por claudio cazes project cars #516 tudo bem pessoal apos falar sobre a historia do meu fiesta volto nessa postagem para contar sobre o desenvolvimento do carro como realizei as adaptaçoes necessarias para a instalaçao para o powertrain no carro ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] como todo swap de motores que fazem nos carros a parte essencial para se preocupar e o espaço no cofre do motor inicialmente atraves de conversas com os amigos que ja tinham realizado a adaptaçao era possivel colocar o duratec pois ele tinha um espaço ocupado semelhante ao motor zetec rocam 1 6 8v tanto que ate existem swaps de zetec 16v em fiestas sendo assim entao iniciei ainda numa oficina a remoçao do antigo motor endura e 1 0 original [caption id= attachment_233002 align= aligncenter width= 2592 ] motor antigo removido com sucesso pronto para os ensaios de montagem de motor[/caption] a compra do motor foi um dos momentos mais esperados do meu projeto inicialmente eu pensei muito a respeito de um motor maior que o 2 0 justamente pelo retorno de potencia pensei ate em colocar um v6 no carro acreditem se quiser pensei no v6 do ford mondeo 1999 [caption id= attachment_233003 align= aligncenter width= 960 ] v6 2 5 24v do ford mondeo em um cofre de um fiesta mk5 2000 a 2005 uma loucura[/caption] mas certamente a distribuiçao de peso ficaria terrivel isso e um fator principal que pesa muito na dirigibilidade do carro os fatores que fizeram eu comprar o duratec 2 0 e tambem devem ser pensados num projeto de swap foram fabricaçao do motor motor que esta em linha ainda de produçao peso do motor o duratec ja era um motor moderno utilizando cabeçote e bloco de aluminio por isso pesa 8 kg a menos que o zetec rocam 8v r/l do motor a divisao do raio do virabrequim com o comprimento da biela quanto mais curta maior a possibilidade de girar mais o motor e melhor aproveitamento na versao aspirada nessa versao de deslocamento 2 0 existe uma materia no flatout sobre essa escolha clique aqui para ler preço do motor explicarei em seguida como comprei o motor apos a decisao do motor realizei a compra de um amigo que tinha um guardado a ford na epoca fez uma promoçao e vendeu varios motores duratec 2 0 a preços absurdos de baratos era coisa de r$1500 00 teve gente que comprou varios motores para revender correram boatos que a ford vendeu alguns com problemas pois o centro de distribuiçao aonde estavam foi inundado entao existiram casos que os motores estavam com agua dentro e outros nao estavam apos a realizaçao da compra do motor fui avaliar sobre o uso do cambio no projeto isso e um fator de peso em todos swap de motores a duvida sobre qual cambio utilizar a furaçao do motor nao bate com o cambio sendo existem diversas formas de fazer essa adaptaçao usando o cambio compativel com o motor sendo necessario fazer novos semi eixos que casem com a homocinetica do eixo do veiculo e possivelmente adaptar suportes e coxins; ou usando o cambio original do veiculo so que com uma nova furaçao e usinagem da capa seca possibilitando o uso do cambio original e sem adaptaçao de semi eixos foi a escolha que fiz deveria ser a perfeita pois alguns projetos de swaps de amigos utilizaram desta forma no caso realizei a usinagem e refuraçao da caixa ib5 do motor endura 1 0 para que o eixo piloto do cambio entrasse perfeitamente no motor e a furaçao ficasse perfeita e foi assim feito [caption id= attachment_233006 align= aligncenter width= 1200 ] refuraçao para o duratec corte para o motor de arranque e usinagem para entrada total do eixo piloto[/caption] sendo assim instalada a relaçao do ford fiesta 1 4 16v 1997 para melhor aproveitamento do cambio assim foi concluida a adaptaçao foi desenhado em cnc um suporte para o motor aproveitando o coxim original do motor endura e sendo possivel tambem realizar a adaptaçao com coxim original do rocam serrado [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 233007 233008 ] sendo assim apos a montagem do motor no lugar utilizando o cambio original com a relaçao de fiesta 1 4 16v por ser um pouco mais longa que a de endura 1 0 foi fabricado um coletor 4x2x1 da tec enginering em inox especialmente para o carro na oficina tambem fizemos a instalaçao do plenum de admissao para o motor duratec 2 0 que e uma replica do cosworth utilizado em motores 2 3 foi atraves do project car #42 do amigo adriano krempel que fiquei sabendo do potencial que esse coletor tem para o projeto principalmente em regime de alta rotaçao que era o que eu queria no estagio inicial de projeto do meu motor apos a montagem dos coletores de admissao e escapamento mandei fazer para o meu carro baseado na receita que utilizam para os motores de locost kit car derivado do lotus 7 um radiador de alto desempenho por conta da liga de aluminio do motor ser mais sensivel a altas temperaturas principalmente com a severidade de uso em track days e regimes de altas rotaçoes o uso de um radiador com maior espaço de aletas e maior volume facilita o arrefecimento e aumenta a vida util do motor tambem por conta da facil manutençao e remoçao do motor adotei uma mudança especial para que o carro nao tinha a travessa superior do motor foi convertida para removivel assim ficando mais facil o acesso a parte frontal do motor e a adaptaçao do radiador da supercooler o coletor plenum tambem nao entrava com a travessa original do motor entao foi feito um recorte para o encaixe com a travessa removivel [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 233010 233011 ] depois das adaptaçoes finais finamente eu pude andar com o carro perfeitamente mas faltou falar sobre como eu fiz com a parte eletronica infelizmente nao foi possivel usar a originai pois a injeçao antiga trabalhava com sensor maf fluxo de ar isso poderia ate dar certo numa aplicaçao de zetec 16v mas como eu ja tinha um conhecimento a respeito optei por utilizar no começo a injeçao original do ford fiesta 1 6 glx 2000 chamada ecc v sim e possivel utilizar a injeçao original de outros carros trocando os conectores do motor original pelo transplantado e remapeando a igniçao e injeçao foi assim que fiz e rodei durante tres anos inicialmente eu tambem pensei em rodar com radiador de oleo externo mas acabei desistindo por conta do regime de rotaçoes que eu usaria apos a finalizaçao de diversos itens do carro na parte de eletrica optei por manter a suspensao original por enquanto transitar iniciei pela parte de acerto do carro foi feito um escape temporario o qual estava mal feito somente para rodar em 15 de agosto de 2016 foi realizado pelo junior overpeed o primeiro acerto do motor com os comandos originais e coletor 4x2x1 filtro esportivo inbox inflow e o plenum cosworth obtive 174 cv e 20kgfm de torque no primeiro estagio de preparaçao do carro https //www youtube com/watch v=voos4vxrcyy&feature=youtu be so que como nem tudo sao flores obviamente todo projeto tem seus problemas que voce so descobre rodando com o carro logo apos acertar o carro e me dar satisfeito uma tremenda mare de azar veio me pegar um belo dia eu estava limpando as calhas do meu telhado e escorreguei e cai em cima do meu carro isso mesmo cai de bunda exatamente no ultimo lugar que voce gostaria ou melhor dizendo melhor do que cair no chao e ficar talvez tetraplegico ou morrer mas ainda nao começou isso por que isso foi um acidente que nao tem nada a ver com a parte mecanica https //www youtube com/watch v=_p0opwyuiog&feature=youtu be de repente começou a sumir agua do radiador eu pensava nao e possivel um motor novo desses estar com problemas apos uma inspeçao que fiz nas mangueiras reservatorio de expansao juntas etc descobri um vazamento bem onde foi instalada a guia do cambio no começo pensei que era o cavalete de agua que estava com vazamento na junta para piorar ainda sofri uma colisao de um taxista o cara bateu na traseira mas tudo bem levei na oficina em que o taxista me pagaria porem o conserto era tao ruim que trincou dois meses depois isso logo depois de descobrir o vazamento acabei tendo que comprar outro parachoque e mandar pintar e fazer tudo de novo — e do meu bolso mas ainda ficaria pior apos uma revisao completa do cambio optei por usar o melhor fluido que existe para essa caixa o motul gear 300 um dia andando tranquilamente voltando do trabalho sem acelerar muitos vao duvidar disso me aproximei de um semaforo a 40 km/h e ouvi um grande barulho desengrenei o carro quando olhei embaixo do carro estava todo aquele oleo maravilhoso dourado e limpinho escorrendo para o bueiro isso sim me fez ficar louco da vida mas como doidos fazem swap de motores a soluçao fica para o proximo post abraços e muita paciencia
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