FlatOut!
Image default
Project Cars Project Cars #523

Project Cars #523: continuando a remontagem e a primeira volta com o “Cerejinha”


Por Douglas Furlan, Project Cars #523

Bem vindos a mais uma parte do projeto do Fusca 1972 vulgo “Cerejinha”. Desde a última vez em que escrevi sobre o projeto, foi feita a montagem de várias coisas no carro, elétrica, latarias do motor, tanque, e foi feito um belo tratamento estético (dentro dos limites da atual pintura).

Nessa pandemia não pudemos comparecer em eventos, encontros etc, mas pude adiantar algumas coisas. Mudei a cor das lâmpadas dos manômetros com banho em vitral amarelo e fiz a instalação de algumas peças no carro, como a luz de cortesia, a alça “PQP” acima da tampa do porta-luvas. Também recoloquei os vidros dianteiros e traseiros e as janelas de policarbonato com dutos NACA para captação de ar frio para o motor.

Fiz também algumas definições de algumas coisas para executar daqui para frente. Uma delas, a que mais quero montar, é a suspensão dianteira. Porém tivemos um problema: coloquei o carro para rodar e fiz umas regulagens na carburação. Pude dar uma boa volta e, aparentemente, o problema do cabeçote esquerdo que estava travando a válvula de admissão do cilindro três estava resolvido.

Como disse, “aparentemente”…

Fui sair no último dia 05/12/20 para um encontro no bairro da Lapa, porém, o carro ainda frio, estava esquentando o motor em marcha lenta, começou a fazer novamente um barulho estranho e morreu. Liguei novamente, pegou e saí, mas o motor ficou fraco demais e começou a fazer barulho. Novamente a válvula de admissão do cilindro nº3 travou fechada. Não pude fazer nada além de revisar o cabeçote, retificando-o.

Conversei com o preparador Fabinho Calderani e iremos aproveitar para fazer algo que ele já havia me orientado, mudar para álcool já que usamos pistões AA planos de 88mm e são ideais para álcool, vamos aumentar a taxa de compressão e mudar a giclagem dos carburas Solex 34mm.

Para evitar falta de combustível entrará uma bomba elétrica externa de Gol GTI, filtro lavável e dosador de combustível, deixando o cofre do motor mais limpo também.

Aproveitando que tirei o motor, resolvi fazer os furos na parede corta-fogo para passagem dos dutos de ar que vem dos dutos NACA instalados nas janelas laterais traseiras.

Nas próximas semanas deve ficar pronto a mecânica do carro e em breve passaremos o Fusca em um dinamômetro para ver o que vem de potência e torque.


Clique aqui para ver o índice dos projetos e acessá-los individualmente

Este Uno 1.5R pode ser seu!

Participe!

Clique aqui e veja como

Compartilhe agora