por flavio zaca diniz project cars #521 lembram se que no post anterior eu falei do rafhael do thiago carneiro entao nao tenho palavras para descrever o tanto que estes dois irmaos manjam de bimmers nem para explicar quao amigos ficamos por um momento eu achei que fosse conseguir mexer na bmw sozinho procurando oficinas para algumas manutençoes e cuidando pessoalmente de itens esteticos como as rodas das fotos abaixo que eu mesmo comprei mas eu estava redondamente enganado [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 250903 250904 ] de cara eles me ajudaram com a manutençao preventiva arrefecimento que tende a ser meio sensivel em e46 freios fluidos balanças da suspensao e amortecedores dianteiros outro item que costuma ser meio fresco e por ai vai mas a questao e que o rafha e o thiago sao muito mais doidos que eu basta dizer que dentre varias outras coisas eles montaram sozinhos na garagem de casa duas m3 sobre e46 coupe/cabrio que sao referencia brasil afora varias oficinas renomadas aqui de brasilia recorrem a eles quando nao conseguem resolver diversas questoes em especial no que diz respeito a e36s e e46s e graças a estes projetos deles acabou sobrando uma doadora de orgaos que era literalmente uma irma gemea da minha 323ci ou seja aquilo me permitia um swap de cambio totalmente oem completo sem adaptaçoes me diga cara como que se nega uma coisa dessas pra piorar alem do preço extremamente de amigo que ia sair essa brincadeira o rafha e o thiago ainda tinham la dando sopa um conjunto de coletores inox para e46 com motor m52tu observem a diferença deles para os originais com os catalizadores nas fotos e o escapamento completo das 330i o da 323ci e bem mais restritivo depois dos coletores vira um cano so de 2 5 e vai assim ate o final enquanto o da 330i segue em dois canos distintos de 2 ate o final repito minha pergunta como que se nega uma coisa dessas e pra piorar ainda estou para ver duas pessoas que mexem com a parte mecanica de um carro com tanto zelo quanto eles durante o processo dava para comer um frango assado literalmente em cima do cofre do motor de tao limpo que eles deixaram acho que fotos vao falar mais do que qualquer coisa que eu possa dizer [gallery type= grid link= file columns= 5 size= large ids= 250909 250910 250911 250908 250907 250906 250913 250914 250915 250916 ] obvio que foi necessaria certa dose de coragem todo swap tem seus riscos mas o fato de a doadora estar do lado deixou tudo mais facil alem disso ja pensando em um possivel remap futuro e sabendo que o m52tu da 323ci nao e exatamente a oitava maravilha do mundo em termos de preparaçao optamos por manter o diferencial da at que tem uma relaçao bem diferente da mt o grande fabio aro ele mesmo fotografo automotivo renomado parceirao do flatout e dono da 330i mt motorsport mais linda do brasil me ajudou a fazer os calculos do resultado das relaçoes do cambio mt com o diferencial at otimo meu objetivo com ela nunca foi velocidade final ou arrancada mas sim um carro extremamente esperto em baixa e que me permitisse andar de lado sem muita dificuldade principalmente porque as opçoes que eu tinha para blocar o diferencial dela eram lsd de m3 e46 o que alem de custar um carro popular usado ainda me obrigaria a trocar o eixo traseiro inteiro ou a boa e velha solda o que eu nao estava nem um pouco disposto a fazer seguindo o projeto aproveitamos para colocar um kit de embreagem novo uma short shifter e instalar o escapamento da 330i observem a diferença do escapamento a esquerda das 330i para o escapamento a direita o original da 323ci [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 250918 250919 250920 250921 ] com a parte mecanica pronta a parte eletrica/eletronica se resumiu a ligar os plugs corretos trocar as centrais e acertar o odometro do carro para a quilometragem original voila e que primeira volta meus amigos sempre que me perguntam sobre se devem ou nao fazer o swap de um carro seja honda ou seja bmw eu dou a mesma resposta sim e nao nao porque costuma dar um senhor trabalho nem tanto pelo custo mas mais pela dificuldade de se encontrar todas as peças e sim porque voce literalmente compra outro carro depois de pronta eu saia a noite na velha senhora alema so para curtir so pra aproveitar os retornos e o ronco do seis cilindros https //www youtube com/watch v=6hzslsocgty inclusive construi meu proprio circuito oval para aprender a andar de lado o que posteriormente me salvou de enfiar um nissan 350z bi turbo com kit nismo original em um poste mais sobre esta historia em outro momento numa via perto de casa vazia quase ninguem passa la a noite voltando tarde do trabalho ou de um ensaio da banda toco em uma banda de rock gospel era o lugar perfeito para desopilar das pressoes do dia a dia ate hoje eu o chamo carinhosamente de zaca o ring o plano seguinte era um remap e coletor de admissao das 325i mas nao estava achando especialista nisso aqui em brasilia foi ai que a boa e velha sindrome de falta de sarna pra se coçar bateu de novo e começou o vai e volta desse carro na minha mao e ai continuamos no proximo e ultimo capitulo
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.