por filipe falcao project cars #533 fala flatouters beleza continuando a historia do pequeno filhote chegou a hora de fazer o remapeamento e pesquisando muito durante este tempo cheguei a conclusao que o melhor que seria possivel de se fazer era utilizar o mapa manic famoso por ser utilizado no campeonato da mini challenge aqui no brasil este mapa tem como representante/distribuidor a btm confesso que o valor do mapa nao foi nada barato mas este mapa tem um grande beneficio de ter a possibilidade de se utilizar tres configuraçoes ou seja tres mapas com o carro em cima do dinamometro optei pelo mapa mais seguro mapa c que solta labaredas e tiros mas com uma solicitaçao de injeçao eletronica mais fraca vieram 235 cavalos de potencia e 35 kgf de torque na roda o mapa ficou muito bom e o carro ficou mais gostoso de andar aqui vale ressaltar um que a potencia original do mini jcw aferido neste mesmo dia e no mesmo dinamometro foi de 192 cavalos e 28 kgf de torque nas rodas e um salto que nao parece muito grande mas mudou a caracteristica do carro como acredito meus confrades muitos de nos sempre estamos buscando um aprimoramento dos nossos possantes me surgiu uma oportunidade unica que realmente nao podia deixar passar sempre tive o sonho de adquirir rodas mais leves visto que em diversas materias tecnicas comenta se da massa nao suspensa e o quanto melhora o comportamento do carro quando se diminui essa massa apareceram as rodas oz superleggera na medida ideal para o mini eram usadas mas estavam em um bom estado de conservaçao e o melhor eram originais leves acreditem e pasmem pesei ambas as rodas a original do jcw pesa 9 9 kg e a as oz pesam 6 9 kg e com isso conseguimos eliminar 3 kg de massa nao suspensa por roda e meus amigos como o comportamento do carro mudou para melhor em todos os sentidos o que me refiro a isso e como o carro acelerava freava e fazia curva melhor por simplesmente o fato de as rodas serem mais leves naturalmente o objetivo agora era focar no conjunto dinamico do carro ou seja tudo que poderia fazer com que melhorasse o chao do carro principalmente a suspensao começamos pela barra de amarraçao deixaram uma maior rigidez a torçao na dianteira e melhoram um pouco a estabilidade apos este passo foi necessario trocar a bomba de alta pressao de combustivel a qual foi substituida por uma nova adquirida na concessionaria da citroen o preço na epoca foi de r$ 2 000 nao e barato mas e um item de desgaste natural do carro depois de alguns meses instalamos as molas eibach que trazem uma altura mais baixa e uma maior carga na mola senti uma melhora no contorno de curva do carro nada absurdamente expressivo mais uma parte que tivemos que fazer a substituiçao foi o rotor da turbina que por uma infelicidade da borracha que segura a tubulaçao do cold air intake no famoso frances jacques jacquestamos fazendo aumentamos um pouquinho o tamanho da turbina mas nada muito absurdo e com isso tivemos que mexer no mapa do carro que passou para 245 cavalos e 38 kg de torque nas rodas agora a historia que estava indo bem começa a ficar um pouco tenebrosa comecei a perceber que nas vezes que conferia nivel do oleo e fluido do radiador obviamente ambos com o carro frio o nivel do fluido do radiador abaixava um pouquinho e a tampa do reservatorio havia uma certa pressao interna o que descobri com isso nao foi uma noticia muito legal porque o diagnostico conclui que precisaria abrir o motor para trocar a junta do cabeçote e com isso vai uma mao de obra que tem que ser especialista e acostumada a mexer neste motor sabendo disso comecei a usar menos o carro a fim de preservar o motor e evitar o pior olhando basicamente todas as vezes que usava o carro o nivel do arrefecimento e se necessario completava com o motul inugel expert olhando o copo meio vazio mas tambem meio cheio com essa triste noticia e gostando cada vez mais do filhote pensei no famoso frances novamente jaque terei de abrir o motor porque nao aproveito e compro o conjunto de pistoes e bielas forjados visto que sao mais resistentes e com isso a possibilidade de ter algum problema diminui bastante comecei a pesquisar aqui no brasil e sim ja havia outros minis forjados e todos feitos em uma oficina especifica a mesma que troquei a embreagem o lado bom e que tinha a receita pronta o lado ruim e que essa receita nao era brasileira consegui com um importador uma condiçao muito especial dolar fechado em dezembro de 2019 sem nenhum reajuste futuro para trazer o kit que necessitava todos os produtos da marca supertech a qual pelo que pesquisei e uma excelente marca e muito utilizada nos estados unidos a lista de componentes era composta por pistao supertech 77 5 p4 min56 n14 77 5cr10 kit de valvula beehive valve spring kit spr mc56be junta do cabeçote supertech hg mcr56 78 0 9t biela supertech cr minr56 h138 54 alem disso precisaria adquirir as bronzinas novas no caso adquiri da acl racing e os prisioneiros do cabeçote da marca arp o conjunto total das peças demoraram quase um ano para chegar dentre os motivos a pandemia afetou muito em termos de prazo de fabricaçao o primeiro recebimento parcial ocorreu em março de 2020 e contemplava algumas coisas a mais que nosso amigo frances jacques gosta bastante obviamente nao era tudo que precisavamos da lista mas ja tinha mais 50% da lista e com isso conseguimos realizar a substituiçao dos discos os 4 novos linha de freio aeroquip e fluido de freio rbf660 apos amaciado o freio meus amigos quando essa pastilha esquenta adicionado a este fluido de freio e o aeroquip e absurda sua capacidade de frenagem nos proximos capitulos dessa saga vamos falar do escapamento em inox pneus semislick trackdays a chegada parte final de componentes e a montagem do motor ate mais
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