por filipe falcao project cars #533 fala flatouters como voces estao finalmente chegamos no projeto em 2021 e agora chegou a hora de colocar em pratica o que instalamos no carro e verificar se tudo deu certo amaciamento do motor dezembro/2020 carro ficou pronto em dezembro de 2020 e a ansiedade para pegar o carro a sensaçao de dever cumprido e que valeu a pena esperar a montagem do motor era nitida o amaciamento do motor e fundamental para garantirmos a durabilidade do conjunto novo e literalmente segui a risca o que me foi orientado pela oficina me deram 2 mandamentos simples 1ª jamais passaras das 4 mil rotaçoes por minuto 2º andaras 1 000 km e trocaras o oleo do motor como devem imaginar rodei 1000 km em pouco mais de 1 semana utilizando o carro no final de semana para uma viagem mais longa de 500 km totais e ao longo da semana pequenos trajetos menores que concluiram estes 1000 km assim feito trocamos o oleo verificamos e revisamos totalmente o carro abrindo a tampa de valvulas e uma inspeçao inferior do carro para nossa alegria e satisfaçao o motor estava impecavel sem nenhum tipo de vazamento e agora tinha o aval para passar dos 4 mil rpm [caption id= attachment_305158 align= aligncenter width= 823 ] pronto e limpo[/caption] haras tuiuti janeiro/2021 para a estreia do mini forjado na pista participei do trackday da tcr aqui meu muito obrigado ao meu amigo e organizador thomas nunca tinha andado nessa pista que e cenario de gravaçoes do flatout e outros grandes canais e uma pista um tanto quanto tecnica e traiçoeira se errar uma curva especifica a qual nao me lembro o nome e barranco sem do nao mexemos e absolutamente nada em termos de mapa portanto fomos com o que o carro tinha conseguimos virar um tempo de 1 14 899 o que rendeu o setimo lugar geral e este foi um dos melhores trackdays que participei pelo ambiente animal que tivemos entre alguns amigos muito proximos rolou ate uma competiçao saudavel entre mim e mais dois amigos como minis e obviamente fomos para a pista os tres juntos para brincar um dos momentos mais animais de track que tive aqui meu muito obrigado para voces voces sao f**** [gallery type= grid link= file size= medium ids= 305162 305163 305160 ] o resumo deste track e que o carro ficou muito bom deixando um gostinho de quero mais percebi que me faltou chao do carro no sentido de lixar muito mesmo sendo pneus radiais bons blocante torsen março & abril/2021 com isso veio a famosa pergunta como podemos melhorar isso e pesquisando algo que e bem utilizado para a maioria dos carros de performance inclusive para drift sao os blocantes torsen resumindo bem esta concepçao de blocante distribui para as rodas 50% da traçao para a outra roda quando ha uma perda de aderencia atraves de um conjunto de engrenagens isso resulta nao so em uma melhora de traçao como uma curva ainda mais rapida afinal conseguimos tangenciar a curva de um modo mais eficiente para tudo que e bom tem algo que lhe impede certo qual o problema entao com a alta da moeda estrangeira aumento de taxas e custo de frete de importaçao se tornou absolutamente inviavel de trazer um torsen da quaife por exemplo e entao o que fazer simples if you cannot afford it build it entrei em contato com uma empresa brasileira famosa por fazer engrenagens forjadas e falando com a area da engenharia perguntei se teriam a vontade de topar o desafio me responderam que sim mas que precisariam do diferencial aberto para se basear nele em medidas para a confecçao do mesmo resumindo a historia meu carro ficou quase 60 dias pegando po na oficina esperando a conclusao do desenvolvimento que nao foi facil tivemos algumas dificuldades mas com dedicaçao e empenho de todos conseguimos desenvolver aqui no brasil e chegou a hora da instalaçao ocorreu quase tudo certo um pequeno acerto na carcaça externa tivemos que realizar pois deu diferença de medida feito isso foi instalado e meu caros que absurdo de diferença carro mudou da agua para o vinho [caption id= attachment_305154 align= aligncenter width= 470 ] blocante brasileiro[/caption] interlagos maio/2021 enfim chegou a hora de colocar o filhote no templo brasileiro e ver o que acontece andamos no dia 21 de maio no finalzinho da tarde e conseguimos abaixar o tempo do mini de 2 04 2 2020 para 1 59 2 virando p2 do dia na categoria dianteira turbo carro estava na mao afiado e afinado como deve ser dei poucas voltas por ser uma bateria de 1 hora pensa em uma turma eu e meus amigos tudo doido de feliz pulando igual uns malucos eramos nos como sempre fazemos sempre apos todo trackday trocamos o oleo fluido de freio e uma inspeçao geral nas pastilhas do freio disco e suspensao tudo perfeito proximo passo vamos ver o que podemos melhorar dica de ouro que aprendi depois de alguns trackdays calibragem de pneu muda e muito o comportamento dinamico do carro portanto vale a pena aferir e ir tirando ou colocar mais pressao nos pneus de acordo com o setup do seu carro cada carro e dono e de um jeito isso varia muito de um gosto mas o ideal pelo que pesquisei e começar com uma pressao mais baixa nos 4 pneus 30 psi e ao longo das voltas deixar a frente se traçao dianteira com um pouco menos de calibragem e a traseira um pouco mais solta pressao maior importante e ir em doses homeopaticas afinal o carro vai jogar a traseira de um modo mais arisco toda vez que aumentar mais a pressao dos pneus traseiros novo mapa e turbina com eixo e rotor um pouco maiores junho/2021 fizemos um novo rotor melhor para a turbina modificaçao feita pela hp turbos o que gostei bastante e que fizeram uma serie de reforços estruturais na turbina que melhoraram ate a lubrificaçao por oleo instalada a turbina e hora de fazer o mapa para um motor forjado o que significa que podemos colocar mais torque no carro visto que as bielas sao mais resistentes um motor forjado nao quer dizer que ele nao possa quebrar mas sim que ele e mais resistente ao risco de quebra o pessoal da btm trabalhou em um mapa 100% podium e me questionaram qual seria o uso que comentei que usava o carro para estradas e trackdays assim chegamos em um resultado interessante para o carro foram 271 whp e 42 5 kgf m de torque nas rodas trackday do flatout novembro/2021 para este trackday colocamos um novo jogo de rodas tala 7 5 e um jogo de pneus sensacionais que dariam um belo resultado utilizamos na dianteira um jogo novo de advan ad052 na medida 205/45 r17 e na traseira um jogo seminovo de trofeo r na 205/45 r17 carro estava muito gostoso de andar e o mapa fez bem para o carro esses pneus da yokohama sao um absurdo de bons e igualmente e o seu desgaste conseguimos virar 1 45 545 com um pouco de transito na pista mas por algum motivo ate entao nao identificado senti apos umas 10 voltas que o freio abaixava o pedal ocasionalmente o que causou estranheza visto que usamos aeroquip e o fluido era novo assim decidimos nao andar mais apreciamos o evento e mais tarde descobrimos que cubo da roda estava soltando ainda bem que paramos com muita sorte devido a uma quebra de outro carro nos 30 minutos separados para os carros mais rapidos acabei levando o p1 da traçao dianteira turbo aqui um abraço para meu amigo o max loeffler e aquele gol monstruoso aquele carro e sensacional deu muito trabalho para o mini e se nao fosse o imprevisto acima com certeza teria levado o p1 com muito merecimento atualizaçoes de dezembro/2021 felizmente aquele susto na capuava foi resolvido trocamos os dois cubos dianteiros para eliminar os problemas e assim partimos para uma das ultimas etapas deste carro ou penso que sera aproveitando a black fraude acabamos comprando as coilover street da d2 racing que chegaram na primeira semana de dezembro e foram instaladas na suspentecnica em sao paulo na semana seguinte aqui fica meu muito obrigado a todo time de la aprendi diversas coisas e descobri que o que nao falta e coisa para aprender as coilover da d2 sao de boa qualidade mas a principal diferente entre uma bilstein ohlins e principalmente a constancia enquanto uma d2 resiste a 3 5 voltas em pista essas outras duas por exemplo nao perdem performance mesmo com mais voltas como o objetivo e ser mais pista mas sem deixar de ser street legal as d2 sao uma otima opçao e a um custo x beneficio mais interessante o acerto da geometria de suspensao neste momento foi feito para uso em rodovia e pesamos o carro para ver sua distribuiçao de peso [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 305161 305164 ] chega a ser surreal para um carro com o tanto de coisa que o mini tem 1172 kg e uma distribuiçao de peso lateral de 49 8% para termos uma referencia uma gt3 992 que estava la fez este mesmo teste e o peso lateral ficou em 49 9% nada mal mini o ultimo passo desse ano foi a confecçao de uma barra estrutural traseira parafusada onde trava o encosto dos bancos traseiros que nao levam ninguem e portanto removemos para o começo do ano que vem faremos um trackday logo em janeiro um forro traseiro de modo a deixar sem os bancos traseiros e semelhante ao que vemos no mini gp2 que ate onde sabemos nao temos unidades aqui no brasil pelo que vejo estamos chegando ao fim do project cars #533 e gostaria de agradecer a cada um de voces amigos e leitores do flatout assim como eu obrigado por todo carinho e atençao aos textos que escrevi desejo a todos um feliz natal e um prospero ano novo [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 305153 305152 ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.