurrar o carro velho embaixo de chuva enquanto eu o embreava para poder rodar razoavelmente livre se esse nao e o sonho de toda mulher ao sair com um cara eu nao sei qual e e durante todo esse tempo que tive com o carro sempre foi dessa forma todas as vezes que eu saia era a mesma historia ligar o carro — depois de 47 tentativas e acabar com aproximadamente 13 latas de oleo spray utilizadas no carburador — ir para o posto afinal e um opala seis cilindros e o meme se torna real quando voce tem um e logo depois ficar na estrada por algum motivo de cabos de vela que se soltam a panes improvaveis como uma bomba d agua que para de funcionar porque a polia rodou em falso no eixo o qual entra por interferencia [caption id= attachment_236373 align= aligncenter width= 1920 ] esta foi a vez em que a polia rodou em falso no eixo era um dia muito quente eu estava voltando de uma muscle tour em que havia participado [/caption] e como eu disse no post anterior os 40 anos de idade do carro iam pesando cada vez mais e mais tanto nele quanto na minha paciencia meu opala nunca foi um carro imaculado ou de museu comprei ele ja sabendo que algum dia eu teria de desmonta lo por completo para faze lo da forma correta ao contrario do que aparece nas fotos o carro nao era nada alinhado tinha retoques de tinta de cores diferentes e era completamente ondulado cheio de pes de galinha e de podres [caption id= attachment_236374 align= aligncenter width= 1920 ] detalhe dos diferentes tons de marrom que o carro possuia[/caption] em certo momento fui obrigado a parar o carro devido alem dos problemas supracitados aos pneus terem chegado em seu limite todos de marcas duvidosas e extremamente gastos eu sei o que voce esta pensando eu nao fiz borrachao nao depois de algumas semanas com o carro parado como qualquer gearhead eu comecei a entrar em abstinencia ve lo naquela situaçao era pessimo mas como era impossivel comprar um jogo de pneus naquele momento tudo o que eu podia fazer era esperar e eu te pergunto eu esperei claro que nao certo dia eu estava la olhando para o opalao como cachorro olha para frango assado na vitrine da padoca eis que de repente meu telefone toca era meu pai pedindo para buscar uma lata de tinta que ele havia comprado na loja de um amigo a qual ele usaria para dar um retoque em uma das paredes de casa com tres opçoes de carros com a finalidade serem escolhidos para ir buscar a mercadoria claro que fui na correta o opalao parado a meses com um dos pneus traseiros com bolha e os outros tres fazendo cosplay de pneu de stock car leia se slicks de baixa renda um pouco de esforço para liga lo e quatro quarteiroes depois ao passar em uma valeta a incrivel velocidade de 7km/h o pneu bolhudo explodiu fiquei atravessado no meio da avenida com o meu aro traseiro no chao somado a isso o macaco que eu tinha nao levantava o carro o suficiente para o pneu ser trocado resultado completamente imprevisivel diante da atitude brilhante que tive tudo o que eu pude fazer na hora foi arrastar o carro o mais devagar possivel ate uma farmacia tudo para tirar o carro da rua e nao destruir o jogo de scorro cruz de malta porosas originais de epoca que eu tinha no carro [caption id= attachment_236375 align= aligncenter width= 1920 ] o dono da farmacia ficou felicissimo por meu carro ter ocupado duas vagas[/caption] [caption id= attachment_236376 align= aligncenter width= 1080 ] quando eu falei explodiu eu estava falando serio [/caption] apos trancar o carro e esperar a minha mae chegar para eu poder usar o macaco do uno dela — e rezar muito para o assoalho todo enferrujado do opala nao varar com o peso do carro e ao mesmo tempo em que o macaco estalava enquanto sofria com o peso — o pneu foi trocado e eu levei o carro para casa sem maiores problemas contudo o estrago havia sido feito nao apenas no carro mas em mim de novo em casa carro parado e eu sentado olhando para ele extremamente nervoso com o que havia acontecido eu estava muito frustrado por querer resolver todos os problemas do carrro e nao conseguir ainda mais pois a situaçao envolvia algo que eu desejei tanto e agora que eu o tinha nao conseguia usar e o que o ditado popular cita e como entrar no mcdonalds e comer salada ninguem quer comer salada sentado naquela banqueta na garagem eu pensava e pela segunda vez no dia eu tive outra brilhante ideia se eu estava insatisfeito com a pintura com os podres ondulaçoes e todo o resto somado a isso o carro iria voltar a ficar parado porque nao o desmontar e fazer a funilaria em casa mesmo otima ideia e claro que eu sozinho com zero experiencia em funilaria em casa e sem equipamento saberia deixar o carro 100% alinhado obvio a ideia que me surgiu naquela manha de como o carro se pareceria quando pronto era algo mais ou menos igual a isso [caption id= attachment_236377 align= aligncenter width= 1920 ] manipulaçao que fiz no photoshop na epoca corrigindo todos os podres e ondulados do carro e acrescentado um belo jogo de hankook ra03[/caption] empolgado com a abstraçao que tive no mesmo dia desmontei o carro [gallery type= grid link= file size= large ids= 236378 236379 236380 ] tirei tudo menos os vidros e os frisos por medo de destrui los meu pai pediu para tirar uma foto minha naquele momento repare que estou sentado no banco do motorista do carro o qual eu havia acabado de tirar mesmo nao tendo nenhuma experiencia eu sabia que poderia aprender e alem do mais ideia era fazer algo simples e funcional e nao uma restauraçao rebater os varios amassados do carro massear onde fosse necessario lixar e repetir o processo ate que o carro ficasse melhor do que era mesmo eu nao gostando a cor que resolvi para ser pintada no final do processo seria a mesma por ser mais simples e facil de harmonizar com a antiga ja presente no carro bom entao maos a massa ainda neste mesmo dia dei um pulo no armazem de materiais de construçao do seu orlando amigo de longa data de minha avo e pedi uma duzia de lixas de variadas granulaçoes uma lata de massa rapida maxi light e em menos de 40 minutos eu ja estava de volta começando a lixar o carro e dessa forma começou minha historia com aquela garagem com mais de meio seculo de existencia da mesma forma que meu pai tirou o motor da alfa romeo dele cerca de 30 anos antes quando havia fundido usando apenas um skate nakano uma corda e muita força de vontade eu iria embarcar em algo que eu ainda nao sabia do tamanho que iria se tornar comecei pelo lado do motorista o qual era o pior nao havia um reflexo que nao ficasse deformado devido a ser uma das poucas coisas mais onduladas que uma batata ruffles nesse momento eu entendi o porque de um funileiro ser tao caro o serviço era dificil e extenuante [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 236382 236383 ] por eu escolher nao trabalhar com decapante devido ao receio de nao saber acertar o carro a partir da lata e deixar o que era ruim ainda pior tive de lixar aquela tinta toda a mao o que se provou um calvario imenso [caption id= attachment_236421 align= aligncenter width= 1920 ] cerca de uma semana de trabalho muitas lixas gastas mas agora com tacos melhores o que facilitou o trabalho[/caption] a partir dai o serviço continuou todos os dias que eu tinha livre acordava cedo e ia la lixar a minha dor de cabeça pessoal acordava entre 6h e 6h30 tomava um cafe começava a trabalhar seguia ate a hora do almoço depois voltava e ficava ate as 18h30 depois eu parava para tomar um banho e jantar e em seguida rodar cerca 80 km ida e volta ate minha faculdade para assim chegar em casa por volta das 23h nao era uma rotina leve mas para realizar um sonho tudo vale se voce esta disposto ou se e completamente louco e tem tempo livre [caption id= attachment_236422 align= aligncenter width= 1920 ] frente do carro antes de começar a lixar repare na ferrugem e na pintura toda descascada ao redor dos farois[/caption] [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 236423 236424 ] como nao iria substituir peças lixei com o flap toda a ferrugem que tinha no carro para tratar com um protetor que retardasse o maximo que pudesse a oxidaçao apos que eu pintasse o progresso era lento pois eu era muito perfeccionista conversei com varios funileiros fui aprendendo e sempre lixava ate achar que estava liso e alinhado o bastante passava a mao umedecia a lata para ver os reflexos e se nao estivesse bom o suficiente retirava toda a massa aplicada no local e recomeçava [caption id= attachment_236425 align= aligncenter width= 1920 ] a lateral direita era melhor que a esquerda mas tambem tinha muito trabalho a ser feito[/caption] [caption id= attachment_236426 align= aligncenter width= 1920 ] o veinho tambem colocou a mao na massa esse foi um final de domingo o qual meu pai me ajudou com a lateral direita do opalao[/caption] fiz isso incontaveis vezes e os poucos lugares que eu ia terminando iam me dando mais animo para continuar dessa forma o ciclo de trabalho se repetia diariamente frio ou calor chuva ou sol; em uma garagem aberta com telhado de amianto nao importa o clima todos sao pessimos [caption id= attachment_236427 align= aligncenter width= 1920 ] martelo taco lixas e mais lixas a lateral direita começava a ficar cada vez mais lisa[/caption] com cerca de seis meses nessa rotina eu ja havia terminado em torno de 40% do total do carro certo dia eu estava a terminar a porta do passageiro direita essa que encontrava se se provando a pior parte do carro para se acertar ate entao devido ao seu estado mas apesar disso ja estava tomando forma no entanto a lei de murphy nunca falha e e claro que a folha da porta abriu de cima a baixo trincando parte da massa rapida e jogando todo o meu trabalho de dias na lata do lixo https //www youtube com/watch v=biuvwly8py4 algumas semanas depois do episodio da porta o inverno chegara e com ele muitas vezes as manhas agora bem mais frias garoavam com periodicidade fazendo com que eu frequentemente trabalhasse com as maos umidas o que foi deteriorando a minha saude desde que eu havia começado com isso minhas maos estavam regularmente com bolhas principalmente nos dedos o que nao me incomodava tanto porem nesse inverno elas se tornaram cada vez mais severas o que dificultava minhas anotaçoes na faculdade somado a isso mesmo eu utilizando mascaras para o lixamento minha asma começou a apertar com a imensa quantidade de po que eu estava sempre em contato diariamente certo dia uma terça feira quando eu havia chegado na faculdade apos mais um dia de trabalho no opalao eu me senti mal meus olhos perderam a capacidade de focar meu corpo e minha cabeça doiam muito o que me dava certa tontura foi uma noite bem estranha deitei na cama do jeito cheguei em casa pisquei e era dia de novo ao acordar me sentia como se estivesse de ressaca muito forte; meu corpo havia padecido devido ao esforço colocado no opala minha mae praguejou aos ventos sobre o carro queria me levar ao pronto socorro mas falei que nao era nada grave e que aquilo nao tinha nada haver com o opala pois nao queria preocupa la e assim se passaram longos dois dias na base de analgesicos cama e quarto fechado para nao entrar luz ja era sexta feira eu estava 80% melhor mas minha força de vontade em mexer no carro havia se esvaido eu nao tinha mais tenacidade e nem saude para continuar com aquilo mais uma vez meu sonho dava um passo a mais longe de mim apos o acontecido nao trabalhei mais no carro o coloquei embaixo da capa para fingir que nao existia passei os dias indo na faculdade e resolvendo as coisas da vida ignorando que o meu sonho estava la empoeirado so me esperando para voltar as ruas porem as vezes a vida nos prega uma peça e essa havia durado cerca de seis meses como havia citado anteriormente ate alguns anos antes eu ainda participava de uma banda de thrash metal como guitarrista devido a isso eu ainda possuia alguns equipamentos musicais dentre eles um cabeçote peavey 6505+ quem conhece e ja tocou com um sabe do que estou falando puro poder de destruiçao nuclear ele estava a venda a cerca de dois anos sem nem sequer sinal de interesse por ninguem ate a sexta feira seguinte exatamente uma semana depois de eu ter desistido de terminar a funilaria quando o arremataram pelo mercadolivre sem nem sequer uma pergunta certamente um presente dos deuses do metal a mim pela minha contribuiçao de cerca de sete anos a eles com a banda e isso ai o tema da vitoria toca pela segunda vez o valor que eu recebi foi mais que o suficiente para a funilaria a qual eu faria com um amigo da familia que cobrou um preço irrisorio pela mao de obra pelo fato de eu ja ter adiantado uma boa parte e ja entregar o carro desmontado se ate sexta feira era um projeto em hiato no sabado ele ja estava indo para as maos do funileiro que terminaria o que eu havia começado seis meses antes e a melhor parte e que eu poderia sair do marrom para uma cor que eu mais gostasse https //www youtube com/watch v=4vflwah xlc spoiler quer saber como ele foi de um opala marrom 1977 almofadinha para um projeto ss6 1979 no melhor estilo bandido entao fique ligado no proximo episodio nesse mesmo flat canal e nessa mesma flat hora
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